Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Library zlib project

12 produtos de tecnologia musical de preço acessível para usar em casa

Se o isolamento social está sufocando sua criatividade, aqui estão algumas ferramentas gratuitas ou de preço acessível que farão com que essas idéias fluam mais livremente.

Um dos benefícios de ser forçado a ficar em casa é que você tem mais tempo para dedicar a sua música. Essa é a boa notícia, mas e se, apesar de seus esforços, essa faisca de inspiração estiver faltando?

Reunimos 12 ferramentas de tecnologia musical acessíveis, tanto de software quanto de hardware, que devem ajudar a colocar novamente em atividade a parte criativa do seu cérebro.

1. Equipamento em mau funcionamento

Os aparelhos eletrônicos agem de maneira estranha quando você os leva ao limite: essa é a ideia por trás da distorção e agora é um item básico da produção. Teste sua entrada, ajuste os bits mecânicos e abuse dos botões para obter pontos de partida incomuns. Qualquer coisa com a qual você possa rotear um sinal tem o potencial de se tornar um processador de sinal criativo.

2. Um gravador de campo ou aplicativo de gravação

 

field recorder

Você tem um gravador de campo? Caso contrário, você tem um telefone? Bem, em vez de ficar sentado em um estúdio monótono criando sons, por que não encontrar o seu próprio para gravar? OK, o número de lugares para onde você pode ir é um pouco limitado agora, mas sua casa/apartamento ou jardim (se você tiver um) pode ser uma ótima fonte de ‘sons encontrados’, e se você puder fazer caminhadas todos os dias, certamente seus ouvidos tropeçarão em várias coisas interessantes.

3. Madrona Labs Aalto CM

 

madrona

 

Preso na rotina com uma síntese “normal”? O Aalto CM (gratuito com todas as edições da Computer Music) é inspirado na alternativa de síntese West Coast de Don Buchla, por isso ajudará você a cozinhar sons de sintetizador mais esotéricos. Certifique-se de testar o seqüenciador como LFO!

4. Nusofting Noisetar

 

nusof

 

Aqui você tem um plugin gratuito que usa ruído como inspiração. Configure sons de banda larga e assobios filtrados no Noisetar e modele-os usando os filtros e reverbs incorporados. Os osciladores também podem influenciar os sinais uns dos outros com AM e FM. Faça download de graça aqui!

5. Inear Display Litote CM

 

litote

 

Parte dos CM Plugins, esse efeito granular de reconstrução permite cortar seus sinais a um nível microscópico, antes de convertê-los em sons sustentados usando os controles Grain Speed, Timbre e Diffusion. Uma ótima maneira de iniciar um novo projeto.

6. VCV Rack

 

VCV

 

Se você nunca explorou o mundo da modularidade antes, por que não? Talvez seja porque é muito caro? O VCV Rack gratuito  traz uma síntese modular para seu computador de desktop gratuitamente, permitindo que você faça patch de sinais e crie sons com uma mentalidade completamente diferente daquela necessária para seus projetos regulares.

7. Squaredheads Nora CM

 

squaredheads

 

Há tantas coisas inspiradoras sobre a coleção CM Plugins da Computer Music que nem sequer podemos mencionar a maioria delas! O Nora CM é um plug-in de arpejador MIDI: ele pega quatro notas e produz acordes e melodias do seu seqüenciador. Você também pode guardar padrões e controlar as velocidades na interface do Nora CM, tornando-o uma maneira fácil e divertida de criar material completamente novo.

8. Audioblast InstaLooper

 

audioblast

 

O InstaLooper, um plug-in de efeito de loop de quatro partes, permite gravar e acionar loops em quatro slots, usando os cliques esquerdo e direito do mouse para operá-lo como um instrumento. Cada um pode ser modificado em Tamanho (Size), Velocidade (Speed) e Reversão (Reversal), e também há efeitos integrados. Exatamente o que é preciso para inspirar uma nova sessão. E é grátis!

9. Áudio a MIDI

Os sistemas de conversão de áudio a MIDI incorporados em muitas DAWs hoje em dia são uma ótima maneira de criar melodias e acordes que você não encontraria por conta própria. Nenhum algoritmo de áudio a MIDI é perfeito, e eles cometem erros, mas podem ser usados ​​para sua vantagem. Configure o microfone e comece a gravar o mundo e tudo nele, depois cole suas gravações através de um processo automático de áudio a MIDI e observe o que sai.

10. Melda Production MFreeFXBundle

 

melda

 

A MeldaProduction produz ótimos plugins de efeitos gratuitos há anos. Do MAutoPitch ao MComb, passando pelo MOscillator e MSpectralPan, ao MWaveFolder e até ao MNotepad, esta coleção de 32 plugins oferece mais do que o suficiente para inspirar infinita criatividade sem pagar absolutamente nada.

11. Uma nova DAW

 

new daw

 

Muitos produtores terminam seu processo criativo em uma DAW, fazem arranjos lá e mudam para outra DAW para mixar. Isso ajuda a colocar um fim no estágio de design e arranjos, e oferece a eles uma mudança de atmosfera e espaço.

Trabalhar em outra DAW é como trabalhar com um instrumento diferente: ajuda-nos a abordar as coisas de maneira diferente. Você nem precisa pagar por um: o Waveform Free da Tracktion Software, por exemplo, é grátis!

12. Audacity

 

audacity

 

Este software gratuito e de código aberto não foi projetado para criar música, afinal é um editor de áudio. Mas entre e tente juntar alguns samples nele, é auto-suficiente! Atualmente, você pode até usar seus plugins VST e AU com ele, graças a isso vai se sentir mais familiarizado.

*Por Computer Music (Computer Music). Publicado originalmente em MusicRadar.

Tradução e adaptação de texto: Música & Mercado

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart