A Izzo anunciou que mais uma marca entrará ao portfólio de distribuição da empresa: a Neutrik, disponibilizando conectores para diferentes setores do mercado.
Izzo e Neutrik fecharam o acordo de distribuição no NAMM Show
A Neutrik tem mais de 40 anos de experiência na fabricação de sistemas e produtos de conexão para os mercados de áudio, vídeo, iluminação, dados, energia e outras áreas industriais.
O Grupo Neutrik tem sua base em Liechtenstein, mas também tem subsidiárias nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Japão, China, Hong Kong, Índia e Alemanha, além de uma rede de distribuidores exclusivos em mais de 80 países em todo o mundo.
A marca já tinha presença no Brasil, mas decidiu mudar de estratégia e agora fez parceria com a Izzo, que se encarregará da distribuição no País.
Leandro Campos, gerente comercial da Izzo, contou que a empresa trabalhará a Neutrik em todas as suas verticais e será criado um departamento exclusivo para a marca: “Os mercados de áudio e iluminação estão mais próximos do nosso core business. Dessa forma, acreditamos que nossa força de venda conectada ao departamento exclusivo promoverá o desenvolvimento desse mercado. Para os demais, entrarão no time outros profissionais, tais como os integradores para o mercado de broadcast, por exemplo. Além disso, participaremos das principais feiras de segmentos com potencial de negócios para marca, todas elas já devidamente mapeadas e com a garantia de apoio por parte da Neutrik”.
Priscila Storino, CEO da Izzo Musical, e Johaness Vegh, gerente regional de vendas da Neutrik, dão mais detalhes a seguir.
Publicidade
Como a Izzo trabalhará com a Neutrik
M&M: Como vocês avaliam o impacto da Neutrik no portfólio da Izzo Musical?
Priscila Storino, CEO do grupo Izzo Musical
Priscila: Buscávamos uma marca que pudesse se encaixar em nosso mix de produtos de maneira expressiva e assim desenvolvermos um mercado no qual ainda não temos forte atuação, que é o de áudio profissional. Nosso planejamento apontou alguns atributos indispensáveis para esta marca, dentre eles ser líder no segmento em que atua e de distribuição escalável, assim como nossas principais marcas. A Neutrik reúne essas e outras características, encaixando-se perfeitamente em nosso portfólio. Será um marco em nossa jornada pelo mercado de áudio profissional.
M&M: Vocês creem que a Neutrik possa desenvolver uma departamento voltado para o áudio, considerando que a marca é um dos componentes mais reconhecidos no setor?
Priscila: Um dos pilares do nosso planejamento consiste em ter um departamento exclusivo na nossa estrutura que seja capaz de atender às demandas da marca no Brasil mantendo uma conexão direta com a sede da fábrica na Europa. Dessa forma, a Neutrik terá uma célula dentro da Izzo com foco não somente no áudio, mas nos demais mercados de potencial para a marca.
M&M: Como vocês avaliam o mercado potencial da marca?
Priscila: O potencial de crescimento no Brasil é muito grande. Acreditamos que nossa capilaridade e know-how em distribuição de acessórios possam trazer resultados positivos para a marca em curto prazo no segmento de áudio profissional. Para sustentar esse crescimento e desenvolver os mercados de broadcast, medical e data, nosso departamento exclusivo terá um papel fundamental. Será ele que estabelecerá um elo entre a fábrica e esses mercados, fazendo com que a Neutrik esteja mais próximo dos projetos e demandas em tempo real. Marcas que desenvolvem não só produtos, mas soluções, precisam dessa aproximação e o papel do distribuidor é proporcionar isso. Este é o ponto mais importante do nosso projeto para a marca.
Publicidade
M&M: A empresa ficará com o estoque da antiga distribuidora?
Priscila: Não. A aquisição de estoque já nacionalizado inviabilizaria a comercialização dos produtos aos preços de mercado. Obviamente que esse seria o melhor cenário para todos neste momento, entretanto, o sistema tributário brasileiro não permite esse tipo de negociação. A sobreposição de produtos pode acontecer, mas não nos preocupa tanto. Acreditamos que a chegada do nosso primeiro embarque será no momento em que os estoques no Brasil já não estiverem em níveis muito altos.
Mais um pouco sobre a Neutrik, com Johaness Vegh
Escritorios da Neutrik em Liechtenstein
M&M: Quais fatores levaram a Neutrik a optar pela mudança na distribuição no Brasil?
