NAMM Show
Luteria: Jacarandá Brasileiro para instrumentos musicais somente com licença da CITES
Publicado
6 anos agoon
IBAMA oficializou que Jacarandá da Bahia (inclusive de demolição) deverá ter licença para construção de instrumentos musicais
A CITES (Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens) emitiu uma notificação oficial informando o Jacarandá da Bahia (Dalbergia Nigra) tem seu uso controlado, somente liberado as peças provenientes de plano de manejo regular perante o Ibama e essa origem deverá ser comprovada no momento da emissão da licença CITES.
Já para as madeiras comercializadas no Brasil, todo fornecedor deverá emitir o DOF (Documento de Origem Florestal) além de, obviamente, a Nota Fiscal.
O que é o Documento de Origem Florestal (DOF) ?
O Sistema DOF é uma ferramenta eletrônica federal que integra os documentos de transporte florestal federal e estaduais, com o objetivo de monitorar e controlar a exploração, transformação, comercialização, transporte e armazenamento dos recursos florestais. É por meio deste sistema que as empresas emitem eletronicamente o DOF (documento de origem florestal).
Madeiras dentro da lei
Como prática recomendada, as empresas e luterias de instrumentos musicais e acessórios, componentes da montagem de um instrumento, devem continuar trabalhando em conformidade com suas autoridades brasileiras para evitar penalização.
Entrevista com Natália von Gal Milanezi (IBAMA)
Entrevista com a diretora do uso sustentável da biodiversidade e florestas, Natália von Gal Milanezi, para saber mais.
É possível utilizar o Jacarandá da Bahia (Dalbergia Nigra) com madeiras que já se encontram em estoque antigo, sem documentação?
Resposta: A legislação somente permite que seja extraída madeira de espécie constante do anexo I se proveniente de plano de manejo regular perante o Ibama, e essa origem deverá ser comprovada no momento da emissão da licença CITES.
Sites como Mercado Livre tem diversos fornecedores de madeiras de demolição. Elas podem ser vendidas, doadas e utilizadas?
R: Para utilização de madeira de demolição de espécie CITES, como no caso do Jacarandá da Bahia entre outras, é necessário laudo técnico de especialista comprovando a idade e origem da madeira.
Quais as penalidades para o uso de madeira irregular?
R: As infrações contra a flora constam do Decreto 6514/2008, mas o enquadramento específico dependeria do caso.
Documentação oficial
[pdf-embedder url=”https://musicaemercado.org/wp-content/uploads/2020/02/Dalbergia-and-Musical-Instruments-ENG.pdf” title=”Dalbergia and Musical Instruments ENG”]
[pdf-embedder url=”https://musicaemercado.org/wp-content/uploads/2020/02/CITES-Musical-Instrument-Certificates-ENG.pdf” title=”CITES Musical Instrument Certificates ENG”][pdf-embedder url=”https://musicaemercado.org/wp-content/uploads/2020/02/Cedrela-and-Musical-Instruments-ENG.pdf” title=”Cedrela and Musical Instruments ENG”][pdf-embedder url=”https://musicaemercado.org/wp-content/uploads/2020/02/Woolly-Mammoth-and-Musical-Instruments-ENG.pdf” title=”Woolly Mammoth and Musical Instruments ENG”]
Organizações envolvidas na decisão junto a COP18/CITES
Na CoP18, a NAMM organizou uma reunião de mais de 100 partes interessadas para entender os esforços de conservação e as complexidades políticas enfrentadas por músicos e fabricantes de instrumentos musicais, incluindo autoridades da administração da CITES, organizações de conservação e representantes da indústria, incluindo:
Federação Americana de Músicos da Estados Unidos e Canadá; ANAFIMA – Associação Nacional da Indústria da Música; Associação Argentina de Fabricação de Instrumentos Musicais; Associação de Orquestras Britânicas; A Associação de Música Australiana; Bundesverband der deutschen Musikinstrumentenhersteller e.V .; C.F. Martin & Co .; Guitarras de colagem; Confederação das Indústrias Europeias da Música (CAFIM); Dismamusica; Fender Musical Instruments Corporation; Soluções baseadas em floresta, LLC; Organização Francesa de Instrumentos Musicais (CSFI); Aliança Internacional de Fabricantes de Violino e Arco para Espécies Ameaçadas de Extinção; Associação Internacional de Fabricantes de Violino e Arco; Federação Internacional de Músicos; Associação Internacional de Produtos de Madeira; Associação de Instrumentos Musicais do Japão; Liga de Orquestras Americanas; Live Performance Australia; Madinter Trade; Associação das Indústrias da Música; Associação Nacional de Comerciantes de Música; Orquestras Canadá; Paul Reed Smith; PÉROLA *; A Academia de Gravação; O SOMM – Society of Music Merchants e. V .; Symphony Services Australia; e Taylor Guitars.
Você pode gostar
-
ELEIÇÃO ANAFIMA: Associação convida setor para concorrer a Presidência e Conselho Administrativo
-
Cites isenta restrições do Jacarandá para instrumentos musicais
-
Fremúsica terá audiência com Secretário Nacional de Cultura, Henrique Medeiros Pires
-
Diretores da ANAFIMA CBS articulam medida que impediria som ao vivo
Instrumentos Musicais
NAMM Show 2025: Cort apresenta dois violões com tampo de cedro preto
Publicado
10 meses agoon
24/01/2025
A Cort Guitars anunciou o lançamento de dois novos modelos de violões acústicos: o MR500F-CED e o L100OCF-CED.
Esses violões da Cort contam com tampos de cedro vermelho sólido e acabamentos em acetinado preto, oferecendo calor e ressonância típicos de instrumentos de alta gama a um preço acessível. Ambos os modelos já estão disponíveis online e em revendedores selecionados em todo o mundo.
Características
Os violões combinam tampos de cedro com faixas e fundos de mogno. Enquanto o tampo apresenta um acabamento acetinado preto, o restante do corpo possui um acabamento acetinado transparente. Detalhes como o binding e a roseta em marfim ABS, juntamente com escudos da mesma cor, evocam um design clássico.
Ambos os modelos incluem uma ponte de ovangkol, uma pestana de PPS, tarraxas die-cast e cordas D’Addario EXP16 para garantir estabilidade e durabilidade. O sistema de eletrônica Fishman Presys VT e S-Core permite amplificar o som com clareza.

Diferenças entre os modelos
- MR500F-CED: De corpo dreadnought, oferece graves potentes e uma projeção sonora ideal para acordes dinâmicos e batidas fortes. Seu design com cutaway facilita o acesso às casas superiores. A distância na pestana é de 43 mm, proporcionando maior facilidade para tocar com palheta.
- L100OCF-CED: Modelo com corpo de orquestra, menor e com maior separação entre as cordas (45 mm na pestana). Este design é pensado em músicos que preferem fingerpicking e buscam conforto em sessões prolongadas.
Quer conhecê-los? A Cort Guitars está presente no NAMM Show no estande 5102.
Audio Profissional
NAMM Show 2025: Shure anuncia novos produtos
Publicado
10 meses agoon
22/01/2025
Shure apresenta os microfones para instrumentos Nexadyne, os receptores de quatro canais SLX-D, o microfone de cabeça SM39 e o microfone com fio KSM11.
Shure está apresentando uma série de inovações na NAMM Show 2025, que continuarão a desenvolver o legado da empresa em áudio extraordinário.
Além dos novos produtos anunciados hoje e destacados a seguir, Shure também oferecerá aos participantes do NAMM a oportunidade de ver pessoalmente o novo Axient Digital PSM e o microfone e interface inteligente MV7i. No estande #15608 no NAMM, os visitantes poderão experimentar as últimas inovações da empresa, que tem sido pioneira em áudio extraordinário por mais de um século.
Microfones Nexadyne para instrumentos

Shure anunciou a expansão de sua linha de produtos Nexadyne com a introdução de três novos microfones dinâmicos para instrumentos: o microfone para bumbo Nexadyne 2, o microfone para amplificador de guitarra Nexadyne 5 e o microfone para tom/caixa Nexadyne 6. Cada microfone Nexadyne conta com a tecnologia patenteada de Shure, a tecnologia de transdutor de motor duplo Revonic. Enquanto os microfones de instrumentos típicos utilizam um único transdutor, os microfones Nexadyne possuem dois transdutores calibrados com precisão que trabalham juntos para um desempenho ideal, proporcionando uma clareza natural e autêntica, ao mesmo tempo que minimizam o ruído indesejado.
Receptor digital de quatro canais SLX-D

O SLX-D está disponível tanto em versões padrão (SLXD4Q+) quanto habilitada para Dante (SLXD4QDAN+). Em combinação com os transmissores SLX-D existentes, os novos receptores digitais de quatro canais baseiam-se nas reconhecidas características da tecnologia sem fio digital SLX-D, com um conjunto de novas e aprimoradas capacidades, incluindo a sintonização de faixa ampliada de 138 MHz, permitindo maior versatilidade de frequência. O SLXD4Q+ estará disponível em breve na América Latina, contando com a versão SLXD4QDAN+, compatível com Dante. A compra desta solução inclui o receptor quádruplo, uma fonte de alimentação, kit de hardware, duas antenas de ¼ de onda, dois cabos BNC, dois suportes de montagem em rack, dois adaptadores BNC Bulkhead, um cabo Ethernet e adesivos.
Microfone de cabeça SM39

Shure também anunciou o lançamento do microfone de cabeça para interpretação vocal SM39, projetado especificamente para artistas que exigem liberdade de movimento ao dominar o palco, com uma qualidade de som incomparável. Seu design leve e discreto proporciona um ajuste confortável e seguro para uso prolongado, permitindo que músicos, desde vocalistas principais até instrumentistas, concentrem-se exclusivamente em sua presença no palco e atuem com confiança. O SM39 integra-se perfeitamente com o Shure Axient Digital e com todos os sistemas sem fio Shure, proporcionando som confiável para qualquer ambiente. O SM39 estará disponível em breve nos distribuidores autorizados Shure da região. O microfone de cabeça inclui um protetor contra vento para uso interno e externo, além de um clipe. Para obter mais informações sobre o SM39, visite www.shure.com/SM39.
Microfone condensador cardioide com fio KSM11

Com base na reputação do KSM11, que se tornou o padrão para microfones vocais premium, o KSM11 com fio agora torna o desempenho de alto nível acessível para artistas e engenheiros que exigem uma solução XLR, para aplicações como apresentações ao vivo, transmissão e streaming. Para apresentações que requerem uma qualidade eficiente e incomparável, o KSM11 necessita de menos processamento e equalização para reproduzir a verdadeira qualidade e inteligibilidade das vozes dos artistas. O microfone com fio KSM11 (XLR) estará disponível muito em breve na região.
Ajuda às vítimas dos incêndios
Shure está ajudando as pessoas afetadas pelos devastadores incêndios na Califórnia durante este momento de extrema necessidade. Mais informações sobre os esforços de Shure podem ser encontradas aqui.
NAMM Show
NAMM Show 2025: Indústria musical se une para apoiar as vítimas dos incêndios florestais em Los Angeles
Publicado
11 meses agoon
21/01/2025
Fabricantes líderes e organizações filantrópicas lançam esforços conjuntos para ajudar músicos e programas afetados.
Em resposta aos devastadores incêndios florestais que atingiram a área de Los Angeles, a indústria de instrumentos musicais (MI) uniu forças para apoiar a recuperação de músicos e programas musicais afetados. As iniciativas são lideradas pela Gibson Gives, o braço filantrópico da Gibson, e pela The Guitar Center Music Foundation, que se associaram a mais de 20 fabricantes renomados para fornecer fundos, equipamentos e apoio direto.
Apoio de fabricantes líderes
Empresas como AKG, Audio-Technica, DW, Ibanez Guitars, TAMA Drums, C.F. Martin & Co., Shure, Roland, Yamaha, Zildjian, entre outras, participam desta campanha sem precedentes. Juntas, estão doando recursos para ajudar a substituir instrumentos e equipamentos perdidos nos incêndios, garantindo que músicos e programas musicais possam retomar suas atividades.
“Estamos devastados pelos incêndios que impactaram profundamente nossas comunidades artísticas. Estamos comprometidos em oferecer apoio significativo para ajudar a reconstruir e curar,” afirmou Erica Krusen, Diretora Executiva Global da Gibson Gives.
Subsídios e centros de ajuda
Músicos e organizações sem fins lucrativos afetados podem solicitar um subsídio único para substituir instrumentos e equipamentos. O prazo para envio é até 28 de fevereiro de 2025, e é necessário apresentar comprovação de perda ou endereço. Mais informações aqui.
Além disso, a Fundação NAMM e o NAMM Show se juntaram a este esforço com a criação de centros de ajuda dedicados, que estarão disponíveis durante o NAMM Show, de 23 a 25 de janeiro de 2025, no Centro de Convenções de Anaheim. Os participantes poderão obter informações sobre como contribuir e apoiar a iniciativa. Aqueles que doarem US$ 35 ou mais no local receberão itens exclusivos da campanha, como camisetas, bolsas ou bonés.
“Este esforço coletivo não se trata apenas de substituir instrumentos, mas de restaurar o poder da música na vida das pessoas, uma fonte vital de cura e força enquanto elas reconstroem suas comunidades,” comentou Myka Miller, Diretora Executiva da The Guitar Center Music Foundation.
“Estamos emocionados e profundamente gratos pela generosidade de nossa indústria musical. NAMM e a Fundação NAMM estão colaborando de perto com os membros da NAMM para unificar todos os esforços e maximizar as ações de auxílio para os afetados pelos incêndios florestais de Los Angeles,” acrescentou John Mlynczak, presidente e CEO da NAMM.
Áudio
Neumann apresenta VIS, mixagem imersiva reinventada para o Apple Vision Pro
Uma nova ferramenta 3D para controlar o Logic Pro e moldar o som no espaço. A Neumann anunciou o VIS...
Electro-Voice anuncia nova liderança para a América Latina com Robson Marzochi
Reorganização estratégica busca fortalecer presença regional e ampliar foco no cliente. A Electro-Voice confirmou uma importante mudança organizacional na América...
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
A Montarbo amplia sua linha de produtos com o lançamento do MINIBO-5M, um sistema ativo projetado para instalações fixas que...
BASSBOSS apresenta o Sublim8, uma coluna de som de três vias para sonorização portátil
Sistema ativo com subwoofer de 18”, design modular e foco em potência e clareza para aplicações móveis e fixas. A...
Argentina: Funktion-One chega ao país com evento histórico com Richie Hawtin
O lançamento oficial marca um novo capítulo para a marca britânica na América do Sul e reuniu mais de 3.000...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista3 semanas ago
O fim da Black Friday genérica? Como o varejo musical está redefinindo os descontos
-
Lojista4 semanas ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Eventos4 semanas ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Eventos4 semanas ago
Monsters of Rock 2026 terá Guns N’ Roses como headliner
-
Audio Profissional4 semanas ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Audio Profissional4 semanas ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Instrumentos Musicais3 semanas ago
Baterias acústicas mais vendidas em 2025
-
Distribuição2 semanas ago
Taylor Guitars terá distribuição no Brasil pela Made in Brazil, confirma WMS






