Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Sustentabilidade na Claypaky com ISO 14064-1:2018

A Claypaky continua avançando em direção a um futuro verde e obtém a certificação ISO 14064-1:2018 pelo segundo ano consecutivo.

MusicaeMercado

A Claypaky continua os seus esforços para melhorar o seu desempenho ambiental com o projeto “CP Green” lançado em 2022. Tendo sido a primeira na sua indústria a adotar a norma ISO 14064 e, portanto, um conjunto de ferramentas para quantificar, monitorizar, reportar e verificar gases com efeito de estufa (GEE), a empresa já implementou diversos aspectos do projeto de longo prazo, que é constantemente revisado para tornar a estratégia de sustentabilidade da Claypaky mais eficaz e eficiente. “CP Green” sublinha, portanto, a ambição da Claypaky de inovar constantemente também “além do próprio aparelho de iluminação”.

O principal objetivo do projeto é reduzir o impacto de Claypaky nas mudanças climáticas e mitigar os GEE. Para atingir este objetivo, o primeiro e mais importante passo é calcular as emissões de GEE, uma vez que não é possível melhorar o que não é medido. Por este motivo, a Claypaky obteve pelo segundo ano consecutivo em novembro de 2023 a certificação ISO 14064, que calcula o impacto nas alterações climáticas a nível organizacional para o ano de 2022. Este estudo, realizado com o apoio da Spinlife, uma spin-off da Universidade de Pádua, foi realizado com uma abordagem exaustiva analisando todas as emissões diretas e indiretas. Esta avaliação da pegada de carbono organizacional permite à Claypaky perceber onde estão os pontos ambientais críticos e definir ações concretas para reduzir o seu impacto nas alterações climáticas. O resultado desta análise permitirá também atualizar o plano de gestão de carbono estabelecido em 2022 (criado de acordo com dados do estudo ISO 14064 de 2021) e traçar uma estratégia de redução de emissões de GEE mais precisa e realista.

Outras iniciativas verdes

Paralelamente a esta abordagem de medição sistemática, a Claypaky já começou a implementar muitas atividades de mitigação de GEE estabelecidas pelo plano de gestão de carbono, tais como:

  • Reduzir o consumo de metano graças a um novo esquema de controle de gerenciamento predial, que monitora e melhora o consumo de combustível na planta de produção de Claypaky.
  • Comprar 100% da sua eletricidade de fontes renováveis ​​certificadas. Além disso, Claypaky iniciou o projeto de instalação de um sistema fotovoltaico capaz de gerar toda a energia elétrica necessária ao seu funcionamento. Esta iniciativa deverá ser concluída em 2024.
  • Conversão da sua frota de veículos com motor de combustão interna para veículos totalmente elétricos. A nova frota é movida a energia renovável, conforme mencionado acima.
  • Instalação de uma nova máquina de corte a laser com maior eficiência energética para reduzir o consumo elétrico da operação e melhorar a eficiência.
  • Alteração de toda a iluminação interior para iluminação LED de baixo consumo para reduzir substancialmente o consumo de energia.
  • Melhorar o design e os componentes dos produtos para torná-los mais eficientes em termos energéticos. Consequentemente, a Claypaky reduz agora significativamente as emissões da fase de utilização. Este resultado foi alcançado através da conversão do grupo de aparelhos em produtos mais eficientes através da inovação e da utilização de matérias-primas de qualidade superior (por exemplo, lentes de alta qualidade, LEDs e lasers altamente eficientes).
  • Implementação de um sistema de recolha e gestão de dados mais preciso e fiável para monitorizar e melhorar o desempenho ambiental. Este sistema permite um estudo mais preciso da Pegada de Carbono para o ano 2022 e obtém dados mais válidos e fiáveis ​​sobre as principais fontes de emissões de GEE.
  • Um resultado significativo já foi alcançado com a criação de uma análise mais precisa da cadeia de abastecimento. A Claypaky criou um sistema aprimorado de análise e classificação de matérias-primas para melhor rastrear as emissões geradas pelo uso de recursos. Fornecedores de matérias-primas e produtos acabados terceirizados também foram envolvidos na coleta de dados mais robustos sobre suas operações. Estas atividades permitiram à Claypaky melhorar o cálculo das emissões de GEE.
  • Realizar formação específica para gestores de GEE que monitorizarão continuamente os dados ao longo dos anos.
  • Plano de compensação de Categoria 1 e Categoria 2 (equivalente às emissões de Escopo 1 e Escopo 2 conforme o GHG Protocol) por meio de créditos de carbono. A Claypaky está implementando esta iniciativa para ser mais responsável pelas emissões relacionadas às atividades de produção.

Como resultado de todas estas iniciativas, a Claypaky não só começou a reduzir substancialmente a sua pegada de carbono, mas também começou a monitorizar e melhorar o seu desempenho ambiental e a desenvolver um papel mais importante na luta global contra as alterações climáticas.

Leia mais sobre as iniciativas de sustentabilidade da Claypaky aqui.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart