Como vender em datas comemorativas

Como vender em datas comemorativas

por 28/09/2016

Dicas para impulsionar as vendas em datas especiais, como Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras

Dia dos Pais, Natal, Dia dos Namorados são algumas das datas comemorativas que mais aquecem o comércio. Por esse motivo os empreendedores aguardam ansiosamente a época para alavancar as vendas e aumentar a receita.

Captura de pantalla 2016-09-14 a las 16.37.36Entretanto, em um mercado tão competitivo, é preciso esforço para se destacar e conquistar os consumidores. Willington Bekmer, CEO da Futura Imbatível — gráfica com 15 lojas físicas mais um e-commerce dedicado —, dá alguns conselhos para ter em conta.

Que primeira dica você daria?

Identificar e conhecer o público-alvo é essencial para que nenhum desejo ou dúvida sejam negligenciados. Comprar um presente para outra pessoa é uma tarefa que, às vezes, demanda um pouco mais de trabalho, portanto, em datas comemorativas, é fundamental que uma boa equipe de profissionais esteja capacitada para entender as necessidades e aconselhar qual é o produto mais adequado.

Como deveriam se diferenciar as lojas físicas?

As lojas físicas podem abusar de um atendimento mais exclusivo. É bom contar com a colaboração de trabalhadores temporários. O ambiente e a postura dos funcionários também influenciam as escolhas do cliente. Longas filas e horas de espera podem gerar insatisfação e a desistência da compra, um prato cheio para a concorrência.

E as lojas virtuais?

Bom, já o e-commerce pode explorar o diálogo com o cliente por meio de uma comunicação personalizada, usando uma linguagem que se encaixe no perfil do seu público-alvo. Oferecer descontos, promoções e brindes também incentiva o consumidor a comprar no seu e-commerce, voltar para futuras compras e até indicar aos amigos.

Por mais que o cliente saiba que uma data importante está chegando, pode acontecer de ele estar sem recursos para o momento, portanto, além de lembrá-lo com antecedência, o seu e-commerce deve oferecer vantagens que despertarão o desejo em comprar o seu produto.

Como poderíamos destacar as nossas promoções?

É importante que qualquer ação ou promoção, quando associada a uma época ou data, tenha um apelo de algo urgente, ou pelo menos tente passar para o público essa ideia (essa regra se aplica a revendedores gráficos e lojistas). No e-commerce, palavras de ação como: ‘Só hoje’, ‘Por tempo limitado’, ‘Não perca’ e ‘Descontos’ chamam a atenção do consumidor para uma possível economia.

Então a antecedência é fundamental?

Cem por cento! A possibilidade de prever a sazonalidade é um ponto positivo para o empreendedor. Ter produtos para atender à demanda e negociar antecipadamente com o fornecedor oferecem chances de desconto, além de evitar problemas com o atraso de entrega.

Quanto menor for o custo para o empresário, mais descontos ele poderá oferecer e, assim, se diferenciar por preços menores, promoções criativas, facilidades na hora do pagamento e mais comodidade aos clientes. O negócio é uma via de mão dupla. É imprescindível que o cliente se sinta valorizado para que a marca seja cada vez mais fortalecida.

Comentários