Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Tonante, a marca da Oderço para instrumentos musicais

A Oderço reforça seu trabalho no segmento de instrumentos musicais e acessórios apresentando novidades com sua marca Tonante. Conheça tudo a seguir!

Oderço é o nome do fundador e presidente da empresa, pai do atual CEO Matheus Matos. “Meu pai comprava e vendia suportes de TV, em 1988, e passava nas lojas, locadoras, para revender. Morava em uma cidade do interior, no Paraná, e em 2000 veio para Maringá e criou uma distribuidora. Foi crescendo e em 2008-2010 teve a oportunidade de começar com importação, dando início à criação das nossas marcas próprias. Hoje temos seis”, conta Matheus. “Em 2020, a aquisição da Tonante virou o nosso core business. Foi na verdade uma oportunidade de compra. Tínhamos a nossa marca de violões de baixo custo, Quati, mas percebíamos que tinha uma demanda grande para ter uma marca própria mais ampla e profissional. Uma coisa é ser distribuidora, outra coisa é ser fabricante e importador. Nicácio da Dylan falou comigo sobre a venda da Tonante e achei uma ótima oportunidade. Achei que seria uma ótima incorporação ao nosso catálogo trazer uma marca com tantos anos no mercado, todo o mundo conhece e aplicar o nosso know-how interno. Por exemplo, temos criado 4 modelos de guitarras sem copiar ninguém. Ninguém fez isso aqui no Brasil e é uma aposta nossa”.

A Oderço tem produtos para muitos segmentos de mercados diferentes, sempre apoiada por uma forte equipe de desenvolvimento de produto. “No passo a passo da criação e fabricação de cada um dos nossos produtos, temos um proceso muito cuidadoso baseado na política de qualidade da empresa, com o objetivo de atender o mercado de instrumentos musicais, de modo a promover sua satisfação” conta Alfredo Gómez, Gerente de Produtos na Oderço. “Desde o início da produção até a entrada de mercadorias, estamos monitorando todos os processos. Temos um departamento de P&D composto por uma equipe multidisciplinar de Especialistas de produtos, Industrial Designer, Creators, etc… sempre vinculada ao time de marketing  responsável por captar informações e levantar dados sobre mercado, clientes, tecnologias, inovação e novas tendências. Temos certificação ISO, auditorias constantemente. Somos uma empresa que só cresce e evolui”.

A Tonante

Como já adiantamos, no segmento de instrumentos musicais, a marca que destaca é a Tonante. Lembrando um pouco sobre história da Tonante, a marca foi um dos símbolos de violão e guitarra acessíveis no mercado brasileiro. Com o fechamento da fábrica, situada em Itupeva, interior de São Paulo, a marca foi adquirida pela Dylan do Brasil, mas em 2020, Nicácio Galdino, proprietário da Dylan, vendeu a marca Tonante para a distribuidora Oderço, situada em Maringá, no Paraná.

Atualmente a Tonante oferece diferentes linhas de violões, baterias acústicas e suportes, mas está expandindo seu catálogo também com acessórios. 

Alfredo explica: “Temos uma linha de violões de tampo laminado com muita qualidade, acabamento satinado, fosco e high gloss. Além disso, recentemente chegaram mais de 26 modelos de violões tampo sólido para agregar no mix, todos com headstock e cavalete customizados. Temos um mix de 40 modelos de violões no total”.

“Na Tonante, além de entregar qualidade, cada instrumento tem identidade, um nome específico  que remete a pedras preciosas, vulcões, etc. e isso inspira o acabamento e as cores. Os novos modelos de violões tampo sólido estão com preço competitivo, atendendo os mais diversos estilos”. 

A marca também conta com uma linha de acessórios composta por capotrastes, afinadores e suportes que já estão disponíveis no mercado e agora estão desenvolvendo outros produtos para agregar no mix. 

“Queremos fazer coisas diferentes para romper com o paradigma de que “é tudo igual”, queremos oferecer qualidade, diversidade e trazer novidades para o mercado com o melhor custo-benefício”, enfatiza Alfredo.

O mercado brasileiro de instrumentos hoje

Alfredo contou que está se apresentando um panorama positivo para o mercado de instrumentos local. “Enxergo um mercado com muitas oportunidades. O mais interessante é que, mesmo que o Brasil seja parte da América Latina, ele é um continente por si só. É um mercado diferente do resto da América Latina. Estamos vendo um fenômeno pós-pandemia muito interessante também. Como está tudo voltando ao normal, shows, ensaios de bandas, igrejas, até as aulas nas escolas de música, ao conversar com os lojistas, estamos vendo que o pessoal está voltando a comprar nas lojas também, instrumentos, acessórios, está tudo se movimentando. Estamos no momento certo, na hora certa e no lugar certo. O mercado está voltando, os shows estão voltando, a Tonante está voltando!

Com planos de posicionamento forte no Brasil, a Oderço também pensa em levar a Tonante para o exterior. Com escritórios em Miami e na China, a empresa está projetando expandir suas ações e levar a marca para o resto da América Latina, com o suporte das bases internacionais. “Talvez possamos começar com isso em 2023”, adicionou Matheus, CEO da Oderço.

As guitarras novas

A Tonante terá novidades para o mercado local, com previsão de chegada para o último trimestre do ano. Alfredo conta: “Os modelos de guitarras da Tonante resistiram ao teste do tempo e se tornaram ícones no Brasil como a histórica guitarra Finder… As novas guitarras foram inspiradas nos modelos icônicos “offset” da década dos anos 1960, com  design e shape bem diferentes ao que tem no mercado. Para os fãs da marca, preparamos uma surpresa ao desenvolver uma nova versão de uma das guitarras que foi divisor de águas no passado, tanto em estética como em recursos. Esse modelo foi criado devido a um “cerco” que a Fender começou a colocar nos fabricantes para não oferecerem os típicos designs clássicos sobre os quais a empresa tem direitos de propriedade”.

Finalizando a entrevista, e como primícia, Alfredo contou que a Tonante fará 70 anos em 2024 e já estão em processo de vários planos comemorativos, por exemplo, uma guitarra de edição limitada feita com captadores custom handmade nacionais!

Mais novidades vêm por aí!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart