A Private Reserve Exotics é um lançamento da DW Drums de edição limitada para colecionadores que apreciam baterias feitas com madeiras exóticas de todo o mundo.
A Drum Workshop iniciou a distribuição das baterias Private Reserve Exotics da Collector’s Series, são sets feitos à mão na oficina da empresa na Califórnia, com placas de madeira exótica exclusiva, de produção limitada.
O designer de baterias John Good, da DW, viajou pelo mundo para selecionar uma coleção de espécies de madeira que agora podem ser usadas, a pedido, para dar um acabamento exótico a um set específico. A nova coleção inclui as madeiras Tortoise Shell Pommele, Moabi, Horizontal Padouk, Vertical Padouk, Super Maple Curl, African Chechen e Monkey Pod. Cada kit de bateria Exotic pode ser pedido personalizado em laca brilhante de poliéster pulverizada à mão ou laca fosca de cetim dura.
As madeiras:
- Tortoise Shell Pommele é uma madeira rara e semidura de Gana, na África.
- Good escolheu o Moabi congolês por sua consistência e beleza de grão. O acolchoamento extremo dessa madeira rosa vem de condições de ambiente seco.
- Uma das placas mais coloridas é a Padouk. Geralmente está disponível apenas na configuração vertical, já que a placa normalmente vem em tiras de 6”. No entanto, Good encontrou um único registro do qual tiras de 25” poderiam ser cortadas, permitindo que a DW oferecesse uma rara versão horizontal.
- As árvores de maple nas bordas externas das florestas em Michigan, EUA, estão expostas a condições extremas de frio e tempestade. Este clima severo faz com que figuras impressionantes se formem no grão da madeira para produzir a variedade Super Maple Curl.
- O African Chechen é geralmente uma madeira branca com veios retos e listrados. Good descobriu um tronco extraordinário que destaca a variedade e a beleza do grão.
- A rica e escura madeira do Havaiano Monkey Pod com seus tons dourados geralmente tem um grão menos figurativo. Good localizou um pedaço de madeira incomum com um padrão de veios muito expressivos e apertados para complementar o acabamento Candy Black Burst.
John Good comenta: “No ano passado, encontrei esses troncos em uma pesquisa de madeira muito produtiva. Minha esposa Esther e eu temos a sorte de viajar pelo mundo em busca de madeiras que raramente são usadas em instrumentos musicais. E tenho relacionamentos com fornecedores de madeira que são úteis. Eles se tornaram amigos. Eles sabem do que eu gosto e guardam coisas para eu ver. Essas madeiras da reserva particular são algumas das minhas preferidas”.