Distribuição
Standard Music: nova importadora — e também fábrica — de acessórios e instrumentos musicais
Publicado
4 anos agoon
A Standard Music começou sua história no mercado em 2021. É uma empresa jovem, sim, mas a equipe por trás conta com ampla experiência no segmento.
Breno Oliveira, diretor comercial e de marketing, trabalha com importação e exportação de produtos há aproximadamente 15 anos. Ele também é músico há 30 anos e sempre sonhou em trabalhar com alguma coisa nesse nicho. “Anos atrás eu não imaginava que isso seria possível. A ideia começou a amadurecer devido ao sucesso da Montreal Music Shop a partir de 2016. Como sou amigo/irmão do Rafael (proprietário dessa rede), conversávamos muito sobre a possibilidade de eu viabilizar importações para ele. O projeto, no decorrer dos anos, foi ganhando corpo e então ele começou a me induzir a aumentar essa gama de produtos, a criar marcas próprias e até a absorver a operação de algumas outras, das quais ele já era um dealer no Brasil, para suprir todo o País e não somente a loja dele. Mas confesso que a Montreal foi uma vitrine e tanto para testarmos os produtos no mercado. Por sermos músicos e gostarmos de coisa boa sempre, e entendendo as condições econômicas do nosso país, estudamos muito todas as circunstâncias para diminuirmos todas as margens de erros”, contou Breno.
Isso levou a empresa a tomar a decisão de que alguns produtos deveriam ser fabricados no Brasil e outros deveriam ser importados. E é assim que a Standard Music está atuando. “Tivemos um progresso estrutural incrível no ano de 2021 e queremos mais”, enfatizou.

M&M: Conte sobre os diretores, sócios e funcionários da empresa.
Além de sócio, eu atuo na direção comercial e também na direção de marketing. Acabo flutuando por todas as áreas da empresa, mas sempre respeitando as hierarquias e conhecimentos de cada um de nossos colaboradores.
O Rafael Ribeiro, da Montreal Music Shop, tem uma porcentagem nesse quadro de sócios também, até porque ele foi a peça fundamental desde o início para fazer com que as coisas de fato acontecessem. Eu diria que hoje a Montreal faz parte do mesmo grupo da Standard Music, mas são operações completamente diferentes e dirigidas por outras pessoas.
Atualmente temos um grande galpão de estoque na zona leste de São Paulo, onde também fica o meu escritório. Nesse local, temos toda a equipe de logística, expedição, financeiro, assistência técnica etc. Temos também a fábrica dos instrumentos da Studebaker e das guitarras Atlantis (que absorvemos recentemente) e a fábrica da Tom Sawyer, em locais diferentes, mas todos em São Paulo. Todas essas fábricas pertencem ao Grupo Standard Music.
M&M: Que regiões do País estão sob o foco de vocês?
Hoje já posso afirmar que estamos distribuindo para quase todos os estados do Brasil. E isso é gratificante demais, até pelo pouco tempo que entramos no mercado. Mas já há um estudo para viabilizar o Mercosul, e depois disso, quem sabe voos mais altos. Vamos em frente.
M&M: Então já estão trabalhando com lojas em todos os estados?
Sim, e devo isso também ao sucesso do evento Conecta+ Música & Mercado. Foi o nosso grande cartão de visitas para consolidar o projeto. Nós já tínhamos uma segurança muito grande em relação à qualidade dos nossos produtos, mas o evento foi um atalho, uma vitrine espetacular para que esses produtos chegassem ao conhecimento de mais lojistas e representantes. Isso acelerou o processo do projeto. Claro, ainda há muito a se fazer. Hoje contamos com mais ou menos 100 lojistas distribuindo nossos produtos pelo País. Sabemos que essa quantidade pode aumentar muito e estamos trabalhando nisso diariamente.

M&M: Como está sendo o trabalho para posicionar as marcas no mercado, entre as lojas e os consumidores?
Na verdade, são várias frentes às quais temos que prestar atenção simultaneamente. O marketing digital hoje em dia é uma ferramenta muito importante para se trabalhar com a divulgação dos produtos e da marca. Nessa frente, temos várias formas de trabalhar, desde parcerias com os próprios lojistas, mapeando e facilitando ao cliente onde encontrar os produtos Standard em sua região, como também o patrocínio de artistas que tenham relevância e afinidade com o produto oferecido. Participar de eventos como o Conecta+ Música & Mercado e outros semelhantes pelo País também é incrível, porque possibilita um networking mais próximo com todos. Os representantes também nos ajudam nesse intercâmbio de informações. Mas nada disso vale se o trabalho não for bem-feito em todos os processos. Então, divulgar é preciso, e entregar o que se divulga, mais necessário ainda.
M&M: Conte sobre as marcas.
Essa é, sem dúvida, a parte mais divertida de todo o processo. Hoje temos algumas marcas das quais somos dealers oficiais no Brasil, e temos a exclusividade da importação e distribuição. Temos as guitarras Solar, fabricadas na Indonésia, que são voltadas a um público mais do metal e hoje fazem um sucesso tremendo nesse nicho. Além de uma construção incrível e de um sistema de afinação muito moderno e interessante, que é o “evertune”, esas guitarras são equipadas com captadores Solar Duncan, um modelo exclusivo que a Seymour Duncan desenvolveu para a empresa. Enfim, é uma guitarra espetacular. Hoje vejo pessoas chegando às lojas com sua Jackson, Ibanez e dizendo: “Queria deixar essa aqui e saber quanto volto em dinheiro para a loja para eu poder ter a minha Solar”. Eles realmente acertaram a mão na construção dessas guitarras e acredito que nós também, em as trazermos para cá.
Outra boa aposta que fizemos foram os instrumentos da Sire. Os baixos com assinatura do Marcus Miller são simplesmente perfeitos em todos os sentidos. Eu realmente prezo pela versatilidade de um baixo ativo, passivo, jazz bass, precision bass, tudo meio que em um só. Com uma construção excelente, as pessoas ligam esses baixos e ficam impressionadas. Acho que um músico como ele jamais assinaria algo que fosse mais ou menos bom. A Sire realmente desenvolveu algo genial e eu vejo diversas pessoas conhecendo esses baixos e se apaixonando. Acho que o custo desse produto é bem interessante se comparado com o que ele oferece. A Sire também oferece violões e guitarras maravilhosos com os quais trabalhamos. É um extenso catálogo de ótimas opções.
Temos ainda os captadores da Bartolini, que já são muito conhecidos no mercado, os amplificadores para baixo, os baixos e pedais da Ashdown. Eu, de verdade, fiquei maravilhado com essa marca. Não conheço um músico que não goste.
Além de tudo isso, temos alguns produtos da Standard, que é nossa marca focada em acessórios. Você encontra nela afinadores, estantes de partitura, capotrastes, correias, microfones, cases, bags, suportes para instrumentos e outros. É uma linha de mais de 100 itens com qualidade e preços bem competitivos. Temos também, ainda via importação, as nossas marcas STD Pro Audio e STD Pro Keys. Aqui você tem sistemas de PA de 15” e 12”, torres de som com Bluetooth, subs de 15” e 18”, enfim, uma linha de caixas de som com ótimo custo-benefício e qualidade de som muito competente. Na parte de Pro Keys, temos teclados diversos que também vale muito a pena conferir.
Na parte de fabricação nacional, vem uma das partes mais incríveis desse trabalho. Temos a Tom Sawyer, que é nossa fábrica de amplificadores e pedais para instrumentos. Hoje temos em nossa linha de amplificadores o Mark Twenty e o Dark Twenty, de 20 W com uma válvula no pré. O Mark Twenty tem um sistema de entrada auxiliar, enquanto o Dark Twenty tem um sistema de send/return. Os dois têm um som mágico com aquele gostinho de valvulado. Eles são superportáteis e leves, mas o som que entregam realmente é incrível. São equipamentos que vale muito a pena conferir. Além desses amplificadores com válvula no pré, temos o First, um amplificador cujo nome já diz tudo. Ideal para ser o primeiro amplificador de um músico, para estudo mesmo. Vem com um efeito de overdrive e é vendido em dois tamanhos.
Agora vou falar das guitarras e baixos da Studebaker. A princípio, a ideia era importar instrumentos da Coreia. Porém, com o tempo e analisando as questões logísticas e a realidade atual, percebemos que seria possível criar instrumentos incríveis, com acabamento perfeito e madeiras de qualidade aqui no Brasil. Para isso, precisávamos de pessoas capacitadas para ajudar a concretizar o objetivo. Percebemos que tínhamos acesso a essas pessoas; depois, o desafio era conseguir máquinas suficientes para uma boa demanda de produção. E, para finalizar, tinha a questão das peças da parte elétrica e acessórios. Conseguimos viabilizar tudo e então seguimos em frente com o projeto. Quando os primeiros instrumentos ficaram prontos e fomos testar o resultado, veio a agradável surpresa. Conseguimos criar de fato instrumentos de qualidade internacional aqui no Brasil. Fizemos uma parte dos nossos instrumentos com madeira de demolição visando também a sustentabilidade.
O que posso de fato garantir é que todas as pessoas que tiveram a oportunidade de tocar um instrumento Studebaker até agora simplesmente amaram o projeto. Isso nos fortaleceu para criar mais e mais variedades. Logo sai o novo catálogo de instrumentos da nossa marca com os novos modelos e virão muitas surpresas boas por aí. É impressionante a quantidade de pessoas capacitadas e talentosas que encontramos para desenvolver isso conosco. São verdadeiros artistas. Afirmo que esta marca já deu certo!

M&M Depois de conhecermos as marcas, qual você diria que é o carro-chefe da empresa?
Difícil escolher uma marca somente como carro-chefe. Até porque a demanda varia muito de região para região. Por exemplo, hoje eu vendo muitas guitarras, baixos e amplificadores no Sul e no Sudeste. Em contrapartida, nas regiões Norte e Nordeste vendo muitos sistemas de PA, violões etc. Para o Centro-Oeste vendo um pouco dos dois e por aí vai… Nos acessórios em geral, a demanda é equivalente por todo o País. Acredito que o carro-chefe seja a variedade de produtos, sempre prezando por qualidade e preços competitivos em todos os segmentos dentro do nicho.
M&M: Fale sobre a faixa de preços dos seus produtos.
Os nossos preços têm uma variação de ponta a ponta. Por exemplo, as guitarras Studebaker têm um preço mais acessível que as guitarras Solar, porém isso nem se caracteriza por ser melhor ou pior. Eu sei o quanto uma guitarra Solar é incrível, porém, meu estilo de tocar guitarra tem muito mais a ver com uma Studebaker Sky-Hawk (nosso modelo de Strato). Sendo assim, ela é uma guitarra que funciona melhor para mim. O que temos de vantagem é a exclusividade nos produtos dos quais somos importadores no País. Por esse fato, somos a fonte de distribuição deles, e com isso garantimos que os preços sejam praticados de forma justa e correta para que todos saiam ganhando durante a operação. Tanto o lojista quanto o consumidor final terão acesso a produtos de qualidade e com preço justo. O Brasil é um país que sofre com a grande desigualdade social, e temos, sim, que pensar em produtos com ticket médio alto, mas devemos estar sempre atentos para viabilizar bons produtos com preços mais populares. Basta ver quantos artistas incríveis surgem de uma classe social menos privilegiada. Jamais podemos pensar em privar essas pessoas de terem seus instrumentos para desenvolver o seu trabalho. No fim das contas, de todos os lados do mercado musical há demanda.
