Audio Profissional
Microfones sem fio em 700MHz deverão ser trocados. Saiba o motivo.
O segmento de áudio profissional, especialmente para microfones sem fio, poderá haver conflito de frequências com os sinais de celular 4G. Saiba o que fazer.
Publicado
8 anos agoon
O switch-off da TV analógica, que vem se estendendo as diversas regiões urbanas do país, terá influência direta o segmento de áudio profissional, especialmente para microfones sem fio
[Atualizado em 08 de novembro 2019]
O aguardado switch-off da TV analógica, que vem se estendendo as diversas regiões urbanas do país, terá influência direta o segmento de áudio profissional, especialmente para microfones sem fio, pois poderá haver conflito de frequências com os sinais de celular 4G.
Leia também:
Hoje, existem “vazios” no espectro usado pelos canais de TV analógico, que muitas vezes acabam sendo ocupados por microfones sem fio. Com a transição para digital, será preciso observar a frequência exata de transmissão. Mesmo que haja banda, estas estão reservadas para a telefonia celular.
A compra de microfones sem fio sem a homologação atualizada pela Anatel pode acarretar em prejuízo financeiro. Em outras palavras, lojistas que vem comprando produtos chineses diretamente por sites como Alibabá ou de fornecedores não homologados tendem a sofrer maiores consequências.
A pressão já se iniciou. Até os legalizados importadores de microfones tem alertado para o incremento da fiscalização por parte da Receita Federal nesta categoria de produtos e mencionando a validade do selo da Anatel.
Boatos via WhatsApp e Facebook
Uma série de boatos sendo espalhados pelas redes sociais tem desinformado ao invés de informar. A mudança dos microfones para outras bandas que não a 700mhz para cima não é uma obsolescência programada organizada pelas empresas de microfones. Aliás, este é o argumento mais fora de sentido do mercado de microfones.
A ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música – convidou as empresas de microfone para uma reunião na Superintendência da ANATEL com a finalidade de mostrar para a ANATEL a importância deste setor e trabalhar juntos em soluções para o mercado. Confira a nota no site da Associação. Clique.
Ah é? Sei, então porquê mudaram a banda?
A licitação da faixa dos 700 Megahertz para o 4G causa polêmica há algum tempo no Brasil. Com a entrada da TV digital o serviço de banda larga móvel de quarta geração que só funcionava na faixa dos 2,5 Gigahertz no país passará a usar 700 megahertz, justamente a faixa em que a maioria dos microfones utilizavam.
Nos Estados Unidos e Europa, esta banda já é usada para a telefonia 4G, isto porque além de maior alcance, a baixa frequência apresenta menos ruídos e interferências.
Veja como exemplo os links destas mudanças que ocorreram nos demais países:
https://www.afr.com/news/politics/wireless-mics-banned-for-4g-broadband-20130910-j0ewt
https://www.theregister.co.uk/2013/06/11/wireless_mics_to_clear_oz_4g_bands_by_end_2014/
O que acontece é que a TV digital opera em uma frequência muito próxima aos 700 megahertz; mas a partir da licitação a ANATEL cedeu um espaço dentro dessa faixa para a alocação do 4G/LTE.
Para entender melhor, imagine um salão onde antes apenas a TV digital falava entre si; aí eles resolveram colocar o 4G lá dentro desse salão e separarar os dois apenas por uma parede muito fina; resultado, um pode escutar e atrapalhar a conversa do outro. E o microfone? Foi empurrado para abaixo dos 698mhz. Portanto, esta história de ‘obsolescência programada’ é completamente fora de questão.
Quem dita as regras desse jogo é a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). E para que o Brasil tenha um 4G de qualidade sem interferir no bom funcionamento da TV digital, cabe a ela definir claramente e com rigor as bandas de frequência que cada um desses serviços deverá funcionar.
ANATEL:
Entrevista Vitor Elisio, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação
M&M: Microfones ainda estão sendo homologados para bandas acima de 698mhz. Quando esta situação irá mudar?
Vitor Elísio: Com a publicação do Ato nº 14.448/2017, a proibição da certificação de produtos que utilizem a faixa acima de 698 até 806 MHz para microfones sem fio entrará em vigor no dia 29/03/2018.
