Mostramos aqui algumas opções de monitor de estúdio acessíveis para fazer música em casa, com opções de diferentes marcas disponíveis no mercado internacional em 2021, como os CR3-XBT da Mackie.
Todo produtor musical chegará a um momento de sua vida em que apenas usar fones de ouvido de estúdio não será suficiente. Claro, a maioria das pessoas que fazem música começa contando com um par de fones de ouvido baratos ou, mais assustador ainda, os alto-falantes embutidos em nossos laptops para ouvir o que criamos. Mas ouvir suas gravações pela primeira vez por meio de um conjunto de alto-falantes de estúdio especializados é um evento marcante. Os graves soam mais profundos, os agudos são mais claros e tudo é reproduzido em toda a sua glória. E o melhor de tudo? Como este guia para os melhores monitores de estúdio de baixo orçamento pode atestar, um conjunto de alto-falantes de estúdio de qualidade não precisa custar tanto.
1- IK Multimedia iLoud Micro
As coisas boas vêm em tamanho pequeno
Preço: USD 299 | Resposta de frequência: 55Hz – 20kHz | Configuração de alto-falante: duas vias | Tamanho de driver: 3” | Tipo de tweeter: ¾” domo de seda | Entradas: RCA estéreo dual, 1/8” TRS, Bluetooth
Positivo:
- Ótima reprodução de som
- Pequeno
- Portátil
Negativo:
- Nada!
Monitores de estúdio de baixo orçamento não precisam ser grandes para produzir um som excelente. Os monitores iLoud Micro da IK MultiMedia são prova disso, produzindo um som claro e preciso de um pequeno driver de 3″. Também gostamos especialmente dos recursos de equalização de correção de sala na parte traseira das caixas, o que ajuda se o local em que você os mantém está obstruindo o som de alguma maneira. A escolha de um conector de 1/8” para uma entrada os torna ideais para reprodutores de iPad ou laptop, enquanto as entradas RCA facilitam a operação com reprodutores de gravação, mixers de DJ ou interfaces de áudio também.
A inclusão de Bluetooth é boa e os torna versáteis, mas a julgar apenas por seu desempenho de monitoramento, o conjunto Micro iLoud vale a pena sua consideração. Não se deixe enganar pelo tamanho; essas unidades são capazes de atingir um grande volume.
2- M-Audio BX5-D3
Os melhores monitores de estúdio econômicos para produtores sérios de primeira viagem
Preço: USD 149 | Resposta de frequência: 52Hz – 35kHz | Configuração de alto-falante: duas vias | Tamanho de driver: 5” | Tipo de tweeter: 1” domo de seda | Entradas: ¼” balanceada ou não balanceada, XLR
Positivo:
- Clareza excepcional
- Correção de sala
Negativo:
- É difícil encontrar falhas neles
Somos grandes fãs da série BX5 D3 da M-Audio, por uma série de razões. Embora existam outros alto-falantes nesta lista que podem funcionar como alto-falantes multimídia ou transmitir de um dispositivo móvel, os BX5s foram projetados especificamente para monitoramento de referência. Eles têm uma ampla faixa de frequência, funções de correção de sala e até mesmo uma bela luz LED embutida para garantir que você os tenha configurado no ângulo correto para seus ouvidos.
Se você está montando um estúdio de música com um orçamento limitado e procurando alto-falantes cujo objetivo principal é fornecer clareza e precisão quando se trata de mixagem e gravação, então o BX5 D3 da M-Audio pode ser o conjunto perfeito para você.
3- JBL One Series 104
Monitores de estúdio de baixo orçamento compactos e portáteis
Preço: USD 179 | Resposta de frequência: 60Hz – 20kHz | Configuração de alto-falante: duas vias | Tamanho de driver: 4.5” | Tipo de tweeter: ¾” domo suave | Entradas: estéreo RCA, estéreo TRS, jack 1/8”, Bluetooth
Positivo:
- Boa conectividade
- Ampla faixa de frequência
Negativo:
- Não muito
Projetadas com gravação doméstica, podcasting e portabilidade em mente, as caixas acústicas de estúdio JBL One Series 104 oferecem muito desempenho por pouco dinheiro. Como esperado da JBL, ficamos muito impressionados com a reprodução do som, que foi balanceada e precisa em uma ampla faixa de frequência.
A conectividade Bluetooth 5 também os torna versáteis: em um minuto eles estão no centro de seu estudo, no minuto seguinte eles podem estar na cozinha transmitindo música de seu telefone. Uma ótima opção para muitas situações.
4. Presonus Eris E3.5
Monitores nearfield de preço acessível são uma atualização ideal dos alto-falantes de laptop
Preço: USD 99 | Resposta de frequência: 80Hz – 20kHz | Configuração de alto-falante: duas vias | Tamanho de driver: 3.5” | Tipo de tweeter: 1” domo de seda | Entradas: estéreo TRS, RCA, jack 1/8”
Positivo:
- Grande valor
- Afinação de EQ
Negativo:
- Reprodução de graves corta em volume
Se você começou seu caminho pela gravação usando fones de ouvido ou alto-falantes de seu laptop, o Presonus Eris E3.5 fornecerá uma atualização instantânea. Esses monitores de estúdio acessíveis oferecem uma variedade de conexões, e a correção de EQ embutida é excelente de encontrar por este preço.
Os volumes mais altos, embora alcançáveis, não são os mais agradáveis, mas por um pouco menos de US$ 100 assumiremos o risco.
5. Alesis Elevate 5 MKII
Monitores nearfield de orçamento atualizado oferecem um volume importante
Preço: USD 129 | Resposta de frequência: 56Hz – 20kHz | Configuração de alto-falante: duas vias | Tamanho de driver: 5” | Tipo de tweeter: 1” domo de seda | Entradas: RCA, TRS estéreo
Positivo:
- Bem feitos
- O reforço de graves é útil
Negativo:
- Os graves sem potenciar são um pouco finos
No final do espectro do orçamento, há compensações que devem ser feitas para modelos mais avançados. Freqüentemente, isso ocorre com uma redução na faixa de frequência disponível e, ainda mais frequentemente, é o grave que sofre. O Alesis Elevate 5 MKII prova esse ponto, mas isso não precisa ser um obstáculo. A empresa japonesa incluiu um seletor de reforço de graves dedicado para aqueles momentos em que você ouve por prazer, e não como referência.
No geral, o Elevate 5 funciona bem em uma variedade de situações de audição e seria uma excelente adição a qualquer montagem de estúdio ou gaming.
6. KRK Rokit RP5 G4
Alto-falantes econômicos sérios para trabalhos sérios
Preço: USD 299 | Resposta de frequência: 43Hz – 40kHz | Configuração de alto-falante: duas vias | Tamanho de driver: 5.25” | Tipo de tweeter: 1” Kevlar | Entradas: TRS, XLR
Positivo:
- Afinação ativa de sala
- Som incrível
Negativo:
- Nada
No topo do que chamaríamos de seção de orçamento estão os monitores de estúdio KRK Rokit RP5 G4. No entanto, tenha certeza de que o desempenho aprimorado e a reprodução de som de alto-falantes “verdadeiros” econômicos definitivamente merecem sua atenção. Do espectro de frequência mais amplo, o que significa reprodução de graves mais rica, ao equalizador integrado apresentado por meio de uma tela LCD na parte traseira da caixa, esses são alto-falantes sérios.
Se fôssemos muito exigentes, reivindicaríamos um pouco do controle de volume principal encontrado na parte de trás da caixa, mas isso não é incomum. No geral, porém, os KRK Rokit RP5 G4s são um pacote completo para qualquer entusiasta de home studio.
7. Mackie CR3-XBT
Oferta de preço acessível dos especialistas de estúdio
Preço: USD 119 | Resposta de frequência: 70Hz – 20kHz | Configuração de alto-falante: duas vias | Tamanho de driver: 3” | Tipo de tweeter: ¾” domo de seda| Entradas: RCA estéreo, TRS estéreo, jack 1/8”, Bluetooth
Positivo:
- Ampla variedade de conexões
- Ótimo visual
Negativo:
- Não têm defeitos a destacar
A Mackie é uma marca bem conhecida e respeitada nos círculos de estúdios. Ao longo dos anos, ela construiu uma sólida reputação por oferecer equipamentos de qualidade a preços acessíveis, e essa exigência se estende à sua linha de monitores. Os monitores Mackie CR3-XBT atingem aquele doce equilíbrio entre preço e desempenho, oferecendo uma grande seleção de opções de entrada, incluindo Bluetooth, com recursos de que os produtores precisam, como uma ampla faixa de frequência e qualidade de construção sólida.
O driver principal de 3” não será um problema para o extremo subgrave do espectro, mas ainda ficamos impressionados com a clareza e precisão de uma série de trilhas de referência que testamos.
8. Fostex PM0.3
Monitores de tamanho reduzido são ideais onde o espaço é um problema
Preço: USD 149 | Resposta de frequência: 110Hz – 20kHz | Configuração de alto-falante: duas vias | Tamanho de driver: 3” | Tipo de tweeter: ¾” fibra de vidro | Entradas: jack 1/8”
Positivo:
- Volume surpreendentemente alto
- Bom valor
Negativo:
- Não espere uma reprodução profunda de subgraves
Pode ser muito fácil quando você leva em conta um laptop, teclado, tela e outras coisas para sobrecarregar uma pequena mesa de estúdio. Adicionar alguns monitores de estúdio grandes à mistura complica ainda mais as coisas, e é por isso que os Fostex PM0.3 são uma proposta muito atraente. Cada unidade de alto-falante tem menos de 4 polegadas de largura, o que significa que você pode fazer uma atualização feliz do alto-falante interno de seu laptop sem ocupar seu precioso espaço de estúdio.
Com um tamanho tão pequeno, você tem que fazer concessões. A reprodução de graves abaixo de 110 Hz é inexistente, por exemplo. Mas se o espaço é um fator chave, os Fostex PM0.3 são uma boa opção.
*Autor: Chris Corfield. Publicado originalmente em MusicRadar. https://www.musicradar.com/news/best-budget-studio-monitors