Eventos
NAMM Show 2016 recarregada!
Publicado
10 anos agoon
De 21 a 24 de janeiro, Anaheim voltou a receber a membros da indústria musical de todo o mundo, criando um círculo de ideias, novidades e relações comerciais.
Ir para a NAMM a cada ano é sempre emocionante para quem tem a oportunidade de viajar à Califórnia. É um ‘parque de diversões’ onde podemos ver, saber, conhecer e ouvir tudo sobre a indústria de instrumentos musicais e áudio. Instrumentos variados, microfones, sistemas de áudio, acessórios, notícias, lançamentos, curiosidades, fofocas e ‘comentários off the record’. Que mais podemos pedir?

Palco no exterior da NAMM
Este ano dava para perceber uma energia maior no centro de exposições, inclusive desde antes de começar a feira, com expositores entusiasmados — muitos apresentando-se pela primeira vez — e uma enorme quantidade de público, especialmente nos dois primeiros dias.
“Se observamos o número recorde de marcas expositoras, a entrada de um novo espírito empresarial e a presença de 125 países, a indústria parece pronta para um crescimento vital e mais inovações”, disse Joe Lamond, presidente e CEO da NAMM. “A NAMM Show é um reflexo da nossa indústria, não só onde está neste momento, mas o mais importante, para onde está indo.”
Alguns números
É importante destacar que a feira deste ano foi a maior nos 115 anos da National Association of Music Merchants, com um recorde de 1.726 companhias expositoras — 7% de aumento em relação ao ano passado —, representando mais de 6 mil marcas. Segundo os expositores, este ano os compradores chegaram prontos para adquirir produtos e fazer pedidos diretamente durante o evento, mostrando, talvez, uma melhora no mercado americano.
Por parte dos visitantes, foram registrados 101.736, entre convidados dos membros da NAMM, estudantes, compradores, funcionários de lojas, expositores, imprensa e músicos em geral, resultando em 2% a mais sobre o evento de 2015.
Por parte das empresas debutantes, somaram-se 409, mais 174 empresas que voltaram a expor em 2016. Já falando sobre os visitantes do exterior, a conta chegou a 15.915, 20% mais do que no ano passado. Os viajantes chegaram de 125 países diferentes e devemos reconhecer que encontramos uma enorme quantidade de latinos percorrendo o evento!
Algumas tendências

Guitarra Fender desmontada
Como destaque, na exposição puderam ser vistas diversas tendências no setor de instrumentos. Pelo lado de sintetizadores, está se apresentando uma inclinação para os sintetizadores analógicos, com várias marcas mostrando modelos modulares pequenos.
Já entre os instrumentos com trastes, percebeu-se que o crescimento continua dando maior ênfase aos produtos elétricos, contrastando com o aumento recente no lançamento de produtos acústicos.
Na percussão, o melhor veio por parte dos artistas que estiveram visitando os estandes, incluindo os bateristas Questlove, Josh Dun, Tré Cool, Stewart Copeland, Carmine Appice, Josh Devine e muitos outros.
Também não faltaram demos e shows, não só com instrumentos mas também mostrando a energia do mercado de DJ e software para áudio profissional.
O que mais dizer? Apresentamos uma interessante foto-galeria dos protagonistas desta edição. Não se esqueça de que para vê-la completa, você pode visitar www.musicaemercado.org.
O Brasil presente!
Em mais um ano, destacamos a presença do pavilhão especial dedicado a fabricantes do nosso querido Brasil. Instrumentos e acessórios criados no País chamaram a atenção dos visitantes no evento, que mostraram seu interesse não só nos produtos, mas também na cultura dos expositores.

O time de brasileiros presentes na NAMM, com apoio da Anafima e da Apex Brasil
No colorido setor brasileiro havia 24 empresas — presentes com o apoio da Anafima e da Apex Brasil —, incluindo Contemporânea, Fire, Giannini, Meteoro, Odery Drums, Izzo, Spanich, Staner/Renaer, Stay Music, Tagima, Urbann Boards, Music Kolor, Mac Cabos, Carrozza, Ronay, Solid Sound, iBox, Datalink, Wood, Suette, Rozini, RMV, Ever-ton e Luen.
Participando pela primeira vez, Adriano Moretti, da iBox — fabricante de acessórios para instrumentos musicais —, descreveu essa como uma “experiência única”. “Estamos aprendendo mais sobre o mercado internacional e as suas exigências. Os produtos brasileiros têm muita qualidade, devemos ter cuidado com o modo como os apresentamos para poder nos adaptar aos standards e crescer no exterior”, comentou.
Concordando com isso estava Klaus Ximenes de Souza, da Mac Cabos, que disse: “É uma experiencia inovadora e a aceitação do produto está sendo muito boa. Em questão de valores, o pessoal está gostando. Talvez seja pela vantagem do nosso câmbio hoje. É muito bom ter contato direto com os importadores americanos. Ainda vendemos apenas no Brasil, mas estamos otimistas com a possibilidade de exportar”.
Para Felipe Carvalho, da empresa especialista em acabamentos para guitarra Music Kolor, a feira foi um sucesso: “Os visitantes, tanto americanos como europeus e asiáticos, se encantaram com a nossa pintura, arte e instrumentos. A pintura é uma especialidade que todo mundo tem dificuldade em fazer e a oportunidade foi boa para mostrar a nossa qualidade. Inclusive tivemos a visita de várias indústrias querendo terceirizar a parte de pintura conosco”.
Alexandre Carrozza e Guto Rodrigues, das guitarras personalizadas Carroza, comentaram: “É o segundo ano que expomos na NAMM e é muito bom para fazer novos contatos, além de conhecer os novos instrumentos e uma cultura diferente. A nossa intenção é ir conquistando aos poucos o mercado americano e estar aqui ajuda muito! Também ajuda muito a nossa imagem no Brasil, dá credibilidade e prestígio”.
Tiago Valente, dos pianos Suette, encontrou no pavilhão brasileiro “uma família! É muito bom o ambiente de parceria que encontramos tão longe de casa. Ainda melhor fazendo contatos com os visitantes”.
Outro comentário positivo veio de Everton da Silva, da Ever-Ton Mouthpieces: “Já conhecemos o mercado brasileiro, então, para nós isso aqui é outro mundo. Muitos contatos! Acredito que irão surgir novas parcerias muito importantes. Somos fabricantes de boquilhas para iniciantes, músicos intermediários e profissionais, e os únicos no Brasil que usam a mesma matéria-prima das grandes marcas. Isso nos dá uma vantagem grande”.
“Sempre é bom poder ver as aberturas no mercado e as tendências de primeira mão. Trouxemos produtos de percussão típicos dos ritmos brasileiros que atraem aos visitantes. Já temos presença em vários países da Europa e na América Latina em geral, mas agora estamos procurando potenciais clientes nos Estados Unidos também”, contou Douglas Prado, da Luen.
A Solid Sound, fabricante de cases de Curitiba, foi uma das debutantes este ano. Paulo Peceniski confirma: “Temos uma linha muito grande, com mais de 250 itens para todo tipo de instrumentos. Embora só tenhamos trazido uma pequena parte do nosso estoque, dá para mostrar a qualidade dos nossos produtos e as pessoas se surpreendem porque reconhecem que vários deles são inéditos no mercado mundial! Poder fazer contatos e conhecer pessoas do mundo inteiro, isso é o melhor!”.
No caso da Datalink, foi a primeira participação e o diretor de vendas, Mário Garcia, conta: “Estar aqui abre muitas portas, principalmente porque somos relativamente novos no mercado de cabos para áudio e instrumentos musicais. O americano é um público diferenciado, só vai aonde lhe interessa. A coisa boa aqui é que as visitas são de lojistas, ou seja, possíveis distribuidores para trabalhar com os nossos produtos”.
“Expor na NAMM é expor para todo o mundo. Tem muitos visitantes da América Latina e da Europa, e é muito bom dar visibilidade para a nossa marca. Estamos começando a trabalhar na América Latina com um distribuidor em Miami e tivemos muitas reuniões com empresas da região aqui. Foi muito bom poder conhecê-los e que tenham visto nossos produtos em ação”, disse o fabricante de guitarras, baixos e violões Ney Nakamura, da reconhecida Tagima.
Wagner Dorta, da Fire — fabricante de pedais —, participando pela primeira vez, contou que foi uma experiência única. “Muito legal poder ver o mercado, analisar como as empresas trabalham aqui, como apresentam os produtos. Para nós, é um motivo de incentivo para continuar com o nosso trabalho. O visual dos nossos produtos chamava a atenção e muitos visitantes pararam para testá-los. Eles se surpreenderam gratamente com a nossa qualidade!”.
Raúl del Trejo, do grupo Renaer, contou que há mais de 20 anos visita a NAMM, mas foi a primera vez que expuseram com todas as marcas do grupo. “A feira é norte-americana e logicamente há muitos visitantes locais, mas também há muitos da América Latina, e isso nos ajuda muito. Estamos fazendo uma reestruturação desde o início de 2015 com a nossa distribuidora Miami Audio Music, e o fato de a NAMM acontecer em janeiro vai nos ajudar a tornar os projetos mais assertivos para 2016.”
O fornecedor de madeiras para instrumentos musicais Ronay também esteve presente pelo segundo ano e seu CEO Roni comentou: “Estamos dando continuidade ao trabalho que começamos há um ano. Temos muitas mais reuniões e possibilidades de venda. É ótimo!”.
Uma empresa que voltou à feira depois de cinco anos foi a RMV. Anselmo Rampazzo, diretor da companhia, comentou: “É muito bom voltar! Trouxemos peles e baterias, mas temos uma fábrica bem completa, com suportes, percussão e muitos outros produtos. O interessante foi perceber que os visitantes não esqueceram da nossa marca, e já começamos a fazer negócios com alguns contratos fechados na feira!”.
Focada nos mercados internacionais, Simone Storino, da Izzo, destacou: “Estamos no mercado de exportação aproximadamente há dez anos. Já tivemos algumas experiências anteriores expondo na NAMM, mas essa é a primeira dentro do pavilhão brasileiro. Acho que este ano será mais propício para atuar mais no mercado internacional por causa da taxa do dólar no Brasil. A Izzo tem investido muito e estamos com um foco forte nas exportações em 2016”.
Também participando por segunda vez, a Stay Music — fabricante de suportes — percebeu uma melhora grande de um ano para o outro por causa dos contatos promissores feitos. “Estamos começando agora com as exportações, então os nossos suportes são uma novidade para todo o mundo. Estamos procurando distribuidores neste país, então a presença na NAMM é fundamental. Até trouxemos material de marketing em inglês e espanhol para poder atender melhor os visitantes”, disse Alan Cavalheiri do departamento comercial
Quem também já tinha participado da expo, mas ficou ausente por três anos, foi a fabricante de percussão Contemporânea. “Voltamos graças à oportunidade proporcionada pela Anafima e a Apex, e foi muito bom para rever velhos amigos e também perceber que há muitas pessoas interessadas nos nossos produtos. A percussão brasileira sempre faz muito sucesso e somos uma marca consolidada, por isso as pessoas nos reconhecem”, concluiu Roberto Guariglia, CEO.
Para finalizar, da Giannini — que estava expondo em um estande próprio separadamente do pavilhão brasileiro —, Flávio Giannini, diretor comercial, disse: “A NAMM vem nos surpreendendo, pois estamos cada vez mais conquistando espaço no mercado americano. Esta última edição em particular foi nossa melhor participação nos últimos anos, pois recebemos grandes redes de lojas que são importantes no mercado com pedidos efetivos, além da comprovação da fidelidade de nossos parceiros 
Como podemos ver, foram criadas ótimas oportunidades para as empresas brasileiras expositoras e muitas portas se abriram para continuar em contato com possíveis distribuidores e clientes. E você, fabricante? Não quer participar em 2017? See you next year!
