Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Os equipamentos dos Deftones

Com o lançamento este ano do seu mais recente álbum, Gore, vamos dar uma olhada nos instrumentos que os membros dos Deftones usam

A banda californiana de metal alternativo formada em 1988 é composta por Chino Moreno, Stephen Carpenter, Abe Cunningham, Frank Delgado e Sergio Vega. Nesta edição veremos quais instrumentos musicais eles tocam. 

Camillo Wong Moreno (Chino Moreno) (voz e guitarra) 

CM.Marshall 1960BConhecido por seus potentes gritos e voz tenor, Moreno se respalda com os microfones Shure, usando o Beta 58A para apresentações ao vivo desde 2011.

Guitarras: Nessa área conta com uma Gibson 1961 SG; três da Fender — Mustang, Jaguar e Stratocaster (personalizada com captadores EMG single active); uma ESP Viper 301 e outra Ephiphone G-400 y da Knaggs Guitars, a Keya T2.

Amplificadores e caixas: A Orange Music Electronic Company acompanha o músico com seu amplificador KT88 de 180 W e caixas 4×12. A Orange se une à Marshall com sua caixa 1960B 4X12 e o subwoofer para guitarra Vector SL de 600 W e 15” da ISP Technologies. Para os efeitos, destacam-se os pedais da Boss CE5 Chorus e DD6 Delay, junto com uma variedade de pedais da mesma marca e pedais de efeitos MXR.

Stephen “Stef” Carpenter (guitarra)

SC.Fractal Audio Axe-FX IIDesde sua entrada nos Deftones, Stef começou tocando a tradicional guitarra de seis cordas, avançando para a guitarra de sete e escrevendo os últimos álbuns da banda com uma guitarra de oito cordas.

Guitarra: Atualmente Carpenter é endorser das marcas ESP Guitars, Marshall Amplifiers, Engl Amplifiers, GuitarRig e os captadores Fishman Fluence Signature. Como endorser da ESP desde a metade de 1990, conta com seis modelos signature (agora discontinuados), sete modelos de oito cordas e um barítono em produção.

Carpenter usa as cordas para guitarra da Dunlop, calibre .011-.069. Também usa captadores de 1 mm Tortex da mesma marca, com um logo personalizado. Seu equipamento atual é composto por um sistema de áudio Fractal Audio Axe-FX II, além de um pedal amplificador de potência para seus monitores Electro-Harmonix 22 Calibre.

Abe Cunningham (bateria)

AC.Tama Starclassic BubingaDesde 2009 seu kit para turnês é composto pela bateria Tama Starclassic Bubinga e pratos Zildjian.

Bateria: Composta por Sky Blue Sparkle Finish 12”x8” Tom, 14”x9” Tom, 16”x16” Floor Tom, 18”x16” Floor Tom, bumbo 22”20”, 14”x6” AC146 Signature Brass (principal) e 13”x7” Tama Maple Starclassic Snare.

Pratos Zildjian: 15” A Custom Mastersound Hi-Hats, 22” A Custom Ride, 20” A Custom Rezo Crash, 19” A Custom Rezo Crash, 20” Avedis MediumThin crash, 20” Oriental China Trash, 21” K Crashride, 8” A Custom Splash e 10” A Custom Splash.

Pelo lado das peles, usa a marca Remo da seguinte maneira — toms: (12”, 14”, 16”, 18”) Clear Ambassadors para a parte superior e inferior; bumbos: (22”) PowerStroke 4 (com Remo FalamSlam) parte posterior, Standard Tama Head parte frontal; snare: (14”) Coated Emperors — superior, Clear Ambassadors inferior. As baquetas que utiliza são as da Pro-Mark, com seu modelo autografado Abe Cunningham TX916W.

Sergio Vega (baixo)

SV.Fender Jaguar BassVega, que toca o baixo com uma palheta, junto aos Deftones tem tocado exclusivamente os baixos Jaguar da Fender, acompanhado por um amplificador Ampeg SVT Classic Reissue.

Efeitos e outros: Dentre seus efeitos encontramos o software Native Instruments Guitar Rig 3 e um SansAmp Bass Driver Di da Tech 21. Vega também usa um Fractal Axe-FX II, um amplificador de potência Matrix GT1000FX e duas caixas para alto-falante Orange 8”x10” que usa para amplificação.

Frank Delgado (Teclado, sintetizador e turntables)

nordlead2-modelsDentre do seu equipamento de teclados e sintetizadores, Frank tem declarado ter um Clavia Nord Lead 2 e um Moog Minimoog Voyager. Parte das suas ferramentas como DJ estão compostas por KAOSS Pad 3 da Korg; da Pioneer o processador de efeitos EFX-500 e o CDJ CD player, um mixer TTM 56 da Rane e a tornamesa SL 1200 MKII da Technics. Frank também conta com seu Yamaha RS 7000 e usa um Novation ReMote SL com Ableton Live.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart