Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

O que a confraternização organizada pelos representantes do Espírito Santo tem a nos ensinar?

No dia 20 de novembro, representantes comerciais do Espírito Santo organizaram uma confraternização no Estado.

Faz duas semanas que estou para parar e escrever sobre este encontro e finalmente pude parar e fazê-lo. No dia 20 de novembro, representantes comerciais do Espírito Santo ofereceram um sábado de confraternização com lojistas do Estado. 

Senti-me privilegiado de participar deste ação institucional, sendo convidado pela organização. Meu primeiro pensamento foi “Que ótimo! Um evento institucional na região. Quem dera isto ocorresse nos demais Estados”. Por outro lado, me preocupei também. 

Não queria ter uma presença intrusa, mas trazer o lado institucional da Associação Nacional da Indústria da Música (ANAFIMA) como apoio. Você pode pensar que isto é simples, convenhamos, de fato é. Mas o valor é na ação, não no evento em si.  O próprio Isaac Miraí comenta: “Evento para a história. União do mercado e o Espírito Santo sai mais forte, nós realizamos um sonho!”

“O que define o evento foi a realização de um sonho. há mais de dez anos um grupo de representantes e lojistas do Estado conseguiram realizar e com certeza, será o primeiro de muitos”, celebra Daniel Aleixo, da Dantel Representações.  

Posso começar a dizer pelo caráter institucional que esta confraternização representa, representantes concorrentes que, não raras vezes, tem que disputar market share de suas marcas e, por que não dizer, as próprias pastas, se uniram em um campo neutro, sem objetivo de venda, mas relacionar-se sem às vestes do dia-a-dia. 

O representante Márcio Vojnovic teve a seguinte impressão do evento: “A primeira confraternização dos representantes e clientes do Espírito Santo foi um enorme sucesso. Foi uma coisa que criamos de uma forma despretenciosa, mas que aos poucos foi tomando forma, e isso graças ao empenho dos colegas, principalmente Isaac, Tony e Zani”. 

“Uma confraternização real, honesta e com o setor era algo esperado por todos nós. Ficamos contentes pela presença de lojistas e a união dos representantes neste propósito”, comentou Bruno Oliveira, da B.Oliveira Representações.

O representante Tony Carvalho, diz: “Temos muito que nos orgulhar, foi realmente um acontecimento muito especial, e o reconhecimento dos clientes nos mandando mensagens de agradecimentos é muito gratificante”.

Jorge Venegas, da ACJ Representação, traduziu de uma forma perfeita: “Este evento demostra que nem tudo são apenas números e negócios, que o representante é a aponte de uma boa amizade e intimidade com o cliente, entre empresa e cliente e é por essa relação e que amamos nosso trabalho: Representante Comercial”

Outro ponto que me chamou atenção foi a delicadeza e cuidado das empresas de representação organizadoras para que uma das empresas não se sobrepusesse a outra. A paridade e harmonia foi a regra, a vaidade deixada de lado. 

Abro parênteses: Entre tantas idas e vindas, o mercado brasileiro está amadurecendo. Ações como estas desenvolvem a maturidade relacional na região. 

“Foi um evento ímpar, representando toda a força do setor no estado do Espírito Santo!”, explicou Douglas Martins, representante da Proshows no Espírito Santo.

Minha posição é que eventos como este devem ocorrer em todas as capitais. É necessária a troca de informações, de criar ambientes para resolução de conflitos e criar uma relação além da zona profissional. Afinal, todos pretendem ficar neste mercado durante décadas, logo, há de se trabalhar a melhor convivência.

E termino este texto com a conclusão do Marcio Vojnovic: “Na maior parte das vezes somos apenas colegas, concorrentes ou um números no faturamento, mas esta aproximação mostrou o lado humano e familiar, nos tornou amigos. Além de estreitar o relacionamento com nossos amigos, que até então alguns só chamávamos apenas de clientes.”

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart