Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

10 anos da Christian Bove Custom Hardware

Comemorando neste ano os dez anos de existência, a empresa paranaense Christian Bove Custom Hardware fornece peças customizadas para guitarras e contrabaixos. São pontes, control plates, jack plates, escudos e outros produtos. 

A empresa prima pela inovação e pela qualidade ao utilizar insumos criteriosamente selecionados e maquinário de última geração no corte das peças. Desta forma, os produtos comercializados apresentam resultados estéticos diferenciados, precisão milimétrica que possibilita facilidade nos ajustes e melhora na afinação do instrumento.

Para conhecer melhor a proposta da empresa, conversamos com seu fundador, o empresário Christian Bove. Ele nos contou sobre o surgimento do negócio, as linhas de produtos disponibilizadas ao público, diferenciais da marca, dentre outros assuntos.

Conte-nos sobre o surgimento da Christian Bove Custom Hardware. Você já tinha alguma experiência com metalurgia, certo? 

Trabalho com metalurgia artística desde 2003. Durante este período, vivenciei e executei vários projetos metalúrgicos de ordem artística ou técnica. Com isso, desenvolvi muita visão e conhecimento sobre materiais e possibilidades, bem como parcerias com grandes empresas de tecnologia neste setor. Ainda em 2003, tive a oportunidade de conhecer as espetaculares máquinas de corte a laser. Daí para o desenvolvimento de uma gama de produtos era uma questão de tempo e de amadurecer a ideia de unir alta tecnologia a arte. 

Como músico amador, a paixão por instrumentos musicais elétricos acabou me direcionando para a criação de uma linha de produtos. Da ideia surgiu a percepção de um produto de vanguarda. Em 2011 produzimos nossa primeira peça – o neck plate customizado. Na época, fizemos uma réplica do modelo utilizado pela Fender nos anos 70 com gravação da logomarca em relevo. Essa primeira peça foi feita em aço inoxidável, cortada a laser para garantir um encaixe perfeito, gravada em relevo e com acabamento polido espelhado feito à mão. Ficou perfeita e rapidamente se tornou um objeto desejado pelos músicos.

Destaco também, que neste ano celebramos 10 anos de inovação, sucesso e muita qualidade em nossos produtos. 

Quais são os produtos que compõem a linha de produtos da empresa?

Ainda em 2011 iniciamos o desenvolvimento de várias outras peças como control plates (placas de controle) especiais e uma linha bem ampla de acessórios, que vão de escudos a emblemas, tampas de parte elétrica, tampas de tensores e pontes fixas para guitarras e baixos. Com isto, criamos um novo padrão de qualidade com desenhos perfeitos em encaixe e função mecânica, utilizando materiais nobres como o aço inox e o latão. Aí inicia a evolução do hardware, levando ao mercado altíssima qualidade através do aço inox e customização. Nosso mix de produtos hoje ultrapassa trezentos modelos de peças entre variações de materiais e combinações e acabamento. É uma linha muito ampla. Nosso slogan é: “Bem vindo ao mundo custom”. 

O que diferencia seus produtos dos demais existentes no mercado?

Originalidade, inovação e vanguarda. Quando iniciamos a produção, seguimos a necessidade e o desejo dos músicos. Não havia uma referência, nem no Brasil nem no exterior, estávamos inovando e criando algo novo a partir de um padrão que se repetia há anos.

Introduzimos o aço inox e o latão na produção de várias peças proporcionando qualidade muito superior a tudo que havia no mercado.

No caso especialmente das pontes, criamos novas possibilidades combinando materiais, como o aço inox com saddles em inox ou latão. Trouxemos uma ampla opção de materiais e acabamentos para todas as peças, inclusive com a possibilidade de fabricação, sob encomenda, de modelos que não existem mais no mercado. Lançamos produtos completamente inovadores, como por exemplo, a ponte vintage para Telecaster com 2mm de espessura, em aço inox e com saddles em latão. Desenvolvemos um modelo Hard Tail Full Brass, base e saddles maciços em latão, um modelo que também não existia no mercado. Além do mais, esse último modelo também pode ser feito full inox com base e saddles em inox.

Tivemos que quebrar a cabeça para posicionar o produto no mercado. Criamos sets de produtos completos para Telecaster, Jazz Bass e Precision Bass. Por exemplo, você pode comprar o set com todas as ferragens, ponte, control plate, neck plate, jack plate e stop bar (ferrules). Antes ninguém vendia assim. Nós fomos os responsáveis pela difusão e aplicação do aço inox em uma linha ampla de hardwares para instrumentos não só para o público brasileiro, mas também para o público estrangeiro. Em 2015 fomos escolhidos pela Fender USA Custom Shop através do Master Builder John Cruz, para produzir os hardwares que equiparam os modelos comemorativos dos 30 anos de Rock In Rio. Eddie Vedder (Pearl Jam) tem uma Telecaster brasileira feita pelo luthier Sérgio Vedder que utiliza nosso hardware. Um dos nossos sets de escudos para Gibson foi curtido pela própria Gibson. Sentimos-nos muito orgulhosos em produzir no Brasil com o apoio e reconhecimento total da indústria, dos profissionais que fabricam instrumentos artesanalmente e do músico. 

Enfim, nossa empresa é reconhecida internacionalmente, nos sentimos muito orgulhosos em ser brasileiros.

O tipo de material utilizado na construção das pontes e plates influencia no resultado sonoro? Com quais deles você trabalha?

Sim, influencia muito. Curiosamente nos violinos o apoio das cordas se chama alma, o que na guitarra equivale a ponte.  Na nossa visão, havia muito a ser melhorado nas pontes de guitarras e contrabaixo. Com o uso da tecnologia e aplicação de materiais de alta qualidade, conseguimos obter um resultado fantástico elevando muito a qualidade destes hardwares. Desde nossas primeiras peças, nos dedicamos a ouvir a experiência e expectativa do músico. Esse feedback foi essencial no desenvolvimento do produto.

Os materiais utilizados e a espessura influenciam muito no resultado sonoro. Esse é um assunto amplo, que depende bastante da percepção auditiva e do gosto de cada um. Vou manter o assunto no campo das variações e não qualidade. Qualidade seria subjetivo neste caso. 

Todo o sistema de cordas de uma guitarra/baixo estão fixados na ponte, apoiados nos saddles e no nut, tracionados pelas tarraxas e travados na ponte e tarraxas. A primeira qualidade que uma ponte deve proporcionar é garantir regulagens perfeitas de entonação. A segunda qualidade é proporcionar amplitude e variações de frequências na ponte como resposta mecânica da vibração das cordas, obviamente valorizando a resposta e qualidade sonora do captador. O terceiro fator é gerar ganho de volume e sustain através de maior resposta de vibração das cordas obtidas através da reação mecânica dos materiais.

As combinações de materiais e espessuras são determinantes numa resposta de volume e sustain. Utilizamos 2mm de espessura em nossas pontes. Os materiais aplicados especialmente em saddles, por exemplo, latão, alumínio, aço, zamac e TUSQ (Graphtec) geram respostas completamente diferentes de timbres. Cada sonoridade tem uma particularidade 

Hoje dispomos de uma linha muita ampla de pontes em inox e latão. São produtos exclusivos produzidos no Brasil e que nenhum outro fabricante produz. 

Todos os produtos são customizáveis?

A maioria dos produtos é customizável. Escudos, pontes, neck plates, control plates, molduras, capas de captadores etc. Enfim, já customizamos de tudo! O cliente pode optar por produtos padrão ou nossas criações, como a consagradíssima linha Flower Theme, ou pelo seu próprio projeto. Os neck plates são os produtos mais desejados quando pensamos em customização. Os clientes adoram seus instrumentos, principalmente ter algum tipo de homenagem nele.

Como é feita a comercialização dos produtos?

Disponibilizamos nossos produtos através do Instagram, WhatsApp, Facebook e Mercado Livre. É possível adquirir através de contato direto por todos esses canais. O cliente entra em contato por um desses canais, em seguida apresentamos um orçamento para o projeto. A partir daí desenvolvemos o layout, e após a aprovação, colocamos em produção. Além disso, oferecemos várias formas de pagamentos, como cartão de crédito, PayPal, Pix, SumUp, PagueSeguro e Mercado Pago. 

Neste ano a empresa comemora dez anos de existência. Alguma novidade programada para celebrar esta data tão especial?

Sim. Faremos sorteios de produtos e muitos vídeos contando a história do desenvolvimento de toda a nossa linha de produtos.

Maiores informações no Facebook e Instagram da Christian Bove Custom Hardware.

 

*Autor: Álvaro Silva é apaixonado por música, guitarra e luteria. Criador do blog Guitarras Made In BraSil – espaço dedicado à divulgação dos trabalhos de profissionais brasileiros que produzem guitarras, contrabaixos e violões custom shop.  

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart