Conecte-se conosco

Iluminação

Iluminação: Prolights busca mais espaço no mercado

Publicado

on

prolights hpl 1200x500

A Prolights é uma empresa italiana que nasceu em 2001 criando aparelhos de iluminação e vídeo para eventos, TV e aplicações arquiteturais. No Brasil, eles trabalham com a HPL. Conheça mais a seguir

A Prolights faz todo o desenvolvimento dos produtos na Itália, incluindo a escolha de LEDs, ótica, desenvolvimento do tipo de produto, necessidades do cliente e protótipos. A fábrica em si não fica na Itália, mas todo o processo de I&D acontece no país. “O nosso processo está em linha com muitos outros fabricantes na área, até empresas como a Apple. A parte de desenvolvimento é a mais importante e acontece de acordo com as nossas necessidades. No entanto, os processos de fabricação são sempre mais desenvolvidos na Ásia, e a qualidade dessa fábrica está de fato muito mais avançada que no Ocidente”, comenta David Ferraz, gerente de Marketing da empresa.

“Nos nossos produtos são pensados consoante às necessidades dos nossos clientes e dos mercados em que estamos presentes. Temos uma média de 30 produtos novos todos os anos, desde projetores para teatro, iluminação robotizada, iluminação arquitetural ou para estúdios de TV e broadcast. Começamos pelo mais básico, como a ótica e a fonte de luz, e depois trabalhamos os detalhes, como acrescentar o maior número de protocolos de DMX ou criar um menu que seja intuitivo e fácil de utilizar”, detalhou.

Tecnologias dentro dos aparelhos

Publicidade
D-One

A Prolights investe constantemente em tecnologia nova que facilite a vida dos lighting designers. “Com a iluminação de LED, por exemplo, torna-se bastante importante ter tecnologia que faça com que o dimming seja o mais linear possível, tais como as luminárias de tungstênio. Por isso temos a tecnologia de emulação de tungstênio, que permite que os últimos 10% do dimming sejam exatamente iguais aos das lâmpadas antigas, principalmente para os projetores de teatro”, explica David. “Temos também tecnologia de 16-bit no dimming e na cor, permitindo uma precisão maior no controle desses parâmetros.” 

A empresa tem ainda projetores elipsoides com uma fonte de luz de LEDs com seis cores e CRI bastante alto. “Para esses aparelhos, temos um difusor especial que mistura os LEDs diferentes de tal maneira que parece mesmo uma luminária convencional. A mistura pode ser feita por CMY, RGB, HSI ou escolhendo por um catálogo de cores iguais aos filtros de cor. O controle também pode ser feito em modo RAW ou XY, uma configuração em controladores mais avançados que permite controlar os LEDs individualmente por meio de algoritmos avançados.” 

Além disso, é possível controlar o nível de ruído dos projetores pelo menu de configuração, o que possibilita adaptar os produtos a locais diferentes — por exemplo, em um estúdio de TV, é possível selecionar uma configuração silenciosa com um nível de dissipação de calor mais baixo, enquanto que em um show em exteriores pode-se preferir uma dissipação de calor maior para aumentar a vida útil do equipamento. 

David adiciona: “Temos também uma tecnologia de IP65 bastante avançada, que permite usar o equipamento em exteriores por meio de uma construção do equipamento em liga de alumínio estanque com revestimento marinho, sem deixar passar umidade ou poeira para dentro do aparelho. Da mesma forma, a ótica é revestida com um tratamento que evita arranhões nas lentes e com uma camada antiestática que faz com que a poeira não se acumule entre cada lente. Essa tecnologia toda que descrevi parece extensa, mas não é nem metade do que se pode encontrar em nossos produtos. O fato de desenvolvermos os produtos em Itália, mas não os fabricar lá, permite-nos criar produtos extremamente avançados, e ao mesmo tempo manter um preço bastante acessível para todos os clientes”.

Presença em expansão

Publicidade

A Prolights tem uma forte presença na Europa no momento, na Austrália e em algumas partes da Ásia, e está em expansão nos Estados Unidos, no Oriente Médio e na América do Sul. “Nossa expansão nessas últimas regiões é bastante recente e estamos à procura de parceiros em vários países sul-americanos. Apesar de, no passado, termos focado bastante em iluminação para shows, no momento os nossos produtos para TV e broadcast são os que mais vendem — o EclPanel TWC, uma softlight de LED para estúdios, cinema e eventos virtuais foi o produto mais vendido em 2020 e continua este ano, com várias dezenas de milhares de unidades mundo afora. Continuamos a investir muito nesse mercado, e também em produtos para teatro e iluminação arquitetural, entre outros.” 

“Nos dias de hoje é difícil entrar sem lutar com o mercado mais barato, que vem diretamente da China, ou, no outro espectro, sem lutar com o mercado premium das marcas com muitos anos no mercado. Os consumidores têm alguma dificuldade em aceitar as marcas que estão entre esses dois mercados, apesar de elas serem competitivas em nível de custo e terem a mesma tecnologia ou mais que as marcas mais conhecidas. Nós nos posicionamos exatamente no meio desses dois — a Prolights já existe como marca há mais de uma década, mas a filosofia de I&D mudou bastante nos últimos três anos. Por isso não estamos entrando no mercado como uma empresa nova, e sim com uma capacidade de inovação nova, com uma equipe jovem, mas com bastante experiência. Muitos deles vireram de outros fabricantes europeus, e com uma vontade de mudar o mercado para melhor, sem pensar primeiro em maximizar o seu lucro, mas sim em criar produtos estratégicos de que os consumidores realmente precisem”, explicou o gerente de Marketing.

Com a HPL no Brasil

A Prolights está trabalhando com a HPL desde 2018. “Tem sido um bom aprendizado sobre o mercado no Brasil. Infelizmente, com a pandemia, não tivemos a mesma força de entrada no mercado como gostaríamos de ter, mas estamos bastante entusiasmados com o nosso futuro e com a parceria com a HPL, que é, sem dúvida, um líder no mercado brasileiro. Acreditamos que existe uma grande procura para uma marca como a nossa, com um catálogo tão diversificado como o da Prolights, e esperamos que o mesmo sucesso que temos tido na Europa se reflita no mercado sul-americano”, enfatizou David.

Andrea Nascimento, diretora da HPL, agregou: “A Prolights é uma empresa séria em nosso setor, trabalha somente com produtos de alta qualidade e vem aprimorando a tecnología dos aparelhos lançados. A HPL mantém vários produtos em estoque — refletores para as áreas interna e externa Lumipar, barras Lumipix, aparelhos a bateria de lítio, efeitos, moving heads, linha teatro e estúdio. Todos os itens em LED. Os últimos produtos que chegaram foram os lançamentos para aplicação em vídeo, devido ao momento de pandemia e à demanda de gravações em estúdios. São os softlights EclPanel TWC, disponíveis com 740 W e 370 W. Podem ser vendidos com todos os acessórios opcionais solicitados pelo mercado, além dos fresnéis de alta potência. A HPL disponibiliza todos os aparelhos em seu showroom para demonstrações”.

Publicidade

Este é exatamente um dos pontos em que a empresa local está focando para posicionar a Prolights no mercado: divulgação e demonstração dos produtos. “Em nosso setor, o contato visual e físico com os produtos é fundamental”, concluiu Andrea.

Conheça o EclPanel TWC

Softlight de 2×1 com uma fonte de LED RGBW, 740 W com tunable white (variação das temperaturas de cor branca/CCT) e mistura de cores. David explica: “Toda a tecnologia que descrevi está presente neste aparelho, com um valor de CRI bastante alto (96) e TLCI de 92. É possível fazer o controle de oito regiões diferentes, tipo zone control, e inclui a fonte de iluminação na própria luz, ao contrário de outros produtos concorrentes. Há vários efeitos cinemáticos já incluídos no menu, e usando os três botões rotativos é possível controlar dimming, HSI, CCT, entre outros parâmetros. Claro que também é possível usar DMX ou Wireless DMX para controlá-lo, e temos disponíveis vários acessórios para controlar o feixe de luz ou o ângulo da luz para aplicações mais específicas. Temos também uma versão desse aparelho em tamanho menor, em uma configuração 1×1”. 

“Este é um produto em um catálogo bem vasto, portanto vale a pena acessar o nosso site e o da HPL para descobrir que outras soluções temos a oferecer. Aconselho também a seguir as nossas redes sociais e ficar atento aos próximos lançamentos até o final do ano e no próximo!”, finalizou.

Mais informações no site da Prolights e da HPL.

Publicidade

m

Shure

Iluminação

Design da turnê 2025 de Shakira utiliza mais de 200 Elation Proteus Hybrid Max

Publicado

on

elation shakira 750x500

A cantora colombiana Shakira voltou aos palcos em 2025 após sete anos sem turnês, passando pela América do Sul, América do Norte, México e América Latina com o tour “Las Mujeres Ya No Lloran”.

O design de iluminação, assinado por Dan Norman (Silent House), foi baseado em linhas limpas, looks de grande escala e uma abordagem altamente visual para estádios. Para alcançar esse resultado, a equipe incorporou 202 luzes Elation Proteus Hybrid Max, fornecidas pela PRG.

Um design espetacular pensado para estádios

“O objetivo era que o show parecesse o maior possível, preencher o estádio e oferecer aos fãs a melhor experiência”, explicou Norman. Segundo o designer, Shakira prefere estruturas simples e potentes, com um visual limpo em que a complexidade está na programação.

A turnê começou em 11 de fevereiro, no Rio de Janeiro, e seguirá até dezembro, com direção criativa da The Squared Division e design de produção da Yellow Studio.

O palco conta com plataformas hidráulicas, uma passarela de 25 metros e um LED wall de 160 pés de largura. As Proteus Hybrid Max estão distribuídas nas laterais e na parte superior da tela, contornam a borda do palco e acompanham toda a passarela, criando linhas de luz que conectam visualmente o show ao público.

Publicidade

Seleção técnica e desempenho

A PRG realizou uma comparação técnica antes de escolher o equipamento principal do show. O modelo precisava oferecer potência suficiente para estádios, tamanho compacto e IP65, já que parte da estrutura fica exposta ao tempo.

D-One

“O Proteus Hybrid Max é pequeno, mas muito potente; sua lâmpada de arco oferece a definição necessária para longas distâncias”, afirmou Burton Tenenbein, executivo da PRG.

Norman buscava um equipamento capaz de funcionar como beam principal, mas também com zoom e efeitos suficientes para momentos mais íntimos: “Shakira ama beams, mas também precisávamos de gobos brilhantes, efeitos rápidos e versatilidade. Não queria um fixture que fizesse apenas uma coisa”.

Precisão, velocidade e uniformidade

Para o designer, a resposta rápida era fundamental. “Usar um único tipo de equipamento garantia consistência de cor, timing e temperatura de cor para as câmeras”, explicou. O fixture entrega mais de 22.000 lúmens, movimentos pan/tilt velozes e potência suficiente para competir com uma tela LED de grande escala.

Entre os recursos destacados, a PRG ressaltou a tecnologia Smart Ballast, que permite ajustar a intensidade da lâmpada conforme o tipo de produção — de televisão a estádios — sem perda de qualidade ou funcionalidades.

Um show de grande escala

Norman integrou efeitos que acompanham a narrativa musical de cada faixa, variando entre beams intensos e acentos delicados. Em “Hips Don’t Lie”, por exemplo, ele criou camadas de feixes quentes com CTO e âmbar, expandindo a estética visual da tela para o espaço aéreo.

A turnê marca um dos retornos mais aguardados de 2025. Na Cidade do México, Shakira quebrou um recorde histórico com 12 shows esgotados no Estádio GNP Seguros, alcançando 780 mil espectadores.

Publicidade
Benson
Continue Lendo

Iluminação

Vari-Lite VL3200 LT Profile IP: Potência de longo alcance em um formato compacto

Publicado

on

vari-lite vl3200 LT 750x500

A Vari-Lite lançou recentemente o VL3200 LT Profile IP, um novo refletor compacto de longo alcance projetado para produções que exigem alto desempenho em ambientes externos.

Com mais de 20.000 lúmens e certificação IP6X, o modelo promete combinar potência, durabilidade e tamanho reduzido sem comprometer os recursos profissionais da marca.

De acordo com Martin Palmer, Gerente de Marketing e Gestão de Produtos da Vari-Lite, o mercado exigia uma luz capaz de oferecer proteção contra intempéries sem as limitações usuais neste segmento. “Muitos refletores IP6X de gama média são fabricados com padrões inferiores aos de modelos maiores. Isso resulta em emissão de luz irregular e vida útil reduzida. Os fabricantes buscam algo compacto, robusto e com o mesmo nível de desempenho de equipamentos de grande porte, e o VL3200 atende perfeitamente a essa demanda”, afirmou.

Construção e desempenho profissionais

O VL3200 incorpora um motor de luz monocromático de 550 W e um sistema CMY+CTO, capaz de gerar uma ampla paleta de cores ricas e precisas. Seu design o posiciona como uma ferramenta versátil para aplicações que vão desde iluminação de longo alcance até efeitos aéreos.

O equipamento inclui:

Publicidade
  • Discos de gobos fixos e rotatórios
  • Disco de animação
  • Prisma duplo
  • Frost
  • Sistema de framing de movimento contínuo (4 facas)
  • Íris variável de 16 facas
  • Zoom de 4° a 50° com uma relação de 12,5:1

Um de seus recursos de destaque é a tecnologia V*Track Focus, que permite o controle avançado de foco de 16 bits para manter a nitidez e o alinhamento em todos os pontos de zoom, mesmo na faixa mais estreita, sem a necessidade de ajustes adicionais.

Uma resposta à demanda por iluminação IP compacta

Conecta+2025

O novo modelo segue o sucesso global do VL3600 Profile IP, um dos maiores sucessos da Vari-Lite. “Era natural que os clientes pedissem uma versão menor com a mesma robustez. O VL3200 oferece essa solução com um conjunto de recursos adaptado a aplicações de médio porte”, acrescentou Palmer.

Com uma combinação de brilho, durabilidade e ferramentas de efeitos, o VL3200 LT Profile IP pretende se posicionar como uma opção atraente para shows, instalações externas, eventos corporativos e sistemas de iluminação que exigem desempenho consistente em quaisquer condições.

Veja mais neste vídeo.

Publicidade
Zeus
Continue Lendo

Iluminação

On Projeções ilumina os Arcos da Lapa com projetores Christie Griffyn

Publicado

on

Christie flamengo 750x500 copia

O histórico Arco da Lapa, um dos ícones arquitetônicos do Rio de Janeiro, foi transformado em uma tela urbana para o lançamento da nova camisa do Flamengo, em colaboração com a Adidas.

Os Arcos da Lapa, um dos ícones arquitetônicos do Rio, foram o cenário escolhido para a apresentação da nova camisa do Clube de Regatas do Flamengo, em uma instalação audiovisual produzida pela empresa brasileira On Projeções utilizando projetores a laser puro Christie Griffyn 4K50-RGB.

A ativação, encomendada pela agência WMS para a Adidas Originals, transformou o aqueduto em uma obra monumental e imersiva, com as cores vermelho e preto características do clube e a frase “Patrimônio Original da Nação”, reforçando a identidade cultural do Flamengo e sua conexão com a cidade.

Tecnologia para um monumento histórico

Para iluminar a fachada de 70 metros de largura do aqueduto, a On Projeções instalou dois projetores Griffyn 4K50-RGBa a aproximadamente 55 metros de distância um do outro, alcançando uma área projetada de quase 1.190 m².

“Escolhemos os projetores Griffyn pelo seu brilho e precisão de cores, essenciais para este projeto”, explicou Hugo Rodrigues, CEO da On Projeções. “O vermelho tinha que se destacar contra o fundo escuro dos arcos, e os projetores forneceram a saturação e o contraste necessários, com potência mais do que suficiente para um ambiente externo.”

Mapeamento arquitetônico e operação discreta

Dada a geometria do monumento, a equipe aplicou técnicas de distorção e mesclagem para adaptar o conteúdo à estrutura. O sistema foi controlado com o Resolume Arena 7, e todos os testes foram realizados nas primeiras horas da manhã para evitar vazamentos antes do evento oficial.

Conecta+2025

“Qualquer revelação poderia atrair multidões e estragar a surpresa”, observou Rodrigues. “Tivemos que manter o conteúdo oculto até o momento da ativação.”

Publicidade

O projeto combinou listras vermelhas dinâmicas e texto amarelo, criando um poderoso efeito visual no aqueduto colonial do século XVIII, que há décadas é um símbolo cultural da área urbana do Rio de Janeiro.

Benson
Continue Lendo
Benson
Conecta+2025

Áudio

Benson

Leia também

Brasil de Tuhu 750x500 Brasil de Tuhu 750x500
Cultura3 meses ago

Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP

Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...

teatro opus rio 750x500 teatro opus rio 750x500
Cultura8 meses ago

Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais

Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...

harmonias paulistas 750x500 harmonias paulistas 750x500
Cultura9 meses ago

Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim

A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...

dudu portes falece 750x500 dudu portes falece 750x500
Cultura1 ano ago

Falece o reconhecido baterista Dudu Portes

O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...

Cultura1 ano ago

Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização

A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...

paraiba prima 750x500 paraiba prima 750x500
Cultura2 anos ago

Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música

Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...

Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006 Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006
Cultura2 anos ago

Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024

Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...

OMB e Prefeitura de Maceio OMB e Prefeitura de Maceio
Cultura2 anos ago

Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.

Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...

saulo sandra 750x500 1 saulo sandra 750x500 1
Cultura2 anos ago

Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro

Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...

taliba taliba
Cultura2 anos ago

Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão

Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...

maestro evandro 750x500 maestro evandro 750x500
Cultura3 anos ago

Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco

À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...

saulo teatro 750x500 saulo teatro 750x500
Cultura3 anos ago

Multipalco: Viagem ao centro da arte

Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...

Adriana Sanchez Adriana Sanchez
Cultura3 anos ago

Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música

Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...

exportacao-de-musica exportacao-de-musica
Artigos3 anos ago

Exportação de música brasileira, uma boa ideia!

O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Cultura3 anos ago

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP

Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...

palco vazio palco vazio
Cultura4 anos ago

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...

OneBeat-virtual OneBeat-virtual
Cultura4 anos ago

OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos 

Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...

nelson profissional musica 1200X500 nelson profissional musica 1200X500
Artigos4 anos ago

Manual de procedimentos do profissional da música

Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...

camara setorial de instrumentos musicais do parana camara setorial de instrumentos musicais do parana
Cultura4 anos ago

Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba

Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...

robertinho-makemusic-day-donato robertinho-makemusic-day-donato
Cultura4 anos ago

Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento

Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...

Projeto Garagem Projeto Garagem
Cultura5 anos ago

Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem

Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store  Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...

mm campanha beetools 1200x500 mm campanha beetools 1200x500
Cultura5 anos ago

Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia

Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...

governo eventos 1200x500 governo eventos 1200x500
Cultura5 anos ago

Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos

Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...

saude musicos 1200x500 saude musicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Brasileiro promove boa saúde entre músicos

Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...

nelson musico mundaçna 1200x500 nelson musico mundaçna 1200x500
Artigos5 anos ago

Opinião: Música é agente de mudança

Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....

nelson geraçao músicos 1200x500 nelson geraçao músicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: Me lembro como se fosse hoje

O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...

alysson tempo de aprender musica 1200x500 alysson tempo de aprender musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: É tempo de aprender… Música!

E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...

musica motivaçao 1200x500 musica motivaçao 1200x500
Cultura5 anos ago

Saúde: Automotivação no mercado da música

Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...

alexandre musica 1200x500 alexandre musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Música para quem vive de música – Volume 14

Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...

Fernando vieira - jornalista Fernando vieira - jornalista
Cultura5 anos ago

Fernando Vieira: O amor à música como legado

Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...

Trending