Prefiro chamar nossos clientes de parceiros. A partir do momento em que trabalhamos juntos, estamos juntos do começo ao fim. Ações conjuntas on-line, sorteios de brindes, workshops e todos os tipos de parcerias possíveis são uma missão que temos de organizar e arranjar para todos que estão conosco.
M&M: Qual será o próximo passo para a Standard Music?
Eu diria que conseguimos entrar no mercado. Agora o próximo passo é consolidar. E, para isso, temos de ser e ter todos os dias tudo que respondi nas questões anteriores. Um produto de qualidade, com preço acessível e um ótimo serviço de venda, logística e pós-venda. Alinhar isso tudo a boas campanhas de marketing com todos os nossos parceiros nos dará toda a credibilidade para finalmente nos consolidar aqui neste nicho de mercado maravilhoso. O mais legal de poder trabalhar com acessórios para música e instrumentos musicais é que você está vendendo produtos para fazer arte, seja dentro do seu quarto, seja no Rock in Rio. Eu acredito muito na energia que se move durante todos os processos. É diferente de tudo com que já trabalhei na vida e realmente me sinto realizado e confortável. Vamos consolidar tudo isso e vai dar certo!

Você pode gostar
Distribuição
Taylor Guitars terá distribuição no Brasil pela Made in Brazil, confirma WMS
Publicado
2 semanas agoon
18/11/2025
Mudança reorganiza o segmento de violões premium no país e reposiciona a estratégia da marca no mercado brasileiro.
A Taylor Guitars terá uma nova estrutura de distribuição no Brasil. A WMS Brasil, que representou oficialmente a marca por mais de uma década, anunciou em comunicado publicado no Instagram que encerra sua atuação como distribuidora. A operação passa agora para a rede Made in Brazil, que assume a importação e o fornecimento dos instrumentos no país.
No texto divulgado, a WMS afirmou: “Hoje encerramos um capítulo muito especial da nossa história. A WMS Brasil deixa de ser a distribuidora oficial da Taylor Guitars no Brasil, e a operação passa agora para a Made in Brazil.”
A empresa também agradeceu as parcerias construídas ao longo da última década e informou que está conduzindo uma transição transparente para consumidores e lojistas.
O movimento ocorre em um dos maiores e mais competitivos mercados latino-americanos de violões premium. O Brasil combina grande demanda com desafios estruturais importantes — como carga tributária elevada, logística extensa e forte impacto cambial — fatores que tornam o segmento de instrumentos de alto padrão especialmente sensível a preço e disponibilidade.
Nesse cenário, a Taylor passa a disputar espaço em um ambiente já consolidado por marcas como a Takamine, distribuída pela Sonotec, operação reconhecida por sua capilaridade e consistência no atendimento ao varejo especializado.
Ao longo dos últimos anos, a WMS desempenhou papel relevante na expansão da Taylor no país, fortalecendo sua presença em lojas especializadas, promovendo treinamentos e contribuindo para ampliar a visibilidade da marca entre músicos profissionais e consumidores iniciantes.
Com a chegada da Made in Brazil à operação, o setor acompanha como serão estruturadas as políticas comerciais, campanhas de marketing e a presença da marca nos principais centros consumidores. Até o momento, a nova distribuidora não divulgou detalhes adicionais sobre seus planos para a Taylor Guitars.
A Música & Mercado seguirá monitorando a transição e seus impactos no segmento de violões premium no Brasil.
Distribuição
Às vésperas dos 40 anos, Habro Music triplica faturamento
Publicado
2 meses agoon
02/10/2025Por
Redação
Com uma sucessão planejada e a injeção de uma liderança mais ousada, a distribuidora sai do modo “discreto” e projeta crescimento três vezes maior em 2025.
No competitivo tabuleiro do mercado musical brasileiro, a Habro Music era, até recentemente, o paradoxo de um gigante adormecido. Detentora de um portfólio invejável e com uma saúde financeira inquestionável, a empresa operava em um ritmo quase de manutenção, levando o mercado a percebê-la como tradicional, sem ego e “apagada”. Lojistas ouvidos pela Música & Mercado afirmavam que a visão externa era a de “uma empresa que sentou em cima de um monte de marca porque tem dinheiro, mas perdeu a vontade de brilhar”.
Essa era acabou
Em setembro de 2025, a Habro comemorou 40 anos de história. O ano de celebração coincidiu com mudanças que não estavam no radar do mercado, considerando o ritmo adotado nos últimos anos pela companhia. Convenhamos: a importadora, através de seus fundadores Alfred e Alec Haiat, era reconhecida como bem administrada e sólida financeiramente, mas também avessa a riscos e conservadora.
O ponto de virada veio com o processo de sucessão, agora sob a direção de Phillipe Haiat, filho de Alfred, que assumiu como COO. Phillipe promoveu uma reforma estrutural — ou, como eles mesmos definem, “um novo palco”. “Hoje estou à frente do negócio talvez com a mesma energia que os fundadores tinham há alguns anos. Mas acredito que nada se faz sozinho, e por isso me apoio em gente competente ao meu redor”, explica Phillipe Haiat. Entre as mudanças, desde outubro de 2024, Flávio Desenzi passou a liderar a diretoria comercial da Habro.
Sem ego, sem fogos de artifício
Com diretrizes claras, Desenzi enfatiza: “Está sendo apresentada nesta edição do Habro Sales Experience — HSE — nossa nova fase e posicionamento, reafirmando o compromisso de liderar o setor de instrumentos musicais com inovação, solidez e as marcas mais desejadas do mercado”. A 2ª edição do Habro Sales Experience, convenção da Habro Music, acontece de 2 a 5 de outubro no interior de São Paulo. “Iremos apresentar grandes novidades e estratégias para 2026, além de celebrar as conquistas e o crescimento notório da empresa”, complementa Samuel Galdino, gerente de marketing.
Em vez de campanhas pontuais, a empresa decidiu mexer no que realmente impacta o dia a dia do Lojista: estoque próprio pago, menos portas por SKU para proteger preço, representantes com metas e bônus, janelas de abastecimento mais curtas e um e-commerce que atua como laboratório — testando discurso, SEO, imagens e vídeos — para devolver à ponta um “pacote de venda” pronto para integrar ao site e às redes sociais da loja.
Os números confirmam a mudança: o faturamento triplicou em cerca de dez meses, e a projeção é encerrar o ano três vezes acima de 2024. Ninguém empilha esse gráfico só com boas intenções. O que está em jogo é uma filosofia antiga, agora aplicada com método: ninguém ganha sozinho. Se a margem não fecha na loja, a distribuidora não sustenta crescimento — e a Habro escolheu tornar isso regra de operação, não apenas slogan.
New Stage
A mudança começa por onde quase ninguém gosta de mexer: poder e processo. Os fundadores seguem próximos, como mentores e guardiões do jeito de fazer — empresa própria, não de banco; disciplina de caixa; aversão a prazos mirabolantes — e mantendo a tradição de representar muitas marcas. Entre os destaques, está o empenho na linha de áudio profissional, com a Alto, além da experiência passada na distribuição de marcas como Mackie e Focusrite.
“Vivemos hoje, sem dúvida, o melhor momento da empresa nos últimos 13 anos. Basta olhar ao redor do escritório para sentir uma empresa viva, motivada e confiante”, afirma Phillipe.
Em conversa com representantes comerciais, a Música & Mercado apurou que a Habro importará, até o fim de 2025, uma linha de produtos que trará três efeitos claros: Lojistas e consumidores animados e concorrentes preocupados. É hora de prestar mais atenção na quarentona Habro.
Audio Profissional
Bear Audio Video: uma nova voz na representação AV para a América Latina
Publicado
4 meses agoon
24/07/2025
Em fevereiro de 2025 nasceu a Bear Audio Video, uma empresa de representação comercial que já vem ganhando destaque no setor audiovisual da América Latina.
