A Music China será realizada de 10 a 13 de outubro em Xangai e anuncia que seu espaço de exposição será ampliado para 150 mil m2 este ano.
O crescimento anunciado para a edição de 2024 da Music China deve-se ao aumento de expositores, sendo esperadas cerca de 2.000 empresas participantes, sendo o novo Hall N1 dedicado exclusivamente a equipamentos de gravação de áudio, e instrumentos elétricos e eletrônicos.
Este salão dedicado ao som foi projetado para dar aos expositores e visitantes mais oportunidades de criar uma experiência imersiva, com performances ao vivo e demonstrações em tempo real, mas sim, os expositores devem usar fones de ouvido e equipamentos à prova de som para evitar criar uma atmosfera barulhenta tanto para os colegas dos outros estandes como para o público que visita a exposição.
Aqui você encontra marcas como Apogee, Avantone Pro, AVID, Black Lion Audio, Earthworks Audio, Focusrite, MOTU, Nektar, Novation, RME, Shure, Sennheiser, Sonarworks, Sony, Soundking, Studiologic, Superlux, Tascam e muitas outras.
60% de espaço de exposição vendido
Este ano, o mercado de instrumentos da China deverá atingir aproximadamente 10 mil milhões de dólares. Esse fato é fundamental para os expositores da feira, que continuam a reconhecer a vibrante cultura de educação musical do país como um fator importante por trás da resiliência e do tamanho impressionante do mercado. Alban Steingraeber da Steingraeber & Soehne KG expressou o seu entusiasmo durante a última edição do evento: “Acabei de descobrir que há mais crianças a aprender piano na China do que toda a população da Alemanha. A China, juntamente com o mercado asiático mais amplo, tornou-se um dos nossos maiores mercados e estamos muito satisfeitos com o número significativo de visitantes que possuem amplo conhecimento da indústria e são pianistas altamente qualificados.”
E é assim que o segmento de pianos continua a ser a maior categoria de produtos apresentada na Music China, embora a edição do ano passado tenha mostrado que um grande número de visitantes compareceu ao evento para conhecer outros tipos de instrumentos, acessórios e material educativo. Judy Cheung, da Messe Frankfurt (HK) Ltd, destacou que esse é o principal motivo pelo qual a feira cresceu 25%, para receber 14 pavilhões de produtos e ampliar a variedade de opções para os compradores.
“O interesse no mercado interno permanece bem equilibrado em todos os principais segmentos de produtos, incluindo instrumentos eletrônicos, de sopro, de cordas e tradicionais chineses. Isto é particularmente satisfatório porque, após a pausa causada pela pandemia, muitos expositores utilizaram a edição de 2023 para avaliar se a Music China continuaria a atrair o mesmo leque diversificado de visitantes. O feedback recebido, juntamente com as inscrições antecipadas para 2024, não deixa dúvidas a este respeito. Para a próxima edição de outubro, mais de 60% do espaço de exposição já está reservado e muitas marcas renomadas pedem estandes maiores. Estamos ansiosos pela maior celebração de instrumentos do ano em Xangai”, explicou Cheung.
Falando em marcas, algumas que voltarão esse ano são Adams, Conn-Selmer, Cort, Cremona Violin, D’Addario, Despiau, Dixon Drums, Doerfler, Fender, Godin, JodyJazz, M-Audio, Miyazawa, Moog, Nikko, Paxman, Pearl, Petrof, RATstands, Sabian, Savarez, Samick, Seiko, Selmer, Tagima, Thomastik, Weissenberg, Yamaha e Yanagisawa, entre outras
Além disso, a feira contará com pavilhões de diversos países como República Tcheca, França, Alemanha, Itália, Japão, Espanha e Reino Unido, proporcionando ainda mais variedade cultural.
Aprendizado online e tendências do mercado digital
Encontrar novos canais de distribuição e identificar tendências de consumo entre os usuários finais é um foco principal do programa paralelo da Music China.
Os aspectos educacionais e de networking abrangerão uma ampla gama de tendências, desde fóruns da indústria, cursos, seminários de afinação de piano, master classes, programas de educação musical e conferências. Esses eventos oferecem oportunidades para aprender, fazer networking e explorar as mais recentes práticas e tecnologias na indústria musical. Atendem músicos, profissionais, varejistas e entusiastas da música, promovendo aprendizado contínuo e inovação na área.
Music China é organizada por Messe Frankfurt, China Musical Instrument Association e Shanghai Intex Exhibition Co Ltd.