‘The Snow Queen’ estreou na Nokia Arena em Tampere, Finlândia, um show único de ‘ballet no gelo’ produzido pela Tampere Hall & Kantelinen Company, que escolheu uma montagem com mais de 100 luzes Robe BMFL.
A ideia de Melissa A. Thompson, que trabalhou como líder criativa para o Cirque du Soleil, a diretora/coreógrafa Reija Wäre, o compositor Tuomas Kantelinen, a figurinista Erika Turunen e o designer de cenário, iluminação e projeção Mikki Kunttu, uma talentosa equipe criativa foi envolvida na entrega e imaginação desta produção épica.
O equipamento de iluminação de Mikki apresentava 105 movings Robe BMFL, uma combinação de BMFL Blade e Spot que ele usou para iluminação principal, especiais e efeitos ao longo desta extravagância altamente visual e de movimento rápido que finalmente estreou em 30 de dezembro de 2022.
Adiado do ano anterior devido a restrições impostas pela covid, foi a vez dos fãs do gelo curtirem de cinco atuações impressionantes, com o espetáculo de passagem de ano transmitido ao vivo pela televisão no Canal 1 da emissora nacional YLE.
O briefing de Mikki incluiu a criação de impressionantes projeções de vídeo no gelo e elementos de palco, que foram combinados com iluminação para trazer a magia congelada e a impressionante beleza abaixo de zero da Lapônia diretamente para a Tampere Arena.
Esta releitura inovadora do clássico conto de fadas de 1844 de Hans Christian Andersen ambientado na Lapônia, mas visto da perspectiva de um estranho, é uma história divertida, comovente e energizante que ressalta a importância da amizade. Com o objetivo de cativar o público novo e existente, é uma das maiores e mais ambiciosas produções apresentadas na Finlândia até hoje, unindo muitas estrelas e diferentes disciplinas no gelo, incluindo o hóquei no gelo.
A tarefa visual envolveu o reforço da narrativa, destacando as várias habilidades de patinação e adicionando drama e profundidade à imagem maior, junto com a iluminação principal perfeita para a TV, tudo o que exigiu uma combinação das experiências de Mikki em vários gêneros de iluminação.
Os BMFL foram um ingrediente central da iluminação de Mikki e foram colocados em seis treliças. Dois estavam diretamente no gelo e os outros quatro estavam na posição “avançada” em cada um dos quatro lados do auditório, fora do gelo e acima do público.
Dessa forma, eles poderiam ser utilizados em toda a área de operação.
Mikki já usou o BMFL em vários projetos, e para este eles foram escolhidos por sua potência, arremessando mais de 20 metros no gelo, e versatilidade, tendo que preencher vários papéis durante o show de 2 horas.
Eles também foram escolhidos por sua funcionalidade de câmera, com transmissão ao vivo em mente.
“A qualidade da saída de luz do BMFL ainda é realmente impressionante e é por isso que se tornou um padrão da indústria”, disse Mikki.
Fotos de Mikki Kunttu