Iluminação
Iluminação: Prolights busca mais espaço no mercado
Publicado
4 anos agoon
A Prolights é uma empresa italiana que nasceu em 2001 criando aparelhos de iluminação e vídeo para eventos, TV e aplicações arquiteturais. No Brasil, eles trabalham com a HPL. Conheça mais a seguir
A Prolights faz todo o desenvolvimento dos produtos na Itália, incluindo a escolha de LEDs, ótica, desenvolvimento do tipo de produto, necessidades do cliente e protótipos. A fábrica em si não fica na Itália, mas todo o processo de I&D acontece no país. “O nosso processo está em linha com muitos outros fabricantes na área, até empresas como a Apple. A parte de desenvolvimento é a mais importante e acontece de acordo com as nossas necessidades. No entanto, os processos de fabricação são sempre mais desenvolvidos na Ásia, e a qualidade dessa fábrica está de fato muito mais avançada que no Ocidente”, comenta David Ferraz, gerente de Marketing da empresa.
“Nos nossos produtos são pensados consoante às necessidades dos nossos clientes e dos mercados em que estamos presentes. Temos uma média de 30 produtos novos todos os anos, desde projetores para teatro, iluminação robotizada, iluminação arquitetural ou para estúdios de TV e broadcast. Começamos pelo mais básico, como a ótica e a fonte de luz, e depois trabalhamos os detalhes, como acrescentar o maior número de protocolos de DMX ou criar um menu que seja intuitivo e fácil de utilizar”, detalhou.

Tecnologias dentro dos aparelhos
A Prolights investe constantemente em tecnologia nova que facilite a vida dos lighting designers. “Com a iluminação de LED, por exemplo, torna-se bastante importante ter tecnologia que faça com que o dimming seja o mais linear possível, tais como as luminárias de tungstênio. Por isso temos a tecnologia de emulação de tungstênio, que permite que os últimos 10% do dimming sejam exatamente iguais aos das lâmpadas antigas, principalmente para os projetores de teatro”, explica David. “Temos também tecnologia de 16-bit no dimming e na cor, permitindo uma precisão maior no controle desses parâmetros.”
A empresa tem ainda projetores elipsoides com uma fonte de luz de LEDs com seis cores e CRI bastante alto. “Para esses aparelhos, temos um difusor especial que mistura os LEDs diferentes de tal maneira que parece mesmo uma luminária convencional. A mistura pode ser feita por CMY, RGB, HSI ou escolhendo por um catálogo de cores iguais aos filtros de cor. O controle também pode ser feito em modo RAW ou XY, uma configuração em controladores mais avançados que permite controlar os LEDs individualmente por meio de algoritmos avançados.”
Além disso, é possível controlar o nível de ruído dos projetores pelo menu de configuração, o que possibilita adaptar os produtos a locais diferentes — por exemplo, em um estúdio de TV, é possível selecionar uma configuração silenciosa com um nível de dissipação de calor mais baixo, enquanto que em um show em exteriores pode-se preferir uma dissipação de calor maior para aumentar a vida útil do equipamento.
David adiciona: “Temos também uma tecnologia de IP65 bastante avançada, que permite usar o equipamento em exteriores por meio de uma construção do equipamento em liga de alumínio estanque com revestimento marinho, sem deixar passar umidade ou poeira para dentro do aparelho. Da mesma forma, a ótica é revestida com um tratamento que evita arranhões nas lentes e com uma camada antiestática que faz com que a poeira não se acumule entre cada lente. Essa tecnologia toda que descrevi parece extensa, mas não é nem metade do que se pode encontrar em nossos produtos. O fato de desenvolvermos os produtos em Itália, mas não os fabricar lá, permite-nos criar produtos extremamente avançados, e ao mesmo tempo manter um preço bastante acessível para todos os clientes”.