Mais do que um novo empreendimento, o projeto representa uma visão compartilhada em família, que une experiência, valores humanos e propósito claro: entregar mais valor ao mercado e fazer diferente.
“Mais do que um projeto profissional, a Bear Audio Video é a concretização de um sonho que vínhamos construindo há anos. Queríamos criar uma empresa que representasse valores como confiança, dedicação e excelência no trabalho”, afirma Viviane Schuch, diretora administrativa.
Da experiência global a uma proposta regional
Com mais de 25 anos de atuação na indústria audiovisual e em setores estratégicos como vendas internacionais, planejamento financeiro e gestão de contratos, Fred Schuch, diretor geral da Bear Audio Video, traz na bagagem experiências em grandes empresas globais como a Harman International. Viviane, por sua vez, tem trajetória sólida em instituições financeiras como o Banco John Deere e o De Lage Landen, com foco em consultoria jurídica e planejamento. Juntos, formam uma combinação de visão técnica e estratégica que se reflete no modelo de atuação ágil, humano e profissional da empresa.
A Bear Audio Video começa sua jornada representando três marcas norte-americanas de peso:
- Cerwin Vega (Los Angeles, CA): reconhecida pela potência e durabilidade de seus sistemas de áudio profissional, é um ícone no som automotivo e em eventos ao vivo.
- Diamond Audio (Los Angeles, CA): especializada em áudio automotivo premium, com foco em fidelidade sonora, tecnologia de ponta e design sofisticado.
- Vari-Lite (Dallas, TX): pioneira mundial em iluminação profissional para espetáculos, eventos e teatros, com alta precisão, confiabilidade e inovação.
Esse portfólio inicial permite atender a demandas em áudio, iluminação e integração, com soluções de alto desempenho para o mercado latino-americano.
Foco regional e expansão gradual
A empresa atua inicialmente em países estratégicos como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai, Paraguai, Panamá, Venezuela e Bolívia. O objetivo é ampliar gradualmente sua presença, agregando novas marcas ao portfólio e consolidando-se como uma referência em representação de vendas.
“A região tem um potencial enorme. Vemos um mercado dinâmico, com muita competência técnica e crescente demanda por soluções inovadoras. Mas também existem desafios logísticos, tributários e cambiais, que exigem proximidade e conhecimento local”, comenta Fred Schuch.
Suporte aos canais e participação ativa no mercado
A Bear Audio Video concentra seus esforços em fortalecer canais de distribuição e varejo, oferecendo suporte técnico, treinamentos, campanhas de marketing personalizadas e participação em feiras e eventos estratégicos.
A empresa já marcou presença na Sound:Check Expo (CDMX), na InfoComm (Orlando) e na NAMM (Anaheim), e planeja estar em outros eventos relevantes como SEMA, LDI e Conecta+ Música & Mercado.
Além disso, os sócios da Bear Audio Video estão percorrendo pessoalmente diversos países da região para fortalecer o relacionamento com clientes e entender as necessidades de cada mercado.
Tecnologia, tendências e futuro
Entre as tendências que a empresa aposta para o futuro do setor estão a integração AV sobre IP, a automação inteligente, o uso de IA em soluções audiovisuais e o crescimento de ambientes híbridos no segmento corporativo e educacional.
“Buscamos representar marcas que estejam alinhadas com essas mudanças e oferecer aos nossos parceiros as ferramentas para acompanhar essa evolução”, destaca Viviane Schuch.
A curto e médio prazo, a meta é fortalecer as parcerias com distribuidores e expandir o portfólio.
Em alguns anos, a empresa quer ser reconhecida como uma referência em representação comercial no setor AV latino-americano, conhecida por sua confiabilidade, proximidade com o mercado e compromisso com resultados.
“Queremos que a Bear Audio Video seja vista como uma empresa confiável, inovadora e parceira estratégica para o crescimento sustentável do setor audiovisual na América Latina”, conclui Fred Schuch.
