Em sua recente turnê pela Europa, o artista espanhol e sua banda foram acompanhados por consoles de áudio DiGiCo e mixagem de áudio imersivo de Klang.
El Madrileño é um dos lançamentos de álbum em espanhol de maior sucesso, gerando mais de 5 milhões de downloads no Spotify em um único dia. É o terceiro álbum de estúdio do rapper e cantor e compositor espanhol Antón Álvarez Alfaro, mais conhecido como C. Tangana, e foi co-produzido com seu colega Alizzz.
Para divulgar o álbum, o artista e sua banda saíram em turnê no ano passado com a “Sin Cantar ni Afinar Tour”, realizando mais de 30 shows pela Europa. Os consoles DiGiCo Quantum7 e SD7, fornecidos pela locadora AV espanhola Fluge Audiovisuales, fornecem processamento de som e estabilidade.
O engenheiro de FOH, Felipe Lara, mixa para C. Tangana há quatro anos e explica como começou a usar o SD7. “Comecei a turnê atual com uma marca diferente de console, mas havia problemas de estabilidade, então, três dias depois, optei por mudar. Escolhi o SD7 porque conheço os consoles, seu poder de processamento e estabilidade. Por estar tão familiarizado com o ambiente DiGiCo, sabia que poderia replicar o trabalho que havia feito no console anterior no SD7 muito rapidamente”, disse ele.
O monitoramento da turnê é feito pelo usuário DiGiCo de longa data, Carlos del Valle, que conta com o Quantum 7 para fornecer a funcionalidade, desempenho de áudio e escala necessária para lidar com uma grande produção como Sin Cantar ni Refine Tour.
Tal como acontece com Lara, del Valle aprecia a configuração confiável que eles têm. “A configuração do meu monitor é bastante complicada, com Klang integrado via DMI, um Waves SuperRack usado para inserts e Live Professor via Waves Soundgrid para reverberações. Mas tudo funciona perfeitamente, todos os dias!”
Esta é a primeira vez que del Valle usa o monitoramento in-ear imersivo da Klang, “mas com uma orquestra de 16 peças no topo de uma banda de flamenco e latina, além de trap e reprodução de sintetizador, foi uma escolha óbvia!” comentou.
Usando Klang em uma configuração um tanto incomum, del Valle envia instrumentos como cordas, metais, percussão e coros para um envio auxiliar dedicado para criar uma mixagem subagrupada de Klang que é então retornada a um canal, não a um auxiliar, para que ele possa processar em grupo e depois enviar um submix de todos os elementos para os músicos no palco, dependendo do que eles precisam ouvir.