Você pode gostar
-
Genelec UNIO é finalista no Prêmio TEC de 2026
-
Conecta+: Rozini comemora 30 anos com novidades e experiências únicas
-
Tagima Dream Team 2025 começa hoje em Campinas
-
CONECTA+: Linha Virtuoso da Rozini une timbre refinado e exclusividade
-
Áudio & Música Brasil: Lançamentos D-One
-
Áudio & Música Brasil: Lançamentos Audioamerica Technology
Eventos
AES anuncia conferência sobre áudio para VR, AR e jogos imersivos em 2026
Publicado
4 dias agoon
26/11/2025
A Audio Engineering Society anunciou a Conferência Internacional sobre Áudio para Realidade Virtual e Aumentada e Jogos Imersivos (AVARIG2026), que acontecerá de 30 de junho a 3 de julho de 2026, em dois locais icônicos de Paris: Sorbonne Université d’Alembert e IRCAM/STMS.
Esta será a primeira vez que a conferência AVAR será realizada na Europa, marcando uma expansão estratégica do evento para uma nova área: áudio para videogames imersivos.
A AVARIG2026 une a história da série AVAR com a da tradicional conferência Audio for Games, refletindo a crescente convergência entre realidade estendida (XR), áudio espacial e interatividade.
Um encontro global focado no futuro do som imersivo
O evento será copresidido por Brian F. G. Katz, Diretor de Pesquisa do CNRS no Institut d’Alembert de la Sorbonne e editor-chefe do Journal of the AES, e por Markus Noisternig, Diretor Adjunto do laboratório STMS (IRCAM–CNRS–Sorbonne Université–Ministério da Cultura).
Ao longo de quatro dias, o AVARIG2026 reunirá especialistas internacionais em:
- Áudio imersivo e espacial
- Realidade virtual e aumentada
- Processamento de sinais
- Som assistido por IA
- Psicoacústica
- Áudio para jogos e experiências interativas
- Novas ferramentas e padrões para XR
A programação incluirá apresentações técnicas, workshops, demonstrações ao vivo e oportunidades de networking, explorando desde renderização espacial dinâmica até modelos híbridos que combinam acústica e áudio para videogames. A conferência analisará como a inovação sonora impacta o realismo, a emoção e a imersão em aplicações artísticas e comerciais.
“Um marco para o áudio imersivo”
Para Katz, a AVARIG2026 representa um momento crucial para a comunidade profissional: “Estamos entusiasmados por trazer a principal plataforma de pesquisa em áudio imersivo da AES para a Europa pela primeira vez. A AVARIG2026 marca um marco na forma como pensamos o som em realidades expandidas: não apenas como uma camada, mas como um elemento central de presença, emoção e envolvimento. Ao unir forças com a comunidade de jogos imersivos, estamos abrindo as portas para colaborações que definirão o futuro do som interativo.”
As atividades acontecerão no coração do Quartier Latin, em Paris, um cenário histórico que combina ciência, arte e experimentação sonora, reforçando a natureza interdisciplinar do evento.
Apoio e informações
A conferência conta com o apoio do projeto SONICOM EU, dedicado à transformação da comunicação auditiva em ambientes de RA/RV.
A AES anunciará em breve detalhes sobre o envio de artigos, inscrições e oportunidades de patrocínio.
Eventos
Spark 2026: ISE lança novo evento para unir criatividade e tecnologia em um mesmo ecossistema
Publicado
5 dias agoon
25/11/2025
A Integrated Systems Events anunciou o lançamento de Spark, um novo evento de quatro dias criado para conectar criatividade, tecnologia e inovação em um mesmo espaço.
A estreia acontece durante a ISE 2026, de 3 a 6 de fevereiro, na Fira de Barcelona, inaugurando um encontro dedicado à convergência entre broadcast, mídia & entretenimento, eventos ao vivo, gaming e design.
Pensado como um ponto de encontro para profissionais criativos, tecnólogos e tomadores de decisão, o Spark surge para derrubar barreiras entre setores, estimular colaboração e explorar o futuro da criação — da inteligência cultural à produção imersiva, passando por IA, storytelling e novos modelos de trabalho.
Um hub para colaboração criativa
O Spark amplia o legado da ISE no design de eventos voltados à tecnologia, estendendo sua atuação para a economia criativa e seus segmentos adjacentes. A missão é enfrentar o chamado “paradoxo da conexão”: um mundo hiperconectado, porém fragmentado.
Com instalações imersivas, laboratórios práticos, experiências interativas e sessões de thought leadership, o Spark oferece um ambiente para experimentação, construção de redes profissionais — incluindo investidores — e desenvolvimento de novos projetos.
Convergência como palavra-chave
“O Spark conecta as mentes mais brilhantes da criatividade e da tecnologia para redefinir o que é possível”, afirma Mike Blackman, diretor-geral da Integrated Systems Events.
Segundo ele, as fronteiras entre disciplinas criativas estão desaparecendo rapidamente, criando pontos de encontro entre universos como gaming e broadcast, design e eventos ao vivo.
Essa convergência será demonstrada por meio de:
- ambientes imersivos em LED,
- demonstrações de áudio espacial,
- fluxos de produção aprimorados por IA,
- narrativas interativas e experiências multidisciplinares.
Quatro trilhas temáticas
O programa do Spark será dividido em quatro áreas centrais:
- Broadcast
- Live Events
- Gaming
- Marketing & Design
A proposta é incentivar aprendizado cruzado e colaboração direta entre criativos e especialistas técnicos, com workshops, keynotes, painéis e demonstrações ao vivo.
O conteúdo também reforça pilares como diversidade, sustentabilidade e propósito, preparando profissionais para prosperar em uma economia criativa em constante convergência.
Um novo capítulo para a ISE
O Spark nasce dentro da ISE 2026, mas a organização já planeja expandi-lo para um evento independente nos próximos anos. Sua missão permanece clara: ser um ponto de encontro onde fronteiras desaparecem, ideias se acendem e a criatividade encontra novos caminhos para crescer.
Com o Spark, a ISE dá um passo decisivo para aproximar ainda mais as indústrias criativas do ecossistema tecnológico — antecipando tendências e abrindo espaço para novas formas de colaboração global.
Music China
Music China 2025 encerra com crescimento internacional
Publicado
5 dias agoon
25/11/2025
A edição de 2025 da Music China encerrou com resultados extremamente positivos, após quatro dias de conexões comerciais, inovação e diálogo no Shanghai New International Expo Centre.
De 22 a 25 de outubro, a feira reuniu 1.700 expositores e recebeu mais de 114.000 visitantes de 121 países e regiões, um aumento de 15% na diversidade internacional em comparação com o ano anterior.
O evento reforçou sua posição como um dos principais pontos de encontro globais para a indústria musical, impulsionado ainda mais por uma programação paralela com mais de 600 atividades, incluindo workshops, palestras e fóruns dedicados a temas como música e tecnologia, mercados emergentes e bem-estar musical.
Daniel Neves, CEO da Música & Mercado, comentou: “Ver a Music China consolidar sua posição como um dos principais polos globais do nosso setor reforça a importância das feiras presenciais para a indústria musical. Esse tipo de evento não é apenas um espaço de negócios, mas também uma referência e fonte de atualizações para fabricantes, distribuidores, varejistas, artistas e educadores. A variedade de atividades, discussões e conexões que vimos em Xangai demonstra como o mercado está evoluindo, não apenas em tecnologia, mas também em cultura, treinamento e relacionamentos. Para nós, da Música & Mercado, acompanhar esse movimento significa estar conectado às transformações que impactam o varejo latino-americano e manter o diálogo internacional que impulsiona a inovação e o desenvolvimento no Brasil.”
Um espaço para colaboração global
Para Judy Cheung, Vice-Diretora Geral da Messe Frankfurt (HK) Ltd, o sucesso desta edição reflete o papel estratégico da feira em um momento de rápida evolução do setor. “A Music China 2025 inspirou e conectou profissionais, marcas e amantes da música. O nível de interação demonstrou o papel fundamental da feira na definição do futuro da indústria, fomentando a inovação e novas parcerias.”
Expositores de 28 países e regiões, incluindo 10 pavilhões nacionais, destacaram a capacidade do evento de abrir novos mercados. Para muitas marcas, a Music China continua sendo um ponto de encontro internacional essencial.
Dos EUA, Colin Schofield (JodyJazz Inc.) observou: “O valor do evento vai além da China. Ele nos permite apoiar distribuidores locais e conectar-nos com parceiros em toda a Ásia.”
Para novos participantes, a feira também serve como porta de entrada para o mercado chinês. Steele Turkington (Kentville Drums, Austrália) comentou: “No primeiro dia, já tínhamos nos conectado com artistas e lojas especializadas. A qualidade do público foi excepcional.”
Tecnologia musical e novas gerações ganham destaque
O pavilhão “Música do Amanhã”, no Hall N3, tornou-se um epicentro de inovação, exibindo instrumentos inteligentes, ferramentas de produção e equipamentos de ponta. Mais de 60% dos produtos premiados no New Product Global Launch 2025 pertenciam à categoria eletrônica, como a guitarra sem cordas da Enya Music.
A tendência tecnológica atraiu a atenção de desenvolvedores e estúdios internacionais. O produtor britânico SILVASTONE observou: “A Music China é inspiradora. Descobrimos marcas e tecnologias que não tínhamos visto em Londres, desde monitores compactos a microfones sem fio de alta qualidade.”
A novidade deste ano foi a estreia da International Music Expo (IMX) no Hall N3, com foco em IA, Web3 e novos modelos de direitos musicais.
Acessibilidade, inclusão e o futuro da educação musical
Os espaços dedicados a tecnologias inclusivas mostraram como sistemas de áudio inteligentes e interativos estão expandindo o acesso ao aprendizado musical.
Athan Billias, da The MIDI Association, destacou ferramentas desenvolvidas para músicos com deficiência visual ou motora, enquanto a SymphoMe apresentou um tutor de piano com inteligência artificial que personaliza o feedback para cada aluno.
Música, saúde e longevidade: Novas oportunidades
O programa “Golden Harmonies” e o novo Fórum Global sobre Música, IA e Saúde exploraram o crescente potencial da música como ferramenta de bem-estar, especialmente para a terceira idade, um mercado em rápida expansão na China.
Rong Chen, do Conservatório de Xangai, enfatizou o papel do evento: “A Music China nos permite unir pesquisa e mercado para promover uma educação musical significativa e voltada para o bem-estar.”
Próxima edição em 2026
Organizada pela Messe Frankfurt, pela Associação Chinesa de Instrumentos Musicais e pela Shanghai Intex Exhibition Co., a Music China retornará de 28 a 31 de outubro de 2026, reafirmando seu papel como impulsionadora da inovação, dos negócios e da transformação para toda a indústria musical global.
Áudio
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
A Montarbo amplia sua linha de produtos com o lançamento do MINIBO-5M, um sistema ativo projetado para instalações fixas que...
BASSBOSS apresenta o Sublim8, uma coluna de som de três vias para sonorização portátil
Sistema ativo com subwoofer de 18”, design modular e foco em potência e clareza para aplicações móveis e fixas. A...
Argentina: Funktion-One chega ao país com evento histórico com Richie Hawtin
O lançamento oficial marca um novo capítulo para a marca britânica na América do Sul e reuniu mais de 3.000...
México: A versão mexicana de The Office aposta em áudio profissional
Improvisação, um grande elenco e um ambiente de radiofrequência complexo marcam o desafio sonoro de La Oficina, que chega ao...
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
Novo amplificador de fones promete independência, qualidade de áudio e praticidade no palco ou estúdio. A Power Click, marca brasileira...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista3 semanas ago
O fim da Black Friday genérica? Como o varejo musical está redefinindo os descontos
-
Lojista3 semanas ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Lojista4 semanas ago
Equipamentos compactos e portáteis ganham espaço nas lojas de música
-
Eventos3 semanas ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Audio Profissional3 semanas ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Eventos4 semanas ago
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
-
Audio Profissional3 semanas ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Instrumentos Musicais2 semanas ago
Baterias acústicas mais vendidas em 2025




























































































