Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Acústica: Qual é o melhor software de correção de ambiente?

Em teoria, esses aplicativos inteligentes compensam a acústica que estão abaixo do ideal ajudando você a fazer mixagens se traduzirem o melhor, mas a ciência corresponde à realidade? Testamos o que há de melhor no setor e vemos quem entrega os produtos.

NAMM25

 

        

Desde que os alto-falantes de monitor foram colocados pela primeira vez em uma sala para fins de reprodução de áudio, as pessoas empregaram equalizadores para compensar o que percebiam como impedimentos para uma imagem sônica nítida, infelizmente, os equalizadores analógicos introduzem mudança de fase, um atraso específico de frequência, e isso poderiam piorar as coisas. O gasto mais sensato é o investido em soluções acústicas da sala, porém isso nem sempre é possível. Há pouco espaço para bass traps, por exemplo, em quartos alugados e acomodações temporárias ou simplismente pelo fato do altos custos dessas correções.

O software de correção de sala pode fazer medições de vários pontos em uma sala e avaliar como a amplitude e mudança de fase de bandas de frequência discretas se comparam antes e depois de sair de um sistema de monitor. O mapa ou perfil resultante pode ser usado para criar curvas EQ compensatórias e mudanças de fase. Essa é a ideia !

Quarteto fantástico

Estamos usando quatro produtos de software de correção de ambiente como parte do nossos testes : IK Multimedia ARC System 3, Sonarworks Reference 4 Studio Edition, Dirac Live e Waves TRACT. Testamos o ARC 3 com o microfone de medição MEMS que é fornecido, enquanto os outros foram configurados usando o microfone XREF 20 da Sonarworks. O microfone XREF é fornecido com um arquivo de calibração específico do número de série que pode ser baixado para uso em outros produtos, neste caso TRACT e Dirac Live.

O teste de grupo é realizado com um par de monitores de campo próximo ativos de 2 vias Neumann KH 80 DSP. O aplicativo NeumannControl para iPad controla os recursos DSP dos monitores, mas não o usamos para nossos testes. Em vez disso, testamos o aplicativo separadamente. Os microfones de medição são gravados por meio de um Focusrite ISA828, o pré-amplificador mais transparente em ourstudio, e a conversão AD vem por meio de uma interface Antelope Audio Orion 32. Os monitores são alimentados com um conversor Lavry DA10 por meio de uma control room Mackie Big Knob para controle de volume.

Os testes são feitos em uma sala de controle profissional com captação de graves / absorvedores de ressonância e absorvedores de banda larga embutidos nas paredes e difusores quadráticos atrás dos monitores. A sala tem 30 metros cúbicos – pequena a média para os padrões modernos (estão todas diminuindo!). É um espaço que usamos há mais de seis anos e estamos bem acostumados com suas peculiaridades acústicas. Os monitores são configurados acima da ponte métrica de uma mesa de mixagem de tamanho médio, um Midas PR dos anos 1970, que adiciona algumas rugas acústicas médias-baixas para o software lidar.

Solução 1:   IK Multimedia: ARC System 3

 

 

(£ 110, £ 135 com microfone MEMS)

O ARC System 3 inclui um plug-in (AU, VST2 / 3, AAX) e um aplicativo de calibração autônomo. A IK Multimedia também fornece seu próprio microfone de medição MEMS por £ 25 ou mais, embora qualquer microfone de medição possa ser usado, já que seu arquivo de calibração pode ser facilmente carregado no processo.

O aplicativo de calibração nos conduz pela configuração e medição sem esforço em cerca de 20 minutos. Isso envolve configurar o microfone no local de audição – onde normalmente está sua cabeça – com medições feitas a partir de varreduras de ondas senoidais reproduzidas nos monitores, um de cada vez. O microfone é então movido para 20 outros pontos para medições, todos ditados claramente pelo aplicativo. Uma vez que este processo um pouco enfadonho terminar, você tem que completar um nome simples e salvar o perfil de medição e você está no estágio de correção.

