Acústica
Odery Drums entra no segmento de pratos
Publicado
6 anos agoon
A Odery surpreendeu o mercado com o lançamento da sua própria marca de pratos: a Bronz, composta por diversas linhas para satisfazer as exigências de todo tipo de músico.
Há alguns meses a Odery anunciou que teria uma novidade importante para o mercado, mas criou muita expectativa sem revelar qual seria o produto em questão. Uma nova bateria? Um novo acessório? O mistério foi revelado na feira Music Show Experience, no final de setembro.
“A ideia de ter uma linha de pratos vem plantada na nossa mente há cinco anos. Era um dos nossos objetivos: ter uma linha de pratos própria para vender dentro da Odery. Tem tudo a ver com o nosso core business, que é a percussão. Somos uma empresa de bateria e os pratos estão totalmente ligados”, comentou Mauricio Odery, CEO da empresa.
Desse modo, a Odery passa a ter o sortimento completo: baterias acústicas por meio da Odery Drums, baterias eletrônicas com a importação da marca Carlsbro e agora os pratos da Bronz. Cabe destacar que as duas últimas são dirigidas pela divisão Odery Imports, criada especificamente para se encarregar da importação e distribuição de marcas internacionais no mercado brasileiro.
“O destaque da linha Bronz entre outras disponíveis no mercado é o custo-benefício quando você constata a qualidade dos pratos”, explica Mauricio. “Tem um custo supercompetitivo, com uma qualidade realmente top. Mantém as medidas dos pratos, a espessura, o balanceamento, o torneamento, a forma de se fazer a impressão de boa qualidade e o bom gosto, no sentido de marketing, para o músico que os recebe. Quando você olha para a marca, percebe que tem sido trabalhada, assim como o branding, da forma como fazemos na Odery: desenvolvendo algo para que o músico se apaixone pela marca. Com o custo-benefício, a qualidade do prato e o marketing que está por trás de tudo isso, temos certeza de que a Bronz será uma marca vencedora.”
Os novos pratos
O objetivo principal da empresa era ter pratos de qualidade a um custo competitivo, por isso a Odery levou o tempo necessário para implantar um plano cuidadoso e fazer extensas pesquisas. “Vimos desenvolvendo isso há bastante tempo, visitando fábricas de pratos na China, conversando com diversos fornecedores. Há pelo menos 17 fábricas na China que fazem pratos, deve ter mais que eu não conheço”, conta Mauricio. “Havíamos encontrado há três anos a fábrica onde gostaríamos de desenvolver esse projeto, com a equipe certa e o produto ideal, porém os custos não nos permitiram seguir em frente naquele momento.”
“Finalmente, no ano passado conseguimos mostrar para essa fábrica que o mercado brasileiro tinha um grande potencial e fomos desenvolvendo os pratos, discutindo números, as metas, enfim, colocando tudo no papel junto com outros objetivos para que pudéssemos ter uma meta alcançável”, disse. “Dessa maneira, conseguimos ter os pratos este ano. Eles foram produzidos seguindo nossas sugestões, recebemos amostras, mudamos algumas coisas… Foi um processo meio longo, tivemos que visitar a fábrica várias vezes para poder acertar a parte de desenvolvimento, a printagem dos logos, enfim, tudo o que era necessário para ter os pratos no prazo que queríamos para serem lançados na Music Show. Foi um grande trabalho que meu time todo desenvolveu. Fizemos um passo a passo com muita paciência para poder atingir o resultado desejado.”

Estratégia prévia
Além das visitas à fábrica, a Odery contou com a ajuda de Bruno Santoro, colaborador da empresa que morou na China por um ano e realizou um trabalho bem detalhado. Estando em estreito contato com a fábrica, ele viu os pratos e todo o processo de criação, fez testes, acompanhou o envio de amostras ao Brasil, onde também foram feitos testes com alguns bateristas e outras pessoas que pudessem opinar. “O desenvolvimento foi feito de uma forma bastante metódica. Mesmo que demorasse para ser lançado, seguir o processo passo a passo era fundamental”, disse Mauricio.
O trabalho foi detalhado também na parte de marketing, com teasers e vídeos, criando uma grande expectativa. “Temos na Odery um contato muito próximo com o cliente final e com os lojistas, então fizemos uma campanha para que as pessoas não soubessem o que seria lançado. Elas achavam que seria uma nova bateria, uma série nova, mas ninguém imaginava que iríamos apresentar pratos. Foi uma grande surpresa para o mercado e, como preparamos tudo de uma maneira bem interessante, a aceitação foi esplêndida. Durante a Music Show, as pessoas puderam sentir, tocar os pratos. Nossos artistas também tocaram com os pratos. Foi um grande sucesso. A marca Bronz chegou forte, dando o passo inicial certo para se consolidar em pouco tempo no mercado local.”
Logo depois do lançamento na Music Show, os pratos começaram a ser enviados a todos os lojistas do Brasil.
Ter amostras de forma adiantada permitiu fazer uma campanha de promoção bem organizada, com vídeos de cada modelo, explicações detalhadas e sons capturados para o público assistir, além de material fotográfico especial para cada prato, gravações de vídeos separados, mas também com todos os pratos montados em bateria completa, comparações entre as linhas, entre as medidas de chimbal diferente — enfim, todo o material necessário para promover as linhas e ajudar os lojistas no processo, tanto nas lojas físicas quanto nas on-line.
Mas há outros pontos na estratégia da empresa, como Mauricio explica: “Vamos oferecer preços competitivos tendo uma margem, obviamente, para poder nos manter de maneira sólida no mercado. Estamos fechando diversos endorsees, já temos alguns que logo vamos anunciar. Outra estratégia virá de outro tipo de parceiros, como escolas e estúdios. Estamos conversando e vimos fechando parcerias com eles. A estratégia é estrear de uma forma sólida para poder conquistar uma grande fatia nesse segmento do mercado”.
As linhas da Bronz

A Focused é uma linha de brass (latão), que “também é um prato de certa maneira para iniciantes, mas batalhamos para ter um prato que pudesse abrir o som, que desse para o iniciante poder tocar”.
Aí partiu-se para a linha intermediária profissional Projection, um prato para usar ao vivo ou para gravar, que o músico consegue usar em qualquer situação. “A linha Projection, com liga bronze B10, que como exceção tem um china B8, apresenta pratos de custo-benefício supertop”, adicionou o CEO. Os pratos dessa linha também são torneados, mas recebem um verniz especial e têm um desenho e espessuras especificados pela empresa, e um martelamento feito a máquina com finalização de martelamento manual.
No segmento de pratos com liga B20, são duas as séries iniciais: a Performance, com um som um pouco mais aberto e brilhante, e a linha Complex, com um som mais controlado, dark. “Um aberto mais grave. Tem uma sonoridade mais bonita, e a Performance, uma sonoridade mais tradicional. Neles existe toda a gama de pratos de efeitos. Trouxemos inclusive pratos para worship que estão na moda — rides de 24”, 22”, 21”, crashes de 19” ou 20”. Também olhamos para esse lado, que não estava sendo bem atendido no mercado nacional”, detalha.
Os pratos B20 também são torneados, com acabamento específico de cada linha e martelados à mão.
Outra linha da Bronz é a M-Experience, que oferece a sensação de tocar em um prato convencional, mas com redução de até 90% do volume graças ao uso de uma tecnologia especial.
Na sequência, a empresa planeja o lançamento da linha Roots, que está na fase final de desenvolvimento. Trata-se de um prato mais rústico, sem torneamento tradicional, martelado à mão. “Um prato mais para jazz, para música mais instrumental, uma coisa mais seca. É uma nova linha que estará no mercado ano que vem.”
Sólidos no Brasil
A Odery planeja estabelecer a marca no Brasil antes de analisar a possibilidade de internacionalizá-la. “A mesma estratégia paciente que seguimos para lançar a marca Bronz no Brasil também vamos usar no futuro para olhar para fora e ver se queremos que nossos pratos sejam exportados. Agora a ideia é solidificar a imagem dos pratos no Brasil, depois disso poderemos analisar a situação, pois sabemos que há diversas necessidades que o mercado vai nos apresentar e vamos ter de trabalhar para atendê-las. Talvez tenhamos trazido alguma medida que não tenha muita saída, que haja necessidade de trazer outra medida para ter em estoque. Há muitas variáveis, então esse primeiro momento é para fazer ajustes, tentar não ter nenhum buraco na distribuição, ter estoque para prover a continuidade. Os começos sempre são mais complicados, não sabemos como será a aceitação. Você aposta, mas também não pode apostar que nem um maluco, porque não sabe qual será o resultado. Então, temos que caminhar passo a passo para ter uma distribuição e uma permanência sólidas no mercado brasileiro. Depois, num segundo momento, veremos o que fazer no exterior”, explicou Mauricio.
“O Brasil é o país da música, do samba, da bossa nova. Infelizmente, existe uma burocracia muito grande, custos muito altos, o que torna os produtos muito caros no nosso país, mas é um mercado em evidência, intenso, e acredito que aos poucos vai continuar crescendo. Esse é o futuro que enxergamos”, concluiu.
Você pode gostar
Acústica
Nova linha de baterias Trinity, da Michael, disputa o interesse dos bateristas com pouco orçamento
A Michael lança sua nova série de baterias Trinity. Os instrumentos combinam excelente construção, bonito acabamento e muita competitividade, sendo a escolha certa para lojistas que gostam de produtos de giro.
Publicado
4 anos agoon
25/11/2021
A Michael lança a linha de baterias Trinity. Os instrumentos combinam sólida construção, refinado acabamento e preços competitivos
O mercado brasileiro tem lançado diversas baterias econômicas. A vantagem é que os novos modelos 2021 tem tudo de melhor dos modelos econômicos das baterias mais famosas.
A marca de instrumentos musicais Michael também trouxe seu novo modelo, a bateria Trinity. O modelo sai de fábrica com ferragens resistentes, sofisticados acabamentos e ainda têm como bônus o banco, pratos, pedal e um par de baquetas.
Como um dos principais destaques estão os pés de surdo extralongos, com 62cm e dão aos bateristas melhores possibilidades de regulagem e muito mais conforto ao tocar. Além disso, ela possui tom-tom mais rasos, trazendo timbres muito mais modernos.
Com diferentes opções de configurações e cores, com destaque para as versões amadeiradas, as novas baterias chegam para agitar o mercado e agradar aos bateristas mais versáteis.
A linha de baterias Trinity, da Michael, tem preço sugerido ao consumidor final de R$3.400,00 (valor de novembro de 2021).
Clique abaixo para ver o catálogo
[calameo code=0049990427635e57e56ee mode=mini width=480 height=300]
O fenômeno da bateria Gergo Borlai e a Gretsch Drums se uniram para desenvolver uma edição única à linha de snares de metal da empresa feita nos EUA.
Juntos, eles criaram o que o músico descreve como um tambor “responsivo, multifuncional, barulhento e ilimitado”: o Gergo Borlai Signature Snare (GAS42514-GB).
Um dos mais distintos na coleção de caixas da Gretsch, este instrumento apresenta os seguintes elementos-chave: uma estrutura de latão de 4,25×14” e 1,2 mm, bordas de apoio de 45 graus, cabos de caixa de 20 fios e aros de fundição de 4 mm. A textura jateada da superfície da nova estrutura do snare signature confere a ela uma aparência atraente, bem como um som geral mais compacto.
Um Lightning Throw-Off, oito mini-lugs, uma pele Gretsch Permatone da Remo USA e uma etiqueta de identificação interna especificando o ano de produção assinada por Gergo Borlai completam este snare.
Borlai é um dos bateristas modernos mais empolgantes, conhecido pelos solos cativantes que executa em clínicas, festivais de bateria e master classes em todo o mundo. Na sua Hungria natal, ele apareceu em mais de trezentos álbuns, recebeu dois prêmios pelo conjunto de sua obra e dois “prêmios de disco de ouro”. Hoje Borlai trabalha com uma ampla gama de músicos altamente respeitados, incluindo Al Di Meola, Scott Kinsey e Scott Henderson. Seu último álbum solo, “The Missing Song”, lançado no verão de 2020, apresenta um baixista lendário e diferente em cada faixa, incluindo nomes como Stu Hamm, Gary Willis e Jimmy Haslip.
Quer saber mais sobre a Gretsch no Brasil? Fale com a Sonotec.
A bateria Prime da D-One é fabricada com 6 folhas de Maple Norte-Americano, madeira nobre, selvagem e reconhecida mundialmente como uma das mais perfeitas para construção de instrumentos musicais.
Amada e desejada pelos mais renomados e exigentes músicos, seja no palco ou estúdio, a bateria Prime da D-One oferece timbre com projeção, brilho e foco perfeito chegando às frequências agudas, médios e graves com peso e definição.
Entre outras qualidades a bateria D-One Prime possui aros die-cast na caixa, tons e surdos, tambores com bordas em 45° graus e peles D-One by Remo.
Características Gerais
- Modelo: Prime
- Código: PR22
- Acabamento: Laqueado
- Cores: Ice Sparkle (IS) / Red Burst Sparkle (RBS) / Blue Burst (BL)
- Madeira: 100% Maple
Configuração
- Bumbo: 22×18” – Aro Madeira – 20 Canoas
- Caixa: 14×6” – Aro Die-Cast – 20 Canoas
- Tom: 10×7” – Aro Die-Cast – 12 Canoas
- Tom: 12×8” – Aro Die-Cast – 12 Canoas
- Surdo: 14×14” – Aro Die-Cast – 16 Canoas
- Surdo: 16×16” – Aro Die-Cast – 16 Canoas
Pele
- Bumbo: D-One by Remo UT
- Caixa: D-One by Remo UT
- Tons: D-One by Remo UT
- Surdo: D-One by Remo UT
Ferragem
- Modelo: D-One
- Máquina de Chimbal: 1 Unidade
- Estante de Caixa: 1 Unidade
- Estante de Prato Girafa: 3 Unidades
- Banco:N/A
- Pedal: 1 Unidade
Detalhes
- Bordas 45° graus
- Tom Holder Simples: 2 Unidades
- Clamp para Tom Holder: 2 Unidades
- Peles D-One by Remo UT filme Simples
- Sistema de Suspensão de 4 pontos
- Ferragem reforçada
- Estantes com 2 níveis de altura
Mais informações na Sonotec.
Áudio
Plugin Harrison DeNoiser: limpeza de voz e diálogo em nível cinematográfico para qualquer DAW
A Harrison Audio anunciou o lançamento do Harrison DeNoiser Plug-in, uma ferramenta de limpeza de diálogo e voz com latência...
Novo driver de compressão HF CDX14-3035 da Celestion
Uma atualização do CDX14-3030 com melhorias em linearidade, durabilidade e resposta em altas frequências A Celestion anunciou o CDX14-3035, um...
Neumann apresenta VIS, mixagem imersiva reinventada para o Apple Vision Pro
Uma nova ferramenta 3D para controlar o Logic Pro e moldar o som no espaço. A Neumann anunciou o VIS...
Electro-Voice anuncia nova liderança para a América Latina com Robson Marzochi
Reorganização estratégica busca fortalecer presença regional e ampliar foco no cliente. A Electro-Voice confirmou uma importante mudança organizacional na América...
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
A Montarbo amplia sua linha de produtos com o lançamento do MINIBO-5M, um sistema ativo projetado para instalações fixas que...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista4 semanas ago
O fim da Black Friday genérica? Como o varejo musical está redefinindo os descontos
-
Lojista4 semanas ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Lojista5 dias ago
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Eventos4 semanas ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Instrumentos Musicais1 semana ago
Teclados eletrônicos mais vendidos em 2025: tendências que redefinirão o mercado
-
Audio Profissional4 semanas ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Audio Profissional4 semanas ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Distribuição2 semanas ago
Taylor Guitars terá distribuição no Brasil pela Made in Brazil, confirma WMS
















