Eventos
Tabuleiro Jazz Festival terá oficinas de formação musical
Evento será realizado de 8 a 11 de agosto, na cidade de Conceição do Mato Dentro e no distrito de Tabuleiro (MG), com atrações internacionais, oficinas de formação musical, atividades ambientais e feira gastronômica.
O Tabuleiro Jazz Festival chega à sua quarta edição trazendo um time de grandes artistas do Brasil e do mundo, oficinas de formação musical, atividades ligadas ao meio ambiente, feira gastronômica e exposição de artesanato local. Este ano, o evento, que acontece no distrito de Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro (MG), com entrada franca, homenageia o saxofonista, flautista, compositor e arranjador mineiro Nivaldo Ornelas.
Programação
No dia 8 de agosto, a programação será aberta com um concerto na Igreja Matriz que traz a Orquestra Opus, acompanhada dos solistas Fernando Araújo, Otávio Castro e Caxi Rajão.
No dia 9, a programação passa a ser realizada no distrito de Tabuleiro, com shows de artistas regionais. Se apresentam Adriele Assis, DJ Deco Lima e Elaine Abras com o Beto Lopes Trio.
No fim de semana, dias 10 e 11, passarão pelo palco do Tabuleiro Jazz Festival grandes grupos e artistas como Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ), Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA), Roberto Koch Sexteto (Venezuela), Minas Messengers (EUA/BH), Feya Faku (África do Sul), Antônio Loureiro Trio (BH/SP), Kevin Hays (EUA), Marcelo Martins (RJ), Felipe José (São João del Rei) e Daniel Othechar (Candeias).
Também se apresentarão as vencedoras do 1º FESCOMDE – Festival da Canção de Conceição do Mato Dentro, Júlia Guedes (Prata da Casa) e Laís Gomes (1º prêmio).
O curador Aliéksey Vianna explica que a escolha dos artistas passou pela diversidade musical. “Temos desde o guitarrista Rez Abbasi, que mistura o jazz com suas origens paquistanesas, até Kevin Hays, um dos mais importantes pianistas da cena nova-iorquina atual, passando pelo lirismo do trompetista sul-africano Feya Faku e ritmos frenéticos da Venezuela explorados pelo contrabaixista Roberto Koch. Mostraremos também uma bela diversidade de cantautoras: Laís Gomes, Júlia Guedes, Elaine Abras e Adrielle Assis. Tudo isso com a luxuosa colaboração de alguns dos melhores instrumentistas de Minas e até de outros estados e países”.
Ele destaca ainda a homenagem do festival ao mestre Nivaldo Ornelas, “um dos maiores expoentes da música instrumental mineira e brasileira”, afirma.
Homenagem a Nivaldo Ornelas
A cada edição, o festival presta homenagem a um artista de destaque da música instrumental com a entrega do Prêmio Carlos Brandão. Este ano, o homenageado é o saxofonista, flautista, compositor e arranjador Nivaldo Ornelas.
Carlos Brandão foi o idealizador do Tabuleiro Jazz Festival, que nasceu com o objetivo de promover um festival que unisse música de qualidade à deslumbrante natureza de Conceição do Mato Dentro, com a participação e envolvimento da comunidade local.
Oficinas de formação musical
A programação contará ainda com oficinas gratuitas de formação musical. Uma delas é a oficina de Criação e Prática de Conjunto, com os professores Felipe José e Rafael Martini, aberta a músicos, estudantes de música e interessados em práticas vocais e instrumentais. O objetivo é conceber e realizar uma composição coletiva, oferecendo uma experiência imersiva no ato criativo que se pode gerar a partir da própria prática instrumental.
Outra oficina oferecida pelo festival é a de Harmonia Funcional, com o professor Júlio Marques, dirigida a instrumentistas e cantores, para proporcionar uma imersão no estudo da harmonia aplicada à música popular.
Na oficina de Inicialização à Linguagem do Jazz, o professor Néstor Lombida vai promover a introdução dos participantes à rica linguagem do jazz, explorando técnicas e conceitos fundamentais. O foco são os instrumentos de sopro e percussão. Os participantes são os músicos da Banda da Lira da Paz, de Conceição do Mato Dentro, e convidados.
No dia 9 de agosto, haverá o encontro “ECOS – Do Jazz ao Clube da Esquina” quando o músico Nivaldo Ornelas vai apresentar ao público o seu mais recente projeto – o Caderno de Partituras ECOS, com 10 obras inéditas para instrumentistas e foco na alta performance. O encontro também abordará o tema “Improvisação e Liberdade de Criação”, tendo como base a sua obra autoral.
As oficinas acontecem de segunda à sexta-feira (5 a 9 de agosto), em Conceição do Mato Dentro. Todas as oficinas serão realizadas a partir das 17h para permitir a ampla participação dos que estudam/trabalham. Inscrições pelo e-mail tjf@minueto.com
Meio ambiente e saberes regionais
Outras oficinas abordando o meio ambiente e saberes regionais também estão programadas para os dias 9, 10 e 11 de agosto, em Tabuleiro. Elas começam no dia 10 e a primeira é a de Folia de Reis. O objetivo é levar, alegria, religiosidade e cultura popular aos participantes. Será abordada a Festividade de Reis e realizado um cortejo com os participantes tocando junto com o grupo Folia da Alegria, do teatro de arena até o local das apresentações do festival.
No sábado, dia 10, acontecem as oficinas de educação ambiental com confecção de geotinta e pintura de painel artístico, Dança do Ventre Tribal, Saberes Rítmicos (percussão com materiais reaproveitados) e Encantaria Lúdica de brincadeiras cantadas. No domingo, dia 11, estão programadas as oficinas de Educação Ambiental com brinquedos, jogos pedagógicos e festival de pipas; e a de plantas medicinais da Serra do Espinhaço.
No Tabuleiro Jazz Festival, o Espaço Educacional Contraponto, em parceria com a Associação de Catadores (ASCAMATO), será responsável pela gestão de resíduos do evento.
Junto com a Associação Comunitária do Tabuleiro (ASCOTA), realizará o reflorestamento de uma das nascentes da comunidade. O centro de educação popular estará presente também com uma instalação pedagógica, para promover conscientização ambiental do público e atuar como facilitador de oficinas de educação ambiental dirigidas a crianças.
Festa da música e da natureza
Realizado no distrito de Tabuleiro, conhecido destino do ecoturismo, com a maior cachoeira de Minas e a terceira do Brasil, o Tabuleiro Jazz Festival é uma verdadeira festa da música, integrada à natureza.
Além de cativar o público com espetáculos de alta qualidade e artistas consagrados, o evento promove encontros memoráveis entre músicos do Brasil e do mundo. Já passaram pelo palco do festival nomes consagrados como Kenny Barron, Paul McCandless, Michael Eckroth e Paul Hanson (EUA), Stephan Kurmann (Suíça), Nguyen Lê (França/Vietnã), Maria João (Portugal), Aydin Esen (Turquia) e Nat Su (Camarões/Suíça), além de grandes artistas brasileiros do jazz e da MPB, como André Mehmari, André Dequech, Toninho Horta, Joyce e Carlos Malta.
Artistas e grupos locais, como Caxi Rajão e Quebra Tabu, também já se apresentaram no Festival, que tem como um dos seus pilares a diversidade.
O evento busca ainda a valorização da cultura e da gastronomia local e promove a formação e o aperfeiçoamento musical, por meio de oficinas gratuitas abertas ao público.
Conceição do Mato Dentro
A natureza de Conceição do Mato Dentro, localizada na região Central de Minas, é um espetáculo à parte. Referência nacional no ecoturismo, o município conta com várias cachoeiras, grutas, piscinas naturais e sítios arqueológicos. Entre os seus grandes atrativos está a Cachoeira do Tabuleiro, a maior de Minas e a terceira do Brasil, considerada uma das sete maravilhas da Estrada Real.
Além das belezas naturais, Conceição do Mato Dentro se destaca pela riqueza de seu patrimônio arquitetônico, com construções do século XVIII, de sua gastronomia, com o famoso pastel de angu e os doces mineiros, e também pelas manifestações culturais e festas religiosas, como o Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matozinhos e a Marujada.
A quarta edição do Tabuleiro Jazz Festival conta com o patrocínio da Anglo American e produção da Minueto.
Confira a programação
08/08 – Igreja Matriz – Conceição do Mato Dentro
Concerto de Abertura
20h – Orquestra Opus (BH), maestro Leonardo Cunha (BH) e solistas Otávio Castro (RJ), Fernando Araújo (BH) e Caxi Rajão (CMD).
09/08 – Tabuleiro
Oficina:
17 às 20h30 – Oficina de Folia de Reis – Teatro de Arena de Tabuleiro.
Shows:
20h30 – Adrielle Assis (CMD)
22h15 – Elaine Abras (CMD) convida Beto Lopes Trio (BH)
23h45 – DJ Deco Lima (CMD)
10/08 – Tabuleiro
Oficinas:
9 às 11h – Oficina de educação ambiental com confecção de geotinta e pintura de painel artístico – sede do Parque Natural Municipal;
10 às 12h – Oficina de Dança do Ventre Tribal – Teatrinho de Arena;
10 às 12h e 14 às 17h – Oficina Saberes Rítmicos – percussão com materiais reaproveitados – Escola Municipal Ana Vieira;
14 às 17h – Oficina Encantaria Lúdica de brincadeiras cantadas – Teatrinho de Arena.
Shows:
17h – Júlia Guedes (CMD), ganhadora do prêmio Prata da Casa do 1º FESCOMDE – Teatrinho de Arena
20h30 – Rez Abbasi Acoustic Quartet com Bill Ware (Paquistão/EUA)
22h15 – Nivaldo Ornelas Quarteto (BH/RJ)*
0h – Roberto Koch Sexteto (Venezuela) – Part. Esp. Marcelo Martins (RJ)
*Nivaldo recebe o Prêmio Carlos Brandão
Cinema:
18h30 – Exibição do documentário “José Aparecido de Oliveira: O Maior Mineiro do Mundo”.
11/08 – Tabuleiro
Oficinas:
9 às 12h – Oficina de Educação Ambiental com brinquedos, jogos pedagógicos e festival de pipas – sede do Parque Natural Municipal;
9 às 12h – Oficina de plantas medicinais da Serra do Espinhaço – Sede do Parque Natural Municipal.
Shows
11h – Felipe José (São João del Rei) e Daniel Othechar (Candeias) – Sede do Parque Natural Municipal.
11h45 – Intervenção poética – lançamento de livro de Naíssa Raj – Sede do Parque Natural Municipal.
12h – Laís Gomes e Vinícius Gomes (Campinas), vencedores do 1º prêmio do 1º FESCOMDE – Sede do Parque Natural Municipal.
15h – Minas Messengers (EUA/BH) e Feya Faku (Africa do Sul)
16h45 – Antônio Loureiro Trio (BH/SP) convida Kevin Hays (EUA)
Mais informações aqui.
Eventos
Prolight + Sound Bangkok 2026, plataforma estratégica no Sudeste Asiático
Feira posiciona a Tailândia como hub regional de tecnologia AV e entretenimento.
A Prolight + Sound Bangkok 2026 foi oficialmente apresentada no dia 23 de março, em Bangkok, reunindo cerca de 100 representantes da indústria de áudio profissional, iluminação e entretenimento, além de autoridades e associações do setor.
A feira deve contar com mais de 150 expositores internacionais e cerca de 5 mil visitantes profissionais, reforçando seu papel como plataforma de negócios para o mercado do Sudeste Asiático.
Durante o lançamento, foi destacado o crescimento do setor de entretenimento na região, impulsionado por shows, festivais e experiências imersivas. Nesse cenário, a Tailândia se posiciona como um polo estratégico para conectar inovação global à demanda regional.
Entre os destaques da edição estão demonstrações de sistemas de áudio em áreas externas, aplicações de tecnologias imersivas e uma área dedicada a instrumentos musicais e equipamentos.
De acordo com Richard Li, diretor executivo da Messe Frankfurt (HK) Ltd, Bangkok atua como porta de entrada para a expansão da marca em um dos mercados que mais crescem no setor de entretenimento ao vivo e AV profissional.
A edição 2026 também contará com conferências e participação de entidades públicas e privadas, consolidando o evento como ponto de conexão para negócios e desenvolvimento da indústria na região ASEAN.
Eventos
NAMM NeXT Europe 2026 reúne líderes da indústria musical em Amsterdã
Encontro executivo discute estratégia, varejo e tendências do mercado global
A NAMM anunciou a realização do NAMM NeXT Europe 2026, evento voltado a executivos dos setores de instrumentos musicais, áudio profissional e tecnologia para eventos ao vivo. A edição acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, no Renaissance Amsterdam Hotel, em Amsterdã.
O encontro reunirá líderes da indústria europeia para discutir tendências, desafios e estratégias de crescimento em um cenário de transformação do mercado.
De acordo com John Mlynczak, presidente e CEO da NAMM, o objetivo é promover um ambiente de troca com foco em resultados práticos para o desenvolvimento do setor.
A programação inclui debates sobre economia e comércio global, comportamento do consumidor e estratégias de mercado, além de grupos de trabalho dedicados a temas como distribuição, varejo, marketing e eventos ao vivo.
Um dos destaques será a criação de planos de ação com horizonte de 90 dias, buscando transformar discussões estratégicas em iniciativas concretas dentro das empresas participantes.
A edição de 2026 dá sequência ao encontro realizado em Bruxelas em 2025, que reuniu mais de 60 executivos, consolidando a iniciativa como plataforma de colaboração para a indústria musical na Europa.
Instrumentos Musicais
As melhores novidades de baixo e afins do NAMM Show 2026
Os destaques para baixistas apresentados em Anaheim.
A NAMM Show 2026 não foi apenas uma vitrine para guitarristas e produtores. O evento também apresentou uma safra relevante de lançamentos, reedições e ferramentas voltadas aos baixistas.
Entre instrumentos, amplificação e acessórios para baixo, estas foram algumas das novidades mais comentadas, que chamaram a atenção de músicos e lojistas durante a feira.
Ernie Ball Music Man 50th Anniversary StingRay
Um lançamento com peso histórico. Para celebrar os 50 anos do StingRay — um dos baixos mais influentes de todos os tempos — a Ernie Ball Music Man apresentou uma edição comemorativa que mantém o caráter sonoro clássico do modelo, com acabamentos e detalhes de nível premium.

Aguilar Octamizer DLX
Este pedal de oitava expandida foi um dos efeitos mais comentados do evento. Desenvolvido para baixistas que buscam texturas modernas, o Octamizer DLX permite criar oitavas acima, abaixo e sinais limpos, com controles dedicados, ampliando as possibilidades criativas.

Tone Hammer 210 Combo (Aguilar)
Apesar de já ter sido abordado em outro conteúdo, o amplificador merece destaque no universo do baixo. O Tone Hammer 210 entrega 300 W em um combo compacto, voltado a palcos pequenos e médios, mantendo boa projeção e clareza sonora.
ESP / LTD Series – Novos baixos
A ESP apresentou oito novos modelos de baixo na NAMM 2026, disponíveis em versões de 4 e 5 cordas, com diferentes acabamentos. Os instrumentos contam com eletrônica e materiais pensados para versatilidade, ampliando o portfólio da marca para diversos estilos musicais.

Dingwall Jacob Umansky “Sol” Signature Bass
A Dingwall aproveitou o evento para lançar o baixo signature de Jacob Umansky. O modelo multiescala traz captadores FDV e ajustes de design voltados para dinâmica e um timbre contemporâneo.

Cort GB Short Scale
A Cort apresentou um baixo de escala curta (30 polegadas), com foco em conforto, tocabilidade e resposta sonora consistente. Equipado com eletrônica moderna e pré-amplificador Markbass integrado, o modelo busca ser uma opção acessível sem abrir mão de presença sonora.

Ibanez Mode Series Basses
A Ibanez renovou sua linha com a Mode Series, disponível em versões de 4, 5 e 6 cordas. Os modelos combinam visual clássico com braço em maple torrificado, corpos em freixo ou alder e captadores Delta SJ, priorizando articulação de timbre e conforto ao tocar.

Aria Pro II Cliff Burton Signature Reissue
Um lançamento de caráter histórico e emocional. A Aria trouxe de volta o modelo signature do lendário baixista Cliff Burton, do Metallica, em comemoração aos 40 anos de seu legado. A reedição promete manter as características que tornaram o instrumento original icônico, adaptadas às necessidades dos músicos atuais.

A NAMM reafirma que…
Mais do que uma lista de produtos, a NAMM Show 2026 evidenciou algumas tendências claras no mercado de baixo:
- Modernização de clássicos: modelos históricos, como o StingRay, e reedições consagradas reforçam a relevância contínua do baixo elétrico.
- Diversidade de formatos: escalas curtas, multiescala e baixos de 6 cordas mostram que os fabricantes estão atentos a diferentes estilos, gêneros e perfis de músicos.
- Tecnologia e criatividade sonora: efeitos dedicados e avanços em pré-amplificação indicam um foco crescente em versatilidade e expressão musical.
-
Amplificadores2 semanas agoAmplificador BEAM MINI da Blackstar com modelagem digital e uso portátil
-
Empresas2 semanas agoBrasil: Darlan Terra assume supervisão de vendas da Pro On Group
-
Audio Profissional1 semana agoQSC ganha canal focado em lojas com distribuição da Quick Easy no Brasil
-
Instrumentos Musicais2 semanas agoÉ oficial: Mike Terrana é novo parceiro da Williams
-
Audio Profissional3 semanas agoBrasil: Pro On e Bose Professional reforçam posicionamento com evento técnico
-
Lojista3 semanas agoLojas: Worship jovem impulsiona vendas de instrumentos no Brasil?
-
Audio Profissional2 semanas agoBrasil: Allen & Heath amplia presença no Carnaval de Salvador com Avantis e dLive
-
Direitos Autorais3 semanas agoEcad distribui R$ 1,7 bilhão em direitos autorais em 2025