M&M: As empresas que têm estoque com microfones acima de 700 MHz podem trabalhar seus produtos até que as bandas sejam ocupadas totalmente pela telefonia 4G. Confirma?
Vitor Elísio: Qualquer produto de radiação restrita, independente da faixa que ele trabalha, não pode causar interferência em qualquer sistema operando em caráter primário ou secundário, conforme o Art. 3º da Res. 680/2017:
“Art. 3º As estações de radiocomunicação correspondentes a equipamentos de radiação restrita não têm direito à proteção contra interferências prejudiciais provenientes de qualquer outra estação de radiocomunicação nem podem causar interferência em qualquer sistema operando em caráter primário ou secundário.
Parágrafo único. Os equipamentos de radiação restrita que vierem a causar interferência prejudicial em qualquer sistema operando em caráter primário ou secundário devem cessar seu funcionamento imediatamente, até a remoção da causa da interferência.”
Assim, com a ocupação da faixa de 700 MHz, caso o produto cause interferência, ele deve cessar seu funcionamento.
M&M: Há ainda as faixas livres dentro dos espectro de 700mhz?
Vitor Elísio: No momento as subfaixas não licitadas na faixa de 700 MHz (Res. 625) são:
- O bloco 1 (703 a 708 MHz e 758 a 763 MHz);
- Os blocos 2 e 3 (708 a 718 MHz e 763 a 773 MHz), exceto na área da ALGAR (lote 5 do Edital), conforme figuras abaixo.


M&M: Há algum outro espectro possível de ser utilizado?
Vitor Elísio: Para produtos de radiação restrita, as faixas para aplicações de microfone sem fio estão descritas no item 20 do Anexo do Ato nº 14.448/2017.
M&M: Qual o impacto sob o ponto de vista jurídico para microfones que atuam em faixas ocupadas pela telefonia?
Vitor Elísio: Os produtos de radiação restrita podem utilizar o espectro radioelétrico, com exceção das faixas com restrição de uso descritas na própria resolução, desde que os mesmos não causem interferências em sistemas operando em caráter primário ou secundário.
Fernando Fortes, da Shure, fala sobre as bandas utilizadas pelos microfones sem fio.
Nesta série de perguntas e respostas abaixo, feita pelo especialista Fernando Fortes, da Shure do Brasil, você terá as informações que necessita para não entrar em uma cilada na compra de seu próximo sistema sem fio. Confira.
1) Como funcionam os canais de TV e qual a relação deles com os sistemas de áudio sem fio?
Cada canal de TV ocupa um espaço de 6MHz no espectro eletromagnético, seja ele digital ou analógico. A grande diferença entre os dois tipos é a forma como ocupam este espaço de 6MHz. A TV analógica não ocupa completamente este espaço e sobram alguns “pedaços vazios”, onde conseguimos colocar alguns microfones sem fio. O mesmo não ocorre nos canais de TV digital, onde com muita dificuldade conseguimos colocar 1 sistema sem fio.
Existem, basicamente, 3 áreas do espectro onde os canais de TV estão distribuídos: VHF baixo: de 54 a 88MHz (canais 2 a 6 da TV), a VHF alto: de 174 a 216MHz (canais 7 a 13 da TV) e UHF: de 470 a 806MHz (canal 14 a 69).
Figura 1. Aqui vemos o canal de TV UHF analógico 34 (traço amarelo) e 9 microfones sem fio compartilhando o espaço deste canal (bandeiras verdes). O canal vai de 590 a 596MHz.

Figura 2. Aqui vemos o canal de TV UHF digital 24 (traço amarelo / faixa lilás) e um microfone posicionado em 530,175MHz (bandeira verde). O canal vai de 530 a 536MHz.
2) Se antes tínhamos só a TV analógica, quando as transmissões de TV digital se iniciaram no brasil?
A primeira transmissão de TV Digital no Brasil ocorreu em 2 de dezembro de 2007, em São Paulo. Em julho de 2012 iniciaram as transmissões digitais nas últimas cidades que faltavam: Rio Branco (Acre) e Porto Velho (Rondônia).
3) Como os canais de TV analógico e digital convivem juntos?
De forma harmoniosa. Veja abaixo uma varredura do espectro de UHF de São Paulo feita em Fevereiro de 2017. É possível observar um grande número de canais de TV digital (cerca de 26 canais) e também de canais de TV analógicos (cerca de 20).

Figura 3. Espectro de 470MHz a 806MHz.
4) Agora que temos canais de TV analógicos e digitais, eles viverão juntos e felizes para sempre?
Não, não viverão. Até o final do ano de 2018 todos os canais de TV analógicos no Brasil serão desligados. Na realidade, eles estão sendo desligados desde fevereiro de 2016, quando o desligamento foi iniciado na cidade de Rio Verde, em Goiás. Veja abaixo o cronograma de desligamento desses canais:

Tabela 1. Cronograma de Desligamento dos Canais de TV Analógico
5) Então os canais de TV analógicos serão desligados e vamos ficar só com os canais digitais?
Sim, exatamente. Com o desligamento dos canais analógicos, teremos só os canais digitais sendo transmitidos.
6) Então significa que teremos mais espaço livre?
Sim e não. Sim por que ficaremos somente com os canais digitais. Não, por que junto com o desligamento, teremos o início do funcionamento do 4G na faixa de 700MHz. Chamamos “faixa de 700MHz” o espaço entre 698MHz (canal 52) até 806MHz (canal 69). Isto significa que não existirá mais nenhum canal de TV – analógico ou digital – do canal 52 ao canal 69, totalizando 18 canais, ou precisamente 108MHz de espaço do espectro. Esta faixa será usada pelas operadoras de telefonia para o serviço 4G.
7) Mas hoje eu já tenho 4G no meu aparelho celular, o que vai mudar?
O 4G que você tem hoje no seu aparelho celular funciona na faixa de 2.6GHz (banda 7 LTE), que possui limitações de alcance e banda – e ainda custam muito caro. O 4G em 700MHz tem alcance médio 4 vezes maior que o 4G operando em 2.6GHz. Por isso, necessitam de um menor número de antenas (mais barato e cobertura melhor). Além de taxas de transferência muitas vezes maiores.
8) O que isso tudo tem a ver com os sistemas e microfones sem fio?
Alguns microfones sem fio, monitores pessoais (in-ears), sistemas de comunicação sem fio (intercom) e outros usam a faixa de UHF (hoje de 470 a 806MHz). Como parte desta faixa será destinada ao 4G, não será mais possível usar sistemas como estes na faixa de 698MHz a 806MHz.
9) Então, quais sistemas de microfone sem fio serão afetados por esta mudança de espectro?
Simples de responder: todo e qualquer sistema que funcione de 698MHz a 806MHz.
10) Mas eu terei problemas se continuar usando o meu microfone na faixa de 700MHz?
A longo prazo com certeza. A curto prazo, pode ser que tenha sorte e o 4G seja mais fraco na região onde você vai usar o microfone, ou mesmo a sua cidade pode levar um tempo maior para colocar o 4G em ação. Mas, quanto mais o tempo passar, mais pessoas usarão o sistema 4G em 700MHz, mais denso ficará este espectro e mais difícil ficará usar um sistema sem fio nesta faixa.
11) Posso mandar o meu sistema sem fio para a assistência técnica ou mesmo para a fábrica para que troquem a frequência?
Não. A troca da frequência requer a troca de centenas de componentes eletrônicos específicos e também uma reprogramação completa e ajustes. Isto custa muito caro – mesmo se fosse possível. Veja, muitos destes microfones e sistemas de monitor pessoal têm mais de 10 anos de vida e muitas vezes os componentes não são mais vendidos ou fabricados.
12) Terei que trocar os meus acessórios como antenas, cabos, distribuidores, combinadores, splitters?
Muito provavelmente não, pois estes equipamentos foram projetados para trabalharem na mesma faixa de frequência em UHF que teremos agora: 470MHz a 698MHz.
Para saber mais:
- https://www.anatel.gov.br/institucional/ultimas-noticiass/1620-faixas-de-700-mhz-para-banda-larga-movel-liberada-em-sete-capitais
- https://www.valor.com.br/empresas/4944858/anatel-libera-uso-de-faixa-de-700-mhz-para-4g-em-brasilia-diz-setor
- https://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalNoticias.do?acao=carregaNoticia&codigo=34711
- https://m.tecmundo.com.br/mercado/120064-anatel-nao-vem-fiscalizando-cobertura-celular.htm
- https://www.anatel.gov.br/Portal/verificaDocumentos/documento.asp?numeroPublicacao=310301&assuntoPublicacao=null&caminhoRel=null&filtro=1&documentoPath=310301.pdf
Você pode gostar
-
Anatel identifica irregularidades em 8,7 mil microfones sem fio apreendidos em blitz da PRF
-
Shure presente na 67ª edição do GRAMMY Awards com sua tecnologia sem fio
-
Shure lança MoveMic 88+: um novo microfone sem fio para gravação e videografia em campo
-
Conecta+: Campanha “Troque por um Dylan” para usuários finais e vendedores de lojas
-
Shure apresenta cápsula de microfone condensador KSM11
-
MICROFONES: lojas poderão ressarcir clientes que compraram microfones sem fio não homologados pela ANATEL
Audio Profissional
Brasil: Duecanali impulsiona a rede de unidades do Sesc São Paulo
Publicado
6 horas agoon
29/12/2025
A plataforma de amplificação Duecanali, da Powersoft, tornou-se a base sonora de concertos, oficinas e atividades comunitárias na rede de unidades do Sesc São Paulo, que já conta com mais de 100 amplificadores Duecanali 1604 instalados em todo o estado.
O projeto é liderado pelo designer e consultor Reinaldo Pargas, da AVM Projetos e Consultoria em Tecnologia, parceiro do Sesc desde 2003. A instituição — fundada em 1964 e com 43 unidades ativas em 2025 — oferece diariamente cursos, exposições, espetáculos e programas educativos em diversas cidades paulistas.
Os amplificadores Duecanali 1604 de Powersoft garantem áudio de alta qualidade com baixo consumo de energia e mínima dissipação de calor, algo essencial em espaços que recebem, em um mesmo dia, oficinas pela manhã, shows à tarde e palestras à noite. O modelo entrega 800 W por canal (4/8 Ω) e até 2.000 W em bridge, permitindo alimentar caixas de baixa impedância ou linhas distribuídas de 70/100 V.
A AVM optou pela versão DSP+D, com processamento interno e conectividade Dante/AES67, possibilitando roteamento via IP e ajustes diretos no ArmoníaPlus, sem necessidade de DSP externo.
Segundo Pargas, a combinação de tamanho compacto, eficiência e baixa distorção tem sido decisiva para garantir sonoridade consistente em salas de diferentes formatos, otimizar rack rooms e reduzir o consumo energético. Além disso, o sistema permite atender às diretrizes técnicas rigorosas do Sesc e às demandas de artistas em circulação.
A rede Sesc seguirá em expansão nos próximos meses, com novas unidades previstas em Marília e no Parque Dom Pedro II, onde a Powersoft deve novamente integrar a infraestrutura principal de áudio.
Foto de Nelson Kon
Audio Profissional
IK Multimedia iLoud Sub, subwoofer compacto com correção automática de sala ARC X
Publicado
3 dias agoon
26/12/2025
A IK Multimedia apresentou o iLoud Sub, um subwoofer de estúdio que promete redefinir o segmento ao combinar graves profundos e controlados com o menor formato da categoria.
O modelo se destaca por integrar o sistema de correção acústica ARC X, que calibra automaticamente o sub e qualquer monitor conectado, independentemente da marca, garantindo resposta equilibrada em diferentes ambientes.
Com extensão de graves até 25 Hz e driver de 6,5” acompanhado por dois radiadores passivos, o iLoud Sub entrega 200 W de potência de pico e foi projetado para proporcionar clareza e precisão em mixagens modernas. Segundo a fabricante, o DSP interno ajusta o comportamento do subwoofer e alinha o sistema completo, eliminando interferências acústicas e facilitando decisões de mixagem mais seguras.
O recurso de configuração automática do subwoofer — novidade do ARC X — alinha frequências graves e expande a resposta de qualquer par de monitores, revelando detalhes de kicks, baixos e efeitos sem comprometer o equilíbrio geral da mixagem.
Entre as conexões, o modelo inclui entradas e saídas XLR/RCA, USB para áudio digital e Bluetooth de alta qualidade. O produto é compatível com toda a linha iLoud e com monitores nearfield de outras marcas, além de setups compactos imersivos e salas de pós-produção.
