Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Vic Firth: Falece seu fundador

Faleceu ontem (26/07) Everett ‘Vic’ Firth, o fundador da companhia de baquetas, aos 85 anos. Multi-instrumentista, o músico fundou a Vic Firth em 1963

O músico americano, nascido em 1930 no Estado de Massachusetts (EUA), Everett ‘Vic’ Firth não tinha ideia de que iria fundar  uma das maiores companhias de baquetas do mundo.

Firth foi multi-instrumentista, mas adotou os instrumentos de percussão, inclusive, como meio de vida. Ele tocava na Orquestra Sinfônica de Boston (onde atuou por 12 anos) quando decidiu fabricar suas próprias baquetas. “Surgiu da necessidade e não da minha imaginação ou de minhas habilidades começar uma empresa”, disse em depoimento.

Seus dois primeiros protótipos foram também os dois primeiros modelos da Vic Firth, Inc.,  fundada oficialmente em 1963, eram as SD1 e SD2, baquetas vendidas até hoje.

Em 2010, a Vic Firth se fundiu à Zildjian, continuando a fabricação de seus produtos de forma independente. Everett ‘Vic’ Firth atuou na companhia que transformou em uma das líderes de seu segmento até o fim de sua vida, ontem, dia 26 de julho de 2015, aos 85 anos, de causas não divulgadas.

O website da empresa faz uma bela homenagem a Firth (a foto deste post é um print) na qual divulga os seguintes dizeres, em uma tradução livre: “Vic foi uma inspiração para todos nós. Ele foi um visionário, um mentor, um líder e um amigo. Ele sempre disse que estava cercado das melhores pessoas, mas, na verdade, era ele que trazia para fora o melhor de nós. Sua paixão ilimitada pela música e pelos músicos dirigiram cada decisão que ele tomou.

Seu espírito e legado irão continuar vivos no coração da empresa Vic Firth. A falta que ele fará vai muito além das palavras”.

A Izzo Musical é a distribuidora oficial da marca no Brasil; uma parceria de longa data.

Izzo Musical

Tel.: (11) 3797-0100
www.izzomusical.com.br

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart