O show “Adele in Munich”, um marco na carreira da cantora britânica, reuniu 730 mil fãs em uma série de dez shows realizados em um estádio temporário ao ar livre projetado por Florian Wieder na Messe de Munique.
Esta série de concertos estabeleceu um novo recorde de público para uma residência fora de Las Vegas e contou com uma impressionante exibição de iluminação, liderada por Cory FitzGerald, da empresa criativa norte-americana Silent House.
Para alcançar o impacto visual desejado, FitzGerald optou por utilizar mais de 250 movings da Robe, sendo 223 x iFORTE LTX e 36 x iFORTE, especialmente distribuídos para destacar a cantora e sua banda no palco. Além disso, o projeto de iluminação incluiu 13 Robe iBOLTS, que adicionaram um toque dramático às cenas no enorme espaço de 220 metros de largura, onde a tela curva de LED se estendia como um pergaminho gigantesco.
O cenário, idealizado pela Stufish Entertainment Architects, destacou-se pela grandiosa tela de 4 mil metros quadrados e pelo palco semicircular de 200 metros, conectado a uma passarela de 93 metros que permitiu a Adele interagir de perto com o público. Com design adaptável para operar durante o dia e no escuro, as luzes iFORTE LTX foram uma escolha estratégica devido ao seu alto desempenho e classificação IP, ideais para cenários externos.
“Usar o iFORTE LTX me permitiu manter a continuidade e a qualidade da iluminação apesar das complexidades de um evento desta magnitude”, comentou FitzGerald. A versatilidade dos equipamentos permitiu configurações dinâmicas no palco, com até 18 x iFORTE LTX configurados para neutralizar a luz solar direta.
A iluminação não só cumpriu o objetivo de destacar a artista, mas também procurou recriar a intimidade e o estilo teatral característico dos seus espetáculos de residência em Las Vegas, integrando efeitos de vídeo e um esquema de cores que acompanhava a narrativa do espetáculo.
Inovação e criatividade em grande escala
A montagem de iluminação utilizou a avançada tecnologia de rastreamento e sistemas de foco da marca, enquanto o iBOLTS oferecia opções de iluminação de fundo nítidas e controladas, impactando tanto a experiência ao vivo quanto a gravação de vídeo. FitzGerald destacou que a utilização deste equipamento “conseguiu captar momentos íntimos no meio de um vasto palco, um desafio que exigiu coordenação precisa e criatividade em todos os aspectos”.
O evento, dirigido na produção por Paul English, contou com a colaboração da Neg Earth Lights, que forneceu os equipamentos de iluminação, e de outros fornecedores como STAGECO e TAIT para a construção de estruturas e automação. A LarMac LIVE foi responsável pela produção do espaço “Adele World” dentro do recinto, que abrangeu 75 mil metros quadrados.
Com um design inovador e uma equipa de produção experiente, “Adele in Munich” não só bateu recordes, como se posicionou como exemplo na criação de experiências musicais ao vivo.
Fotos da STUFISH