Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

5 maneiras de fazer seu estúdio ter um visual tão bom quanto o som

A principal função de um estúdio de gravação é capturar e mixar áudio com precisão. Idealmente, deve ser também uma fonte de inspiração que impulsione a criatividade dos artistas e produtores que utilizam o espaço.

Você passa muitas horas em seu estúdio, e a aparência e a sensação da sala são importantes. Como consultores acústicos, focamos na precisão acústica ao projetar um estúdio, mas também tentamos garantir que cada sala seja única e atenda aos objetivos estéticos do cliente. Neste artigo, discutiremos cinco maneiras de dar um visual tão bom ao seu estúdio quanto o som produzido nele.

1-Encontre sua inspiração

Todo mundo tem uma opinião sobre o que faz um estúdio de gravação parecer incrível. Você pode mostrar a mesma foto de um espaço bem projetado para 10 pessoas e obter reações muito diferentes. É importante descobrir do que você gosta e encontrar a inspiração que guiará suas decisões ao longo do processo de design. No início de cada projeto, pedimos aos nossos clientes que compilem um portfólio repleto de imagens que os inspirem. Podem ser fotos de outros estúdios, salas de estar, museus, qualquer coisa que os faça se sentir bem. Isso nos permite ter um ponto de partida e uma boa ideia do seu senso de estilo. Navegar por fotos de estúdios de gravação nas redes sociais (Instagram, Pinterest, etc.) ou apenas fazer uma simples pesquisa no Google pode realmente despertar sua imaginação. Existem certos esquemas de cores que o motivam? Você quer que o quarto seja bastante escuro e sombrio ou claro e arejado? Você prefere uma decoração ultramoderna ou algo mais rústico com elementos de madeira natural?

2- Cuide da bagunça

Equipamento de gravação, alto-falantes, mobília, tratamento acústico e instrumentos devem ser os pontos focais de sua sala, não o lixo no chão, pilhas de CDs velhos ou o ninho de ratos de cabos pendurado atrás de sua porta. Dedicar um tempo para limpar a sala, organizar-se e pensar no gerenciamento de cabos ajudará bastante na criação de um espaço confortável e esteticamente agradável. Pesquisas mostram que existe uma correlação direta entre produtividade e desordem. Seu tempo de estúdio deve ser satisfatório e produtivo, não estressante e ineficiente. Um bom começo é reduzir a quantidade de itens desnecessários que você tem na sala. Obter a mobília de estúdio certa (mesas, racks, armazenamento de instrumentos, etc.) simplificará sua configuração e criará um ambiente funcional onde você pode se concentrar. Certificar-se de que seus cabos estejam arrumados e escondidos da vista ajudará bastante em uma sala com aparência incrível. Cuidar dessas etapas fará com que todas as suas outras opções visuais se destaquem ainda mais.

3- Ilumine sua vida

Um bom projeto de iluminação pode ter um impacto positivo na saúde e bem-estar de quem usa seu estúdio. Estudos mostram que uma boa iluminação pode ajudar a regular o ritmo circadiano, melhorar o humor, reduzir a depressão e até aumentar o desempenho cognitivo, como o tempo de reação. Além de todos esses benefícios, fica com um look ótimo! Usamos iluminação LED em muitos de nossos projetos, permitindo que nossos clientes mudem o clima no estúdio de sessão para sessão. Separar o tratamento acústico da parede/teto para criar um espaço atrás dos painéis pode melhorar o desempenho acústico. Isso também lhe dá a oportunidade de iluminar esses painéis com LEDs para criar um brilho que pode melhorar a aparência do seu estúdio. Planejar com antecedência e colocar os fios elétricos adequados onde as luzes LED são necessárias pode criar uma aparência limpa e organizada. Se você estiver remodelando um espaço existente, a fiação pode ser escondida atrás de um tratamento acústico para tirá-la da vista.

4- Dê forma ao seu som

Uma maneira de tornar seu estúdio único é implementar painéis acústicos diferentes dos painéis retangulares ou quadrados padrão que normalmente vemos. Projetamos a sala na imagem abaixo para a cantora e compositora Tori Kelly, duas vezes vencedora do Grammy, com painéis FulFill personalizados em forma de hexágono e painéis PERF da Acoustical Fulfillment. Isso nos permitiu variar a profundidade e o tipo de painel conforme necessário para o desempenho acústico, criando um espaço atraente para o estúdio caseiro de Tori. Com painéis acústicos personalizados, quase qualquer formato é possível, então as possibilidades são infinitas. Se puder ser cortado em uma máquina CNC, você poderá fazer um painel acústico nessa forma (círculos, trapézios, triângulos, etc.).

5- Situação de difusão

Os painéis de difusão podem dispersar o som enquanto mantêm a “vida” dentro da sala. São ferramentas acústicas que usamos frequentemente em nossos projetos para obter os resultados desejados. Os difusores também podem adicionar um elemento estético interessante a uma sala devido aos seus designs exclusivos. A imagem abaixo foi tirada em um estúdio que projetamos para Tyler Joseph, líder do Twenty One Pilots. A parede traseira tem um conjunto atraente de difusores de detritos quadráticos e nas paredes laterais traseiras está o sistema de tratamento adaptativo Flex-48 da Acoustical Fulfillment, que possui uma blindagem transparente que combina bem com a iluminação do espaço. Existem muitas opções visuais atraentes quando se trata de difusão que também podem realmente melhorar o desempenho acústico do seu estúdio para aplicações s de tracking e mixing.

Conclusão

Em última análise, é importante se divertir ao projetar seu estúdio! Este é um espaço onde você passará muitas horas criando a música que ama. A vibração do seu estúdio deve refletir você e ser uma ferramenta que o inspire a produzir seu melhor trabalho. Mal podemos esperar para ver o que você vai inventar para o seu espaço!

*Por Gavin Haverstick, proprietário da Haverstick Designs, uma empresa de consultoria acústica de serviço completo especializada em testes acústicos, modelagem e design. Alguns clientes notáveis ​​incluem Ringo Starr, Coldplay, Twenty One Pilots, Steve Miller, Louis Bell, Crowder, Tori Kelly e Brooklyn Duo, entre outros.

Postado originalmente no inSync.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart