Conecte-se conosco
Benson

Músico

Entrevista Marquinho Sax: “2020 foi um ano de muita criatividade”

Publicado

on

marquinho sax 1200x500

Na pandemia, os músicos tiveram que se reinventar e procurar modos de continuar ativos. Isso impulsionou a criatividade ainda mais. Como? Conheça aqui a experiência de Marquinho Sax.

Marquinho Sax tem uma trajetória na música de quase 30 anos e, com certeza, deve ter passado por muitos momentos bons e não tão bons na sua carreira. Muitos podem pensar que a pandemia foi um golpe baixo para os músicos e o mercado musical, mas, afortunadamente, isso não é totalmente certo.

Os shows pararam, sim, mas o mercado não parou. As empresas continuaram trabalhando em novos produtos e serviços, e os músicos também tiveram que se reinventar, buscando modos de continuar tocando, de subsistir, de interagir. No meio disso, também surgiram oportunidades para seguir crescendo e ser ainda mais criativo.  

Marquinho e uma das suas criações: a máscara com zíper!

“Mesmo depois de tantos anos atuando ativamente em diversas áreas no cenário musical, a pandemia foi um enorme estopim para a minha criatividade”, conta Marquinho Sax, saxofonista, professor de saxofone e palestrante. “Nos primeiros dez dias fiquei em choque. Como eu já transmitia lives há muito tempo, ei ênfase às lives temáticas, com aulas gratuitas, na intenção de ajudar os colegas saxofonistas, mas logo na sequência criei um projeto voluntário chamado ‘Música na Varanda’, com o qual eu visitava os condomínios verticais e realizava gratuitamente um pocket show. Foram aproximadamente 3.500 famílias (apartamentos) atingidas diretamente e, segundo pesquisa realizada por uma associação de síndicos, 10 mil famílias atingidas no total, somando os prédios vizinhos. Para poder tocar e me proteger, tive a ideia de criar uma máscara facial que me permitisse tocar. Levei a ideia para uma confecção e eles colocaram um zíper. Desde então, após demonstrá-la em vídeos, a empresa passou a fabricar esse modelo sob encomenda e até estão vendendo para outros países!”.

Está vendo? Este é um exemplo de que, mesmo nos momentos que parecem mais difíceis, sempre há uma luz no final do caminho. Quer mais? Marquinho continua: “Na expectativa de que em julho as coisas voltariam ao normal, não dei sequência ao projeto nos condomínios, mas desenvolvi um acessório revolucionário para saxofone. Uma empresa gostou da ideia e juntos lançamos o acessório que já se tornou um sucesso entre os saxofonistas no Brasil: o UP! by Plastireed & Marquinho Sax. Além disso, participei de diversos vídeos collab com vários artistas do Brasil, Peru, Venezuela e também ministrei uma masterclass para músicos do Panamá”.

ISE_2026

No nosso mercado, a criatividade também vem da mão do equipamento. Marquinho conta mais sobre a tecnologia que ele usa nesta entrevista.

Publicidade

M&M: O que você tem feito nos últimos meses?

Desde o início de setembro, as atividades voltaram para mim nos restaurantes e no laboratório de análises clínicas, que não parou mesmo durante a pandemia. Aliás, foi lá que eu testei pela primeira vez a máscara com abertura para músicos de sopro.

M&M: Continuou gravando em casa e fazendo streaming? 

Sim, eu já transmito lives há muitos anos, mas com a quarentena preparei um home studio mais elaborado, com um cenário aprimorado, para poder oferecer um visual mais interessante. Estou usando uma interface iRig Pro Duo com uma mesa digital que me acompanha desde 2015. 

M&M: Se for um show ao vivo, que equipamento acostuma usar?

Publicidade

Este é o meu principal meio de atuação. Trabalho com “música ao vivo” de segunda a segunda, e desde dezembro de 2019 estou usando apenas um iPad conectado ao meu PA portátil. Hoje tenho dois sistemas Mackie, sendo um PA line array compacto SRM-Flex e uma caixa Mackie FreePlay Live. Para uma performance mais interessante, também uso uma pedaleira TC Helicon Voice Live Play Electric com um microfone wireless iVox.

M&M: Isso é interessante. Como a tecnologia ajuda na sua profissão? Algumas pessoas podem pensar que é só ter um sax e pronto, mas o equipamento vai muito além, não é?

Durante todos esses 27 anos sempre precisei montar o meu próprio equipamento de som, exceto quando estou de sideman. Isso foi ótimo porque me impulsionou a buscar um equipamento cada vez mais prático, rápido e fácil de montar. Com este equipamento que uso desde dezembro de 2019, a minha vida literalmente mudou! Nada de cabos, nada de mesa de som física. A tecnologia Bluetooth presente neste meu novo equipamento me permite trabalhar apenas com o PA portátil e um iPad.

M&M: A tecnologia mudou também o modo como você produz música?

Sim, antigamente, para uma boa captação dos meus instrumentos, eu atendia os arranjadores e produtores nos seus respectivos estúdios ou em algum grande estúdio no qual estavam trabalhando. Atualmente, com pouco equipamento, consigo captar, preparar e mandar o material no conforto do meu home studio e enviar com uma qualidade altíssima. Viva a tecnologia!

Publicidade

M&M: Você é endorser de alguma marca? 

Apresentação na rua com caixa Mackie FreePlay Live

Sim. Recebi convites de parceria de algumas empresas das quais já era cliente e apaixonado por seus produtos, e com alegria eu os endosso. São elas: 

  • Barkley Mouthpieces – boquilhas para saxofones. Uso nos meus três instrumentos desde 2005 e recentemente a empresa lançou uma boquilha com a minha assinatura, a MS8 Signature Marquinho Sax.
  • Eagle Instrumentos Musicais – saxofones de altíssima qualidade, que utilizo desde 2004. Em 2010 recebi deles um convite para uma parceria que completa dez anos com chave de ouro, pois em alguns dias iremos lançar o Eagle MS80 Signature Marquinho Sax, um saxofone de categoria profissional com várias customizações que eu solicitei.
  • Silverstein Works – empresa norte-americana de acessórios para instrumentos de sopro. Eu os endosso desde 2006 utilizando suas incríveis abraçadeiras e, em outubro de 2019, na minha participação na Music China, eles me convidaram para conhecer as palhetas sintéticas Alta Ambipoly. Em janeiro, na NAMM Show 2020, selamos mais essa parceria e passei a endossar também as palhetas.
  • Um dos mais famosos e talentosos luthiers de sopro do Brasil, Will Pitondo, me convidou para conhecer o tudel para saxofones totalmente handmade. Eu me apaixonei e o endossei logo após a primeira nota tocada com ele: o Tudel Super Neck kl Will Pitondo.
  • Este 2020 está sendo o ano dos lançamentos signature. Recebi um convite da empresa Safe Box Cases para assinar uma linha de cases Marquinho Sax.
  • Em 2020, juntamente com a PlastiReed, desenvolvi e assino o estabilizador e potencializador de harmônicos UP! Plastireed & Marquinho Sax. O UP! potencializa os harmônicos em toda a extensão do instrumento. Evita a refração do som na região inicial do tudel, evitando perda de harmônicos importantes enquanto promove a estabilidade nas notas das extremidades (graves e agudos).
  • Ainda no final de 2019 recebi uma proposta de parceria com a empresa Seegma Pro Audio para utilizar exclusivamente os sistemas de som Mackie. Sempre fiquei encantado com a alta qualidade das mesas de som Mackie, tanto que na primeira oportunidade comprei uma. A fidelidade do som desses produtos é o que mais me encanta. 

Em outubro conheci o PA portátil Mackie SRM-Flex na Music China 2019. Ele ainda não havia sido lançado na América. Quando retornei ao Brasil, enviei uma foto desse PA para um grande amigo que trabalha na Seegma Pro Audio, mas ainda não sabia que eles estavam assumindo a marca no Brasil. Quando soube, fiquei muito feliz e, na sequência, participei de uma demonstração para os revendedores. Nessa ocasião, recebi o convite para essa parceria, que para mim é uma enorme honra!

M&M: Então quando começou a usar Mackie? 

No final dos anos 1990, tive uma mesa de som pequena, incrível, mas foi no final de 2019 que troquei todo o meu PA — seis caixas no total — por dois sistemas Mackie. No laboratório, em restaurantes pequenos e para as serenatas ou apresentações ao ar livre, onde não há a opção de energia elétrica, uso a caixa Mackie FreePlay Live; nos eventos maiores, como festas de casamento, jantares dançantes ou quando posso tocar mais alto, uso a caixa Mackie SRM-Flex. Em algumas ocasiões, eu somo as duas!

A principal vantagem que ambas me proporcionam é a praticidade de não precisar mais usar mesa de som. A FreePlay, em especial, além de ser muito discreta, tem o fato de ter uma grande autonomia quando utilizada apenas “na bateria”. Ela me permitiu fechar muitos, muitos contratos durante a pandemia, pois as homenagens de aniversário, serenatas românticas e festivas foram o grande carro-chefe e que me garantiram continuar trabalhando durante a quarentena. 

M&M: Falando no geral, tem algum produto ou instrumento que você goste mais de usar?

Publicidade

Amo todos os meus instrumentos, acessórios e equipamentos. Eu me considero um grande privilegiado por poder usar apenas produtos top de linha, me sinto como um piloto de Fórmula 1, que são profissionais que trabalham com o que há de melhor disponível no mercado automobilístico. É até difícil eleger apenas um item para citar, mas, neste momento, a minha queridinha é a Mackie FreePlay Live, um som perfeito em um tamanho perfeito, com uma versatilidade de tirar o fôlego. Eu jamais poderia imaginar que seria possível uma única caixa de som, o mesmo equipamento, ser usado para tocar minha playlist enquanto faço minhas atividades do dia a dia no escritório, ser o meu home theater e ainda poder ser usado como PA para eu trabalhar.

M&M: Você usa software? 

Sim, uso o ProTools para as gravações e produções de áudio particulares e de outros produtores.

Estabilizador e potencializador de harmônicos UP! Plastireed & Marquinho Sax

M&M: O que você acha dos softwares para criação musical?

Acho maravilhosos. São ferramentas fantásticas que permitiram e permitem ao músico moderno extravasar sua criatividade em diversas áreas da música, seja na notação musical, no caso de um um arranjador que consegue preparar uma grade para uma orquestra ou big band em apenas uma fração do tempo que era necessário antigamente, quando o mesmo apenas possuía o papel e a caneta. Atualmente recebo guias de produções incríveis para adicionar o sax e a cada dia as guias estão mais perfeitas, o que facilita muito a interpretação para nós, solistas. 

M&M: Falando sobre criação e o mercado musical em geral, como você vê esse aspecto no Brasil hoje? 

Publicidade

O brasileiro sempre foi e tem essa fama de ser muito criativo. Apesar de a pandemia do novo Covid-19 ter sido um acontecimento inesperado e um período muito triste, para o brasileiro também foi uma fase que despertou ou turbinou a criatividade, tanto de músicos e produtores que se adaptaram à nova realidade e se reinventaram com novas formas de apresentar sua arte, como de fabricantes e lojistas que, por sua vez, também tiveram que se adaptar. Vi muito comerciante que outrora não investia no e-commerce correndo para montar sua loja virtual, assim como também vi e estou vendo um significativo aumento nas vendas. Isso mesmo! Logo após o primeiro momento, quando as criações e inovações ainda estavam incubadas, notei grande interesse por parte de músicos hobistas em reativar suas habilidades investindo em novos instrumentos e equipamentos para se ocuparem ou suportarem melhor a triste quarentena. Apesar de muitos lojistas e intermediários desse setor falarem o oposto, eu vi e vejo esse aumento, logo concluo que em um período difícil como este que estamos passando foi muito interessante ver quanto a população em geral passou a valorizar mais a música! Ansioso para que os grandes espetáculos retornem. Sigo com os meus pocket shows! 

M&M: Em que você está trabalhando atualmente?

Neste momento estou retomando as performances ao vivo e, juntamente com as empresas que endosso, preparando o lançamento de três produtos com a minha assinatura, uma enorme honra e responsabilidade para mim. São eles: o saxofone Eagle MS80 Signature Marquinho Sax, a boquilha Barkley MS8 Signature Marquinho Sax e a linha de cases Safe Box Cases MS800 Signature Marquinho Sax.

 

 

Publicidade

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Músico

Como preparar o equipamento para sessões longas de gravação

Publicado

on

musicos equipamento gravacao 750x500

Quando você sabe que vem por aí uma sessão longa — seja em estúdio, ao vivo ou em um fluxo híbrido — a chave não é apenas o músico ou o engenheiro estarem prontos: o equipamento também precisa do seu próprio “pré-show”.

Prepará-lo corretamente ajuda a evitar falhas, ruídos inesperados, perda de dados e até danos custosos. A seguir, um guia prático para deixar tudo estável antes de apertar o “rec”.

  1. Aquecimento das válvulas: a partida suave que evita dores de cabeça

Equipamentos valvulados — amplificadores, pré-amplificadores, compressores e alguns microfones — apresentam melhor desempenho após alguns minutos de aquecimento. Ligar e começar a gravar imediatamente pode provocar variações de timbre ou o surgimento de ruídos de fundo.

Recomendações rápidas:

  • Ligue os equipamentos valvulados 10 a 20 minutos antes de gravar.
  • Evite ciclos repetidos de liga/desliga; prefira períodos de uso longos e estáveis.
  • Verifique se há cheiro estranho ou pequenos estalos em válvulas antigas — sinais de que podem precisar de substituição.

Esse cuidado simples garante um som mais estável, consistente e previsível ao longo da sessão.

  1. Testes de ruído: melhor identificar problemas antes do take perfeito

Quanto maior o tempo de gravação, maiores as chances de surgirem ruídos de aterramento, interferências, ventiladores, cabos desgastados ou fontes externas. Uma checagem rápida pode salvar o dia.

Shure

Checklist essencial:

  • Verifique os ganhos e procure picos anormais nos pré-amplificadores.
  • Ouça com fones se há hum de 50/60 Hz, zumbidos ou cliques.
  • Organize e fixe cabos para evitar movimentos ou atritos.
  • Confira ruídos de ar-condicionado, computadores e racks.
  • Faça uma gravação-teste de um minuto e reproduza — alguns ruídos só aparecem na captura.

Detectar um problema antes evita retrabalho e ajuda a preservar o momento criativo.

  1. Backup de configurações em DSPs e pedaleiras: seguro contra imprevistos

Equipamentos digitais — DSPs, pedaleiras multiefeito, modeladores, mesas e processadores — dependem de presets e configurações que podem se perder por falhas elétricas, erros de firmware ou ajustes acidentais.

Antes de sessões longas:

Publicidade
  • Faça sempre backup.
  • Exporte presets e cenas para USB ou nuvem, quando disponível.
  • Em sistemas como Helix, Quad Cortex, Headrush, Axe-FX ou Kemper, salve uma cópia completa da sessão ou projeto.
  • Em DSPs de estúdio ou sala, preserve o arquivo do projeto antes de qualquer alteração.

Leva poucos minutos e pode evitar horas de reconstrução.

  1. Gestão de energia e proteção contra picos: o inimigo silencioso

Em sessões longas, o risco não está apenas no cansaço, mas também na instabilidade da rede elétrica. Uma alimentação inadequada pode gerar ruídos, perda de presets e até danos permanentes ao equipamento.

Boas práticas:

  • Use reguladores de tensão ou power conditioners confiáveis.
  • Instale protetores contra surtos em racks e pedaleiras.
  • Sempre que possível, utilize um UPS (no-break) para evitar desligamentos repentinos.
  • Não conecte equipamentos sensíveis no mesmo circuito de cafeteiras, iluminação ou ferramentas elétricas.

Com energia estável, o equipamento dura mais e a sessão flui sem interrupções.