Presença em expansão
A Prolights tem uma forte presença na Europa no momento, na Austrália e em algumas partes da Ásia, e está em expansão nos Estados Unidos, no Oriente Médio e na América do Sul. “Nossa expansão nessas últimas regiões é bastante recente e estamos à procura de parceiros em vários países sul-americanos. Apesar de, no passado, termos focado bastante em iluminação para shows, no momento os nossos produtos para TV e broadcast são os que mais vendem — o EclPanel TWC, uma softlight de LED para estúdios, cinema e eventos virtuais foi o produto mais vendido em 2020 e continua este ano, com várias dezenas de milhares de unidades mundo afora. Continuamos a investir muito nesse mercado, e também em produtos para teatro e iluminação arquitetural, entre outros.”
“Nos dias de hoje é difícil entrar sem lutar com o mercado mais barato, que vem diretamente da China, ou, no outro espectro, sem lutar com o mercado premium das marcas com muitos anos no mercado. Os consumidores têm alguma dificuldade em aceitar as marcas que estão entre esses dois mercados, apesar de elas serem competitivas em nível de custo e terem a mesma tecnologia ou mais que as marcas mais conhecidas. Nós nos posicionamos exatamente no meio desses dois — a Prolights já existe como marca há mais de uma década, mas a filosofia de I&D mudou bastante nos últimos três anos. Por isso não estamos entrando no mercado como uma empresa nova, e sim com uma capacidade de inovação nova, com uma equipe jovem, mas com bastante experiência. Muitos deles vireram de outros fabricantes europeus, e com uma vontade de mudar o mercado para melhor, sem pensar primeiro em maximizar o seu lucro, mas sim em criar produtos estratégicos de que os consumidores realmente precisem”, explicou o gerente de Marketing.

Com a HPL no Brasil
A Prolights está trabalhando com a HPL desde 2018. “Tem sido um bom aprendizado sobre o mercado no Brasil. Infelizmente, com a pandemia, não tivemos a mesma força de entrada no mercado como gostaríamos de ter, mas estamos bastante entusiasmados com o nosso futuro e com a parceria com a HPL, que é, sem dúvida, um líder no mercado brasileiro. Acreditamos que existe uma grande procura para uma marca como a nossa, com um catálogo tão diversificado como o da Prolights, e esperamos que o mesmo sucesso que temos tido na Europa se reflita no mercado sul-americano”, enfatizou David.
Andrea Nascimento, diretora da HPL, agregou: “A Prolights é uma empresa séria em nosso setor, trabalha somente com produtos de alta qualidade e vem aprimorando a tecnología dos aparelhos lançados. A HPL mantém vários produtos em estoque — refletores para as áreas interna e externa Lumipar, barras Lumipix, aparelhos a bateria de lítio, efeitos, moving heads, linha teatro e estúdio. Todos os itens em LED. Os últimos produtos que chegaram foram os lançamentos para aplicação em vídeo, devido ao momento de pandemia e à demanda de gravações em estúdios. São os softlights EclPanel TWC, disponíveis com 740 W e 370 W. Podem ser vendidos com todos os acessórios opcionais solicitados pelo mercado, além dos fresnéis de alta potência. A HPL disponibiliza todos os aparelhos em seu showroom para demonstrações”.
Este é exatamente um dos pontos em que a empresa local está focando para posicionar a Prolights no mercado: divulgação e demonstração dos produtos. “Em nosso setor, o contato visual e físico com os produtos é fundamental”, concluiu Andrea.

Conheça o EclPanel TWC
Softlight de 2×1 com uma fonte de LED RGBW, 740 W com tunable white (variação das temperaturas de cor branca/CCT) e mistura de cores. David explica: “Toda a tecnologia que descrevi está presente neste aparelho, com um valor de CRI bastante alto (96) e TLCI de 92. É possível fazer o controle de oito regiões diferentes, tipo zone control, e inclui a fonte de iluminação na própria luz, ao contrário de outros produtos concorrentes. Há vários efeitos cinemáticos já incluídos no menu, e usando os três botões rotativos é possível controlar dimming, HSI, CCT, entre outros parâmetros. Claro que também é possível usar DMX ou Wireless DMX para controlá-lo, e temos disponíveis vários acessórios para controlar o feixe de luz ou o ângulo da luz para aplicações mais específicas. Temos também uma versão desse aparelho em tamanho menor, em uma configuração 1×1”.
“Este é um produto em um catálogo bem vasto, portanto vale a pena acessar o nosso site e o da HPL para descobrir que outras soluções temos a oferecer. Aconselho também a seguir as nossas redes sociais e ficar atento aos próximos lançamentos até o final do ano e no próximo!”, finalizou.
Mais informações no site da Prolights e da HPL.
m
Você pode gostar
-
Prolights apresenta EdgeGo: uma mesa de iluminação portátil com 4 universos DMX
-
Astra Beam120IP: potência laser e criatividade para palcos exigentes
-
Novo Jet Profile 300LT da Prolights em design compacto
-
Prolights Sunblast FLX: Iluminação modular para eventos profissionais
-
MA Lighting reforça seu compromisso com a América Latina, Espanha e Portugal
-
Nova série EclDisplay com CRMX sem fio integrado da Prolights
Iluminação
Martin ELP MANET 8f, um Fresnel LED para teatro e estúdio
Publicado
1 semana agoon
18/12/2025
A Martin Professional amplia seu portfólio com o ELP MANET 8f, um Fresnel LED projetado para teatro, televisão e estúdios, que combina estética clássica com desempenho de última geração.
O modelo da Martin incorpora um motor de seis cores — vermelho, verde, azul, âmbar, lima e ciano — que oferece CRI 98 e TM-30 Rf 95, garantindo reprodução cromática precisa, desde tons quentes até brancos frios (1.850 K a 12.500 K).

O fixture integra uma lente Fresnel de 8 polegadas, zoom de 9° a 50° e mais de 13.000 lúmens, produzindo um wash uniforme com bordas suaves, controlado por viseras antirreflexo. Seu nível de ruído abaixo de 30 dB o torna adequado para óperas, teatros e sets de broadcast.
Pensado para instalações dinâmicas, o ELP MANET 8f oferece zoom manual de ajuste rápido, opção de suporte para operação com vara, interface de um único encoder, NFC integrado e compatibilidade com o aplicativo Martin Companion para configuração sem fio.
Um profile LED de longo alcance projetado para grandes produções e shows em estádios.
A Elation anunciou a adição do PARAGON LT à sua premiada série PARAGON, um profile LED de longo alcance desenvolvido para gerar impacto visual em cenários de grande porte e produções de alta exigência.
O PARAGON LT se destaca por um motor LED branco de CRI variável com 1.300 W, capaz de entregar até 52.000 lúmens — especificação ideal para longas distâncias. Sua lente frontal de 200 mm e o zoom rápido de 3,7° a 48° permitem desde feixes precisos e potentes até coberturas amplas no estilo wash.
O aparelho incorpora tecnologias essenciais da linha, incluindo o sistema TruTone, que possibilita ajustar o CRI entre 70 e 93, e um novo dimmer que aumenta o brilho em 4%. O modo Turbo adiciona até 20% extra de saída, enquanto o chassi redesenhado reduz peso e melhora a resistência. O modelo também traz um sistema CMY silencioso e a maior roda de gobos rotativos já produzida pela Elation.

Flexibilidade criativa e suite completa de efeitos
O PARAGON LT oferece três discos de gobos, disco de animação, prisma duplo, frost duplo, íris de alta velocidade e um sistema de framing com blackout total. É indicado para broadcast, teatro, turnês e eventos arquitetônicos que demandam cortes precisos e definição máxima.
Opcionalmente, a tecnologia SpectraColor amplia ainda mais a paleta por meio de um sistema híbrido CMY + RGB combinado com CTO variável, permitindo desde tons pastéis teatrais até cores intensas e saturadas.
Seu sistema Ultra Dimming, operando a 25 kHz, garante transições suaves mesmo em níveis mínimos, evitando interferências em câmeras e gravações por celular.
Construído para múltiplos usos e condições exigentes
O PARAGON LT pode utilizar diferentes lentes para atuar como perfil, wash ou beam, aumentando sua adaptabilidade em qualquer projeto de iluminação. Além disso, oferece modos de baixo ruído — incluindo um Theater Mode — e conta com certificação IP54, adequada para uso interno e aplicações externas temporárias.
O moving inclui filtragem HEPA e garantia estendida: três anos de cobertura geral e cinco anos para o array de LED, reforçando sua confiabilidade a longo prazo.
Iluminação
AIG 100 deslumbra na Cidade do Cabo com um grande espetáculo de Robe
Publicado
2 semanas agoon
15/12/2025
O concerto Afrikaans is 100 Jaar Groot, realizado no DHL Stadium, na Cidade do Cabo, para celebrar os 100 anos do reconhecimento oficial do idioma afrikâner, reuniu milhares de pessoas e teve seus ingressos esgotados em apenas uma manhã.
O espetáculo, produzido pela Coleske Artists, contou com mais de 30 colaborações de artistas de destaque e teve a vista imponente da Table Mountain como pano de fundo.
O design de iluminação, criado por Joshua Cutts e Andre Siebrits (Visual Frontier), foi um dos grandes protagonistas: mais de 450 luzes Robe integraram um rig que ultrapassou mil equipamentos. A empresa MGG forneceu iluminação, vídeo, áudio e rigging, incluindo seu recente investimento em iFORTE e iFORTE LTX.
A configuração incluiu perfis ESPRITE, MegaPointes, LEDBeam, Spiiders e SVB1, distribuídos em uma estrutura de nível de estádio, com sistemas RoboSpot para seguimento remoto e cobertura uniforme mesmo a longas distâncias. A iluminação acompanhou uma narrativa musical que uniu tradição, modernidade e orgulho cultural.
Apesar dos desafios técnicos de um evento dessa magnitude, a equipe destacou a colaboração estreita com a produção e a confiabilidade dos equipamentos Robe. O resultado foi um show memorável, que marcou um marco na celebração do patrimônio afrikâner.
Fotos de Kief Kreativ
Áudio
Maluma brilha no Empire State Building com Sound Devices
O lançamento mundial da fragrância BOSS Bottled Beyond, da Hugo Boss, contou com um momento histórico: uma apresentação ao vivo...
Palmer atualiza sua linha de controladores de monitor com a série MONICON
Quatro modelos analógicos redesenhados para um controle de escuta mais preciso em estúdios de todos os tamanhos. A Palmer apresentou...
Interfaces de áudio para iniciantes e Home Studios: Guia básico e modelos destaque
No universo da produção musical caseira ou de projetos de podcast, uma interface de áudio é um dos componentes mais...
Projeto SOS Songs une IA e música para promover a saúde mental
A plataforma analisa playlists do Spotify e propõe pausas de reflexão a partir de padrões emocionais na escuta. O SOS...
Powersoft impulsiona o sistema de som do centro equestre Phoenix Riders
Mezzo, Unica e Quattrocanali oferecem distribuição dinâmica e áudio multizona para um complexo internacional. O centro equestre Phoenix Riders, localizado...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista4 semanas ago
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Instrumentos Musicais4 semanas ago
Teclados eletrônicos mais vendidos em 2025: tendências que redefinirão o mercado
-
Luthier e Handmade3 semanas ago
Falece Christian Bove, fundador da Christian Bove Custom Hardware
-
Baterias e Percussão2 semanas ago
Baterias eletrônicas mais vendidas em 2025 e por que lideram o mercado
-
Iluminação4 semanas ago
Vari-Lite VL3200 LT Profile IP: Potência de longo alcance em um formato compacto
-
Audio Profissional4 semanas ago
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
-
Guitarra1 semana ago
As guitarras mais vendidas no mundo em 2025 e quais tendências explicam seu sucesso
-
Audio Profissional3 semanas ago
Electro-Voice anuncia nova liderança para a América Latina com Robson Marzochi