Saiba mais sobre a empresa aqui.
Áudio
Plugin Harrison DeNoiser: limpeza de voz e diálogo em nível cinematográfico para qualquer DAW
A Harrison Audio anunciou o lançamento do Harrison DeNoiser Plug-in, uma ferramenta de limpeza de diálogo e voz com latência...
Novo driver de compressão HF CDX14-3035 da Celestion
Uma atualização do CDX14-3030 com melhorias em linearidade, durabilidade e resposta em altas frequências A Celestion anunciou o CDX14-3035, um...
Neumann apresenta VIS, mixagem imersiva reinventada para o Apple Vision Pro
Uma nova ferramenta 3D para controlar o Logic Pro e moldar o som no espaço. A Neumann anunciou o VIS...
Electro-Voice anuncia nova liderança para a América Latina com Robson Marzochi
Reorganização estratégica busca fortalecer presença regional e ampliar foco no cliente. A Electro-Voice confirmou uma importante mudança organizacional na América...
Novo MINIBO-5M da Montarbo traz potência e versatilidade em formato compacto
A Montarbo amplia sua linha de produtos com o lançamento do MINIBO-5M, um sistema ativo projetado para instalações fixas que...
Leia também
Iniciativa inspirada em Villa-Lobos leva concertos gratuitos a escolas públicas de SP
Brasil de Tuhu une educação, cultura e inclusão; em agosto, passa por cidades da Grande São Paulo e interior. A...
Teatro Opus Città anuncia inauguração com atrações nacionais e internacionais
Espaço cultural na Barra da Tijuca funcionará em soft opening ao longo de 2025 e terá capacidade para até 3...
Harmonias Paulistas: Série documental exalta grandes instrumentistas de SP e homenageia Tom Jobim
A música instrumental paulista ganha um novo espaço com a estreia da série Harmonias Paulistas, produzida pela Borandá Produções e...
Falece o reconhecido baterista Dudu Portes
O mundo musical despede Dudu Portes, deixando sua marca no mundo da percussão. Nascido em 1948, Eduardo Portes de Souza,...
Música transforma vidas de presos em projeto de ressocialização
A ressocialização de detentos no Brasil tem ganhado novas dimensões com projetos que unem capacitação profissional e arte. Iniciativas como...
Paraíba: Editais do ‘ICMS Cultural’ incluem projeto para estudar música
Edital do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) planeja oferecer 392 vagas para jovens paraibanos que...
Academia Jovem Orquestra Ouro Preto abre vagas para 2024
Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto abre edital para jovens músicos. As inscrições vão até 20 de...
Conselho Federal da OMB emite nota de repúdio ao Prefeito de Maceió. Entenda.
Desrespeito à legislação local acende debate sobre valorização da cultura alagoana. O conflito entre a classe artística de Maceió e...
Quem Canta Seus Males Espanta: Sandra Sofiati e seu Corpo Sonoro
Nesse novo artigo de Quem Canta Seus Males Espanta, vamos sair um pouco dos instrumentos “externos”, e nos voltar para...
Talibã Queima Instrumentos Musicais no Afeganistão
Centenas de músicos fugiram do Afeganistão para escapar das restrições do Talibã à música, afetando a cultura musical O Talibã,...
Maestro Evandro Matté fala sobre o Multipalco
À frente de três orquestras, a do próprio Theatro São Pedro, e da Orquestra Jovem, fruto de um projeto social,...
Multipalco: Viagem ao centro da arte
Música & Mercado foi ao centro da capital gaúcha visitar a história cultural do Rio Grande do Sul em uma...
Como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música
Adriana Sanchez mostra como obter patrocínio de 100 mil ou mais para realizar seu projeto de música. Criadora da banda...
Exportação de música brasileira, uma boa ideia!
O Brasil possui uma série de dificuldades na exportação de sua música para uma audiência internacional, mesmo assim, exportar é...
Presidente da Anafima recebe medalha de reconhecimento cultural do Governo de SP
Daniel Neves recebeu a honraria durante o Prêmio Governo do Estado de São Paulo para as Artes 2022, na noite...
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019
Retomada de eventos em 2021 recuperou 300 mil postos de trabalho, sem recuperar nível de emprego de 2019. A evolução...
OneBeat Virtual: inscrições de intercâmbio virtual para músicos
Embaixada e Consulados dos EUA abrem inscrições de intercâmbio virtual para músicos até 11 de fevereiro O OneBeat Virtual busca...
Manual de procedimentos do profissional da música
Guia básico sobre conceitos que os profissionais da música deveriam aplicar nas suas carreiras e no trato com outros no...
Câmara Setorial de Instrumentos Musicais do Paraná visita presidente da câmara Municipal de Curitiba
Yuris Tomsons, destacado pela Associação Comercial do Paraná para fazer a interlocução com os presidentes das comissões permanentes da Câmara...
Make Music: Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato recebem homenagem no evento
Homenagem a Robertinho Silva, Milton Nascimento e João Donato: produção convida músicos de todo o Brasil para participar. Saiba como...
Presidente Prudente inaugura espaço dedicado a bandas de garagem
Espaço Garagem em Presidente Prudente contou com o apoio da loja Audiotech Music Store Presidente Prudente/SP – O prefeito Ed...
Música & Mercado apoia campanha em favor de artistas impactados pela pandemia
Idealizada e promovida pela Beetools, iniciativa destinará 25% da receita líquida das matrículas nos cursos da startup para garantir uma...
Governo anuncia liberação de R$ 408 milhões em recursos para o setor de eventos
Secretaria Especial da Cultura afirma que auxílio deve ficar disponível ainda no primeiro semestre. Na última terça-feira (9), o governo...
Brasileiro promove boa saúde entre músicos
Empresário brasileiro promove boa saúde entre músicos. Marcos Mendes, empresário, investidor no ramo de nutracêuticos, é um constante apoiador na...
Opinião: Música é agente de mudança
Arte não é algo que seja isento de ideologia, porque o pensamento e o sentimento são suas bases enquanto materia-prima....
Opinião: Me lembro como se fosse hoje
O mercado da música está passando por diversas mudanças, mas também está mudando o consumidor e o músico, com uma...
Opinião: É tempo de aprender… Música!
E lá se vai 1/3 do ano trancado em casa. Desde março, pais que trabalham, filhos que estudam, todos se...
Saúde: Automotivação no mercado da música
Todos nós fazemos música, e realizamos sonhos. Nunca se esqueça disso! Você sabe o que significa a palavra motivação? O...
Música para quem vive de música – Volume 14
Continuamos apresentando grandes discos e filmes para sua cultura musical. Hoje temos Def Leppard, Sonny Rollins e Plebe Rude. Def...
Fernando Vieira: O amor à música como legado
Jornalista Fernando Vieira faleceu e deixou um imenso legado. Cabe a todos manterem a chama da música acesa. A morte...
Trending
-
Lojista3 semanas ago
O fim da Black Friday genérica? Como o varejo musical está redefinindo os descontos
-
Lojista4 semanas ago
Dicas para melhorar a logística de assistência técnica e pós-venda
-
Lojista4 dias ago
Os violões mais vendidos em 2025 e por que dominam o mercado
-
Eventos4 semanas ago
Fachada da Prefeitura de São Paulo é iluminada com logo do AC/DC
-
Instrumentos Musicais1 semana ago
Teclados eletrônicos mais vendidos em 2025: tendências que redefinirão o mercado
-
Audio Profissional4 semanas ago
WSDG aprimora o som e a segurança no estádio do River Plate na Argentina
-
Audio Profissional4 semanas ago
Power Click lança o Voice Monitor MK II: controle total de retorno para cantores e locutores
-
Instrumentos Musicais3 semanas ago
Baterias acústicas mais vendidas em 2025











