Eletrônica e módulos
Studiomaster, Carlsbro e Cadac: marcas inglesas com fabricação da Soundking
O grupo acabou de fazer 30 anos e conta com as marcas Carlsbro, Studiomaster e Cadac, mostrando seu compromiso com a indústria de áudio profissional.

Patrick Almond
A Studiomaster teve sua origem em 1976, mas muita coisa aconteceu no decorrer de sua história. Seu foco sempre foram os sistemas de PA, que depois deram lugar à criação de mesas de mixagem.
Uma nova etapa da empresa começou quando foi adquirida em 2008 pelo grupo chinês Soundking, ganhando mais acesso à distribuição internacional, investimento e instalações de produção massivas em Ningbo, mas mantendo os departamentos de desenvolvimento de produtos, engenharia, direção estratégica, marketing, distribuição e serviços nos escritórios de Milton Keynes, no Reino Unido.
O grupo também adquiriu a companhia de mixers Cadac e a empresa de amplificadores de guitarra Carlsbro em 2009, ambas inglesas, que seguem a mesma linha de operação, sediadas no Reino Unido, mas com fabricação na China.
Com essas três marcas, a Soundking tornou-se um dos grupos mais poderosos da China, combinando a qualidade proporcionada por marcas inglesas e os benefícios da fabricação na Ásia.
Patrick Almond é o gerente geral das Studiomaster e Carlsbro, nos escritórios de Milton Keynes, e conta como é o trabalho dessas marcas com seu catálogo de diversos produtos.
M&M: Há alguns anos houve uma mudança na Carlsbro, certo?
Patrick: Sim, cortamos o segmento de produtos para focar mais a amplificação de guitarras com a Carlsbro, bem como as mesas com a Studiomaster e mixers com a Cadac, para sermos claros e nos dirigir ao áudio sem conflitos internos. Depois, com o passar do tempo, a Soundking também iniciou o processo de desenvolvimento de drum kits eletrônicos e isso se tornou uma boa apresentação para a Carlsbro, para somá-los à linha de produtos.
M&M: Que porcentagem da Carlsbro está dedicada às baterias eletrônicas e aos amplificadores?
Patrick: Oitenta por cento às baterias e 20% aos amplificadores. O mercado de amplificadores está muito dominado por grandes marcas, como Marshall, Fender, Blackstar, Orange, Laney. Não é algo que você possa dar para um grupo de pessoas e pedir-lhes que criem um arranjo de amplificadores valvulados, é uma tecnologia diferente e é preciso ter uma equipe de engenheiros dedicada. Estabelecer a marca Carlsbro é complicado, mas poder ir pelo caminho da bateria eletrônica é ótimo, porque ainda estamos no negócio da música, no negócio de instrumentos musicais e os produtos têm credibilidade. Então, quando se trata de drum kits, você tem três grandes marcas — encabeçadas pela Yamaha — e depois vem a Carlsbro.
M&M: Quando dentro da companhia falam sobre o futuro do áudio, qual é o ponto principal que vem à tona?
Patrick: Inovação.
M&M: E o que isso significa no mundo real?
Patrick: No mundo real significa dar ao cliente o que ele deseja, o que demande e quiser do produto. Dar uma coisa que outros não estão dando. Trata-se de dar ao cliente o que verdadeiramente ele quer, não o que nós achamos que ele quer. Tentar chegar com ideias inovadoras, particularmente no lado digital. Também tem de ser inteligente com a inovação, desde a aparência, o funcionamento ou a especificação — poderia ser uma combinação de tudo. Estamos muito orientados ao mercado em nossos conceitos e ideias, gostamos de ouvir as pessoas.
M&M: Isso foi feito desde o começo da empresa?
Patrick: Como marca, começamos cedo com isso. Somos uma companhia pequena, há apenas 11 pessoas no Reino Unido. Mas temos, sim, um escritório com mais de cem engenheiros, centenas de pessoas trabalhando na fábrica, envolvidas com a tecnologia, em produzir tecnologia. Então, embora sejamos uma pequena parte disso, temos muitos recursos disponíveis que podemos utilizar.
O crescimento da Studiomaster
M&M: Você sente que a Studiomaster está se fazendo mais visível em termos dos valores que pode aportar?
Patrick: Sinto, sim. Passamos os últimos dois anos trabalhando em nossas bases, fazendo novos produtos, começando o desenvolvimento deles, o branding, ganhando clientes. Temos trabalhado muito duro nos últimos dois anos, tentando ter os clientes corretos, a distribuição correta. Trabalhamos com paixão pelo que fazemos, pela criação de produtos, e temos trabalhado com clientes que dividem essa paixão e vendem os produtos da mesma forma que nós os vendemos. Então, usamos esses dois anos para ter as bases corretas e agora achamos que estamos em uma posição em que podemos dizer que é o momento para que as pessoas trabalhem conosco.
Leia também:
Comemorações de aniversário

Sr. Wang na festa de aniversário da SoundKing
Distribuidores internacionais, políticos chineses de alto escalão, empresários/compradores de marcas OEM se reuniram em Ningbo, cidade a cerca de uma hora e meia de Xangai, na China, para a festa de 30 anos da Soundking.
Na fábrica da empresa, 800 funcionários fizeram um desfile, enquanto o sr. Wang Xianggui, fundador e presidente do grupo, fez o discurso de boas-vindas. As empresas chinesas têm um ritual peculiar em suas festas de aniversário. Isso é interessante para os olhos estrangeiros. Elas possuem um forte teor nacionalista, ritos, simbolismos, bandeiras e discursos com tom político.
“Estes 30 anos de excelência foram obtidos graças a todos os convidados, especialistas, professores e funcionários que apoiaram a empresa. A Soundking superou muitas dificuldades e conquistou muitas glórias corporativas, tornando-se uma excelente marca de áudio reconhecida pelo mercado. No futuro, a Soundking se transformará em uma empresa inteligente mais avançada, com produtos elaborados com muita pesquisa e desenvolvimento”, discursou o sr. Wang em um dos momentos da cerimônia.
Ambição da Soundking
A Música & Mercado já tinha visitado a empresa em maio de 2018, mas na última visita, em outubro, tivemos a surpresa de ver a nova linha de fabricação automatizada dos alto-falantes da Soundking. Além disso, chamou a atenção o showroom de iluminação que a empresa criou. A pesar de os funcionários manterem discrição sobre o fato, um deles nos confidenciou que é uma joint venture que a Soundking está fazendo e a nova divisão de iluminação está sendo criada.
O perfil empresarial do sr. Wang é interessante. É um visionário que busca criar negócios em qualquer conversa. Acompanhamos de perto a abertura da parceria de alguns distribuidores no Brasil e em outros países da América Latina, e em todas as conversas o sr. Wang sempre dava um passo a mais, seja propondo uma parceria mais agressiva, seja uma nova oferta.
Entretanto, a concorrência interna do departamento comercial da empresa tem vendido produtos OEM com design similar para diversas empresas no mesmo país, o que vem criando alguns impasses com a aceitação de novos negócios. Nada, entretanto, que chegue a manchar a reputação, nem o destino da Soundking, que parece estar cunhado facilmente para os próximos 30 anos.
Baterias e Percussão
Nagano retoma projeto NaganoTech
Linha de baterias eletrônicas da Nagano retorna com dois novos modelos
Nesta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, a Marutec, empresa responsável pelas marcas Nagano, Tagima e TagSound apresentou ao mercado dois novos modelos da linha de baterias digitais da NaganoTech.
O evento também marcou o início das comemorações pelos 10 anos da NaganoTech no mercado de baterias digitais.
Liderado por Maurício Leite, responsável pelo desenvolvimento das baterias NaganoTech, o lançamento ocorreu na fábrica da Marutec, em São Paulo, e contou com a presença de celebridades musicais, lojistas especializados em baterias e representantes comerciais.
De acordo com a Marutec, durante o evento, os modelos Pocket e Family da NaganoTech causaram grande impacto entre os convidados.
Com estes dois lançamentos, a NaganoTech aponta suas baquetas para o mercado de baterias de custo acessível.
Confira os lançamentos.
NaganoTech Pocket
A NaganoTech Pocket vem com preço sugerido ao consumidor de R$4690,00 (Fevereiro, 2023). É uma bateria digital equipada com uma pele Mesh Head, projetada para ser utilizada em várias situações.
O kit inclui um exclusivo pad de caixa de 12″ com regulagem rápida da tensão da pele, três pads de 9″ (dois pads de tom e um pad de surdo), além de um pad de bumbo robusto e resistente, que é compatível com pedais duplos. Além disso, o kit inclui três pads de prato de 10″ com choke e clamps, e pedais de hi-hat e bumbo.
A NaganoTech Pocket também pode ser usada como controladora, permitindo ao baterista explorar mais timbres usando softwares externos compatíveis, basta conectar o módulo via USB. O módulo também permite a expansão do kit com pads de prato e tom disponíveis separadamente.
NaganoTech Family
NaganoTech Family, bateria prática de montar e fácil para transportar, chega ao Brasil por R$3190,00 ao consumidor. O kit Family foi pensado para bateristas que procuram praticidade.
O kit vem equipado com peles Mesh Head e Rack que possibilita regulagem de altura e ajuste para crianças.
O módulo é pratico e intuitivo e a conexão via USB permite o uso da NaganoTech Family como controladora possibilitando explorar muito mais timbres com softwares externos compatíveis.

Shopping
[content-egg module=AE__magazinevocecombr]
Eletrônica e módulos
Meteoro investe em monitores para bateria eletrônica
A Meteoro Amplificadores lança dois modelos de monitores para bateria eletrônica
Lançados oficialmente na feira da música Conecta+Música & Mercado os amplificadores foram o ponto de destaque do estande da Meteoro. “Quando você lança um produto no Brasil para concorrer com um importado é imprescindível que sejamos melhores. Este foi o trabalho que fizemos nestes amplificadores”, explica Ocimar Ferreira, diretor da Meteoro. “A produção foi inteira vendida”, explicou o gerente comercial da empresa, Carlos Silva.
A tradição da Meteoro no desenvolvimento de amplificadores gabaritou a Meteoro para esta nova linha de produtos. Durante os últimos meses, a Música & Mercado pôde acompanhar o fundador da Meteoro, José Luiz Ferreira, nos testes e desenvolvimento da qualidade sonora do produto.

Monitor K-Drum M-750 da Meteoro
Os modelos M1000 e K750, da Meteoro, sobressaem-se da concorrência pelo timbre. De acordo com a Meteoro, os monitores foram desenvolvidos com um sistema exclusivo de subgraves projetados para reproduzir com alta fidelidade e expressão as baixas frequências.
Outro destaque do produto é a chave de sensibilidade de ganho +10db e -10db. Para entender o que é isto na prática, ao acionar a chave o monitor ganha um maior corpo sonoro, estabilidade e clareza.
Os amplificadores/monitores ganharam ainda três entradas: uma para a bateria eletrônica, outra para teclado ou outros instrumentos e a terceira para audio players como telefones celulares ou outra fonte sonora. Vale dizer que este amplificador ainda funciona muito bem para os tecladistas, vale a observação.
“Nossos componentes são os mesmos das melhores marcas do mundo. Não iremos entregar um produto abaixo do ideal”, finaliza Ocimar.
[table id=2 /]
Os monitores devem estarão à disposição no início de dezembro.
Computer Music
Novation apresenta groovebox Circuit Tracks
O novo Circuit Tracks da Novation é uma groovebox independente para o produtor moderno. Inclui dois tracks de sintetizador digital polifônico, dois tracks MIDI, quatro tracks de bateria, efeitos criativos e recursos de tour.
O fluxo de trabalho do Circuit Tracks da Novation é rápido, intuitivo e direto. Não existem menus complexos ou monte de passos a seguir, apenas criatividade. Você pode fazer partes complexas em um sintetizador e carregar seus próprios samples com facilidade.

O Circuit Tracks pode ser usado no estúdio, no palco ou em qualquer lugar onde o usuário estiver, graças a uma estrutura sólida e compacta e bateria recarregável.
Entradas, saídas e thru MIDI de tamanho completo e uma saída de sintetizador analógico complementam o uso de outros aparelhos. Dois tracks de sequenciador MIDI permitem controlar e programar aparelhos externos, de baterias eletrônicas a unidades de efeitos. As entradas de áudio permitem que todos os sons sejam adicionados ao ambiente Circuit Tracks. As saídas oferecem opções de monitorização para todas as ocasiões.
Os dois sintetizadores polifônicos do Circuit Tracks permitem a experimentação, expandindo as capacidades criativas e definindo uma paleta sônica. Centenas de presets criados por artistas fornecem o ponto de partida para modelagem de som personalizada, e seus próprios samples podem ser carregados de um cartão microSD e, em seguida, aprimorados em tracks de bateria.
Distribui no Brasil: ProShows.
-
Eventos3 dias ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Eventos5 dias ago
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
-
Audio Profissional3 dias ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Eventos4 dias ago
InfoComm América Latina 2025 reuniu mais de 5.000 participantes no México
-
Empresas2 semanas ago
Falece aos 73 anos, Jorge Menezes, fundador da Cheiro de Música: uma trajetória de pioneirismo no varejo musica
-
Audio Profissional3 dias ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Lojista4 dias ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Instrumentos Musicais5 dias ago
KORG anuncia mudanças: Miyou Kato assume como CEO e Hironori Fukuda como COO














