Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Assincronismo de negócio

Segmentação de clientes e o valor de estar atualizado. Você alia isso na sua loja?

Como baterista, sempre me preocupo com o tempo, com o andamento e o sincronismo entre os instrumentos. Chego a ser chato. Fico vendo se aquela frase de guitarra cabe direito naquele intervalo, se o baixista e o baterista estão em sinergia, enfim, se a banda soa como uma coisa única.

Captura de pantalla 2016-09-14 a las 16.04.59O mesmo vale para o mercado. Muitas vezes partimos atrasados para as grandes oportunidades de vendas e de relacionamento com nossos clientes. E na maioria dos casos culpamos os outros pela nossa falta de ritmo e de sincronismo.

Veja, tenho certeza de que você já tem um planejamento de compras no segundo semestre de todo ano para ter tamborim para vender no carnaval. Isso é fácil. Mas você está atento aos próximos shows da sua cidade, aos estilos musicais que têm nascido ou sumido, às ondas de novas bandas?

Tudo conectado

Já pensou em mapear seus clientes e prospects por estilo musical ou banda favorita? Já fez parceria com os principais promotores de shows e casas de espetáculo da sua cidade? Não, né? Pois saiba que hoje tudo está muito integrado. Do estúdio de ensaio, passando pela sua loja e chegando até o show, tudo se conecta. E novas tendências lá de fora podem ser grandes oportunidades ou ameaças ao seu negócio. Para ambas, você deve estar preparado. E conectado.
É você que conta a novidade para o seu cliente ou é ele que sempre faz a pergunta para a qual você não tem resposta? Costuma navegar pelos diversos sites dos fabricantes de produtos e das bandas? Sua equipe tem uma boa relação com seus fornecedores? Estão sempre se capacitando e conversando sobre novidades e oportunidades conjuntas de negócio?

Sempre informado

Estar bem informado nunca foi tão fácil e ao mesmo tempo tão desafiador. Entenda que este é um grande diferencial para melhorar a sua relação com seus clientes e, por consequência, suas vendas. Assinar newsletters das principais empresas do segmento, das principais feiras e das revistas é quase que uma obrigação. Só que prazerosa, afinal, estará lendo sobre a matéria-prima do seu negócio. Isso vai lhe abrir novos horizontes e novas percepções. E então, com este monte de novas informações, Captura de pantalla 2016-09-14 a las 16.05.07criará novas conexões e novas oportunidades.

Ainda bem que a tecnologia está ao seu lado. Aplicativos agregadores de notícias, por exemplo, vasculham a internet em busca de temas escolhidos por você, nas revistas e empresas que você determinou, e entregam isso limpinho, todo dia de manhã, numa plataforma simples de usar. E na maioria das vezes, gratuita!
Imagine juntar seus clientes para conversar sobre um lançamento de produto ou uma nova tecnologia de gravação que esteja surgindo. Ou sortear, por meio das redes sociais, entradas para shows. Ou ainda fechar pacotes e convênios de cross-selling, em que você passa a ser um vendedor do estúdio e o estúdio passa a ser um vendedor da sua loja. E isso vale para todo ponto de contato desta cadeia de negócios da música que estou descrevendo aqui.

O aumento da vida útil da sua empresa depende da sua atitude e do seu time diante do mercado e dos seus consumidores. Mais informação, mais assunto. Mais assunto, mais conexões. Mais conexões, mais vendas. Simples assim.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart