Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Como lidar com a falta de tempo?

Priorização de tarefas, excesso de compromissos: quantas vezes você não se pegou pensando em como gerenciar melhor seu tempo?

UnknownTrês anos atrás, em uma viagem, me deparei com um livro chamado The Decision Book: 50 Models for Strategic Thinking. Um livrinho pequeno, capa dura e bem feito. Minha curiosidade não se segurava, fui na livraria da cidade em que estava e comprei 0 bendito.

Basicamente o livro tem as mais importantes matrizes para esquematizar (e facilitar) as tomadas de decisões, análises de empresas entre outros. Adorei. Entre os familiares sistemas, como o Principio de Pareto até um exercício de Warren Buffet, chamado Dilema do Prisioneiro, um dos modelos de pensamentos estratégicos me chamou a mais a atenção: a Matriz de Eisenhower.

Eisenhower: gerenciamento de tempo

Eisenhower foi presidente dos Estados Unidos e muito conhecido por sua habilidade em priorizar atividades. Diz a lenda que é dele a famosa citação “O que é importante é raramente urgente e o urgente é raramente importante”.

matriz_Eisenhower

 

O que é bacana desta matriz de gerenciamento de tempo  e prioridade é a simplicidade. Este sistema também se baseia em separar aquilo que realmente dá resultado com a perda de tempo.

  • Atividades importantes têm um resultado que leva à obtenção dos seus objectivos (profissionais ou pessoais)
  • Atividades urgentes são aquelas que exigem a sua atenção imediata e estão, frequentemente, associadas à obtenção de objectivos de outras pessoas.

Habitualmente as atividades urgentes são aquelas em que nos concentramos porque as consequências de não lidarmos com elas são imediatas.

Além de passar a utilizar em muitas das minhas atividades (confesso que gostaria de usar em tudo), este livro me trouxe outros pensamentos sobre decisão e eficiência.

Como sou usuário aficcionado de celular, tablet etc. fui buscar algum software que tivesse o principal conteúdo deste livro e integrasse as plataformas (computador, tablet e celular), para que não precisasse ficar enviando arquivos de um aparelho para o outro.

Achei: Priority Matrix

179x50xheader-logo_250.png.pagespeed.ic.hb1qS7XnJwAchei o app dos meus sonhos. Ele não somente ele tem as principais esquemas de tomada de decisão, como cruza as plataformas eletrônicas. Desta forma, você escreve um projeto em seu computador do trabalho e ele já aparece no celular, micro de casa, tablete e o que quiser.

O Priority Matrix está disponível para plataformas Windows, Mac, iPad, iPhone e Android. Além disto, você pode convidar pessoas para colaborar com seu trabalho, enviar lista de tarefas já classificadas por email, controlar a produtividade e gerenciamento de tempo.

 

O app possui matrizes para tomada de decisão e planejamento como: Análise SWOT , Eisenhower Matrix, Pros e Contras, GDT, Projeto de Análise Retroativa, entre outros

Há um único porém neste app: ele não é traduzido, neste caso, somente quem tem inglês intermediário para cima irá usufruir com mais facilidade. De qualquer forma, vale a compra e usar as funções mais básicas. Recomendo.

 

Dica: Experimente. Há uma versão com quinze dias de uso grátis. Clique e faça o download.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart