Natan Protásio, o luthier responsável pelas guitarras que conquistaram os principais guitarristas da cena sertaneja

Natan Protásio, o luthier responsável pelas guitarras que conquistaram os principais guitarristas da cena sertaneja

por 06/08/2020

No ano de 2004, movido pela curiosidade e necessidade de ajustar seus instrumentos musicais, o músico Natan Protásio resolveu trilhar um novo caminho profissional: tornar-se luthier.

Para tanto, buscou várias fontes de informações, incluindo um curso com o renomado luthier goiano Pablo Smiljanic (Sj Guitar Bass). De lá pra cá, não parou mais. Fundou a marca Nt Guitars, com sede na cidade de Uberaba, Minas Gerais. Suas criações conquistaram guitarristas e produtores de renome que atuam no cenário da música sertaneja, dentre eles: Alex Fornari (Zezé di Camargo & Luciano), Márcio Kwen (Bruno & Marrone), Antenor Gandra e César Bottinha (Chrystian & Ralf), Adilson Pascoalini e Marcelo Modesto (Chitãozinho & Xororó), dentre outros.

Ao longo da entrevista, ele nos contou um pouco sobre o surgimento da Nt Guitars, como aprendeu a profissão, alguns detalhes sobre fabricação, características que diferenciam seu produto e muito mais.

Quando surgiu a Nt Guitars?

Natan: A história começa no ano de 2004, quando comecei a oferecer serviços de manutenção em instrumentos musicais. Logo após, surgiu a ideia de construir guitarras e contrabaixos handmade, foi quando resolvi criar a marca “Nt”.

Luthier Natan e Alex Fornari Zezé di Camargo Luciano

Luthier Natan e Alex Fornari (Zezé di Camargo & Luciano)

Como você aprendeu o ofício?

Natan: Sou músico e sempre tentei fazer as manutenções em meus instrumentos, mas não sou autodidata, busquei conhecimentos.

Fiz um curso “intensivão” com o meu amigo e luthier Pablo Smiljanic (Sj Guitar Bass). Trabalhei pouco tempo em Itumbiara, e logo após, mudei para Uberaba/MG, onde a coisa começou a engrenar. Entretanto, sempre pegava algumas dicas com o Pablo. Gosto de dizer que fiz o curso presencial e outro por telefone. Ele já estava ficando grilado. Eu ligava e ele até mudava o tom da voz (risos), mas como diz aquele ditado: “cavalo arreado passa só uma vez”. Ele passou e montei! Era minha oportunidade.

Quando voltei para fazer o curso de construção, eu já estava mais por dentro do assunto. Foi quando acabei com a vida dele (risos)… Levei uma folha frente e verso repleta de perguntas! Antes de ele respondê-las, já fazia outra. Coitado! Acredito que ele nunca mais vai ministrar curso de luthieria. Fui o primeiro e o último aluno dele, eu acho…

Terminado o curso, comecei as fabricações. Entretanto, é um aprendizado diário, pois a cada dia surgem coisas novas para aprender. Só uma observação, o Pablo é meu amigo até hoje viu? Há pouco tempo me visitou na aqui na oficina.

Conte-nos um pouco sobre o processo de fabricação dos instrumentos. Ele é totalmente handmade?

Natan: Todos os instrumentos são feitos à mão e sob medida. Cada instrumento é confeccionado para atender as necessidades específicas do cliente, isto é, ele define como será o instrumento, e não o contrário, como acontece nos instrumentos fabricados em larga escala. Desta forma, cada instrumento possui uma identidade exclusiva.

Alguns dos seus clientes são músicos profissionais que tocam com artistas famosos. O que você sente quando vê um instrumento que você fabricou na TV?

Natan: Satisfação pelo reconhecimento, pois não é fácil ser luthier no Brasil. Por isso, ver meu trabalho sendo reconhecido me faz acreditar que estou trilhando o caminho certo.

Quais são os diferenciais das guitarras e contrabaixos Nt Guitars?

Natan: Acredito que o grande diferencial é a possibilidade do músico poder participar do projeto definindo características importantes do instrumento como o formato do braço, o raio da escala, a combinação de madeiras, o hardware e a captação. A junção desses fatores torna o instrumento único.

“As guitarras NT são verdadeiras obras de arte! Apresentam acabamento impecável, excelente sonoridade, versatilidade de timbres, estabilidade na afinação e tocabilidade incríveis. Além disso, o Natan se preocupa com todas as etapas do processo de fabricação, como a escolha das madeiras, seleção da parte elétrica, pintura e o mais importante: as especificações que o músico deseja são seguidas à risca. O produto NT é um instrumento definitivo.” (Alex Fornari, guitarrista da dupla Zezé di Camargo & Luciano)

Você acha que a madeira influencia diretamente no timbre do instrumento ou existem outras variantes mais importantes?

Natan: Bom, é um pouco polêmico… Uns acham que sim, outros que não. A partir das minhas experiências como luthier e músico, posso dizer que até o cabo utilizado na ligação do instrumento com o amplificador influencia.

Não somente a madeira influencia, mas todas as partes que compõem o todo como o hardware, os captadores, os demais componentes eletrônicos etc. É a junção dessas partes que definirão como o instrumento irá soar.

Vi que você usa o cedro com frequência para fabricar os corpos das suas guitarras. Existe algum motivo específico? O que você pode nos dizer sobre essa madeira?

Natan: Ainda não descobriram o cedro (risos)… Diria que o motivo principal é a sonoridade, pois tudo que você precisa está ali e bem equilibrado. Ele tem um punch incrível! Todavia, também faço construções utilizando ash, mogno, freijó, dentre outras. Mas o carro chefe realmente é o cedro.

Acompanhando as redes sociais é perceptível que o ofício de luthier vem crescendo, com muitas pessoas dando os primeiros passos na profissão. Você tem alguma dica para dar pra elas? 

Natan: É muito gratificante trabalhar com o que se gosta de fazer, mas ao mesmo tempo é preciso sempre buscar conhecimento para oferecer um serviço de qualidade. É um segmento no qual você demora a obter a confiança dos músicos, as coisas acontecem bastante no “boca a boca”, isto é, um cliente fala para o outro e assim você vai conseguindo trabalhos. É importante sempre trabalhar com honestidade e clareza. O mais importante nesse processo é não fazer do instrumento de seu cliente “cobaia” e sempre buscar aprender.

Maiores informações no site, Facebook e Instagram da Nt Guitars.

*Autor: Álvaro Silva é apaixonado por música, guitarra e luteria. Criador do blog Guitarras Made In BraSil – espaço dedicado à divulgação dos trabalhos de profissionais brasileiros que produzem guitarras, contrabaixos e violões custom shop.