Editor choice!

Inside: A tecnologia dos amplificadores Crown Série XTi-2

A série de amplificadores Crown XTi-2 tem se firmado com uma das opções mais robustas no cenário profissional

Com o passar do tempo, os fabricantes de amplificadores estão incluindo cada vez mais sofisticação em termos de processamento de sinal digital interno como regra geral. Certamente há exceções, mas a maioria dos amplificadores modernos de nível profissional oferece muito mais processamento interno do que seus antecessores. Normalmente, esses amplificadores trazem equalização, crossovers, delays e certas limitações para a proteger os alto-falantes.

Lançada em 2010, a série de amplificadores de potência XTi-2 da Crown passou por diversas revisões e quem ganhou com isto foram os profissionais do áudio profissional

A linha XTi-2 foi projetada para oferecer potência limpa, sem ruídos, em um formato robusto e leve, esses amplificadores compactos de dois canais tem se mostrado eficientes, controláveis em rede e apresentam um conjunto de ferramentas de processamento integradas que substituem racks de equipamentos como crossovers e processadores externos

Configurações do Crown XTi-2

Disponível em configurações de potência de 500W, 1.200W e 2.100W e pesando menos de 11 Kg, os amplificadores XTi-2 são destinados para bandas, DJs e aplicações de reforço de som portáteis e fixas.

Além de oferecer gerenciamento robusto de DSP e crossover, os amplificadores XTi-2 funcionam com o software gratuito da Harman HiQnet Band Manager, que simplifica a configuração e o gerenciamento do sistema; e o software Audio Architect, que fornece maneiras intuitivas, criativas e poderosas de projetar e implementar um sistema de som completo Harman.

O que tudo isso significa quando se trata de desempenho do sistema? Vamos mergulhar mais fundo nesses amplificadores e seus recursos. 

amplificador Crown XTi-2
Os amplificadores Crown Xti 2002, 4002 e 6002 ajudaram a alimentar a solução de áudio Harman Professional no Eon Clublex Ulaanbaatar, na Mongólia.

A escolha pela potência

Quando você está configurando um amplificador com um P.A, uma boa regra geral é escolher um amplificador que possa fornecer potência igual ao dobro do programa/potência contínua do transdutor.

Por exemplo, um alto-falante com impedância nominal de 8 ohms e uma classificação de programa de 400 watts exigirá um amplificador que possa produzir 800 watts em uma carga de 8 ohms. Se você estiver alimentando um par de alto falantes, o amplificador deve ser classificado em 800 watts por canal em 8 ohms.

Crown XTi-2

Permitir um suficiente headroom do amplificador, espaço entre os níveis de operação mínimo e máximo sem distorção, garante que o amplificador envie energia limpa e sem distorções para o seu P.A. Os picos dinâmicos da música colocam demandas extremamente flutuantes em seu sistema, portanto, certifique-se de que ele sempre tenha espaço para operar com desempenho máximo sem clipping.

Ao determinar os requisitos de potência para seu sistema de P.A, é importante entender os requisitos de aplicação. Pressionar um amplificador para alimentar um alto-falante para o qual não foi projetado é colocar o equipamento em um grande risco de dano.

Disponibilidade do amplificador Crown XTi-2 no Brasil

No Brasil, a Harman disponibiliza três modelos do amplificador Crown XTi-2, que atendem a todas suas necessidades. A série de amplificadores de dois canais inclui o XTi 1002, oferecendo 500W contínuos/canal em 4 ohms; o XTi 4002, oferecendo 1.200W contínuo/canal em 4 ohms e o XTi 6002, oferecendo 2.100W contínuo/canal em 4 ohms. Vejamos como esta potência pode ser configurada.

CROWN XTI-2 MATRIZ DE POTÊNCIA
ModeloCanais2Ω dual4Ω dual8Ω dual8Ω ponte4Ω ponte
10022700W500W275W1.400W1.000W
400221.600W1.200W650W3.200W2.400W
600223.000W2.100W1.200W6.000W4.200W

Aproveitando o DSP 

Ao escolher um amplificador com DSP integrado, você evitará as despesas com equipamentos externos de processamento de sistemas de alto-falantes, garantindo que seu sistema esteja operando com desempenho máximo e soando o melhor possível em qualquer cenário. Quando se trata de processamento interno, os amplificadores modernos continuam a se tornar cada vez mais sofisticados, e a Série XTi-2 vem liderando essa área.

Vamos dar uma olhada nos recursos disponíveis.

  • Filtros: Os amplificadores Crown XTi-2 apresentam um conjunto flexível de filtros para crossover que permitem definir a frequências passa-altas e passa-baixa para cada canal, além de até 15 dB de ganho de banda; com seleção de filtros com topologia Butterworth e Linkwitz-Riley com escolha da ordem de inclinação.
  • EQ: Os amplificadores XTI-2 oferecem EQs paramétricos multibanda nas entradas e nas saídas: Um EQ avançado de 8 bandas na saída que possui funções totalmente paramétricas além de high e low shelving; cada banda pode ter ganho ou atenuação de até 15 dB.
  • Limiter: Os limitadores integrados maximizam os níveis de sinal, evitando distorções, sobrecargas e cortes além de proteger os transdutores contra picos perigosos de volume. Os amplificadores XTi-2 apresentam os limitadores PeakX Plus da Crown, que dão aos usuários controle total sobre threshold, attack e release. Este processamento de última geração oferece proteção avançada de alto-falante, especialmente na faixa de baixa frequência.
  • Delay: Para alinhamento dos transdutores, cada canal do amplificador oferece até 50 ms de atraso. Os valores podem ser inseridos em segundos, pés ou metros, o que significa que nenhuma calculadora é necessária – basta medir e inserir suas informações.
  • Subharmonic Synth: Os amplificadores Crown XTi-2 possuem um sintetizador sub-harmônico, que sintetiza informações de baixa frequência uma oitava abaixo do sinal original. Os usuários têm controle total sobre a frequência, ganho e tipo de filtro, permitindo o controle completo do sinal sub-harmônico para sintonia específica da aplicação.
  • HiQnet Band Manager: O software HiQnet da HARMAN facilita o controle completo de rede dos produtos HARMAN, incluindo amplificadores Crown, sistemas JBL, processadores de sinal BSS e dbx. Os amplificadores da série XTi-2 são compatíveis com o aplicativo HiQnet Band Manager, que simplifica a configuração e o gerenciamento do sistema, permitindo que os usuários configurem funções avançadas do amplificador usando uma interface intuitiva e fácil de navegar.
  • O Band Manager permite que os usuários gerenciem até oito amplificadores XTi-2 conectados por USB: Uma vez que o software tenha reconhecido os amplificadores, representados em um rack virtual, as configurações de sistemas JBL incluídas podem ser facilmente carregadas em cada amplificador. A tela inicial do Band Manager configura e exibe automaticamente faixas de monitoração para cada amplificador no rack e fornece acesso rápido ao processamento de cada amplificador. As configurações do amplificador podem ser salvas para recuperação rápida do painel frontal.
  • Audio Architect: O software HiQnet Audio Architect configura e controla uma ampla gama de sistemas de instalações fixas de som profissional. A abordagem de projeto do sistema é centrada no fluxo de trabalho operacional, usando uma representação diagramática de um local físico. Os dispositivos “aprendem” seu posicionamento físico e lógico, e o software se torna “educado” sobre como o equipamento é usado no mundo real. O Audio Architect então automatiza muitas tarefas laboriosas de projeto de sistema; por exemplo, as interfaces para controlar e monitorar grupos de dispositivos são geradas automaticamente. Sua interface de rede simples de arrastar e soltar fornece roteamento de áudio em rede em todo o sistema e oferece ferramentas avançadas para criar painéis personalizados e regras lógicas e configurar o controle de acesso.
  • Gerenciamento térmico e monitoramento do sistema: Os ventiladores operam em três velocidades, definidas pelo usuário para combinar o desempenho do ventilador com as aplicações do sistema. O monitoramento do sistema permite que você fique de olho na tensão da rede de energia e na temperatura da fonte de alimentação, garantindo um desempenho consistente mesmo em locais com condições de energia abaixo do ideal.

Depois de escolher as configurações ideais para seu sistema e aplicação, você pode salvar tudo em um dos 30 locais predefinidos.

Duas unidades de rack de alto desempenho

Cada painel frontal da série XTi-2 apresenta uma tela LCD brilhante, retro iluminada indicando status, DSP, posição de operação ponte (bridged), estéreo ou mono; o painel é composto por botões de medição e atenuação de entrada para cada canal do amplificador. Os painéis traseiros apresentam duas entradas XLR, 2 saídas XLR Link, 2 saídas Speakon®, 2 saídas de conexão direta borne (em paralelo com conectores Speakon®), uma saída de ventilação e uma porta USB para conexão ao HiQnet®.

Tudo está montado em um chassi de aço robusto com alças integradas de alumínio fundido. Uma fonte de alimentação chaveada que reduz o consumo de energia elétrica, desperdiçado em calor e oferece comutação universal (120/220); uma presilha de travamento do cabo de alimentação fornece uma conexão segura entre o amplificador e o cabo de alimentação.

Os amplificadores da série Crown XTi-2 são a escolha ideal para qualquer sistema de som de médio porte: eles são versáteis, fáceis de usar e são um upgrade para qualquer sistema. E com o abrangente conjunto de recursos, seu valor é difícil de superar.

Para conhecer mais sobre a série Crown XTI-2, visite este link.

Faça download do manual da Série XTi-2 em PDF a seguir

2 Comentários
  1. Ótimo amplificador, já trabalhei num destes e recomendo.

  2. Este é o melhor amplificador. Substituímos o nosso antigo, que foi desligado no meio de um programa, então, quando tínhamos que fazer um show ou programa de TV com mais de 3 horas, sempre ficávamos medo do nosso antigo amplificador desligar novamente.
    Agora, depois de comprar esta potencia, não temos nenhum medo dele desligar mesmo num puta volume de som. Mas fique esperto que este amplificador funciona apenas em 20 amp e exige um plugue de 20 amp mais um disjuntor de 20 amp.

Deixe seu Comentário

Música & Mercado
Logo
Registrar Nova Conta
[arm_social_login]
Redefinir Senha
Comparar itens
  • Compare Guitarras (0)
Comparar