Uma sessão longa de gravação não é apenas uma questão de resistência, mas de prevenção. Aquecer válvulas, checar ruídos, fazer backup de configurações e proteger a energia cria um ambiente confiável para que músicos, técnicos e engenheiros se concentrem no que realmente importa: capturar uma performance memorável.

Shure
Continue Lendo

Músico

Como evitar danos causados por energia elétrica instável

Publicado

on

musicos energia 750x500

Protetores, UPS, reguladores e os riscos de usar fontes baratas.

Na América Latina, a instabilidade elétrica é uma realidade diária: picos de tensão, quedas rápidas, microinterrupções e variações que podem ocorrer várias vezes ao dia… ou durante um show. Para músicos e profissionais de áudio, isso não é apenas um incômodo — é um risco direto para seus equipamentos. Interfaces, mesas, pedais, amplificadores, monitores de referência e computadores podem sofrer danos irreversíveis se não estiverem devidamente protegidos.

Por isso, entender como funciona a energia que alimenta seu setup e quais ferramentas usar para protegê-lo é tão importante quanto escolher um bom instrumento ou microfone.

Por que a energia é tão instável na América Latina?

Vários fatores explicam esse cenário:

  • Infraestrutura elétrica antiga ou sobrecarregada
  • Instalações improvisadas em palcos, bares e festivais
  • Condições climáticas (tempestades, calor extremo, umidade)
  • Uso simultâneo de equipamentos de alto consumo
  • Variações de tensão típicas de áreas industriais ou rurais

O resultado: corrente suja, flutuações rápidas, interrupções inesperadas e picos que podem queimar componentes sensíveis.

Protetores, UPS e reguladores: o que cada um faz e quando usar

  1. Protetores contra surtos (surge protectors)

São a primeira linha de defesa.

  • Absorvem picos repentinos de energia.
  • Impedem que um raio ou um pico gerado por motores (ar-condicionado, geladeiras, iluminação) chegue direto ao equipamento.
Benson

Indicados para: pedaleiras, amplis, interfaces, monitores ativos.

Atenção: os mais baratos geralmente têm baixa capacidade de absorção e podem ficar inúteis depois de um pico forte.

Publicidade
  1. Reguladores de tensão

Mantêm a voltagem estável (idealmente entre 110–120V ou 220–230V, conforme o país).

  • Evitam quedas que forçam o equipamento.
  • Previnem sobretensões contínuas.
  • Aumentam a vida útil de fontes, transformadores e estágios de pré-amplificação.

Indicados para: home studios, racks, mesas, sistemas de PA pequenos, pedais digitais e modeladores.

Um bom regulador ajuda também a reduzir ruídos, chiados e comportamentos instáveis em equipamentos sensíveis como interfaces USB ou processadores digitais.

  1. UPS / No Break

Essenciais quando você trabalha com computador.

  • Permitem continuar operando por alguns minutos durante um apagão.
  • Evitam perda de projetos, gravações e configurações.
  • Mantêm energia estável para interfaces, HDs, controladores e DAWs.

Para home studios, o ideal é utilizar uma UPS de onda senoidal pura, especialmente quando alimenta interfaces de alto desempenho.

O problema das fontes baratas

Muitos músicos ainda utilizam fontes genéricas ou sem certificação. A curto prazo parecem uma “economia”, mas podem causar:

  • Chiados e ruídos no sinal
  • Quedas de corrente que desligam pedais ou interfaces
  • Superaquecimento de pedaleiras
  • “Hiss” permanente em amplificadores e mixers
  • Danos em DSPs e componentes digitais

Fontes baratas não filtram adequadamente, não estabilizam a tensão e, em alguns casos, fornecem mais voltagem do que a indicada. Isso pode destruir:

  • Pedais boutique (especialmente os de componentes vintage)
  • Interfaces alimentadas por USB
  • Equipamentos modeladores (Line 6, Fractal, Kemper)
  • Mesas de pequeno porte
  • Amplificadores valvulados (muito vulneráveis a sobretensões)

Como a energia instável afeta cada tipo de equipamento

Interfaces de áudio

  • Desconexões
  • Corrupção de drivers
  • Falhas nos conversores AD/DA
  • Ruídos digitais aleatórios

Mesas de som

  • Travamentos em mesas digitais
  • Chiados constantes em mesas analógicas
  • Danos em amplificadores internos de mesas ativas

Pedais

  • Alterações de timbre
  • Reset no meio do show
  • Perda de presets em pedais digitais

Amplificadores

  • Hum constante por corrente suja
  • Falhas em válvulas
  • Queima de transformadores

Recomendações finais: proteção também é parte do seu som

Investir em proteção elétrica não é luxo, é uma etapa essencial no cuidado com seu equipamento. Considere:

  • Usar sempre um protetor ou regulador dedicado ao seu setup
  • Evitar ligar tudo em uma régua barata
  • Verificar a instalação elétrica do local antes de tocar
  • Usar UPS sempre que houver computador envolvido
  • Optar por fontes certificadas e de qualidade

Equipamentos protegidos duram mais, funcionam melhor e trazem tranquilidade durante shows, ensaios e gravações. Em uma região onde a energia é imprevisível, prevenir não só evita prejuízos: garante que sua criatividade nunca dependa do nível de voltagem.

Benson
Continue Lendo

Instrumentos Musicais

Cuidado com instrumentos acústicos em clima tropical

Publicado

on

cuidados instrumentos acusticos 750x500

Como proteger madeiras, acabamentos e componentes em ambientes úmidos.

A conservação de instrumentos acústicos apresenta desafios específicos em regiões tropicais, onde a combinação de altas temperaturas e umidade constante acelera o desgaste de madeiras, cordas e partes estruturais. Dados citados por associações de luteria na América Latina indicam que níveis de umidade relativa acima de 70% podem causar deformações, perda de estabilidade tonal e falhas em colagens internas.

Umidade: o principal fator de risco

Em climas tropicais, a alta umidade afeta diretamente violões, guitarras acústicas, ukuleles, violinos, contrabaixos e instrumentos de percussão feitos de madeira. Entre os efeitos mais observados, luthiers destacam:

  • Dilatação e retração das madeiras, causando trastejamento, abaulamento da tampa e alterações no braço.
  • Enfraquecimento de colas e junções internas pela absorção de água.
  • Envelhecimento acelerado das cordas e perda de definição tonal.

A umidade excessiva também favorece o surgimento de fungos, especialmente em instrumentos guardados por longos períodos em estojos fechados.

Controle ambiental: a medida mais eficaz

Especialistas recomendam manter a umidade relativa entre 45% e 55% como faixa segura para instrumentos acústicos. Para alcançar esse nível em regiões tropicais, as estratégias mais utilizadas incluem:

  • Desumidificadores portáteis em salas de ensaio, estúdios e ambientes pequenos.
  • Sacos dessecantes dentro de estojos rígidos.
  • Evitar exposição direta a locais abafados, varandas ou ambientes sem climatização.

Ao contrário das regiões secas, o uso de humidificadores internos não é indicado, pois pode agravar o excesso de umidade na madeira.

Temperatura e incidência solar

As variações térmicas influenciam diretamente o comportamento estrutural dos instrumentos. Temperaturas altas podem amolecer colas e afetar acabamentos. As recomendações incluem:

Publicidade
  • Não deixar instrumentos dentro de veículos.
  • Evitar exposição prolongada ao sol em ensaios ao ar livre.
  • Manter estojos afastados de fontes de calor e paredes externas.

Armazenamento seguro em regiões tropicais

A forma de guardar o instrumento tem impacto direto em sua estabilidade:

  • Estojos rígidos oferecem proteção superior a capas, reduzindo a influência de variações ambientais.
  • Armazenar o instrumento na posição vertical diminui a pressão sobre a tampa e o braço.
  • Em áreas costeiras, técnicos recomendam revisão semestral de ferragens devido ao risco de corrosão salina.

Manutenção periódica

Um cronograma de manutenção ajuda a prevenir danos e prolonga a vida útil:

  • Inspeção do ângulo do braço e do estado da ponte.
  • Lubrificação discreta de tarraxas e verificação dos trastes.
  • Limpeza com pano seco e produtos neutros, evitando ceras ou óleos inadequados.
  • Troca regular de cordas, que se deterioram mais rapidamente em ambientes úmidos.

No caso de instrumentos de percussão, como congas e bongôs, o cuidado com peles naturais é essencial, já que absorvem umidade com facilidade.

Por que o clima tropical exige atenção constante

Luthiers de vários países observam que a degradação em climas quentes e úmidos ocorre de forma cumulativa. Pequenas variações diárias de temperatura e umidade modificam continuamente o comportamento das madeiras, exigindo monitoramento frequente e estratégias preventivas mais rigorosas do que em regiões de clima seco ou temperado.

Zeus
Continue Lendo
Conecta+2025
D-One

Áudio

Benson

Leia também

Brasil de Tuhu 750x500 Brasil de Tuhu 750x500
Cultura5 meses ago

Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP

Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...

teatro opus rio 750x500 teatro opus rio 750x500
Cultura9 meses ago

Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais

Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...

harmonias paulistas 750x500 harmonias paulistas 750x500
Cultura10 meses ago

Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim

A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...

dudu portes falece 750x500 dudu portes falece 750x500
Cultura1 ano ago

Falece o reconhecido baterista Dudu Portes

O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...

Cultura1 ano ago

Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização

A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...

paraiba prima 750x500 paraiba prima 750x500
Cultura2 anos ago

Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música

Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...

Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006 Academia-Jovem-Orquestra-Ouro-Preto-Creditos-Rapha-Garcia-006
Cultura2 anos ago

Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024

Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...

OMB e Prefeitura de Maceio OMB e Prefeitura de Maceio
Cultura2 anos ago

Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.

Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...

saulo sandra 750x500 1 saulo sandra 750x500 1
Cultura2 anos ago

Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro

Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...

taliba taliba
Cultura2 anos ago

Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão

Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...

maestro evandro 750x500 maestro evandro 750x500
Cultura3 anos ago

Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco

À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...

saulo teatro 750x500 saulo teatro 750x500
Cultura3 anos ago

Multipalco: Viagem ao centro da arte

Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...

Adriana Sanchez Adriana Sanchez
Cultura3 anos ago

Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música

Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...

exportacao-de-musica exportacao-de-musica
Artigos3 anos ago

Exportação de música brasileira, uma boa ideia!

O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Cultura3 anos ago

Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP

Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...

palco vazio palco vazio
Cultura4 anos ago

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019

Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...

OneBeat-virtual OneBeat-virtual
Cultura4 anos ago

OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos 

Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...

nelson profissional musica 1200X500 nelson profissional musica 1200X500
Artigos4 anos ago

Manual de procedimentos do profissional da música

Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...

camara setorial de instrumentos musicais do parana camara setorial de instrumentos musicais do parana
Cultura4 anos ago

Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba

Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...

robertinho-makemusic-day-donato robertinho-makemusic-day-donato
Cultura5 anos ago

Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento

Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...

Projeto Garagem Projeto Garagem
Cultura5 anos ago

Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem

Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store  Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...

mm campanha beetools 1200x500 mm campanha beetools 1200x500
Cultura5 anos ago

Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia

Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...

governo eventos 1200x500 governo eventos 1200x500
Cultura5 anos ago

Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos

Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...

saude musicos 1200x500 saude musicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Brasileiro promove boa saúde entre músicos

Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...

nelson musico mundaçna 1200x500 nelson musico mundaçna 1200x500
Artigos5 anos ago

Opinião: Música é agente de mudança

Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....

nelson geraçao músicos 1200x500 nelson geraçao músicos 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: Me lembro como se fosse hoje

O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...

alysson tempo de aprender musica 1200x500 alysson tempo de aprender musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Opinião: É tempo de aprender… Música!

E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...

musica motivaçao 1200x500 musica motivaçao 1200x500
Cultura5 anos ago

Saúde: Automotivação no mercado da música

Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...

alexandre musica 1200x500 alexandre musica 1200x500
Cultura5 anos ago

Música para quem vive de música – Volume 14

Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...

Fernando vieira - jornalista Fernando vieira - jornalista
Cultura5 anos ago

Fernando Vieira: O amor à música como legado

Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...

MusicaeMercado

Trending