Uma equipe informada e comprometida pode somar muito ao sucesso da sua empresa!
Como professor e consultor, passo grande parte do ano hospedado em hotéis dos mais diversos perfis… Hotéis de redes multinacionais e nacionais, hotéis grandes e pequenos, urbanos e de campo, resorts e de negócios. E rodo muito: Brasília, Curitiba, Blumenau, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Salvador, Joinville, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e muitas outras. E também em cidades fora do Brasil, como Lima, Santiago, Buenos Aires.
Fiz esta longa lista para dar credibilidade e embasamento à teoria que vou começar a compartilhar com vocês.
Mensagem clara
Em todos os hotéis em que me hospedo, sem exceção, encontro no banheiro do quarto um comunicado com um texto, em pelo menos dois idiomas, mais ou menos assim:
“Prezado hóspede, ajude-nos a preservar o bem mais valioso do nosso planeta. Reutilizando suas toalhas, você contribui com a economia de muitos litros de água, utilizados na lavagem diária destes itens. Caso opte por reutilizar as toalhas, favor deixá-las penduradas. Caso queira que sejam substituídas, favor deixá-las no chão”. Faz todo o sentido, até porque nem em nossas casas lavamos as toalhas diariamente.
Assim, invariavelmente, deixo a minha toalha pendurada, bonitinha, me esperando para a volta do trabalho, no final do dia.
E qual não é minha surpresa (pelo menos no começo era), ao encontrar uma nova toalha, dobradinha, imaculada, pronta para ser usada pela primeira vez? Mas eu fiz tudo direitinho! Por que então a toalha foi trocada? A camareira não foi avisada? Não sabe ler? Lobby das lavanderias terceirizadas que cuidam dos enxovais dos hotéis? Conspiração internacional para acabar com a água do Brasil? Abdução das toalhas usadas? Pois pensei nas mais diversas teorias, das mais simples às mais absurdas, e cheguei a uma única conclusão: comprometimento.
Isso mesmo: comprometimento!
Cada colaborador da empresa tem de estar consciente e comprometido. Neste caso, camareira, equipe de governança e demais colaboradores do hotel. Todos devem ter conhecimento da causa, da sua relevância e da importância da participação deles. Sem isso, nada funciona. Sem o que chamamos de senso de pertencimento, ele não se mobiliza, não colabora, não soma.
O mesmo vale para qualquer causa, ambiental ou comercial, em qualquer empresa, de qualquer porte. Se ele não entende ou não se interessa, não vai oferecer a promoção ao cliente, não vai explicar o benefício da compra da peça mais cara, não vai informar da garantia estendida, muito menos vai se empenhar para manter o cliente feliz.
Pense nisso com carinho. Quanto mais coesa e informada estiver a sua equipe, mais chance de gerar a sinergia que faz toda a diferença nas empresas. Comprometa-os, mantenha-os informados, comunique claramente por que esta iniciativa é importante para a empresa e que a participação dele é preponderante para o sucesso da atividade. E retorne periodicamente, compartilhando com eles os resultados — positivos e negativos —, para que possam comemorar a evolução ou corrigir os detalhes para alcançar os objetivos. Somente assim se consegue evoluir com a empresa e todos os seus colaboradores.