Eventos
Expomusic 2016: análise completa da feira da música no Brasil
Expomusic trouxe as mudanças que deveriam existir desde sempre. Este ano trouxe um imenso desafio para as empresas do setor, e para a Expomusic. SAIBA MAIS
Publicado
9 anos agoon
Expomusic trouxe as mudanças que deveriam existir desde sempre
Se, sob o ponto de vista econômico, este ano trouxe um imenso desafio para as empresas do setor, imagine para a Expomusic, feira que vinha demonstrando fadiga e inabilidade para lidar com a crescente demanda do mercado. E não era para pouco. Os baixos investimentos em marketing e na produção de ações que, apesar da boa intenção, na prática não faziam grande diferença para quem expunha ou visitava a feira, trouxeram uma péssima reputação para a gestão da feira.
Confesso que não tenho compromisso com a ineficiência, com a falta de transparência e até com o desvio de recursos. Dessa forma, me sinto livre para comentar em artigo assinado, aqui na Música & Mercado, os pontos que considero importantes para o setor. Sugiro também que leiam a crítica que fizemos sobre as duas últimas Musikmesse, feira global realizada na Alemanha anualmente. A Musikmesse, tal qual a Expomusic, foi prejudicada por suas próprias ações. A diferença é que na Alemanha eles encaram as críticas de forma profissional e admitem seus erros. Já no Brasil, fulanizam a crítica e culpam o crítico.
Primeiras impressões
Fazia anos que não tinha esta sensação: ao chegar à entrada da feira, vibrei com a quantidade de gente e felicidade estampada na face das pessoas que estavam lá. Já nas redes sociais, boa parte do público era nova, experimentando o evento pela primeira vez.

Yamaha: um sucesso de público e produtos
O forte investimento em marketing, impressos e mídia social da Expomusic 2016 teve melhor resultado — trouxe, segundo a organização da feira, 42 mil visitantes.
Eventos internos da Expomusic também chamaram a atenção. Acertadamente a convocação de profissionais como Marcelo Rossi, do Mrossi Show, da rádio 89 FM e a gerente de marketing da Habro Music, Renata Gomes, trouxe o fôlego que faltava neste momento.
O Expomusic Talks contou com ótimos participantes, que se alternaram em palestras ou painéis de curta duração. Na parte de fora do Anhembi, uma tenda ao estilo do Tagima Dream Team (TDT) trazia bandas dos mais variados estilos. O Barkley Smooth Jazz Festival, Zildjian Day, food trucks, tatuagem, autógrafos com artistas, Rockshow Experience, moda e outros componentes do life style dos músicos, além do espaço Minha Primeira Expo, compunham o evento.
A experimentação também pode ser colocada como um ponto forte. Pela primeira vez, o estande da Pride Music, responsável pela Fender no Brasil, abriu as portas para que o público pudesse pegar, experimentar, tirar fotos com os equipamentos. O resultado foi ótimo.
Não posso me esquecer de escrever sobre a mudança do Expo Center Norte para o Pavilhão do Anhembi. Este ponto, que era uma incógnita para muitos, inclusive para mim, se mostrou acertado. Mesmo o pavilhão de exposição sendo antigo, a área externa contou muito para os eventos dirigidos ao público final.
Expomusic e os números estranhos
Muita coisa foi acertada nesta Expomusic, mas boa parte dos números apresentados soou irreal. Inicia-se pela propaganda da Expomusic para atrair expositores, que pecou ao dizer que 40% do faturamento das empresas é feito na Expomusic. De onde vem esse número? Provavelmente do mesmo lugar em que os demais números mágicos aparecem. Vamos ver os outros.
A chamada da feira — ‘A quarta feira no mundo’. A Expomusic não é a quarta feira de música no mundo há pelo menos uma década. Digo isso com muito conhecimento das feiras globais, para as quais viajo anualmente — ao menos cinco delas. A classificação seria por volta da 11º no mundo, atrás de feiras como a do México e outras tantas na Ásia e na Índia.
Pouco críveis também foram os números de compradores apresentados ao mercado. A Expomusic informou que 5.280 compradores atenderam ao evento. Um expositor comentou comigo: “Onde eles estavam? Se atendesse somente 5% disso já estaria ótimo”, ironizou. Pelos cálculos que a Música & Mercado fez, a frequência de lojas no período da Expomusic não passou de 560.
Uma sucessão de números adicionados óbviamente faz duvidar também do número final de presentes. Mas antes de publicar este análise, falei com o presidente da Abemúsica, Synésio Batista da Costa. Ele me explicou que o número dos compradores não era baseado nas lojas, mas em um apanhado geral que incluía igrejas, entre outros.

Pride Music: Fender à disposição para experimentação
Expomusic e a guerra do volume
Logo nos primeiros dias de evento, fechado para lojistas, já se viam músicos em diversos estandes. A equipe da Música & Mercado teve a oportunidade de conversar com Anderson Martins, um operador de caixa da rede de supermercado Pão de Açúcar, que estava no primeiro dia da feira com sua familia. Ele ganhou ingresso. Nas feiras internacionais, como NAMM, por exemplo, a entrada de músicos e outros nos dias fechados ao comércio é praticamente impossível.
O que ocorreu, entretanto, além da distribuição de ingressos para os primeiros dias de feira, foi o envio de credenciais a todos os músicos com OMB já cadastrados na feira em anos anteriores – se não foi isto, pareceu. Compreensivelmente, músicos querem tocar e testar os equipamentos expostos. Por outro lado, lojistas querem comprar sem a necessidade de aumentar o tom de sua voz.
Deu-se a guerra do volume. Expositores que abriram para os músicos tocarem criaram a contrapartida de outros estandes. Cada qual com o máximo de volume possível. A Maria Amélia, gerente de vendas da Francal, não tinha condições de parar uma situação dessa.
Resultado: empresas que mantiveram o compromisso com a organização e não fizeram barulho foram prejudicadas.

Marcas chinesas na Expomusic: conflito de interesses.
Chineses
Nas sombras, estandes chineses que foram tão criticados pelos expositores no ano passado continuavam presentes. Um dos maiores fornecedores de microfones OEM da Ásia, a Baomic estava no evento conversando com os lojistas e trazendo novidades para a venda direta. O maior problema disso é a informação confusa. Alguns lojistas, ao analisar a lista de preços de um fornecedor chinês, não se atenta às contas necessárias e começa a barganhar com o distribuidor brasileiro em face da grande diferença de valores. Uma desnecessária confusão nesta época difícil em que vivemos.
Negócios
Este ano a Expomusic trouxe a Rodada de Negócios, uma alusão a outro evento, o Encontro de Negócios, que ocorre há oito anos em paralelo à Expomusic. O nome Rodada de Negócios acabou pegando mal para a Expomusic, que tem criatividade para fazer uma marca nova, mas preferiu aproximar o nome de um outro evento, que é sucesso. De acordo com a Abemúsica, a Rodada rendeu em torno de R$ 3 milhões e atendeu 30 lojistas.
——-
Conversando com expositores aqui e ali, a feira, de modo geral, trouxe bons resultados. Antes de tudo, pela reconquista da confiança do púbico e pela realização do desejo de todos no setor para que tivéssemos um evento que voltasse a dignificar o mercado.
Considerando o mérito que a organização teve para realizar todos os projetos, há de se contar o movimento natural do mercado após a estagnação econômica que assolou o primeiro semestre. Lojistas desabastecidos precisavam comprar e voltar a sentir o mercado novamente, com o apanhado de ações promovidas pela Expomusic. Sim, foi muito bom ver o mercado reagir.
Anteriores e paralelos
Uma pausa para pensar. Nos anos anteriores, a baixa frequência das lojas e do público na feira foi real. Antes de ocorrer, a feira em 2016 ainda era uma incógnita. Muito dessa situação se deu pela inabilidade e falta de ações da feira nos últimos anos, além do momento econômico. O movimento de recuperação foi tardio, tornou a imagem da feira antiquada e pesada. Feiras paralelas ganharam espaço e credibilidade.
Já há anos o Tagima Dream Team foi e ainda é um motor propulsor para esta época do ano. Os demais eventos ainda reforçavam a vinda das lojas para São Paulo.
Vejo agora alguns colegas falando como se soubessem do resultado do evento, antes de a feira ocorrer. Imagine. Estavam morrendo de medo do fracasso, como qualquer humano tem.
A Expomusic foi um sucesso, o TDT, o Encontro de Negócios, o evento da Harman, o da Oneal, o da Sound Box foram sucesso também! A somatória das empresas trouxe o interesse das lojas em vir para São Paulo.
Fazendo certo, a Expomusic tem tudo para não ser engolida pelos eventos circulares (e não será). Basta que haja diálogo e humildade. Que venha a Expomusic 2017!
Leia as matérias da Cobertura da feira 2016
- Expomusic: O trabalho da Musical Express com a Shure no Brasil
- Expomusic: Gemini e Xvive no estande da Alltech Pro
- Expomusic: D.A.S do Brasil traz várias novidades em produtos
- Expomusic: Rozini lança linha de percussão
- Expomusic: Participação da Bose com o novo distribuidor Seegma
- Expomusic: CEO da Roland Brasil opina sobre o mercado
- Expomusic: Além de produtos, a Yamaha promove consórcio durante a feira
- Expomusic: Michael vai pelo caminho certo com novos produtos
- Expomusic: Decomac está representando mais marcas
- Musical Paganini apresenta linha PX Signature
- RCF com dois distribuidores no Brasil
- Expomusic: Giannini mostra flautas e novo modelo de violão
- Expomusic: Alexandre Seabra fala sobre o Grupo Renaer
- Expomusic: FSA lança a percuteria Tajon e novos designs de cajons
- Expomusic: SGT presente na feira e com pickups argentinos
- Expomusic: Michael vai pelo caminho certo com novos produtos
- Expomusic: O SM58 está fazendo 50 anos e tem edição especial
- Expomusic: Gemini e Xvive no estande da Alltech Pro
- Expomusic: Torelli mostra ferragens de bateria da Bauer
- Expomusic: Lançamento da Hit Sound e seus cajons
- Expomusic: D.A.S do Brasil traz várias novidades em produtos
- Expomusic: Fuhrmann e DeLaet marcaram presença na feira
- Expomusic: Conheça os novos produtos de áudio da ProShows
- Expomusic: Conheça os adesivos Note-Stickers para a prática musical
- Começou Expomusic com muitas mudanças
- Expomusic: Troque suas cordas com a D’Addario no final de semana
- Expomusic: Conheça as tecnologias da Electro-Voice com a Quick Easy
- Expomusic: Michael apresenta ampla variedade de novos produtos
- Musical Paganini celebra seus primeiros 3 anos
- O saxofone Handricraft da Ébano estará na Expomusic
- Yamaha Musical apresentará Montage na Expomusic
- Rozini apresenta novo ukulele
Eventos
ISE 2026: Connected Classroom retorna com foco no futuro da educação
Publicado
2 dias agoon
09/01/2026
Espaço interativo da ISE, patrocinado pela Logitech, volta a destacar tecnologias de aprendizagem com IA, VR/AR e colaboração, reforçando compromisso social com a educação global.
A Integrated Systems Europe (ISE) anunciou o retorno do Connected Classroom, powered by Logitech, para sua segunda edição na ISE 2026. Após uma estreia bem-sucedida em 2025, o espaço volta com um foco ampliado nas tecnologias que estão transformando a educação em escala global, combinando experiências imersivas, demonstrações práticas e impacto social concreto.
Localizado no Hall 2, o Connected Classroom ocupará uma área de 120 metros quadrados e será estruturado em quatro zonas interativas, cada uma voltada a diferentes necessidades educacionais. A proposta é apresentar, em um ambiente realista, como soluções audiovisuais integradas e ferramentas de colaboração podem apoiar o ensino presencial, híbrido e remoto.
Tecnologia aplicada ao ensino
Na ISE 2026, os visitantes poderão experimentar na prática o uso de tecnologias como inteligência artificial, gaming educacional, realidade virtual e aumentada, além de plataformas colaborativas. Entre as soluções em destaque estão o Rally Camera Streamline Kit e o Reach, da Logitech, voltados ao ensino com vídeo; o Mevo, para criação de conteúdo pelos alunos; e o MX Ink, direcionado a experiências imersivas em AR e VR.
O Connected Classroom demonstra como essas ferramentas podem simplificar a condução das aulas, viabilizar o ensino híbrido de forma fluida e estimular um aprendizado mais ativo e colaborativo, apoiado por mobiliário colaborativo, displays interativos e recursos de streaming.
Da indústria para a sala de aula
O projeto nasceu a partir de uma conversa entre Jason Whitcomb, fundador da Kinetic Culture, e o especialista em marketing de produto Jeff Boggess, sendo posteriormente desenvolvido pela ISE em parceria com a Logitech. Segundo Whitcomb, a iniciativa surgiu da intenção de gerar um impacto positivo que extrapolasse o ambiente da feira. “O Connected Classroom começou como uma conversa informal e se transformou em uma ponte entre a inovação da indústria e as salas de aula ao redor do mundo”, afirmou.
Patrocinadora principal pelo segundo ano consecutivo, a Logitech vê o espaço como uma plataforma de inovação e de entendimento das mudanças no setor educacional. Para Gaurav Bradoo, Head of Product & Portfolio da Logitech, a educação é uma das áreas de maior crescimento estratégico para a empresa, e o Connected Classroom permite acompanhar como os ambientes de aprendizagem estão evoluindo globalmente.
Legado e responsabilidade social
Além de apresentar inovações em EdTech, o Connected Classroom reforça o compromisso social da ISE. Uma parcela significativa dos equipamentos exibidos será doada à União Internacional de Telecomunicações (ITU) e ao projeto Giga, do UNICEF, que tem como objetivo conectar todas as salas de aula do mundo à internet. Após a ISE 2025, mais de 30 equipamentos da Logitech utilizados no espaço foram destinados ao Giga Connectivity Center.
Para Mike Blackman, diretor-geral da Integrated Systems Events, o projeto vai além da demonstração tecnológica. “O Connected Classroom representa um compromisso com a transformação social. Ao apoiar o programa Giga, ajudamos a garantir que crianças em todo o mundo tenham acesso às ferramentas necessárias para aprender e se desenvolver”, destacou.
Combinando experiência imersiva, tecnologia de ponta e responsabilidade social, o Connected Classroom se consolida como um dos destaques da ISE 2026.
Edição comemorativa dos 125 anos do evento terá cinco dias de conteúdos sobre negócios, IA, liderança, educação, áudio e tecnologia do entretenimento.
A NAMM (National Association of Music Merchants) anunciou a programação educacional completa do NAMM Show 2026, que contará com mais de 200 sessões voltadas às comunidades de membros da associação. O evento será realizado de 20 a 24 de janeiro de 2026 e marcará os 125 anos da NAMM, reunindo cinco dias de educação, shows ao vivo, eventos especiais, lançamentos de produtos e ativações de marcas.
A agenda tem início na terça-feira, 20 de janeiro, quando profissionais de todo o mundo — incluindo varejistas, distribuidores, compradores corporativos, artistas, influenciadores, educadores e imprensa especializada — se encontrarão ao redor de mais de 4.000 marcas expositoras. Os conteúdos abordam temas considerados estratégicos para o setor, como inovação em negócios, inteligência artificial, liderança, marketing, educação musical, tecnologia e produção de eventos ao vivo.
“O NAMM Show 2026 expandiu sua programação educacional com uma nova e robusta série de summits de meio período e período integral nos dois primeiros dias, além de sessões gratuitas ao longo de toda a semana”, afirmou John Mlynczak, presidente e CEO da NAMM. “Todos os anos, o NAMM Show entrega conteúdos relevantes e transformadores para ajudar a construir um futuro sólido para a indústria musical.”
Negócios, liderança e varejo
O Business Track, por meio do programa NAMM U, reunirá cerca de 50 sessões dedicadas ao desenvolvimento de negócios, com foco em inteligência artificial, liderança, marketing, experiência do cliente e estratégias para o varejo do futuro. Também entram em pauta temas como redes sociais, tarifas e programas de aulas.
Entre os destaques estão o NAMM Marketing Summit, o Retail Financial Summit e o encontro Women of NAMM: Leadership Amplified. As tradicionais NAMM U Breakfast Sessions também retornam, incluindo palestras sobre liderança em cenários de incerteza e uma apresentação do CEO da Guitar Center, Gabe Dapporto, sobre a evolução do varejo musical.
Produção de áudio e tecnologia musical
O Audio Production & Music Technology Track contará com mais de 65 sessões por meio dos programas TEC Tracks, A3E e Worship Musician Summit. A programação inclui o novo TEC Tracks Studio Summit, painéis sobre o futuro dos estúdios de gravação, o impacto da IA na criatividade, técnicas de mixagem, sincronização audiovisual e som ao vivo.
Entre as sessões em destaque estão Mixing a Hit: Andrew Scheps on Hozier’s “Too Sweet” e The Evolution of Sampling in the Age of AI. A Audinate também oferecerá três dias de treinamentos oficiais em Dante durante o evento.
Tecnologia do entretenimento e eventos ao vivo
O Entertainment Technology Track reúne mais de 25 sessões voltadas a profissionais de iluminação, design de produção, rigging, turnês e segurança de eventos. A agenda inclui o Entertainment Technology Summit, além de sessões gratuitas válidas para créditos ETCP, abordando temas como redes de iluminação, fluxos de trabalho, saúde mental em turnês e segurança em eventos ao vivo.
Educação, professores e estudantes
O Educator & College Student Track apresenta uma versão renovada do Music Education Experience, com sessões destinadas a professores de música, docentes universitários e orientadores educacionais. Os conteúdos conectam práticas em sala de aula com o mercado profissional, abordando temas como carreiras em musicoterapia, trilhas sonoras para cinema, TV e games, e aplicações do áudio no ensino.
Em parceria com a College Music Society, o programa GenNext oferecerá cerca de 20 sessões voltadas a estudantes universitários e jovens profissionais, com orientações sobre carreiras sustentáveis nas áreas de negócios, manufatura, performance, produção, tecnologia e educação musical.
Eventos oficiais do NAMM Show 2026
Além da programação educacional, o NAMM Show 2026 contará com uma série de eventos oficiais ao longo da semana:
- Quarta-feira: NAMM Global Media Day e NAMM Retail Awards
- Quinta-feira: Industry Insights, TEC Awards, Bass Magazine Awards e Yamaha Night of Worship
- Sexta-feira: She Rocks Awards e Yamaha All-Star Concert
- Sábado: Grand Rally for Music Education e Parnelli Awards
Com uma agenda ampliada e alinhada aos principais desafios e oportunidades do setor, o NAMM Show 2026 se consolida como um dos encontros mais abrangentes da indústria musical global. Mais informações estão disponíveis no site oficial da NAMM.
Eventos
Festival Sensacional! anuncia datas e primeiros nomes da 13ª edição
Publicado
5 dias agoon
06/01/2026
O Festival Sensacional!, um dos eventos mais queridos e influentes da cena musical brasileira, confirmou as datas de sua 13ª edição: 7 e 8 de agosto de 2026, no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte.
Os primeiros nomes anunciados para o line-up de sábado (8) são Pabllo Vittar e Gaby Amarantos, com ingressos já disponíveis pela plataforma Sympla.
Mantendo o formato tradicional, o festival abre na sexta-feira (7) com uma noite especial cuja programação será divulgada em breve, seguida de um sábado dedicado a uma maratona de shows. Após celebrar 15 anos de trajetória em 2025, o Sensacional! inicia um novo ciclo, reforçando seu papel como vitrine de clássicos e espaço de descoberta para novos artistas.
Pabllo Vittar e Gaby Amarantos: o novo pop tropical no palco
Com carreiras que atravessam fronteiras, Pabllo Vittar e Gaby Amarantos representam o vigor do pop tropical brasileiro. Suas obras misturam tecnobrega, forró, arrocha, funk e outras expressões culturais que conectam tradição e contemporaneidade.
Gaby, que teve sua obra reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, chega ao festival após ganhar um Grammy Latino e apresentar o show de Rock Doido, inspirado na estética da aparelhagem e na cultura paraense. Pabllo Vittar, ícone global e primeira drag queen a conquistar um MTV Europe Music Awards, vive um momento de turnês esgotadas e lança um novo EP, ampliando sua presença na música pop.
“Faz tempo que queríamos a Gaby Amarantos e a Pabllo Vittar no Sensacional!. As duas já tinham participado como convidadas em 2020, mas nunca com um show completo. Agora chegam em fases muito fortes de suas carreiras”, afirma Matheus Rocha, diretor de produção e um dos curadores do festival.
Mais de 15 anos de história
Criado em 2010 sob o Viaduto Santa Tereza, o Sensacional! foi um dos protagonistas da retomada do Carnaval de Rua de Belo Horizonte. Ao longo dos anos, ocupou locais como o Parque Municipal, a Praça da Savassi e a Esplanada do Mineirão, consolidando-se como peça-chave na vida cultural da cidade.
Desde 2022, o festival se estabeleceu no Parque Ecológico da Pampulha, recebendo nomes históricos da música brasileira — como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djavan — e artistas que renovam a cena contemporânea, entre eles BaianaSystem, Duquesa, Boogarins, Marina Sena e Ana Frango Elétrico.
Áudio
Celestion apresenta o novo TSQ2460 de 24”, seu driver LF mais potente e durável
A Celestion anunciou a disponibilidade do TSQ2460, seu novo driver de baixa frequência de 24 polegadas que lidera a série...
Behringer UB-Xa MINI: sintetizador analógico compacto com DNA clássico
A Behringer adicionou um novo modelo à sua linha de sintetizadores analógicos com o UB-Xa MINI, um instrumento portátil que...
Lana Del Rey impulsiona sua turnê por estádios com SSL Live
A turnê de estádios de Lana Del Rey pelo Reino Unido e Irlanda contou com consoles Solid State Logic Live...
Waves amplia o eMotion LV1 para 80 canais e lança o software v16
A Waves Audio apresentou duas atualizações importantes para sua console de mixagem ao vivo eMotion LV1. A primeira é a...
Brasil: Duecanali impulsiona a rede de unidades do Sesc São Paulo
A plataforma de amplificação Duecanali, da Powersoft, tornou-se a base sonora de concertos, oficinas e atividades comunitárias na rede de...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Guitarra3 semanas ago
As guitarras mais vendidas no mundo em 2025 e quais tendências explicam seu sucesso
-
Instrumentos Musicais3 semanas ago
A música que acolhe: O poder transformador da musicoterapia
-
Músico4 semanas ago
Sou músico: como a inteligência artificial pode me ajudar?
-
Audio Profissional4 semanas ago
Palmer atualiza sua linha de controladores de monitor com a série MONICON
-
Instrumentos Musicais3 semanas ago
Acessórios musicais inovadores na atualidade
-
Gestão5 dias ago
Tendências de marketing para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Gestão2 semanas ago
Tendências de vendas para 2026 para lojas de música
-
Educação2 semanas ago
Vale a pena estudar produção musical hoje?







