Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Captadores: a mágica da guitarra elétrica

Captadores: sem eles não teríamos os sons que são captados das cordas para os amplificadores

humbuckers

Estilos diferentes, mas todos Humbuckers

Em mais de 20 anos de profissão, me deparei com muita história a cerca de captadores. Como professor,  vejo o que costuma acontecer: às vezes o aluno quer o som da guitarra igual ao do seu ídolo, guitarrista referência ou simplesmente um upgrade. A partir daí vem na cabeça a idéia de trocar os captadores.

Há 15 anos atrás isso ocorria frequentemente, pois os instrumentos importados eram caros, aí a galera fazia os upgrades começando pelos captadores, no entanto, sabemos que o captador é uma parte do conjunto de timbres, por isso sua função é tão importante como a função de boas cordas, bons pedais etc.

Vamos levar em consideração ao que já foi abordado na primeira matéria em que falei sobre as guitarras clássicas. Se você não leu, basta entrar nesse link aqui.

Captador Humbucker

Para quem busca um som mais vigoroso, mais forte, é aconselhável usar o modelo de captador Humbucker  que vem normalmente nas guitarras modelo Les Paul. São captadores de bobina dupla e que eliminam bastantes os ruídos que os captadores single tem.

Os exemplos citados aqui são para os captadores de ponte.

humbucker-pickup-captador

Curiosidade: O primeiro captador tipo Humbucker foi utilizado em guitarras nos anos 50. Sua autoria é creditada a Seth Lover, um funcionário da Gibson da época.

Captador Single Coil

Para quem está buscando mais versatilidade, mais brilho nos timbres os captadores single são indicados, vem no modelo Stratocaster, no entanto fica a uma dica, se for tocar um som mais voltado para o Heavy Metal e seus derivados, é bom fazer uma avaliação, não que seja uma regra, mas é bom sempre antes de escolher a guitarra que você vai compra é saber que tipo de som você vai está fazendo no momento dessa compra, para fazer o investimento certo e ir norteando um caminho para o seu amadurecimento musical.

Captador single coil, da FIshman

Captador single coil, da Fishman: nova tecnologia.

Falando de captador single temos um captador que vem na guitarra modelo Telecaster onde o médio é evidente e característico.

fender_telecaster_

Fender Telecaster: captadores tipo single coil ditam o timbre.

Tanto para quem já trabalha profissionalmente quanto para quem está iniciando na caminhada guitarrísticas é sempre bom ter os três modelos de guitarra, Les Paul, Stratocaster e Telecaster, ir se acostumando com a sonoridade. No mercado temos esses modelos com diferentes preços, basta saber qual cabe no seu bolso e investir.

Assista o vídeo acima, na abertura desta matéria, quando visitei uma Luthieria para entrevistar o amigo Toselli. O assunto é simples: captadores.

 

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart