A campanha institucional do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) foi criada para reforçar a importância dos direitos autorais e conscientizar sobre o pagamento devido a compositores e artistas pelas suas obras musicais.
Com o conceito “Música tem dono”, a ação busca atingir todos os responsáveis pela utilização de músicas em ambientes públicos, como estabelecimentos comerciais e eventos, enfatizando o impacto social da remuneração aos criadores de conteúdo.
A partir deste mês, a campanha será veiculada em diversos canais para reforçar a obrigação legal de licenciamento musical. O foco inicial será o público de Usuários Gerais, que inclui restaurantes, bares, academias, hotéis e outros negócios que fazem uso de músicas em seus espaços. Entre as ações previstas estão anúncios em plataformas digitais, como Globoplay, Spotify e UOL, além de campanhas em redes sociais e portais de notícias.
O filme da campanha destaca como a música está presente em diversas situações cotidianas, como em relacionamentos, shows e memórias, e como ela faz parte de momentos essenciais, como os de infância ou de motivação na academia. A peça reforça que, assim como qualquer outra criação, a música também tem um autor, e por isso deve ser remunerada.
Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad, comentou: “A música está em todos os lugares e faz parte do nosso dia a dia. A campanha busca lembrar que ela tem dono e que é fundamental reconhecer o valor do trabalho musical, respeitando os direitos autorais e garantindo que os criadores sejam devidamente remunerados.”
O Ecad, instituição sem fins lucrativos, tem como missão arrecadar e distribuir os direitos autorais no Brasil. Ele atua para garantir o pagamento justo para autores, músicos, intérpretes e produtores sempre que suas obras são utilizadas publicamente, seja em rádios, TVs, plataformas digitais ou espaços comerciais. A campanha “Música tem dono” reforça o compromisso da entidade com a promoção dos direitos dos criadores musicais e o fortalecimento da economia criativa no país.
Assista ao vídeo da campanha Música tem dono aqui.