Conecte-se conosco
Zeus

Iluminação

Iluminação: Prolights busca mais espaço no mercado

Publicado

on

prolights hpl 1200x500

A Prolights é uma empresa italiana que nasceu em 2001 criando aparelhos de iluminação e vídeo para eventos, TV e aplicações arquiteturais. No Brasil, eles trabalham com a HPL. Conheça mais a seguir

A Prolights faz todo o desenvolvimento dos produtos na Itália, incluindo a escolha de LEDs, ótica, desenvolvimento do tipo de produto, necessidades do cliente e protótipos. A fábrica em si não fica na Itália, mas todo o processo de I&D acontece no país. “O nosso processo está em linha com muitos outros fabricantes na área, até empresas como a Apple. A parte de desenvolvimento é a mais importante e acontece de acordo com as nossas necessidades. No entanto, os processos de fabricação são sempre mais desenvolvidos na Ásia, e a qualidade dessa fábrica está de fato muito mais avançada que no Ocidente”, comenta David Ferraz, gerente de Marketing da empresa.

“Nos nossos produtos são pensados consoante às necessidades dos nossos clientes e dos mercados em que estamos presentes. Temos uma média de 30 produtos novos todos os anos, desde projetores para teatro, iluminação robotizada, iluminação arquitetural ou para estúdios de TV e broadcast. Começamos pelo mais básico, como a ótica e a fonte de luz, e depois trabalhamos os detalhes, como acrescentar o maior número de protocolos de DMX ou criar um menu que seja intuitivo e fácil de utilizar”, detalhou.

Tecnologias dentro dos aparelhos

Publicidade
D-One

A Prolights investe constantemente em tecnologia nova que facilite a vida dos lighting designers. “Com a iluminação de LED, por exemplo, torna-se bastante importante ter tecnologia que faça com que o dimming seja o mais linear possível, tais como as luminárias de tungstênio. Por isso temos a tecnologia de emulação de tungstênio, que permite que os últimos 10% do dimming sejam exatamente iguais aos das lâmpadas antigas, principalmente para os projetores de teatro”, explica David. “Temos também tecnologia de 16-bit no dimming e na cor, permitindo uma precisão maior no controle desses parâmetros.” 

A empresa tem ainda projetores elipsoides com uma fonte de luz de LEDs com seis cores e CRI bastante alto. “Para esses aparelhos, temos um difusor especial que mistura os LEDs diferentes de tal maneira que parece mesmo uma luminária convencional. A mistura pode ser feita por CMY, RGB, HSI ou escolhendo por um catálogo de cores iguais aos filtros de cor. O controle também pode ser feito em modo RAW ou XY, uma configuração em controladores mais avançados que permite controlar os LEDs individualmente por meio de algoritmos avançados.” 

Além disso, é possível controlar o nível de ruído dos projetores pelo menu de configuração, o que possibilita adaptar os produtos a locais diferentes — por exemplo, em um estúdio de TV, é possível selecionar uma configuração silenciosa com um nível de dissipação de calor mais baixo, enquanto que em um show em exteriores pode-se preferir uma dissipação de calor maior para aumentar a vida útil do equipamento. 

David adiciona: “Temos também uma tecnologia de IP65 bastante avançada, que permite usar o equipamento em exteriores por meio de uma construção do equipamento em liga de alumínio estanque com revestimento marinho, sem deixar passar umidade ou poeira para dentro do aparelho. Da mesma forma, a ótica é revestida com um tratamento que evita arranhões nas lentes e com uma camada antiestática que faz com que a poeira não se acumule entre cada lente. Essa tecnologia toda que descrevi parece extensa, mas não é nem metade do que se pode encontrar em nossos produtos. O fato de desenvolvermos os produtos em Itália, mas não os fabricar lá, permite-nos criar produtos extremamente avançados, e ao mesmo tempo manter um preço bastante acessível para todos os clientes”.

Presença em expansão

Publicidade

A Prolights tem uma forte presença na Europa no momento, na Austrália e em algumas partes da Ásia, e está em expansão nos Estados Unidos, no Oriente Médio e na América do Sul. “Nossa expansão nessas últimas regiões é bastante recente e estamos à procura de parceiros em vários países sul-americanos. Apesar de, no passado, termos focado bastante em iluminação para shows, no momento os nossos produtos para TV e broadcast são os que mais vendem — o EclPanel TWC, uma softlight de LED para estúdios, cinema e eventos virtuais foi o produto mais vendido em 2020 e continua este ano, com várias dezenas de milhares de unidades mundo afora. Continuamos a investir muito nesse mercado, e também em produtos para teatro e iluminação arquitetural, entre outros.” 

“Nos dias de hoje é difícil entrar sem lutar com o mercado mais barato, que vem diretamente da China, ou, no outro espectro, sem lutar com o mercado premium das marcas com muitos anos no mercado. Os consumidores têm alguma dificuldade em aceitar as marcas que estão entre esses dois mercados, apesar de elas serem competitivas em nível de custo e terem a mesma tecnologia ou mais que as marcas mais conhecidas. Nós nos posicionamos exatamente no meio desses dois — a Prolights já existe como marca há mais de uma década, mas a filosofia de I&D mudou bastante nos últimos três anos. Por isso não estamos entrando no mercado como uma empresa nova, e sim com uma capacidade de inovação nova, com uma equipe jovem, mas com bastante experiência. Muitos deles vireram de outros fabricantes europeus, e com uma vontade de mudar o mercado para melhor, sem pensar primeiro em maximizar o seu lucro, mas sim em criar produtos estratégicos de que os consumidores realmente precisem”, explicou o gerente de Marketing.

Com a HPL no Brasil

A Prolights está trabalhando com a HPL desde 2018. “Tem sido um bom aprendizado sobre o mercado no Brasil. Infelizmente, com a pandemia, não tivemos a mesma força de entrada no mercado como gostaríamos de ter, mas estamos bastante entusiasmados com o nosso futuro e com a parceria com a HPL, que é, sem dúvida, um líder no mercado brasileiro. Acreditamos que existe uma grande procura para uma marca como a nossa, com um catálogo tão diversificado como o da Prolights, e esperamos que o mesmo sucesso que temos tido na Europa se reflita no mercado sul-americano”, enfatizou David.

Andrea Nascimento, diretora da HPL, agregou: “A Prolights é uma empresa séria em nosso setor, trabalha somente com produtos de alta qualidade e vem aprimorando a tecnología dos aparelhos lançados. A HPL mantém vários produtos em estoque — refletores para as áreas interna e externa Lumipar, barras Lumipix, aparelhos a bateria de lítio, efeitos, moving heads, linha teatro e estúdio. Todos os itens em LED. Os últimos produtos que chegaram foram os lançamentos para aplicação em vídeo, devido ao momento de pandemia e à demanda de gravações em estúdios. São os softlights EclPanel TWC, disponíveis com 740 W e 370 W. Podem ser vendidos com todos os acessórios opcionais solicitados pelo mercado, além dos fresnéis de alta potência. A HPL disponibiliza todos os aparelhos em seu showroom para demonstrações”.

Publicidade

Este é exatamente um dos pontos em que a empresa local está focando para posicionar a Prolights no mercado: divulgação e demonstração dos produtos. “Em nosso setor, o contato visual e físico com os produtos é fundamental”, concluiu Andrea.

Conheça o EclPanel TWC

Softlight de 2×1 com uma fonte de LED RGBW, 740 W com tunable white (variação das temperaturas de cor branca/CCT) e mistura de cores. David explica: “Toda a tecnologia que descrevi está presente neste aparelho, com um valor de CRI bastante alto (96) e TLCI de 92. É possível fazer o controle de oito regiões diferentes, tipo zone control, e inclui a fonte de iluminação na própria luz, ao contrário de outros produtos concorrentes. Há vários efeitos cinemáticos já incluídos no menu, e usando os três botões rotativos é possível controlar dimming, HSI, CCT, entre outros parâmetros. Claro que também é possível usar DMX ou Wireless DMX para controlá-lo, e temos disponíveis vários acessórios para controlar o feixe de luz ou o ângulo da luz para aplicações mais específicas. Temos também uma versão desse aparelho em tamanho menor, em uma configuração 1×1”. 

“Este é um produto em um catálogo bem vasto, portanto vale a pena acessar o nosso site e o da HPL para descobrir que outras soluções temos a oferecer. Aconselho também a seguir as nossas redes sociais e ficar atento aos próximos lançamentos até o final do ano e no próximo!”, finalizou.

Mais informações no site da Prolights e da HPL.

Publicidade

m

Iluminação

Ayrton apresenta o MagicDot Neo: O que são efeitos líquidos?

Publicado

on

ayrton magicdot neo 750x500

O novo moving combina LEDs RGB-L de 120W, zoom de 3° a 30° e rotação contínua para projetos de palco.

A Ayrton expande sua família de iluminação com o lançamento do MagicDot Neo, um moving head ultracompacto projetado para aplicações em palco e ambientes mistos, tanto internos quanto externos, inclusive em água salgada.

Com um design cilíndrico minimalista, o novo modelo representa a evolução mais avançada da série MagicDot, oferecendo velocidade, potência luminosa e efeitos visuais em um corpo com apenas 6,6 kg.

LEDs RGB-L de última geração

O MagicDot Neo integra uma fonte de LED RGB-L multichip de 120W, combinada com uma lente de 100mm, capaz de fornecer 3.000 lúmens com apenas 160W de consumo de energia. Para gerenciar seu alto desempenho térmico, a luz incorpora um sistema de resfriamento exclusivo baseado em um heat pipe de mudança de fase.

Feixe intenso, zoom 10:1 e rotação ilimitada

O equipamento oferece um zoom de 10:1, com transição instantânea de um feixe focado para uma iluminação difusa, com um alcance de 3° a 30°.

Publicidade

A rotação contínua e infinita de panorâmica e inclinação permite configurações complexas e agrupamento com separação mínima entre as unidades, facilitando projetos antes impossíveis, de acordo com o comunicado de imprensa oficial.

Efeito líquido HD e volumetria imersiva

Um anel de 60 LEDs RGB ao redor do feixe central gera o efeito Líquido de Alta Definição, produzindo texturas fluidas e multicoloridas e efeitos volumétricos orgânicos que expandem as possibilidades criativas para shows, festivais e produções imersivas.

Com sua combinação de intensidade, miniaturização e efeitos líquidos, o MagicDot Neo cria cenas tridimensionais dinâmicas.

Conectividade e design otimizado

  • Rede Ethernet avançada para configurações ilimitadas
  • Componentes de alumínio ultrafinos
  • Montagem de lente simplificada e óptica de baixa densidade
  • Construção robusta para condições exigentes

O resultado: potência e flexibilidade em um formato leve, projetado para turnês, instalações e produções que exigem mobilidade, confiabilidade e apelo visual.

Veja mais neste vídeo.

Publicidade
Zeus
Continue Lendo

Iluminação

Chauvet abre escritório na Espanha para atender à crescente demanda

Publicado

on

chauvet espanha 750x500

Nova sede em Madri reforçará as operações de vendas, suporte técnico e treinamento em iluminação profissional.

A Chauvet Professional anunciou a abertura de seu primeiro escritório de vendas e atendimento na Espanha, em resposta ao crescimento constante do mercado local de iluminação profissional.

O novo centro está localizado no sudoeste de Madri, próximo às principais empresas de locação e produção de eventos do país.

A inauguração fortalece a presença da Chauvet na Europa, somando-se às instalações já operacionais na Bélgica, França, Alemanha e Reino Unido, ampliando sua capacidade de oferecer soluções completas de iluminação e energiaa profissionais do entretenimento em todo o continente.

Um passo estratégico no mercado ibérico

Os produtos da Chauvet — que vão desde moving heads até sistemas de controle — já marcaram presença em alguns dos eventos mais importantes da Espanha, como os clubes de Ibiza, a turnê Peel It Back do Nine Inch Nails no festival Mad Cool 2025 (Madri) e o tour Music of the Spheres do Coldplay, realizado no Estadi Olímpic Lluís Companys em Barcelona.

Publicidade

“Este é um marco importante para nossa empresa”, afirmou Albert Chauvet, CEO da Chauvet. “Construímos relações sólidas no mercado espanhol, e nossos produtos têm participado de muitos dos principais eventos do país. Com esta nova sede, poderemos colaborar de forma ainda mais próxima com nossos parceiros na Espanha e continuar crescendo.”

Gestão local e estrutura de suporte

Shure

O novo escritório será dirigido por Eusebio Romero, profissional amplamente reconhecido no setor de iluminação, que assume o cargo de gerente de operações.

A equipe contará com suporte comercial e de marketing internacional, além de um departamento técnico dedicado a vendas, peças de reposição e pós-venda.

Uma ampla área do edifício será destinada a demonstrações e sessões de treinamento, permitindo que técnicos e designers testem os produtos e participem de workshops conduzidos pelos especialistas da Chauvet.

Expansão e oportunidades de trabalho

A Chauvet também confirmou planos de expandir sua equipe na Espanha à medida que a demanda do mercado continue crescendo.


Profissionais interessados podem enviar seu currículo para ESPSales@chauvetlighting.es.

Publicidade

O projeto conta com o suporte do recém-ampliado centro de distribuição da Chauvet na Bélgica, o que permitirá reduzir os prazos de entrega e oferecer logística mais eficiente em toda a Península Ibérica.

Na foto: Stéphane Gressier – International Sales Director, Eusebio Romero – Operations Manager, Martin Fournier – European Sales Director, e Antonio Parise – BDM Spain.

Zeus
Continue Lendo

Iluminação

Astera apresenta SolaBulb, foco LED com zoom integrado para aplicações cênicas e audiovisuais

Publicado

on

astera solabulb 750x500

A Astera ampliou seu portfólio de soluções de iluminação com o lançamento da SolaBulb, uma lâmpada LED compacta que se destaca por incorporar um sistema de zoom variável de 15 a 50 graus — um recurso incomum nesse tipo de dispositivo.

A ideia da SolaBulb surgiu em 2024, durante o desenvolvimento das linhas LunaBulb e LunaReflector. A partir de um protótipo inicial, a equipe de P&D da Astera, liderada por Ben Díaz, apresentou o produto a profissionais de iluminação nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia para colher opiniões. Segundo Díaz, o retorno positivo e as sugestões de melhoria confirmaram a viabilidade do projeto.

Características técnicas

A SolaBulb funciona como uma lâmpada LED dimerizável, combinando projeção pontual e feixe aberto por meio de uma lente fresnel tipo PAR20. Sua saída de luz equivale à de uma lâmpada halógena PAR de 50 W, com bordas definidas e feixe uniforme, adequada tanto para cinema e televisão quanto para eventos corporativos e instalações em museus.

O dispositivo utiliza o motor LED Titan de cinco cores da Astera — o mesmo presente em luminárias maiores como QuikSpot e QuikPunch —, garantindo coerência cromática em instalações híbridas. Entre seus acessórios está o SolaSnoot, projetado para evitar dispersão de luz.

Operação e controle

A SolaBulb pode ser alimentada por meio da PowerStation com bateria integrada ou conectada a diferentes acessórios de montagem, graças às roscas padrão de 1/4” e 3/8”. O modelo é fanless, garantindo operação silenciosa.

Em termos de controle, oferece várias opções: desde o acionamento manual com botão físico até conectividade sem fiovia protocolo CRMX da LumenRadio, compatibilidade com consoles DMX e controle completo pelo aplicativo Astera App, que permite configurar patches, monitorar em tempo real e integrar a SolaBulb com outros equipamentos da marca.

Publicidade

Aplicações possíveis

MusicaeMercado

A versatilidade do design permite múltiplos usos: como foco prático em sets de filmagem, elemento decorativo em mesas de eventos, downlighter em espaços arquitetônicos ou para criar efeitos de destaque em shows ao vivo.

Com esse lançamento, a Astera busca ampliar as ferramentas disponíveis para gaffers, diretores de fotografia, designers de palco e técnicos de eventos, oferecendo um equipamento compacto que combina acessibilidade, controle avançado e estética cênica.

Zeus
Continue Lendo

Áudio

Shure
Publicidade Canal oficial no WhatsApp - Música & Mercado

Trending