A IK Multimedia destaca o iLoud Sub como uma atualização para estúdios pequenos que buscam maior precisão, impacto e profundidade sonora em um formato minimalista.
iLoud Sub:
- Formato compacto: Cabe em qualquer estúdio – não requer rearranjos
- Extensão de graves até 25 Hz: Experimente todo o grave das produções modernas
- Correção de sala ARC X: Alinhamento de sistema sem achismo
- Configuração automática: Integração fácil com o estúdio e calibragem de subwoofer
- Integra-se com monitores existentes: Funciona automaticamente com monitores de qualquer marca
- Graves controlados, precisos e musicais: Mixagens se reproduzem facilmente em qualquer lugar
Audio Profissional
Brasil: Laura Zimmermann garante som em Ainda Estou Aqui com Lectrosonics
Publicado
3 dias agoon
26/12/2025
A engenheira de som direto Laura Zimmermann assinou um dos trabalhos mais marcantes do cinema brasileiro recente em Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles que entrou para a história ao se tornar a primeira produção brasileira a vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional.
Seu trabalho rendeu o Grande Otelo 2025 da Academia Brasileira de Cinema.
Para atender às exigências do projeto — que recria ambientes sonoros dos anos 1970 até os dias de hoje — Zimmermann utilizou transmissores SMQV, SSM, LMB e HMa, além de receptores DSR4, SRc, DCR822 e DSQD da Lectrosonics. O foco do diretor na autenticidade levou a equipe a registrar sons reais sem interferências modernas, como gravações do mar em uma ilha remota e o som de carros de época com motores originais.
A preparação dos cenários também foi essencial. A casa principal recebeu tratamento acústico para permitir que os atores atuassem com liberdade sem comprometer a captação. Com filmagens entre Rio e São Paulo, Zimmermann destacou a estabilidade do sistema sem fio em um espectro de frequências complexo: durante seis semanas de gravação em interiores, não precisou alterar a frequência.
“Mesmo sendo o maior projeto da minha carreira, os equipamentos funcionaram com total consistência”, afirmou.
Ainda Estou Aqui está disponível na Netflix, Apple TV, Amazon Prime Video e outras plataformas.
Áudio
Brasil: Duecanali impulsiona a rede de unidades do Sesc São Paulo
A plataforma de amplificação Duecanali, da Powersoft, tornou-se a base sonora de concertos, oficinas e atividades comunitárias na rede de...
IK Multimedia iLoud Sub, subwoofer compacto com correção automática de sala ARC X
A IK Multimedia apresentou o iLoud Sub, um subwoofer de estúdio que promete redefinir o segmento ao combinar graves profundos...
Brasil: Laura Zimmermann garante som em Ainda Estou Aqui com Lectrosonics
A engenheira de som direto Laura Zimmermann assinou um dos trabalhos mais marcantes do cinema brasileiro recente em Ainda Estou...
Maluma brilha no Empire State Building com Sound Devices
O lançamento mundial da fragrância BOSS Bottled Beyond, da Hugo Boss, contou com um momento histórico: uma apresentação ao vivo...
Palmer atualiza sua linha de controladores de monitor com a série MONICON
Quatro modelos analógicos redesenhados para um controle de escuta mais preciso em estúdios de todos os tamanhos. A Palmer apresentou...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista4 semanas ago
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Luthier e Handmade4 semanas ago
Falece Christian Bove, fundador da Christian Bove Custom Hardware
-
Baterias e Percussão3 semanas ago
Baterias eletrônicas mais vendidas em 2025 e por que lideram o mercado
-
Guitarra2 semanas ago
As guitarras mais vendidas no mundo em 2025 e quais tendências explicam seu sucesso
-
Audio Profissional4 semanas ago
Electro-Voice anuncia nova liderança para a América Latina com Robson Marzochi
-
Audio Profissional4 semanas ago
Neumann apresenta VIS, mixagem imersiva reinventada para o Apple Vision Pro
-
Instrumentos Musicais3 semanas ago
Sintetizadores analógicos x digitais: qual escolher
-
Audio Profissional4 semanas ago
Novo driver de compressão HF CDX14-3035 da Celestion



Boatos via WhatsApp e Facebook