Johannes: A gama de produtos da Neutrik aumentou muito ao longo dos anos e agora atende a mais segmentos e aplicações de mercado. Para atender melhor à nossa atual gama de produtos e aos desafios relacionados no mercado, decidimos adotar uma nova abordagem com um novo parceiro no Brasil. Estamos confiantes de que a Izzo é o parceiro certo para satisfazer esses requisitos.
M&M: Quanto a América Latina representa em vendas para a Neutrik?
Johannes: As vendas na América Latina são estáveis, mas não enormes, em comparação com mercados com mais negócios de manufatura. Como em toda parte, há espaço para melhorar.
Publicidade
M&M: O que vocês esperam do Brasil nos próximos cinco anos?
Johannes: Nossa expectativa é melhorar a cobertura de todos os diferentes segmentos de mercado que são importantes para a Neutrik atualmente. Junto às tradicionais aplicações de áudio profissional, estas incluem aplicações médicas e de broadcast, entre outras. Estamos confiantes de que a Izzo ajudará a aumentar significativamente as vendas em todos os segmentos de mercado.
M&M: Quais produtos são o foco da atenção da Neutrik atualmente e por quê?
Johannes: Estamos trabalhando em vários projetos interessantes, incluindo, por exemplo, um novo sistema de conexão por fibra, dispositivos de conectividade fáceis de usar para redes de áudio e melhorias de alguns produtos padrão, a fim de torná-los compatíveis com as normas futuras.
M&M: Tecnicamente falando, qual é o diferencial da Neutrik em relação aos seus competidores?
Publicidade
Johannes: Os produtos Neutrik fornecem muitas características técnicas, alta qualidade de produto, confiabilidade e um design funcional e agradável a um preço razoável. A Neutrik criou muitos produtos que se tornaram padrão na indústria do entretenimento e isso continuará. O fato de terem sido copiados muitas vezes comprova que nossos produtos fornecem a combinação certa de todas essas características para nossos clientes. Os clientes tendem a pensar na Neutrik durante o projeto, a fabricação e a instalação. Quando um sistema está funcionando, eles confiam confortavelmente nos produtos da Neutrik.
M&M: Poderia falar um pouco sobre o R&D da Neutrik?
Johannes: Na Neutrik, cerca de 25 pessoas são responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos e pela melhoria contínua dos produtos existentes. O processo é conduzido pela demanda do mercado e desenvolvimentos técnicos. A chave para o sucesso é a combinação certa entre ambos.
M&M: Como a Neutrik combate os produtos falsos?
Johannes: Embora a impressão geral de falsificações às vezes seja obviamente falsa, em certos casos é necessário examinar os detalhes mais refinados dos componentes, como contatos e a maneira de manipular e montar nossos produtos. Como nossos conectores são relevantes para a segurança em certas aplicações, é altamente recomendável o uso de um conector Neutrik original. Além disso, o canal de distribuição ajudará a garantir que o produto seja original da Neutrik.
Com uma sucessão planejada e a injeção de uma liderança mais ousada, a distribuidora sai do modo “discreto” e projeta crescimento três vezes maior em 2025.
No competitivo tabuleiro do mercado musical brasileiro, a Habro Music era, até recentemente, o paradoxo de um gigante adormecido. Detentora de um portfólio invejável e com uma saúde financeira inquestionável, a empresa operava em um ritmo quase de manutenção, levando o mercado a percebê-la como tradicional, sem ego e “apagada”. Lojistas ouvidos pela Música & Mercado afirmavam que a visão externa era a de “uma empresa que sentou em cima de um monte de marca porque tem dinheiro, mas perdeu a vontade de brilhar”.
Essa era acabou
Em setembro de 2025, a Habro comemorou 40 anos de história. O ano de celebração coincidiu com mudanças que não estavam no radar do mercado, considerando o ritmo adotado nos últimos anos pela companhia. Convenhamos: a importadora, através de seus fundadores Alfred e Alec Haiat, era reconhecida como bem administrada e sólida financeiramente, mas também avessa a riscos e conservadora.
Alec e Alfred Haiat: estratégia de sucessão preparada
O ponto de virada veio com o processo de sucessão, agora sob a direção de Phillipe Haiat, filho de Alfred, que assumiu como COO. Phillipe promoveu uma reforma estrutural — ou, como eles mesmos definem, “um novo palco”. “Hoje estou à frente do negócio talvez com a mesma energia que os fundadores tinham há alguns anos. Mas acredito que nada se faz sozinho, e por isso me apoio em gente competente ao meu redor”, explica Phillipe Haiat. Entre as mudanças, desde outubro de 2024, Flávio Desenzi passou a liderar a diretoria comercial da Habro.
