Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Mackie comemora 30 anos e nomeia nova empresa representante na América Latina

Marca reconhecida no mundo do áudio, a Mackie, parte do grupo Loud Technologies, está comemorando três décadas de criações que marcaram a história do segmento.

Desde 1989, a Mackie tem criado produtos que se tornaram referência no mercado de áudio. O primeiro foi o mixer LM-1602, apresentado pela primeira vez no NAMM Show de 1989 e que custava US$ 399. Depois vieram outros clássicos, como o mixer CR-1604, o monitor de referência HR824, a caixa SRM450 e a superfície de controle MCU.

A empresa entrou recentemente em mais segmentos de áudio com produtos como os fones de ouvido in-ear da série MP, os fones de ouvido da série MC e os alto-falantes Bluetooth da série FreePlay. Outra novidade vem pelo lado das caixas profissionais da série DRM, usando as mais recentes tecnologias. Como tudo começou? Pelas mãos de Greg Clark Mackie.

Início de sucesso

A Mackie foi fundada por Greg perto de Seattle, nos Estados Unidos, com a ideia de fazer mixers de áudio profissional que fossem acessíveis e compactos.

Greg era um ex-funcionário da empresa de aviação Boeing e fazia equipamentos de áudio e amplificadores de guitarra em seu tempo livre. Ele fundou a pequena empresa de mixers Tapco e depois a fabricante de processadores de home audio AudioControl, o que levou a mais uma fundação: a Mackie Designs Inc., atuando do seu departamento de três cômodos, onde nasceu o LM-1602.

Devido ao sucesso desse produto, a empresa mudou-se para uma fábrica “real” em 1991, para produzir e lançar o próximo modelo, o CR-1604, que obteve ainda mais sucesso e foi responsável por aproximadamente 48% do faturamento da Mackie naquela época.

A partir daí, a empresa passou a crescer mais de 100% a cada ano, forçando-os a se mudar de novo e a expandir a produção anualmente. Por volta de 1994, a Mackie já ocupava uma fábrica de mais de 9 mil m2, com mais de 250 funcionários e uma receita de mais de US$ 35,5 milhões por ano.

Em 1995, a Mackie comemorou o fato de ter vendido seu mixer #100.000 e se mudou para uma fábrica de mais de 27 mil m2. Em 1996, com a incorporação do designer Cal Perkins, a empresa deixou de ter os mixers como foco e se diversificou, agregando ao seu catálogo amplificadores de potência, mixers amplificados e monitores de estúdio ativos. Em 1999, com a aquisição da italiana Radio Forniture S.p.A. — mais conhecida como RCF! —, a Mackie Designs apresentou o alto-falante amplificado SRM450 e, para 2001, 55% das vendas da marca vinham das linhas de alto-falantes.

Em janeiro de 2003, Greg Mackie anunciou seus planos de vender sua participação na empresa. Também deixaria de ser o presidente devido às baixas vendas e à crescente dívida acumulada, em parte devido à recessão econômica nos primeiros anos da década. Foi aí que apareceu a empresa de investimentos Sun Capital Partners Inc., de Boca Raton, na Flórida, que adquiriu 65% das ações da Mackie Designs, embora Greg tenha retido 3% e continuado como consultor por alguns anos. Pouco depois, a empresa mudou o nome para Loud Technologies, Inc. — agora conhecida como Loud Audio — para evitar confusão entre a holding e a marca Mackie.

O que aconteceu com Greg? Depois de deixar a empresa, ele e o designer de mesas de mixagem Peter Watts formaram a M&W Pro Audio, uma empresa na qual trabalham até hoje. E a companhia Mackie? Continua a operar sob as asas da Loud Technologies, lançando novos produtos todos os anos para a indústria de áudio.

Novo representante na América Latina

A Mackie anunciou a nomeação da Global Sales Management como sua representante de vendas na América Latina a partir de junho deste ano.

A Global Sales Management trabalha na indústria desde 2003 e conta com escritórios em Miami, Flórida (EUA) e Cabo Frio, no Brasil, de onde atua como representante de vendas para diferentes marcas de áudio. A empresa será responsável pelas vendas e desenvolvimento de negócios da Mackie, dando suporte de marca local e realizando esforços de marketing em toda a região.

“Estamos muito felizes por nos associarmos a uma empresa de representação como a Global Sales Management”, disse Henri Cohen, vice-presidente de vendas globais da Mackie. “O suporte, os recursos e a experiência que eles proporcionam beneficiarão os distribuidores e comerciantes da Mackie em toda a América Latina.”

“Júlio Ferreira e eu, junto com a equipe da Global Sales Management, estamos entusiasmados com a oportunidade de representar a Mackie na América Latina”, disse Ralph Quintero, diretor de desenvolvimento de negócios da Global Sales Management. “Esperamos continuar a expandir o alcance da Mackie por meio de novas iniciativas e dos nossos relacionamentos de longo prazo, que foram desenvolvidos por mais de 20 anos na indústria de áudio profissional.”

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart