Violão
Taylor Guitars e WMS reforçam a experiência do cliente nas lojas
Publicado
7 anos agoon
A Taylor Guitars está focada em trabalhar com o distribuidor local, a WMS, para melhorar a experiência do cliente dentro das lojas.

Luiz Fernando Valezin, da WMS
Embora a Taylor Guitars esteja estabelecida há muitos anos, na América Latina era uma marca boutique, conhecida por músicos estudiosos, e não uma marca conhecida pelo grande público. A WMS trabalhou para mudar isso desde 2013, implementando estratégias para ter maior introdução da marca e que as pessoas reconheçam mais a Taylor como um violão acústico de qualidade.
“A Taylor USA e a WMS Brasil vêm se estruturando e adaptando para iniciar trabalhos com eventos em lojas/dealers no Brasil em diferentes formatos. A WMS já iniciou eventos específicos em determinadas regiões desde 2018, porém, estaremos ainda modificando o formato para o segundo semestre de 2019,” conta Luiz Fernando Valezin, diretor executivo da WMS.
A Taylor com a WMS no Brasil
A WMS Brasil vem distribuindo os produtos da Taylor Guitars desde o início de 2013. Luiz Fernando explica: “Nosso planejamento inicial e resultado na atuação para o Brasil vem se realizando com sucesso e com grande dedicação e esforço de todas as partes, mesmo considerando todas as adversidades e variáveis de nosso mercado: desvalorização cambial, redução no poder de compra dos nossos consumidores, contrabando e contínua ineficiência no apoio à cultura e redução dos impostos a produtos importados. Nosso trabalho com a Taylor Guitars, juntamente aos nossos parceiros lojistas, firmam a forte presença da marca no Brasil”.
Atualmente, a Taylor está presente em todo o País por meio de 85 parceiros, onde os clientes têm acesso aos instrumentos da Taylor, desde a linha montada na fábrica em Tecate, México (aproximadamente 40 minutos de distância da planta de El Cajon nos Estados Unidos) até a linha montada em El Cajon.
“O mercado brasileiro já entendeu que não existe qualquer diferença de qualidade na fabricação dos itens montados na planta mexicana em relação à planta de El Cajon. A linha de fabricação/montagem de Tecate é ainda maior para atender o grande volume de produção que compreende desde os Baby Taylor (BT1e, BT2e) até o modelo 214ce DLX.
Itens de especial atenção no Brasil são os instrumentos BT1e, BT2e, Academy10e e 12e, além das séries 300, 500, 600,700 e 800,” detalhou Luiz Fernando.
O mercado de violões

Juan Lopera, da Taylor
Juan Lopera, encarregado de desenvolver negócios para a Taylor na América Latina, acredita que agora o mercado de violões acústicos está aumentando no mundo todo, apesar de o mercado das guitarras elétricas estar baixando um pouco. Isso poderia ser em razão de que os canais de redes sociais como YouTube estão proporcionando a oportunidade para que muitas pessoas mostrem sua música, algo que torna o violão acústico a parceira ideal e, por isso, é possível que mais pessoas estejam optando por violões acústicos em comparação com a guitarra elétrica. “Sempre há um boom e, atualmente, é o violão acústico”.
Lopera disse que os músicos latinos estão optando por voltar ao formato acústico que impôs o MTV Unplugged e vêm fazendo mais concertos acústicos. “Sinto que, atualmente, as pessoas querem ver um pouco mais de realidade nas músicas”.
Por essa razão, as estratégias que a Taylor está implementando nas lojas do mercado se baseiam em que, quando o cliente entre na loja, tenha uma boa experiência, que o vendedor esteja realmente treinado sobre a marca, que tenha vontade de conversar, de fazer as perguntas corretas, que possa guiá-lo durante a visita e oferecer as melhores opções.
“Acho que um dos maiores problemas que temos na América Latina é que não concorremos com o serviço ao cliente, e essa é a estratégia da Taylor. A estratégia da Taylor frente a outros é simplesmente garantir que quando escolhemos um dealer, a equipe e a loja ofereçam o melhor estoque, o melhor merchandising, que os intrumentos estejam bem expostos, que tudo esteja perfeito, em bom estado, afinadas, que as cordas estejam limpas, que estejam prontas para serem testadas e isso, somado a um vendedor treinado que possa guiar o cliente, é igual a ter mais sucesso na sua loja. Temos que agir e sempre sermos competitivos”, expressou. “Para desenvolver o mercado local, a estratégia é proporcionar uma excelente experiência na loja”.
Foco na educação
É por isso que entre os planos que a empresa tem para este ano é de investir ainda mais na educação dos usuários sobre os violões. A Taylor Guitars também está trabalhando com alguns artistas que estão ajudando a elevar o nome da marca e obter mais reconhecimento no mercado, entre os clientes.
Por meio do programa “Taylor Roadshows”, a marca realizará eventos em diferentes lojas visando apresentar vários modelos de seus violões, assim como um profissional especializado nos produtos que possa demonstrá-los. Nesses eventos falaremos sobre as madeiras, sua sustentabilidade, de onde provêm e, também, sobre o projeto chamado “Ebony Project” que a marca tem atualmente em Camarões, onde se está reflorestando e garantindo que continuemos a obter madeira de forma sustentável para seus violões.
Com essa iniciativa, pelo lado da WMS, o Luiz Fernando explica: “Seguindo a disponibilidade dos produtos Taylor para a região, a WMS Brasil realizou três eventos entre meados de 2018 e o segundo trimestre de 2019. Desde o início de nossa operação em 2013, nosso maior interesse tem sido o de apresentar os instrumentos Taylor, sua construção, características específicas, sempre com o intuito de responder as perguntas e dúvidas do público final, convidado pelo lojista em parceria com a WMS. Apresentamos em nossa linha desde modelos Academy10e e Academy 12e, até o modelo Grand Pacific / V-Class”.
Além dos eventos realizados juntamente aos lojistas, dedicado ao público local, a WMS Brasil vem realizando desde 2016 constantes treinamentos para os produtos Taylor nas lojas em todo o território brasileiro, informando também nos canais de comunicação da empresa sobre a história da Taylor Guitars, os produtos existentes, os novos produtos e os cuidados com os produtos na loja, “garantindo uma ótima experiência junto ao cliente final”.

Casa matriz em El Cajon
E tem mais!
Isso não é tudo. A distribuidora local está trabalhando ainda mais para continuar aumentando a visibilidade da marca norte-americana no território brasileiro. Luiz Fernando adianta: “A WMS vem trabalhando para estabelecermos espaços exclusivos da Taylor junto aos lojistas de todo o Brasil e que estejam dentro de determinada política de exposição da marca e seus modelos”.
“Quem teve a oportunidade de visitar qualquer um de nossos espaços dedicados em feiras do segmento, puderam verificar que sempre priorizamos a qualidade, ‘linguagem’ e cuidado com a exposição dos violões Taylor, oferecendo total liberdade de acesso dos consumidores, garantindo a oportunidade de experiência junto aos instrumentos”.
“Ou seja, claramente permitir que o cliente vivencie a mesma experiência de tocar diversos modelos Taylor nas lojas parceiras, comparando, conhecendo cada modelo e, portanto, entendendo melhor a dinâmica de cada instrumento”.
“Cada músico têm sua preferência. Como decidir sem experimentar e comparar?,” disse Luiz Fernando. “Temos outros projetos em andamento, mas ainda não podemos divulgar ao mercado, mas serão todos voltados a apoiar os lojistas e incrementar nossa presença com a marca no Brasil”.
Marcando a diferença
Segundo Lopera, a diferença dos produtos da Taylor é a inovação que a empresa sempre está buscando como melhorá-los, que soem melhor e oferecer aos clientes uma ótima experiência.
Já para o Luiz Fernando, a Taylor se diferencia das outras marcas, principalmente, pela performance, conforto, segurança e sustentabilidade, “esta última sendo um dos maiores fatores de orgulho por estarmos integralmente conectados a este valor”.
“A Taylor é extremamente dedicada ao uso responsável da madeira na construção de seus instrumentos. Todos os modelos recebem tampo maciço. Para as linhas que utilizam laterais e fundos laminados, estamos ainda falando somente de madeiras, ou seja, sem substituir a madeira por outros tipos de materiais sintéticos”, conta.
“Sendo assim, a maior preocupação da Taylor Guitars é de trabalhar na obtenção da madeira selecionada e de forma sustentável. Bob Taylor sempre diz que um de seus maiores desejos é trabalhar continuamente para que as futuras gerações continuem tendo a possibilidade de adquirir um instrumento de qualidade fabricado com madeira. Uma de suas famosas ações, em Camarões, permitiu seu reconhecimento e premiação em 2014 entregue pelo secretário de defesa norte-americano John Kerry”.
“A preocupação com os trabalhadores locais e suas famílias, instalações e manuseio responsável na exploração do ébano faz parte de toda a filosofia e dedicação da Taylor Guitars com a sustentabilidade e perpetuação do uso da madeira e cuidado com o reflorestamento e o meio ambiente,” concluiu. Fique antenado, pois mais novidades vêm por aí.
Você pode gostar
-
Taylor Guitars terá distribuição no Brasil pela Made in Brazil, confirma WMS
-
50 anos da Taylor Guitars: Inovação, sustentabilidade e crescimento na América Latina
-
Taylor Guitars redesenha sua série 400 em rosewood
-
Taylor Guitars apresenta os novos modelos para 2022
-
Vater Day foi patrocinado pela WMS
-
WMS anuncia contratação de João Favato
Instrumentos Musicais
Hertom Guitars lança Série Stage, nova linha de violões voltada para o palco
Publicado
4 dias agoon
31/01/2026
A Hertom Guitars anunciou o lançamento da Série Stage, nova linha de violões desenvolvida com foco no uso ao vivo.
A proposta é atender músicos que utilizam o instrumento predominantemente plugado, em apresentações, ensaios e situações de palco que exigem praticidade, agilidade e confiabilidade.
A Série Stage vem equipada com o pré-amplificador Fishman Flex Plus-T, com controles externos de fácil acesso e afinador embutido de forma discreta. A escolha do sistema prioriza a resposta sonora em linha e a usabilidade em ambientes ao vivo, onde ajustes rápidos durante passagens de som e apresentações são parte da rotina. O conjunto também permite o uso de recursos de controle de feedback, aspecto relevante para músicos que enfrentam volumes elevados no palco.



Em termos construtivos, os violões da Série Stage mantêm o padrão já conhecido da Hertom, herdando acabamento e características sonoras da linha Unity. A diferença está no posicionamento: enquanto a Unity foi pensada como uma série mais abrangente, a Stage adota uma abordagem mais direta, voltada especificamente para quem toca plugado com frequência e precisa de acesso imediato aos controles eletrônicos.



Outro ponto considerado no desenvolvimento da linha foi a logística de transporte. Ao contrário da Série Unity, que acompanha case rígido, a Série Stage é fornecida com bag de alta qualidade, facilitando o deslocamento entre ensaios e apresentações sem abrir mão da proteção do instrumento.



A nova linha chega ao mercado com quatro shapes diferentes, que, combinados a variações de madeiras e cores, totalizam 12 modelos. Os preços estimados ficam entre R$ 6.500 e R$ 8.000, posicionando a Série Stage como uma opção estratégica dentro do portfólio da marca.



NAMM Show
NAMM 2026: Kepma apresenta a F2S Lamplight, novo acústico-eletroacústico Grand Auditorium
Publicado
2 semanas agoon
23/01/2026
A Kepma Guitars anunciou durante o evento o lançamento da F2S Lamplight, um violão acústico-eletroacústico no formato Grand Auditorium que traz um sistema eletrônico voltado à criação musical.
O novo modelo foi desenvolvido para músicos que buscam não apenas qualidade sonora, mas também um instrumento com proposta estética própria e recursos pensados para palco, estúdio e uso doméstico.
Construção e proposta sonora
O F2S Lamplight traz tampo sólido de Sitka spruce torrefado, assim como o leque harmônico do mesmo material. O processo de torrefação, segundo a Kepma, aumenta a estabilidade estrutural, melhora a resposta tonal e entrega um som mais “maduro” desde o primeiro dia de uso. O fundo e as laterais são feitos em Ovangkol laminado, com acabamento em alto brilho. O cavalete é de jacarandá sólido e a pestana é de osso natural.
O braço de mogno é reforçado com duas barras de fibra de carbono e tensor de dupla ação, enquanto a escala em ébano técnico de 2 mm recebe ajuste PLEK, garantindo precisão e tocabilidade já de fábrica.
Design e acabamentos premium
Visualmente, o F2S se destaca pela incrustação Lamplight em madeiras Padauk africano e Boxwood, acompanhada por detalhes em madrepérola, binding ABS na cor marfim, escudo com padrão de jacarandá e tarraxas seladas na relação 1:18. O braço tem acabamento acetinado para uma sensação mais rápida ao tocar, e o instrumento já vem com botões para correia, pronto para uso em palco.

Sistema bolt-on e foco em praticidade
O modelo incorpora a tecnologia bolt-on neck-body detachable da Kepma, que permite a remoção do braço do corpo, facilitando manutenção e transporte, além de garantir alinhamento consistente ao longo do tempo — um recurso raro nesta faixa de preço.
Eletrônica L1 Smart Loop AcoustiFex
Um dos grandes diferenciais do F2S Lamplight é o sistema L1 Smart Loop AcoustiFex, que vai além da simples captação eletroacústica:
- Permite usar efeitos integrados como reverb, delay e chorus sem necessidade de amplificador.
- Conta com função de loop para gravar e sobrepor camadas diretamente na guitarra, voltado para composição, estudo e apresentações solo.
Segundo a Kepma, o sistema transforma o F2S em uma verdadeira plataforma criativa portátil, tanto plugada quanto desplugada.
Disponibilidade
A Kepma F2S Lamplight sai de fábrica com cordas Elixir Nanoweb .013–.052 e acompanha bag original da marca.
O modelo começará a ser distribuído nos Estados Unidos em junho de 2026, com preço sugerido de US$ 1.399,99 na versão com sistema L1 e US$ 1.199,99 na versão sem eletrônica.
NAMM Show
NAMM 2026: Martin renova a Road Series e apresenta 20 modelos
Publicado
2 semanas agoon
23/01/2026
A C. F. Martin & Co. anunciou a renovação completa da Road Series, uma linha redesenhada com 20 violões eletroacústicos, sendo 18 modelos novos ou atualizados.
O lançamento aconteceu às vésperas do NAMM Show 2026, onde a série foi apresentada oficialmente ao mercado.
A nova Road Series foi reorganizada para tornar a escolha mais simples e agora é estruturada em dois caminhos principais:
Retro, com modelos de inspiração vintage, formatos clássicos como D e 000 e timbre quente e equilibrado; e Modern, com designs contemporâneos, opções com cutaway (DC, OMC, GPC e SC), braços mais rápidos e visual pensado para o palco.
Para facilitar a comparação, a linha passa a ser dividida em quatro níveis de estilo (10, 12, 13 e Retro Plus), que variam em acabamento, madeiras e sistemas de captação, incluindo eletrônica Martin E1 e L.R. Baggs em alguns modelos.
A série cobre uma ampla gama de formatos de corpo, como 000, OM, Dreadnought e Grand Performance, além das versões Modern com cutaway. De acordo com a empresa, a nova organização ajuda a preencher o espaço entre a X Series e a Standard Series, deixando mais claro o posicionamento de cada modelo dentro da família Martin.
A linha completa estreia oficialmente no NAMM Show 2026, em Anaheim. Com essa atualização, a Martin busca oferecer uma porta de entrada mais clara e inspiradora para músicos que querem evoluir dentro do seu catálogo de instrumentos.
Áudio
Celestion apresentou o G12-100 Raven na NAMM 2026
Novo alto-falante combina design ultraleve com alta potência e timbre voltado ao metal moderno. Durante a NAMM 2026, a Celestion,...
Audiotonix anuncia aquisição da DPA Microphones, Wisycom e Austrian Audio
Movimento estratégico amplia presença do grupo em microfones e soluções de áudio sem fio. O grupo Audiotonix anunciou um acordo...
Samson apresenta o sistema sem fio digital XPX Plug-In na NAMM 2026
Novo adaptador transforma qualquer microfone dinâmico em wireless sem trocar de equipamento. A Samson anunciou durante a NAMM 2026 o...
ISE 2026: Powersoft apresenta AnyMATE e SpeakerMATE
A Powersoft vai apresentar na ISE 2026, no estande #7F300, as novas tecnologias AnyMATE e SpeakerMATE. Criadas para adicionar identificação,...
Neumann revive uma lenda com o retorno do microfone valvulado M 50 V
A Neumann anunciou o relançamento do M 50 V, uma reedição fiel de um dos microfones mais icônicos da história...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Gestão4 semanas agoTendências de marketing para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
Músico4 semanas agoComo evitar danos causados por energia elétrica instável
-
Audio Profissional2 semanas agoMultilaser compra operação da Sennheiser no Brasil em aposta de R$ milhões no mercado de áudio profissional
-
Gestão3 semanas agoTendências de gestão para 2026 que as lojas de música devem adotar
-
NAMM Show4 semanas agoNAMM Show 2026 terá mais de 200 sessões educacionais
-
Estruturas2 semanas agoAuratec lança RollUp, rampa dobrável e modular
-
Audio Profissional4 semanas agoCelestion apresenta o novo TSQ2460 de 24”, seu driver LF mais potente e durável
-
Distribuição3 semanas agoYamaha Musical do Brasil assume distribuição de Line 6, Ampeg, Guild e Córdoba