Os perfis salvos aparecem no plug-in e podem ser ajustados por meio de uma seleção de ferramentas bem selecionadas. Existem perfis predefinidos, quatro personalizados e um plano, que você pode alternar conforme necessário. Eles podem ser usados ​​para ajustar faixas de correção (por exemplo, apenas graves), curvas de inclinação por meio do EQ de 6 bandas e definir a precisão / suavização por oitava. O usuário também pode controlar o ajuste de saída, já que qualquer aumento de compensação irá corroer seu headroom, bem como a latência. As opções são Natural (baixo) e Linear (2.100 amostras, 48 ​​ms a 44,1 kHz). Aqui, é uma troca entre precisão e latência.

 

 

O efeito do ARC é imediato e corrige habilmente as deficiências da relação monitor / espaço. A compensação de low-end é um pouco demais para nossos ouvidos, por isso introduzimos um corte de prateleira baixa. Depois disso, tudo parece suave, com a faixa superior bem nítida.

O monitoramento virtual é outro recurso útil. Este conjunto de curvas de ajuste imita outros sistemas de reprodução.

Solução 2:   Dirac Live For Studio

 

 

(£ 270 estéreo, £ 390 multicanal)

O Dirac Live foi desenvolvido principalmente para ambientes de audição de alta fidelidade, com seu produto estéreo principal integrando-se diretamente com uma variedade de marcas de rua, como Arcam, NAD, JBL. O produto mais caro pega o sistema de calibração e porta suas medições em formato de plug-in para DAWs (OSX / Windows, AU, VST2 / 3, AAX) em formatos estéreo e multicanal. Não existe um microfone de medição sob medida, mas, como todos os quatro produtos em teste aqui, ele pode ser carregado com os perfis de calibração de outros microfones, como os da Earthworks, Audix e Beyerdynamic.

O aplicativo de calibração Dirac Live conduz o usuário pelas etapas desde o volume do monitor e nível do pré-amplificador do microfone até a posição do microfone de medição. Requer que o plug-in esteja rodando em uma DAW durante a medição, mas isso não é um grande incômodo. Usando varreduras de onda senoidal, fazemos nove medições ao redor do ponto central de escuta. O procedimento leva cerca de 20 minutos. O perfil de resposta resultante pode ser ajustado e armazenado no plug-in.

Os ajustes vêm na forma de curvas de equalização de estilo de ponto de interrupção definíveis pelo usuário e pontos de limite superior / inferior para a faixa de frequência corrigida, já que você pode deixar os subwoofers ou os agudos inalterados. O plug-in oferece oito slots que podem ser excluídos e sobrescritos conforme necessário. Apenas a atenuação de saída e a seleção de predefinições são controles ao vivo, portanto, esta não é uma interface complexa.

Sem ajustes no perfil inicial, a mixagem DAW que estávamos executando torna-se instantaneamente mais clara e mais equilibrada em toda a faixa audível, com os graves e médios mostrando a maior alteração na clareza. Tentamos várias alterações no perfil, mas o plano continua imbatível. Simples.

Solução 3:    Sonarworks Reference 4 Studio Edition

 

 

(Software de £ 230, £ 270 com microfone XREF 20)

O Reference 4 Studio Edition vem como um aplicativo de calibração (Reference 4 Measure), um conjunto de plug-ins (OSX / Windows, AU, VST2 / 3, AAX) e Systemwide, um programa que pode aplicar os perfis de correção a qualquer dispositivo de áudio conectado . O microfone de medição Sonarworks XREF 20 adiciona cerca de £ 40 ao preço, mas isso é uma pequena soma para quem não tem esse equipamento.

 

 

O Reference 4 Measure é muito fácil de usar, desde suas configurações de volume e nível de pré-amplificador até suas medições. O processo vê o usuário segurando o microfone onde quer que o programa indique – perto do monitor, entre os monitores, etc – e, através da entrada de algumas distâncias, usa tempos de retardo para localizar a posição do microfone. Um círculo aparece na tela enquanto um chilrear emana dos alto-falantes e você ajusta sua posição, microfone na mão, até que esteja travado no círculo quando o sinal de teste curto soar. Isso leva cerca de 20 minutos e se desenrola como um jogo de dança de arcade para o estúdio. O perfil resultante é então rotulado e armazenado para uso no plug-in e no aplicativo Systemwide.

Os displays de plug-in e Systemwide contêm tudo que você precisa: o perfil e as curvas de correção, medição de I / O, um conjunto bem balanceado de ferramentas de ajuste e um botão liga / desliga. Os ajustes incluem corte e reforço de graves e inclinação (em vez da curvatura mais complicada), além de controles de latência e fase linear, amplitude de correção e limitação de frequência e curvas de correção alternativas. É a partir daqui que o usuário também pode alternar para uma curva de correção de fone de ouvido, que acessa mais de 300 calibrações de modelo de fone de ouvido. As chances são de que o seu será representado.

O perfil de correção soa excelente e um reforço de graves de 2dB traz os graves até onde esperávamos. A capacidade de trocar para uma correção de latência zero, que troca o atraso por alguma distorção de fase, torna mais fácil pular entre o rastreamento e a mixagem, em vez de ter que ignorar o plug-in.

Solução 4:   Waves TRACT

 

 

(£ 310, £ 620 com Smaart Di v2)

A ferramenta de autocorreção de tempo e resposta da Waves é voltada para PA ao vivo e uso em casa e, como tal, difere dos outros produtos aqui. A Waves fez grandes avanços na aquisição digital da engenharia de som ao vivo e o TRACT cumpre um papel vital aqui, desde o ajuste dos equalizadores do sistema PA até o alinhamento de tempo / fase com os diversos drivers de alto-falante envolvidos. TRACT é o plug-in front-end de um sistema que usa Smaart, um programa de medição acústica de terceiros que conecta medições ao TRACT por meio de um link API. Parece complicado? Ele é comparado aos outros três produtos, mas também é projetado para um ciclo de medição e correção mais contínuo.

Para encurtar uma longa história (e depois de ler dois manuais), o processo de calibração é suave quando Smaart e TRACT começam a se comunicar e o sinal de ruído rosa começa a sair dos monitores. Cabe ao usuário definir onde as medições são feitas, portanto, alguma familiaridade com a acústica é essencial. O plug-in se encarrega dos procedimentos e as medições do RTA (analisador em tempo real) podem ser armazenadas em oito slots. Para este teste, pegamos seis medições e as mesclamos em um sétimo slot a partir do qual a captura final é feita.

De um início lento, não é difícil adaptar o FIR (resposta de impulso finito) capturado com restrições para seu corte / aumento e faixa de frequência. Um robusto EQ de 8 bandas ajuda a ajustar a correção. Nesse caso, apenas um toque de aumento de prateleira alta resolve as coisas. Não há comutação para latência, então você pode carregar o plug-in de baixa latência / fase mínima (sete amostras) ou a versão de fase linear, que adiciona 519 amostras de latência. Este último traz mais clareza aos procedimentos, embora o primeiro não tenha sido desleixado.

Aplicativo Neumann.Control iPad

 

 

(Aplicativo gratuito para monitores DSP KH80)

Neumann.Control aborda os monitores DSP KH80 através das conexões Ethernet do seu roteador wi-fi. Com algumas piscadas de identificação das luzes de energia KH80, o aplicativo pode configurar o ajuste dos monitores para a sala. Existem duas opções: alinhamento guiado e alinhamento manual. O primeiro orienta o usuário através do posicionamento ideal do monitor e, por meio de uma série de perguntas sobre as dimensões da sala, materiais de superfície e proximidade parede-mesa-mesa, cria uma saída sob medida.

O alinhamento manual permite que o usuário ajuste o desempenho de cada monitor com um EQ de 8 bandas, shelving global alto e baixo, nível de alto-falante individual e controles de atraso. Cada banda de EQ é totalmente paramétrica com seis tipos de filtro – bell, notch, high e low shelving e filtro passa-alto e passa-baixo), então há bastante espaço para o ajuste fino. Isso depende de algum conhecimento prévio das características da sala em relação aos monitores – por exemplo, por meio de um microfone de medição e um aplicativo como o Fuzzmeasure, que costumamos usar para testes acústicos, bem como análise de caminho de sinal. Múltiplas configurações podem ser salvas e recuperadas usando a interface principal, que também fornece controles de nível e mudo.

Em uso, a opção de alinhamento guiado faz um ajuste útil para as saídas do KH80s. A entrada de dados ligeiramente diferentes – por exemplo, a proximidade do alto-falante à parede – obtém resultados audivelmente diferentes, embora quanto mais precisos os dados, melhor será a saída. Os melhores resultados vêm da entrada de EQs corretivos por meio da rota de alinhamento manual com base nas medições que fizemos anteriormente (corroboradas, dentro de uma margem razoável, pelas análises de outros produtos). O resultado final se compara bem ao que alcançamos com os outros quatro aplicativos de correção de ambiente, embora isso seja principalmente em relação à faixa de baixa frequência. De 1kHz para cima, as respostas são complexas em termos de amplitude e fase, e é melhor usar uma solução especializada – como nos outros quatro aplicativos / plug-ins – ou ajustar suavemente em amplas faixas, como com um EQ de alto shelving.

A conclusão

 

 

Depois de nos aprofundarmos no mundo do software de correção de salas, ficamos surpresos com o tempo que leva para superar as curvas de resposta aprendidas pré-existentes. Trabalhar com quatro soluções ao mesmo tempo pode não ter ajudado. Com todos os quatro produtos, no entanto, é óbvio que o low end é onde está toda a ação – e isso é algo de que estávamos perfeitamente cientes. Quanto menor a sala, mais difícil é fazer com que a faixa de frequência mais baixa fique relativamente plana e, como a maioria de nós trabalha em salas pequenas, soluções acessíveis são bem-vindas.

Antes de considerarmos os méritos relativos desses plug-ins e aplicativos, há algo que devemos observar. Para esses testes, trabalhamos em uma mixagem em nossos próprios monitores. Conforme tomamos nossas decisões finais de mixagem, passamos um pouco de tempo com cada plug-in de correção de ambiente, que não foi realmente ajustado mais, pois sentimos que estavam funcionando bem. As decisões que tomamos não foram necessariamente diferentes do que normalmente seriam. No entanto, fomos capazes de torná-los mais rápidos.

E quanto à qualidade e valor relativos desses quatro produtos? Waves TRACT (e Smaart) é o estranho aqui, tanto na forma como funciona quanto no preço. É um software impressionante que podemos ver como essencial em um contexto de som ao vivo. Em estúdios, no entanto, é demais para o que deveria ser um processo de medição basicamente definido e esquecido.

No outro extremo da escala de preços, o ARC System 3 da IK Multimedia é uma verdadeira pechincha, com ou sem o microfone. Ele oferece tudo que você precisa, seja em um estúdio, um quarto ou uma série de espaços de trabalho temporários. Subindo novamente na faixa de preço, Dirac Live não é uma opção barata, mas nos impressionou com a clareza que trouxe sem esforço para nossos monitores; este exigiu o mínimo de ajustes de nossa parte. 

O Sonarworks Reference 4 Studio Edition atinge o equilíbrio entre ARC e Dirac, sendo mais próximo do primeiro em valor (e tornando a questão de ‘qual microfone’ mais simples) e igualando o último em eventual qualidade de som, já que exigiu um pequeno ajuste. O aplicativo Systemwide aumenta sua flexibilidade, já que nem tudo que usamos tem um slot de plug-in para monitoramento (por exemplo, ozônio para masterização) e adiciona a isso os excelentes perfis de calibração de fone de ouvido, que posso garantir no Beyerdynamic DT770s e 990s, e é realmente um pacote difícil de vencer.

Comentários adicionais

 

 

Recentemente eu instalei o Sonarworks Reference 4 Studio aqui na Promaster studio após uma reforma do qual substitui a bancada antiga por estantes que evitam  reflexões diretas sonoras indesejáveis nas superfícies, e levando-se em conta o pouco aporte financeiro do momento devido a  pandemia do Covid-19 para uma reforma mais adequada na acústica de minha  sala de mix, cheguei a conclusão que fiz uma excelente escolha, o Sonarworks que foi configurado pelo Pedro Martins via On line usando um microfone RTA  me deu um resultado acima do esperado, definiu meu Low end, os medios e agudos estão mais limpos e o som no geral bem mais agradável, consequentemente amenizando bastante a fadiga auditiva.  Percebi que a textura do plug in é tambem aplicada à sua monitoriação, o Sonaworks tem uma característica de som mais moderna já minhas  Yamahas NS10 e meu sub JBL studio tem um som mais vintage e gostei desse balanceamento sônico. 

 

Fonte:  https://www.musictech.net/features/group-test-room-correction/

Tradução e revisão feita por: Marlon Porto (técnico de mixagens e masterizações da Promaster studios).

Acesse o nosso site para serviços ou cursos: www.promasterstudios.com

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart