Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Music China 2023 recebeu mais de 122 mil visitantes

A Music China este ano teve 13 áreas de exposição, mais de 1.800 expositores espalhados por 120.000 metros quadrados e mais de 120.000 visitantes de 92 países e regiões de 11 a 14 de outubro em Xangai.

“Em todas as métricas importantes, a resposta a esta 20ª edição excedeu as nossas expectativas”, disse Judy Cheung, vice-gerente geral da Messe Frankfurt (HK) Ltd. “Após o intervalo da pandemia, os participantes queriam saber se a magia ainda estava acontecendo aqui, e o feedback que recebemos de expositores e visitantes confirmou que este é o caso. A grande escala do mercado chinês, impulsionada por um foco sustentado na educação musical, garante que a feira continue a ser considerada pelos principais players em todo o mundo como uma “presença obrigatória”. Foi um prazer ouvir os expositores dizerem que houve um forte fluxo de novos compradores de alta qualidade visitando seus estandes durante a feira, com muitos relatando fortes pedidos de vendas no mesmo local. Devido às dificuldades que a indústria de mensagens instantâneas tem enfrentado nos últimos anos, estamos muito satisfeitos por termos realmente mudado o rumo em termos de restabelecimento de conexões comerciais.”

Mas a verdadeira medida do sucesso, como diz Cheung, foram “os sorrisos nos rostos dos participantes”. Um desses participantes foi Barend Van Mullem, vice-presidente de vendas e marketing da Henri Selmer Paris, expositor nas salas de instrumentos de sopro e metais, que ficou encantado com o fluxo de visitantes e disse: “Ficamos muito ocupados. Vimos pessoas de todo o mundo. O mercado asiático representa atualmente mais de 50% do nosso volume de negócios, pelo que esta feira é essencial para nós. Permite conectar-nos não só com os consumidores chineses, mas também com os do Japão, Coreia, Sudeste Asiático e outros.”

A indústria e os negócios do piano superam as expectativas

Para atender à imensa demanda do mercado chinês, as salas de piano E1 e E2 ampliaram sua presença em 20% este ano. Esta expansão não só manteve o seu status de maior sala de piano do mundo, mas também contou com pavilhões internacionais da Alemanha e da República Checa.

Ocupando um dos maiores stands do recinto de feiras, a Yamaha apresentou a sua campanha “Viva o Amor pela Música” num esforço para estimular a educação musical nacional e promover a cultura musical generalizada na China. “Como fabricante internacional de uma ampla linha de instrumentos, os nossos produtos estão meticulosamente elaborados para satisfazer as diversas necessidades de todos os fãs da música, desde iniciantes até profissionais, e desde músicos solo até orquestras”, explicou Daisuke Yamamuro, diretor geral de marketing da empresa (e da Divisão de Banda e Orquestra) na China. “A Music China celebra este ano a sua vigésima edição e o ano passado coincidiu com o vigésimo aniversário da Yamaha China. Nosso objetivo é usar esta plataforma para continuar criando novas dinâmicas e culturas entre os amantes da música.”

Seiler Samick, expositor desde a edição inaugural em 2002, continuou a aproveitar as salas de piano para se conectar com revendedores, distribuidores e usuários finais em todo o mundo. “Este ano, recebemos encomendas de mais de cem pianos apenas nos primeiros dois dias”, disse Lee Hyung Guk, presidente do conselho de administração do escritório da empresa em Xangai. “Reunir-nos depois de um hiato tão longo foi muito emocionante para nós. A nossa presença aqui continua a ser vital: realça a nossa marca, fortalece as nossas relações e serve como ponto de convergência para que possamos criar estratégias coletivamente e compreender as tendências do setor.”

Participantes de guitarra, arco e cordas reivindicam forte potencial de mercado

Embora muitos expositores de longa data tenham comemorado duas décadas de crescimento na feira deste ano, um número significativo de novos participantes descobriu os benefícios da plataforma pela primeira vez.

Ekachai Jearakul, fundador da Fonzo Guitar, que anteriormente foi visitante, mas participou como expositor este ano, disse: “Sabíamos que havia aqui uma atmosfera verdadeiramente especial para negócios e apreciação musical, mas como expositores sentimos isso ainda mais profundamente. Recebemos agentes e entusiastas da guitarra de todos os cantos do mundo, todos demonstrando grande interesse na guitarra Fonzo. “Muitos colecionadores estrangeiros de guitarras ficaram tão cativados pela nossa oferta que até fizeram compras na hora.”

Junto aos pavilhões francês e italiano, na sala de instrumentos de arco, o expositor austríaco Thomastik-Infeld aproveitou para apresentar as suas novas cordas orquestrais Rondo Gold. “Desde o CEO, viajamos com uma delegação de 10 pessoas para a feira deste ano porque é muito importante para nós. Comparada com feiras na Europa e nos Estados Unidos, a escala desta feira é enorme. Vemos muito potencial, por isso pretendemos investir mais no mercado”, explicou Ann-Kathrin Hitz, diretora criativa e de marketing da empresa.

Variedade de expositores internacionais da indústria MI

Alguns dos nomes mais importantes do setor que foram expositores este ano foram Altamira, AXL, BAM, C. Bechstein, Central Music, Chairman, Conn-Selmer, D’Addario, Dun Huang, EUTERPE, Farida, Fazioli, Fender, Fengling, Gibson, GEWA, Hailun Piano, Hu Qiu, Jin Bao, Jin Yin, Kawai, KHS, Maderas Barber, Marigaux, Martin, Medeli, Parsons Music, Pearl River, People’s Music Publishing House, Pianodisc, Pioneer DJ, Rampone & Cazzani, Reliance, Rönisch, RSL, Samick, Saverez, Schimmel, Seiko, Seiler, Selmer, Shanghai Music Publishing House, Steinway, Strauss, Taylor, Tenon, Thomastik, Toyama, Yamaha, Yanagisawa e Yue Hai.

Esta diversidade foi ampliada por expositores de 23 países e regiões, incluindo pavilhões exclusivos da China, República Checa, França, Alemanha, Itália, Japão e Espanha, que atraíram compradores de 92 países e regiões. Entre eles, os países e regiões mais representados foram China, Taiwan, Coreia, Hong Kong, Japão, Tailândia, Malásia, Estados Unidos, Índia e Alemanha.

“É difícil saber por onde começar porque há muito para ver”, explicou Peter Garrity, diretor da Sydney Fine Violins. “Estou aqui há quatro dias e tenho uma lista enorme de expositores para visitar. É muito fácil fazer negócios com fornecedores aqui. Além dos novos fornecedores, visitei a maioria dos meus contatos antigos e também me conectei com meus amigos distribuidores americanos aqui.”

Para os visitantes nacionais, a oportunidade de se conectarem com expositores globais era uma oportunidade que não podiam perder: “Esta feira é incomparável na China como ponto de encontro para fornecedores estrangeiros, incluindo artesãos de oficinas na Itália e na França”, disse Sun Wei Dong. , professor de violino em um centro de artes em Shan Dong. “Esta variedade me permite discernir diferenças tonais entre violinos de diferentes países e marcas, e compreender as interpretações únicas da fabricação de violinos por diferentes artesãos.”

A educação está de volta com o lançamento do MIDI 2.0

Em meio a uma programação espetacular de cerca de 600 fóruns líderes do setor, eventos de expositores, sessões de treinamento prático, lançamentos globais de produtos e shows ao vivo cativantes, a feira deste ano reuniu figuras líderes do setor, líderes de pensamento e entusiastas de todo o mundo.

No centro da esfera digital deste ano estava a transição do MIDI 1 para o MIDI 2.0, um salto significativo na tecnologia musical que eventualmente será instalado em quase todos os tipos de máquinas de música digital. A nova tecnologia apresenta melhorias substanciais na produção e no desempenho, oferecendo comunicação bidirecional e recursos de configuração automática, tornando-a uma virada de jogo para músicos, desenvolvedores de software e fabricantes de hardware. “O MIDI 1 foi um monólogo, o MIDI 2.0 é um diálogo”, explicou Athan Billias, após sua apresentação no fórum de tecnologia. Destacando o papel crítico das empresas tecnológicas chinesas nesta mudança, acrescentou: “As empresas nacionais não devem simplesmente seguir o exemplo, mas devem liderar a implementação do MIDI 2.0. Morei no Japão entre 1986 e 1994, quando empresas japonesas como Roland e Yamaha estavam se tornando muito grandes no mundo dos sintetizadores. Sinto essa mesma energia hoje aqui em Xangai. Obviamente, a China tem tido um forte desempenho em muitos empregos OEM, mas muitas empresas estão agora a começar a tornar-se líderes tecnológicos à medida que estabelecem as suas próprias marcas, tanto a nível nacional como internacional.”

A Music China é organizada pela Messe Frankfurt, pela China Musical Instrument Association e pela Shanghai Intex Exhibition Co Ltd.

A próxima edição acontecerá de 10 a 13 de outubro de 2024.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart