Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Brasil e Uruguai acertam acordo bilateral para comércio em moedas locais

O acordo bilateral entre Brasil e Uruguai para transações comerciais em moedas locais passa a valer a partir de 1º de dezembro deste ano e promete facilitar as negociações de importação e exportação entre os dois países

Os governos do Uruguai e do Brasil assinaram um acordo que permitirá o comércio bilateral em moedas locais e substituirá as negociações em dólar entre os dois países a partir de 1º de dezembro, informou o banco central de Montevidéu.

O convênio foi assinado pelo presidente do Banco Central do Uruguai (BCU), Alberto Graña, e seu colega brasileiro, Alexandre Tombini, durante reunião dos chefes das autoridades monetárias da América do Sul, realizada em Lima.

“Tanto importador como exportador pagam e cobram em suas respectivas moedas. Os bancos centrais não assumem risco de crédito significativo com sua contraparte (exceto pela margem de contingência e semanal), nem risco de crédito com as entidades financeiras”, explicou o BCU em comunicado.

Para os exportadores uruguaios, o mecanismo é positivo, apesar de considerarem que levará algum tempo para que tanto os empresários locais como os importadores brasileiros se adaptem.

“Se hoje um exportador vende diretamente em reais, a brecha entre compra e venda dessa moeda no mercado local é muito ampla e ele perde dinheiro, portanto, é necessário encontrar um mecanismo para melhorar essa situação”, disse à Reuters o presidente da União de Exportadores do Uruguai, Álvaro Queijo.

“Quando alguém fala de compra e venda de dólares, as pontas estão muito mais próximas, não mais de 5%, mas no caso da moeda brasileira, essa brecha é de mais de 10% e esperamos que isso seja solucionado rapidamente”, completou Queijo.

O sistema fechado por Uruguai e Brasil permitirá realizar, além das transações comerciais, o pagamento de aposentadorias e o envio de remessas.

*Informações do site G1, acesse aqui o texto original.

 

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart