O maior vendedor de instrumentos musicais do mundo

O maior vendedor de instrumentos musicais do mundo

por 24/05/2016

Vamos escrever um livro que possa ajudar a todos os vendedores na nossa indústria?

O mercado oferece várias sugestões editoriais que buscam a melhora no desempenho em vendas. Separei um exemplo espetacular que, além de envolver técnicas maravilhosas para potencializar as suas vendas, fala de emoção: O Maior Vendedor do Mundo, de Og Mandino.

A leitura de livros que envolve sensibilidade, espiritualidade e alma é bastante complexa.

É difícil unir elementos matemáticos, práticos do dia a dia, aos elementos espirituais, embora uns não existam sem os outros.

Então, para que as coisas fiquem bem claras, vou fazer um paralelo entre este livro, O Maior Vendedor do Mundo, e a nossa atividade de vendas de instrumentos musicais.

Portanto, vamos “criar” O Maior Vendedor de Instrumentos Musicais do Mundo.

1. Hoje começo uma nova vida

Procure se lembrar de todas as técnicas, sugestões e exemplos que já passaram pela sua frente para vender mais e melhor. Quantas dessas ideias você realmente está aplicando no seu dia a dia? Eu diria pouquíssimas.

A distância que existe entre os seus exemplos e os das pessoas que fazem essas sugestões é bastante grande. Na prática, muitas vezes, a coisa é diferente. Portanto, o primeiro passo será em direção às sugestões e ideias que realmente nos satisfazem, aquelas em que acreditamos como sendo práticas e funcionais.

Faça um exame de consciência e procure ‘peneirar’ as dicas que realmente você percebe com um forte teor de energia e eficácia.

Não adianta uma sugestão ser eficiente. Ela precisa ser eficaz. Você precisa vender, vender, vender cada vez mais.

Depois de feita essa peneirada, atenha-se às suas ideias. O exemplo dos outros é muito legal. Mas, com certeza, você já delineou uma série de ideias espetaculares para atingir o sucesso.

Portanto, faça o seguinte: pegue as sugestões peneiradas dos grandes mestres e misture com as suas sugestões. Descreva-as, uma a uma. Assim, você vai potencializar as dicas de pessoas experientes com as suas próprias e fazer um único levantamento.

Isso mesmo. Você, as suas ideias e as ideias dos grandes vendedores e vencedores.

Ah! Você precisa de uma certa ajuda para enumerar as dicas, para pensar nelas, para identificar o que é real e o que é imaginário? Pois bem. Pense no seguinte: a força de vendas está intimamente ligada a três elementos: conhecimento, habilidade e atitude.

Conhecimento: saber o que fazer e por que fazer.

Habilidade: saber o que fazer.

Atitude: querer fazer.

Pronto! Não ficou mais fácil?

Então, pense nesses três elementos quando for confrontar as ideias já vitoriosas dos grandes pensadores em vendas com as suas próprias ideias. Agora, então, enumere-as. Não se esqueça de que você precisa ser eficaz. Não adianta ter somente o conhecimento, boas sugestões e nada de vendas.

Tudo precisa funcionar. Portanto, disciplina. Escreva todas as ideias que você teve junto com as ideias e sugestões vitoriosas e então terá, claramente, um caminho a seguir.

Agora, diga para si mesmo: “Hoje começo uma nova vida”. Crie o hábito de colocar, a cada dia, uma ideia nova em prática e você terá um ‘tratado’ só seu de técnicas para o bom desempenho em vendas. Afinal de contas, quem não é vendedor neste mundo?

2. Saudarei este dia com amor no coração

Não tem como negar. O amor é o escudo para todos os males. Portanto, coloque o amor acima de todas as coisas. Ame a vida, ame as pessoas, ame o seu trabalho, ame os seus colegas, ame a tecnologia, o dia de hoje, os produtos que você vende, as dificuldades. Mas, acima de tudo, aprenda a amar-se.

Palavra mágica, não? Amor. Colocar amor no trabalho é essencial para o sucesso. Dificilmente alguém terá sucesso em alguma atividade, principalmente em vendas, se não sentir prazer no que faz. Quem trabalha com amor está impregnado de vida. Transmite energia positiva e gera prosperidade em tudo o que toca. Afinal de contas, somos seres humanos. E o ser humano é movido pela energia do amor.

O amor verdadeiro não permite que você sofra. O amor verdadeiro funciona como um escudo para a maldade e as más intenções. Quem vive de vendas sabe do que estou falando. Somos atraídos, diariamente, pela mente inescrupulosa que sempre prepara armadilhas. E se você tem amor no coração, dificilmente vai cair numa dessas tentações. E, caso caia, terá força suficiente para enfrentar o desafio.

O cliente entrou na loja, você está aborrecido e chateado com alguma coisa; amor é a solução. Aquele cliente chato, que só pergunta, pergunta e não compra nada, de novo está na loja. Amor é a solução.

Você está abaixo da meta da empresa, as cobranças são constantes, os números não estão a seu favor; amor é a solução. Amor é a solução.

Você vai reparar como naturalmente, sem a interferência de nada nem de ninguém, tudo começa a se modificar. Portanto: saudarei este dia com amor no coração.

3. Persistirei até alcançar êxito

Você já pensou em quantas pessoas atendeu, quantos clientes influenciou, quantas oportunidades de vendas passaram por suas mãos? Não? Então é hora de colocar em prática o valor da persistência. Não perca mais nenhuma venda. Foque no resultado. Persista!

Todos aqueles contatos que estão engavetados, todas as anotações, os cartões de clientes, tudo o que você tem registrado sobre oportunidades de vendas deve ser colocado em prática. Um grama de ação vale muito mais que uma tonelada de teoria.

Toda a sua agenda e anotações somente vão fazer sentido quando você colocar ação em cada contato. Portanto, a partir de agora, reveja tudo o que tem de oportunidade e passe a imaginar os resultados.

Aja! Se você persistir, se continuar a tentar, a explorar cada uma das oportunidades, se investir no seu talento, obterá êxito. Não caia nas tentações do ócio. Chegar ao local de trabalho e somente ‘curtir’ a conversa dos colegas é caminhar para a derrota.

Ou você pretende ser, eternamente, vendedor de balcão? Ou você acha que as ‘Ferraris da vida’ não são vendidas por pessoas como você, que também são vendedoras?

Retire do seu vocabulário expressões como desistir, não posso, incapaz, fora de cogitação, improvável, fracasso, recuo. A vida apresenta, a cada segundo, oportunidades fantásticas de sucesso. A escolha é sua.

Mais uma coisa: pare com essa bobagem de atingir metas e se acomodar, organizando vendas e pedidos somente para a próxima empreitada. A próxima empreitada pode não acontecer. A oportunidade é agora.

4. Eu sou o maior milagre da natureza

Você é único! Repare como cada pessoa, cada amigo, cada colega tem um dom ou talento exclusivo. Explorar essa singularidade é o que permite ser diferente e especial. Descubra os seus pontos fracos, os pontos fortes, as ameaças e oportunidades que já fazem parte da sua vida.

Perceba como você reage a cada uma delas; essa reação acontece de um modo muito diferente, exclusivo, só seu. Vá fundo nessa identificação e crie um formato só seu de envolver e encantar as pessoas. É exatamente isso que diferencia uma pessoa da outra.

Não se esqueça: você está nesta terra para um propósito, o propósito de se transformar numa montanha, não num grão de areia. Faça um exame de consciência e medite profundamente sobre o que faz você ser diferente dos outros.

Muita gente atingiu a excelência usando somente uma apregoação pronunciada de forma espetacular. O talento único tem de ser explorado de forma contundente.

Ouço muita gente comentar sobre o sucesso de jogadores de futebol e artistas que aparentemente nem têm tanto talento assim. Não há saber maior ou saber menor; há saberes diferentes. E quando esse saber é pronunciado de forma espetacular, daí nascem a excelência e o sucesso.

5. Viverei hoje como se fosse meu último dia

Lembra-se da agenda, do cartão de visitas, do papel em que você registrou os dados de um futuro cliente? Exatamente! A hora é agora para entrar em contato com ele. Não deixe para amanhã. Viverei hoje como se fosse o meu último dia. Esqueça o ontem e o futuro. Pense somente no agora. O que posso fazer, agora, para aumentar as minhas vendas?

O que posso fazer, agora, para entrar em contato com os milhares de clientes que estão ansiosos por instrumentos musicais? A internet, o mailing, a agenda estão aí, próximos, com uma quantidade de informações e oportunidades que devem ser utilizadas agora. Não pense na venda de amanhã. Tampouco na venda maravilhosa que você realizou ontem. Este dia é tudo o que tenho e estas horas são agora a minha eternidade! Portanto, agora é a hora da ação. Será este o meu dia de vencer? Seja, sempre, O Maior Vendedor de Instrumentos Musicais do Mundo!

Captura de pantalla 2016-05-24 a las 11.40.49

Comentários