Luthier e Handmade
10 anos da Christian Bove Custom Hardware
Publicado
5 anos agoon
Comemorando neste ano os dez anos de existência, a empresa paranaense Christian Bove Custom Hardware fornece peças customizadas para guitarras e contrabaixos. São pontes, control plates, jack plates, escudos e outros produtos.
A empresa prima pela inovação e pela qualidade ao utilizar insumos criteriosamente selecionados e maquinário de última geração no corte das peças. Desta forma, os produtos comercializados apresentam resultados estéticos diferenciados, precisão milimétrica que possibilita facilidade nos ajustes e melhora na afinação do instrumento.
Para conhecer melhor a proposta da empresa, conversamos com seu fundador, o empresário Christian Bove. Ele nos contou sobre o surgimento do negócio, as linhas de produtos disponibilizadas ao público, diferenciais da marca, dentre outros assuntos.

Trabalho com metalurgia artística desde 2003. Durante este período, vivenciei e executei vários projetos metalúrgicos de ordem artística ou técnica. Com isso, desenvolvi muita visão e conhecimento sobre materiais e possibilidades, bem como parcerias com grandes empresas de tecnologia neste setor. Ainda em 2003, tive a oportunidade de conhecer as espetaculares máquinas de corte a laser. Daí para o desenvolvimento de uma gama de produtos era uma questão de tempo e de amadurecer a ideia de unir alta tecnologia a arte.
Como músico amador, a paixão por instrumentos musicais elétricos acabou me direcionando para a criação de uma linha de produtos. Da ideia surgiu a percepção de um produto de vanguarda. Em 2011 produzimos nossa primeira peça – o neck plate customizado. Na época, fizemos uma réplica do modelo utilizado pela Fender nos anos 70 com gravação da logomarca em relevo. Essa primeira peça foi feita em aço inoxidável, cortada a laser para garantir um encaixe perfeito, gravada em relevo e com acabamento polido espelhado feito à mão. Ficou perfeita e rapidamente se tornou um objeto desejado pelos músicos.
Destaco também, que neste ano celebramos 10 anos de inovação, sucesso e muita qualidade em nossos produtos.
Quais são os produtos que compõem a linha de produtos da empresa?
Ainda em 2011 iniciamos o desenvolvimento de várias outras peças como control plates (placas de controle) especiais e uma linha bem ampla de acessórios, que vão de escudos a emblemas, tampas de parte elétrica, tampas de tensores e pontes fixas para guitarras e baixos. Com isto, criamos um novo padrão de qualidade com desenhos perfeitos em encaixe e função mecânica, utilizando materiais nobres como o aço inox e o latão. Aí inicia a evolução do hardware, levando ao mercado altíssima qualidade através do aço inox e customização. Nosso mix de produtos hoje ultrapassa trezentos modelos de peças entre variações de materiais e combinações e acabamento. É uma linha muito ampla. Nosso slogan é: “Bem vindo ao mundo custom”.
O que diferencia seus produtos dos demais existentes no mercado?
Originalidade, inovação e vanguarda. Quando iniciamos a produção, seguimos a necessidade e o desejo dos músicos. Não havia uma referência, nem no Brasil nem no exterior, estávamos inovando e criando algo novo a partir de um padrão que se repetia há anos.
Introduzimos o aço inox e o latão na produção de várias peças proporcionando qualidade muito superior a tudo que havia no mercado.
No caso especialmente das pontes, criamos novas possibilidades combinando materiais, como o aço inox com saddles em inox ou latão. Trouxemos uma ampla opção de materiais e acabamentos para todas as peças, inclusive com a possibilidade de fabricação, sob encomenda, de modelos que não existem mais no mercado. Lançamos produtos completamente inovadores, como por exemplo, a ponte vintage para Telecaster com 2mm de espessura, em aço inox e com saddles em latão. Desenvolvemos um modelo Hard Tail Full Brass, base e saddles maciços em latão, um modelo que também não existia no mercado. Além do mais, esse último modelo também pode ser feito full inox com base e saddles em inox.
Tivemos que quebrar a cabeça para posicionar o produto no mercado. Criamos sets de produtos completos para Telecaster, Jazz Bass e Precision Bass. Por exemplo, você pode comprar o set com todas as ferragens, ponte, control plate, neck plate, jack plate e stop bar (ferrules). Antes ninguém vendia assim. Nós fomos os responsáveis pela difusão e aplicação do aço inox em uma linha ampla de hardwares para instrumentos não só para o público brasileiro, mas também para o público estrangeiro. Em 2015 fomos escolhidos pela Fender USA Custom Shop através do Master Builder John Cruz, para produzir os hardwares que equiparam os modelos comemorativos dos 30 anos de Rock In Rio. Eddie Vedder (Pearl Jam) tem uma Telecaster brasileira feita pelo luthier Sérgio Vedder que utiliza nosso hardware. Um dos nossos sets de escudos para Gibson foi curtido pela própria Gibson. Sentimos-nos muito orgulhosos em produzir no Brasil com o apoio e reconhecimento total da indústria, dos profissionais que fabricam instrumentos artesanalmente e do músico.
Enfim, nossa empresa é reconhecida internacionalmente, nos sentimos muito orgulhosos em ser brasileiros.
O tipo de material utilizado na construção das pontes e plates influencia no resultado sonoro? Com quais deles você trabalha?
Sim, influencia muito. Curiosamente nos violinos o apoio das cordas se chama alma, o que na guitarra equivale a ponte. Na nossa visão, havia muito a ser melhorado nas pontes de guitarras e contrabaixo. Com o uso da tecnologia e aplicação de materiais de alta qualidade, conseguimos obter um resultado fantástico elevando muito a qualidade destes hardwares. Desde nossas primeiras peças, nos dedicamos a ouvir a experiência e expectativa do músico. Esse feedback foi essencial no desenvolvimento do produto.
Os materiais utilizados e a espessura influenciam muito no resultado sonoro. Esse é um assunto amplo, que depende bastante da percepção auditiva e do gosto de cada um. Vou manter o assunto no campo das variações e não qualidade. Qualidade seria subjetivo neste caso.
Todo o sistema de cordas de uma guitarra/baixo estão fixados na ponte, apoiados nos saddles e no nut, tracionados pelas tarraxas e travados na ponte e tarraxas. A primeira qualidade que uma ponte deve proporcionar é garantir regulagens perfeitas de entonação. A segunda qualidade é proporcionar amplitude e variações de frequências na ponte como resposta mecânica da vibração das cordas, obviamente valorizando a resposta e qualidade sonora do captador. O terceiro fator é gerar ganho de volume e sustain através de maior resposta de vibração das cordas obtidas através da reação mecânica dos materiais.
As combinações de materiais e espessuras são determinantes numa resposta de volume e sustain. Utilizamos 2mm de espessura em nossas pontes. Os materiais aplicados especialmente em saddles, por exemplo, latão, alumínio, aço, zamac e TUSQ (Graphtec) geram respostas completamente diferentes de timbres. Cada sonoridade tem uma particularidade
Hoje dispomos de uma linha muita ampla de pontes em inox e latão. São produtos exclusivos produzidos no Brasil e que nenhum outro fabricante produz.
Todos os produtos são customizáveis?
A maioria dos produtos é customizável. Escudos, pontes, neck plates, control plates, molduras, capas de captadores etc. Enfim, já customizamos de tudo! O cliente pode optar por produtos padrão ou nossas criações, como a consagradíssima linha Flower Theme, ou pelo seu próprio projeto. Os neck plates são os produtos mais desejados quando pensamos em customização. Os clientes adoram seus instrumentos, principalmente ter algum tipo de homenagem nele.
Como é feita a comercialização dos produtos?
Disponibilizamos nossos produtos através do Instagram, WhatsApp, Facebook e Mercado Livre. É possível adquirir através de contato direto por todos esses canais. O cliente entra em contato por um desses canais, em seguida apresentamos um orçamento para o projeto. A partir daí desenvolvemos o layout, e após a aprovação, colocamos em produção. Além disso, oferecemos várias formas de pagamentos, como cartão de crédito, PayPal, Pix, SumUp, PagueSeguro e Mercado Pago.
Neste ano a empresa comemora dez anos de existência. Alguma novidade programada para celebrar esta data tão especial?
Sim. Faremos sorteios de produtos e muitos vídeos contando a história do desenvolvimento de toda a nossa linha de produtos.
Maiores informações no Facebook e Instagram da Christian Bove Custom Hardware.
*Autor: Álvaro Silva é apaixonado por música, guitarra e luteria. Criador do blog Guitarras Made In BraSil – espaço dedicado à divulgação dos trabalhos de profissionais brasileiros que produzem guitarras, contrabaixos e violões custom shop.
Você pode gostar
-
Falece Christian Bove, fundador da Christian Bove Custom Hardware
-
Guitarras custom shop e design: modelos originais fabricados no Brasil
-
Entrevista com o luthier Vagner Benevenutti da Venutti Guitars
-
Conheça a Siodoni Luthieria e seu trabalho com os instrumentos de corda
-
Bate-papo com Adriano Ribeiro Ramos, da RDC Guitars
-
Conheça a história do luthier Rodrigo Gomes, da RGomes Brazilian Archto
Luthier e Handmade
Falece Christian Bove, fundador da Christian Bove Custom Hardware
Publicado
2 semanas agoon
04/12/2025
O setor de luteria e fabricação artesanal de instrumentos no Brasil recebeu nesta quinta-feira 04/12 a notícia do falecimento de Christian Bove, criador da marca Christian Bove Custom Hardware, que não resistiu a uma cirurgia de ponte de safena.
Reconhecido no mercado por desenvolver peças metálicas para guitarras com fabricação manual e precisão técnica, Bove consolidou sua empresa como uma referência nacional ao longo de mais de uma década.
A marca, fundada em Curitiba, se destacou pela produção artesanal de pontes, neckplates, control plates e componentes em materiais como aço inox e latão, sempre com foco em estabilidade, durabilidade e resposta sonora — um trabalho que ganhou espaço entre luthiers e guitarristas de diversas regiões do país.
Trajetória e contribuição ao mercado
Segundo reportagens publicadas por Música & Mercado ao longo dos anos, Bove estruturou seu negócio a partir da demanda de músicos e luthiers por hardware nacional de qualidade equivalente ao importado.
Sua produção combinava processos manuais e pequenas séries, permitindo personalização e maior controle sobre acabamento e especificações, algo valorizado por profissionais.
A marca também esteve presente em feiras e eventos especializados, com demonstrações de produtos e diálogo constante com o público de guitarristas, marcando presença inclusive na Music Show e na Conecta+ em São Paulo, onde reforçava sua proposta de aproximar fabricação artesanal e necessidades práticas dos músicos.
Legado
Christian Bove deixa uma contribuição relevante para o segmento de instrumentos no Brasil, especialmente para o mercado independente de luteria e acessórios customizados. Suas peças permanecem instaladas em instrumentos de centenas de músicos, representando um trabalho desenvolvido com rigor técnico e atenção ao detalhe.
Música & Mercado expressa condolências à família, amigos e aos profissionais que acompanharam e utilizaram o trabalho de Christian Bove ao longo dos últimos anos.
Conecta+ Música
Conecta+ 2025: Seasky Luthieria apresenta curso “Construa seu violão em 6 dias”
Publicado
4 meses agoon
18/08/2025
Marca carioca de luthieria artesanal leva ao evento sua experiência e metodologia para quem quer aprender a construir um violão do zero em 6 dias.
A Seasky Luthieria, reconhecida por fabricar violões artesanais de cordas de aço e oferecer cursos de construção de instrumentos, estará presente na Conecta+ Música & Mercado 2025, de 18 a 21 de setembro em São Paulo.
A empresa, com sede em Araruama (RJ), promete mostrar aos visitantes seu curso intensivo “Construa seu violão em 6 dias”, além de apresentar sua estrutura de produção com madeira nobre, e mais detalhes do curso como hospedagem confortável na própria luthieria, alimentação, diploma, além do violão de alto nível pronto após 6 dias de trabalho.
Desde a fundação, a Seasky tem como missão transformar madeira em música e sonhos em realidade. Especializada em construção artesanal, a empresa produz violões feitos manualmente com madeiras selecionadas, com foco em sonoridade, durabilidade e acabamento de alto padrão.

O que vai rolar no estande da Seasky
No evento, os participantes poderão:
- Conhecer a metodologia do curso “Construa seu violão em 6 dias”, com suporte completo, diploma, hospedagem na própria oficina e alimentação inclusos;
- Assistir vídeos e fotos com detalhes do curso presencial.
- Conversar com o mestre luthier Marcéu Miranda, idealizador da marca e responsável por ministrar o curso.
Diferenciais e público-alvo
O curso é voltado para músicos, hobbistas, marceneiros e entusiastas da luthieria, mesmo sem experiência alguma com ferramentas ou conhecimentos prévios de madeira. A Seasky oferece também versões online e mentorias personalizadas. A proposta é permitir que o aluno construa um violão artesanal completo em apenas seis dias, saindo com o instrumento pronto e certificado como luthier iniciante.

Conectar marcas, sonhos e conhecimento
Para a Seasky, a sua primeira participação na Conecta+ representa uma oportunidade de visibilidade e interação com público interessado em inovação musical e formação prática. “Queremos mostrar como nossa metodologia une técnica, paixão e resultado em formato acelerado — e, claro, ampliar parcerias no setor”, afirma o luthier Marcéu.
Visite o estande da Seasky Luthieria na Conecta+ Música & Mercado 2025 . Conheça a metodologia e descubra como construir o seu violão artesanal em 6 dias.
Veja mais no site e no Instagram da empresa, garanta seu ingresso no evento aqui e venha visitar!
Luthier e Handmade
Seu som está estranho? 5 sinais de que sua guitarra pode estar precisando de um luthier
Publicado
5 meses agoon
04/08/2025
Especialistas em instrumentos musicais revelam os detalhes que podem afetar seu som (e seu desempenho).
Tocar guitarra é mais do que técnica — é uma conexão entre o músico e o instrumento. Com o tempo, essa relação se desenvolve e evolui, mas um fator continua essencial: o bom estado da guitarra.
A verdade é que os sinais de desgaste muitas vezes estão visíveis, mas passam despercebidos por quem não sabe exatamente o que procurar. Um traste gasto, uma tarraxa frouxa ou uma ponte com folga podem parecer detalhes pequenos — mas têm impacto direto na afinação, no timbre e na tocabilidade do instrumento.
A boa notícia? Aprender a identificar esses sinais pode evitar frustração, preservar o som e prolongar a vida útil da sua guitarra.
Por isso, é importante entender por que a manutenção regular faz tanta diferença.
Por que fazer manutenção na guitarra?
Com o tempo, cordas, tarraxas, trastes e até a madeira sofrem desgaste. Sem uma rotina mínima de revisão, o instrumento perde qualidade sonora, desafina com frequência e se torna desconfortável de tocar.
Uma manutenção preventiva ajuda a preservar:
- O timbre original do instrumento
- A estabilidade da afinação
- A tocabilidade (altura das cordas, conforto)
- A durabilidade de peças e componentes
Quando procurar um luthier?
O luthier é o profissional que cuida da parte estrutural, elétrica e funcional de instrumentos musicais como guitarras, baixos e violões. Ele é quem realiza os ajustes finos que muitas vezes passam despercebidos, mas fazem toda a diferença no som.
Entre os serviços mais comuns estão:
- Ajuste da ação (altura das cordas)
- Troca ou limpeza de trastes
- Regulagem da afinação e da ponte
- Blindagem elétrica e revisão de captadores
- Verificação de componentes danificados
Segundo Paulo Torquato, luthier com mais de 20 anos de experiência e fundador da Torky, primeira microfranquia móvel especializada em manutenção de instrumentos musicais, “um instrumento bem ajustado melhora a resposta sonora, evita desgaste precoce e deixa o músico mais seguro ao tocar.”
5 sinais de que sua guitarra pode precisar de manutenção
Mesmo que a guitarra pareça em bom estado visualmente, alguns detalhes mais sutis podem indicar que ela está fora de ponto. Problemas de afinação, perda de timbre ou desconforto ao tocar muitas vezes têm origem em falhas que só ficam evidentes com atenção aos sinais certos.
Abaixo, listamos os principais indicativos de que está na hora de procurar um luthier:
- Cordas desgastadas ou enferrujadas Mesmo novas, cordas que parecem “mortas” ou difíceis de afinar indicam desgaste no material — e podem até estar danificando os trastes aos poucos.
- Tarraxas frouxas Se a afinação vai embora rápido ou as tarraxas giram demais sem firmeza, algo está fora de ponto. Pode parecer pequeno, mas compromete tudo.
- Pestana ou rastilho rachado Rachaduras quase invisíveis nessas peças interferem diretamente na vibração das cordas e afetam a afinação de forma sutil e irritante.
- Ponte instável ou com folga A ponte é a base da estabilidade das cordas. Se estiver gasta, desajustada ou “dançando”, sua guitarra vai desafinar mais do que devia — e o som vai perder corpo.
- Sensibilidade a mudanças de temperatura O calor, umidade ou frio intenso alteram a madeira e podem empenar, causando desajustes na escala e afinação.
A manutenção faz parte da música
Manter a manutenção em dia é tão importante quanto praticar.
Você não precisa ser um músico profissional para sentir a diferença de um instrumento bem cuidado. Uma regulagem simples feita por um luthier pode transformar a experiência de tocar — deixando o som mais limpo, a pegada mais confortável e a afinação estável por mais tempo.
E muitas vezes, o instrumento dá os sinais antes que o músico perceba.
Seu instrumento está te dando sinais. A pergunta é: você está ouvindo?
Áudio
Palmer atualiza sua linha de controladores de monitor com a série MONICON
Quatro modelos analógicos redesenhados para um controle de escuta mais preciso em estúdios de todos os tamanhos. A Palmer apresentou...
Interfaces de áudio para iniciantes e Home Studios: Guia básico e modelos destaque
No universo da produção musical caseira ou de projetos de podcast, uma interface de áudio é um dos componentes mais...
Projeto SOS Songs une IA e música para promover a saúde mental
A plataforma analisa playlists do Spotify e propõe pausas de reflexão a partir de padrões emocionais na escuta. O SOS...
Powersoft impulsiona o sistema de som do centro equestre Phoenix Riders
Mezzo, Unica e Quattrocanali oferecem distribuição dinâmica e áudio multizona para um complexo internacional. O centro equestre Phoenix Riders, localizado...
Sensaphonics lança consultas virtuais com audiologistas da Musicians Hearing Clinic
A empresa amplia o acesso a cuidados especializados em saúde auditiva para músicos e profissionais de áudio. A Sensaphonics, fabricante...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista2 semanas ago
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Instrumentos Musicais3 semanas ago
Teclados eletrônicos mais vendidos em 2025: tendências que redefinirão o mercado
-
Luthier e Handmade2 semanas ago
Falece Christian Bove, fundador da Christian Bove Custom Hardware
-
Distribuição4 semanas ago
Taylor Guitars terá distribuição no Brasil pela Made in Brazil, confirma WMS
-
Iluminação3 semanas ago
Vari-Lite VL3200 LT Profile IP: Potência de longo alcance em um formato compacto
-
Instrumentos Musicais4 semanas ago
Os baixos elétricos mais vendidos em 2025 e as tendências que definem o mercado
-
Audio Profissional3 semanas ago
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
-
Music Business4 semanas ago
Guia prático: como regularizar o uso de música com o ECAD

























