O WMX1 foi pensado pela ADJ para criar shows de iluminação em tempo real sem um computador. A empresa está lançando agora a segunda geração, WMX1 MK2 atualizada.
O WMX1 MK2 da ADJ apresenta melhorias inspiradas no usuário, ao mesmo tempo que continua a tradição com um fluxo de trabalho intuitivo, poderoso motor de efeitos internos e controles de toque. Esses recursos tornam mais fácil para qualquer pessoa controlar uma montagem de iluminação DMX com vários tipos de aparelhos de diferentes marcas. “O WMX1 revolucionou o design de iluminação para profissionais focados na performance”, disse Alfred Gonzales, Gerente Nacional de Vendas da ADJ USA. “Com o WMX1 MK2, adicionamos atualizações práticas, preservando a interface intuitiva e o motor poderoso que permite a criação de shows de luzes complexos com controle prático. Seja em um clube, bar ou montagem de entretenimento móvel, o WMX1 MK2 permite que os usuários liberem sua criatividade, usando não apenas luzes ADJ, mas também mais de 15.000 perfis de outros aparelhos.” O motor WOLFMIX é o núcleo do WMX1 MK2, uma tecnologia de controle de iluminação desenvolvida na Europa. Este controlador compacto foi projetado para iniciar em menos de dois segundos, permitindo aos usuários criar shows de luzes dinamicamente, sem a necessidade de um computador.
Algumas novidades
As melhorias na nova versão incluem quatro knobs de codificador maiores para uma sensação mais tátil, acionamento MIDI e um conector USB-A adicional para conectar faders MIDI e sincronizar com relógio MIDI ou para inserir um pendrive para backup de projetos e luzes. A configuração deste controlador é simples, graças à sua tela táctil TFT de 4,3”. A interface do menu permite fácil seleção, endereçamento e agrupamento de luzes. Ele vem pré-carregado com mais de 3.500 perfis de aparelhos e o aplicativo WTOOLS que o acompanha fornece acesso a 15.000 personalidades no total. O aplicativo também inclui um gerador de luz para criar perfis personalizados e uma ferramenta de calibração. Uma vez configurado, o WMX1 MK2 suporta controle independente de até oito grupos de luzes, com 37 botões de silicone retroiluminados e quatro codificadores rotativos. Os usuários podem ativar e personalizar três motores de efeitos diferentes (Color, Move e Beam) independentemente para cada grupo. O controlador também permite transições suaves entre efeitos, com a opção de combinar dois efeitos durante um fade.
Personalização e recursos avançados
O WMX1 MX2 é altamente personalizável, com capacidade de armazenar até 100 predefinições por projeto e atribuir nomes personalizados a cada grupo. O controlador também suporta a reprodução automática de listas de cue, com opções de tempos de fade e hold personalizados. Botões dedicados para efeitos Strobe, Blinder, Speed, Blackout e Smoke fornecem controle adicional em tempo real. Pronto para uso, ele suporta dois universos DMX, com dois universos adicionais disponíveis como atualizações por meio do aplicativo WTOOLS. A interface do Color Picker simplifica a seleção de tonalidades para aparelhos de LED RGBW e RGBWA+UV. Outros recursos úteis incluem correspondência automática de gobos semelhantes em equipamentos diferentes, uma função Accessory FLIP para reverter a ordem do feixe e uma função Accessory SPLIT para dividir múltiplas barras de efeitos. O aparelho também suporta recuperação automática do projeto ativo, eliminando a necessidade de salvar manualmente.
Opções de expansão e visualização
Para aqueles que desejam expandir sua configuração de controle, o WMX1 MK2 oferece funcionalidade WLINK opcional. Isto permite a ligação de duas unidades MK2, proporcionando acesso simultâneo a todos os oito grupos de iluminação sem a necessidade da tecla Shift. Alternativamente, as unidades podem ser colocadas em diferentes locais dentro de um espaço, como um atrás do bar e outro em uma cabine de DJ, permitindo opções versáteis de controle.
A empresa de Londres Sparks Theatrical Hire, dirigida pelo designer Paul Anderson, registra um crescimento significativo na adoção dos novos washes X5 da GLP em produções do West End.
Com uma frota que já inclui centenas de equipamentos da marca, a Sparks se consolidou como fornecedora-chave para teatros influentes como o Bridge Theatre, onde o uso dos X5 ganhou destaque após serem solicitados pela renomada designer Paule Constable para Guys & Dolls.
Segundo Anderson, a combinação de sutileza nas cores, dimming refinado e alta confiabilidade tornou o X5 uma ferramenta atraente para os designers. Ele também aponta o aumento da demanda por equipamentos com certificação IP, fator que tem impulsionado novos investimentos compartilhados entre empresas.
O suporte técnico da GLP UK tem sido outro diferencial para a Sparks, que hoje vê designers como Jon Clark, Neil Austin, Mark Henderson e Aideen Malone adotando a tecnologia X5 em produções como Standing at the Sky’s Edge, Into the Woods, The Comedy About Spies e 50 First Dates.
Com cada vez mais produções aderindo à tendência, Anderson afirma que o avanço dos X5 na cena teatral de Londres “não mostra sinais de desaceleração”.
A turnê “De Rey a Rey”, homenagem de Alejandro Fernández ao legado de seu pai, Vicente Fernández, destaca-se por um design visual criado por Alain Corthout (Showplus) que combina narrativa cinematográfica e iluminação por meio de telas transparentes.
Para alcançar esse resultado, o designer recorreu a luzes Elation — PULSE BAR L, PULSE PANEL FX e KL CYC L — fornecidas pela Procolor México / Pro Rent USA.
A turnê, iniciada em março e com apresentações até dezembro, lotou arenas no México, EUA, Espanha e América Latina. Este é o sexto projeto que une Corthout ao artista desde 2013.
O núcleo do rig inclui 36 PULSE BAR L contornando a tela LED principal e criando linhas contínuas de luz, além de 37 KL CYC L como footlights e iluminação frontal rica em cor sem saturar as projeções. Para dois shows em Las Vegas, Corthout adicionou um círculo de PULSE PANEL FX no palco secundário para aumentar o dinamismo.
O designer destaca a potência e a versatilidade das luminárias, especialmente em grandes arenas. Ele também ressalta o suporte técnico ao longo da turnê, fundamental para se adaptar às variações de equipamento na Europa e na América Latina.
Segundo Abraham Levit, diretor da ADJ Group México, “a programação de Alain potencializou as luzes Elation e elevou a experiência do público”.
“De Rey a Rey” segue sua agenda com um espetáculo em que luz, memória e produção convergem em um formato de alto impacto.
A Elation anunciou a nomeação de Esteban De La Torre para o novo cargo de Product Performance Specialist.
A função atua como um ponto fundamental entre as equipes de P&D, gestão de produto e vendas, com o objetivo de validar de forma rigorosa novos conceitos e modelos antes de chegarem ao mercado. Segundo Toby Velazquez, CEO da Elation, a missão é clara: garantir que cada aparelho atenda — e supere — as expectativas do setor.
Esteban traz ampla experiência técnica. Desde 2022, atua como Channel Market Manager da Elation, além de ter trabalhado como designer e programador freelancer em TV, cinema e espetáculos ao vivo, e de ter ocupado diferentes funções dentro da própria empresa.
Suas responsabilidades incluirão suporte em campo, testes de performance em condições reais, integração de novos produtos e coleta de feedback direto de clientes e designers de iluminação.
A Elation afirma que o novo cargo fortalecerá a qualidade e a consistência de suas linhas em um momento de expansão e inovação aceleradas.