Phillipe Haiat: novo COO da Habro Music
Sem ego, sem fogos de artifício
Com diretrizes claras, Desenzi enfatiza: “Está sendo apresentada nesta edição do Habro Sales Experience — HSE — nossa nova fase e posicionamento, reafirmando o compromisso de liderar o setor de instrumentos musicais com inovação, solidez e as marcas mais desejadas do mercado”. A 2ª edição do Habro Sales Experience, convenção da Habro Music, acontece de 2 a 5 de outubro no interior de São Paulo. “Iremos apresentar grandes novidades e estratégias para 2026, além de celebrar as conquistas e o crescimento notório da empresa”, complementa Samuel Galdino, gerente de marketing.
Em vez de campanhas pontuais, a empresa decidiu mexer no que realmente impacta o dia a dia do Lojista: estoque próprio pago, menos portas por SKU para proteger preço, representantes com metas e bônus, janelas de abastecimento mais curtas e um e-commerce que atua como laboratório — testando discurso, SEO, imagens e vídeos — para devolver à ponta um “pacote de venda” pronto para integrar ao site e às redes sociais da loja.
Publicidade
Os números confirmam a mudança: o faturamento triplicou em cerca de dez meses, e a projeção é encerrar o ano três vezes acima de 2024. Ninguém empilha esse gráfico só com boas intenções. O que está em jogo é uma filosofia antiga, agora aplicada com método: ninguém ganha sozinho. Se a margem não fecha na loja, a distribuidora não sustenta crescimento — e a Habro escolheu tornar isso regra de operação, não apenas slogan.
Samuel Galdino e Flávio Desenzi: força nas vendas e marketing e conquista de mercado.
New Stage
A mudança começa por onde quase ninguém gosta de mexer: poder e processo. Os fundadores seguem próximos, como mentores e guardiões do jeito de fazer — empresa própria, não de banco; disciplina de caixa; aversão a prazos mirabolantes — e mantendo a tradição de representar muitas marcas. Entre os destaques, está o empenho na linha de áudio profissional, com a Alto, além da experiência passada na distribuição de marcas como Mackie e Focusrite.
“Vivemos hoje, sem dúvida, o melhor momento da empresa nos últimos 13 anos. Basta olhar ao redor do escritório para sentir uma empresa viva, motivada e confiante”, afirma Phillipe.
Em conversa com representantes comerciais, a Música & Mercado apurou que a Habro importará, até o fim de 2025, uma linha de produtos que trará três efeitos claros: Lojistas e consumidores animados e concorrentes preocupados. É hora de prestar mais atenção na quarentona Habro.
Em fevereiro de 2025 nasceu a Bear Audio Video, uma empresa de representação comercial que já vem ganhando destaque no setor audiovisual da América Latina.
Mais do que um novo empreendimento, o projeto representa uma visão compartilhada em família, que une experiência, valores humanos e propósito claro: entregar mais valor ao mercado e fazer diferente.
“Mais do que um projeto profissional, a Bear Audio Video é a concretização de um sonho que vínhamos construindo há anos. Queríamos criar uma empresa que representasse valores como confiança, dedicação e excelência no trabalho”, afirma Viviane Schuch, diretora administrativa.
Da experiência global a uma proposta regional
Com mais de 25 anos de atuação na indústria audiovisual e em setores estratégicos como vendas internacionais, planejamento financeiro e gestão de contratos, Fred Schuch, diretor geral da Bear Audio Video, traz na bagagem experiências em grandes empresas globais como a Harman International. Viviane, por sua vez, tem trajetória sólida em instituições financeiras como o Banco John Deere e o De Lage Landen, com foco em consultoria jurídica e planejamento. Juntos, formam uma combinação de visão técnica e estratégica que se reflete no modelo de atuação ágil, humano e profissional da empresa.
A Bear Audio Video começa sua jornada representando três marcas norte-americanas de peso:
Publicidade
Cerwin Vega (Los Angeles, CA): reconhecida pela potência e durabilidade de seus sistemas de áudio profissional, é um ícone no som automotivo e em eventos ao vivo.
Diamond Audio (Los Angeles, CA): especializada em áudio automotivo premium, com foco em fidelidade sonora, tecnologia de ponta e design sofisticado.
Vari-Lite (Dallas, TX): pioneira mundial em iluminação profissional para espetáculos, eventos e teatros, com alta precisão, confiabilidade e inovação.
Esse portfólio inicial permite atender a demandas em áudio, iluminação e integração, com soluções de alto desempenho para o mercado latino-americano.
Foco regional e expansão gradual
A empresa atua inicialmente em países estratégicos como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai, Paraguai, Panamá, Venezuela e Bolívia. O objetivo é ampliar gradualmente sua presença, agregando novas marcas ao portfólio e consolidando-se como uma referência em representação de vendas.
“A região tem um potencial enorme. Vemos um mercado dinâmico, com muita competência técnica e crescente demanda por soluções inovadoras. Mas também existem desafios logísticos, tributários e cambiais, que exigem proximidade e conhecimento local”, comenta Fred Schuch.
Suporte aos canais e participação ativa no mercado
A Bear Audio Video concentra seus esforços em fortalecer canais de distribuição e varejo, oferecendo suporte técnico, treinamentos, campanhas de marketing personalizadas e participação em feiras e eventos estratégicos.
A empresa já marcou presença na Sound:Check Expo (CDMX), na InfoComm (Orlando) e na NAMM (Anaheim), e planeja estar em outros eventos relevantes como SEMA, LDI e Conecta+ Música & Mercado.
Além disso, os sócios da Bear Audio Video estão percorrendo pessoalmente diversos países da região para fortalecer o relacionamento com clientes e entender as necessidades de cada mercado.
Tecnologia, tendências e futuro
Entre as tendências que a empresa aposta para o futuro do setor estão a integração AV sobre IP, a automação inteligente, o uso de IA em soluções audiovisuais e o crescimento de ambientes híbridos no segmento corporativo e educacional.
Publicidade
“Buscamos representar marcas que estejam alinhadas com essas mudanças e oferecer aos nossos parceiros as ferramentas para acompanhar essa evolução”, destaca Viviane Schuch. A curto e médio prazo, a meta é fortalecer as parcerias com distribuidores e expandir o portfólio.
Em alguns anos, a empresa quer ser reconhecida como uma referência em representação comercial no setor AV latino-americano, conhecida por sua confiabilidade, proximidade com o mercado e compromisso com resultados.
“Queremos que a Bear Audio Video seja vista como uma empresa confiável, inovadora e parceira estratégica para o crescimento sustentável do setor audiovisual na América Latina”, conclui Fred Schuch.
O Grupo Zónico, referência em produção de eventos e tecnologia de entretenimento com mais de 20 anos de atuação, acaba de ser nomeado distribuidor oficial do processador de áudio Outline Newton na Venezuela.
A parceria reforça a posição da empresa no mercado ao trazer para os profissionais locais uma tecnologia de gestão de sinais reconhecida internacionalmente — e utilizada em turnês, festivais e shows de grande porte ao redor do mundo. Hugo Morillo, diretor do Grupo Zónico, destaca: “O Newton tem sido a solução preferida para produções ao vivo altamente exigentes em todo o mundo. Sua excepcional qualidade de áudio e integração perfeita com sistemas de qualquer marca permitem aos engenheiros de som superar desafios complexos com mais eficiência e confiabilidade.” Diferente dos processadores de alto desempenho disponíveis hoje, o Newton é detentor de uma patente industrial. O equipamento combina uma arquitetura avançada de FPGA com a tecnologia exclusiva de filtragem WFIR da Outline, consolidando-se como padrão em processamento, roteamento e equalização de sinais em eventos de prestígio. Seu sucesso se deve à flexibilidade, confiabilidade e qualidade sonora excepcionais, tudo isso em um chassi compacto de 1U, controlado por uma interface de software intuitiva compatível com Mac e PC. O histórico do Newton inclui participações em alguns dos eventos mais icônicos da indústria, como as edições do Glastonbury e Coachella, além de turnês mundiais de artistas como Roger Waters, Tool, Snow Patrol, Sam Smith, Kenny Chesney e Joe Bonamassa. Durante a mais recente Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, o desafio de transmitir com clareza a mensagem do Papa Francisco a 1,5 milhão de peregrinos, espalhados por uma área de 3 km², foi superado com o uso de apenas dois processadores Newton. As unidades gerenciaram linhas de delay de até oito segundos, coordenando a transmissão de áudio por 103 km de fibra ótica, 1.100 alto-falantes em 109 torres de PA, 327 amplificadores e 300 switches de rede. Morillo finaliza: “Com a chegada do Newton à Venezuela, estamos colocando o mercado local em sintonia com as mais avançadas produções globais. É um salto significativo que posiciona nossa indústria ao lado dos grandes players internacionais.”
Você deve estar logado para postar um comentário Login