Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Decomac comemora 25º aniversário

A Decomac foi fundada em 1996 e desde o início trabalhou na distribuição de importantes marcas no setor de áudio e iluminação. Conheça mais sobre a empresa e sua história nesta entrevista.

Com o know-how trazido da Argentina por parte de seus sócios, representados pelo atual diretor Guillermo Distefano, e o conhecimento técnico de Lonardi Dons, a Decomac se especializou na montagem de discotecas, tornando-se referância em dezenas de cidades pela ótima qualidade técnica de som e iluminação dos clubes noturnos.

“Minha mudança da Argentina para o Brasil foi muito rápida”, lembra Guillermo. “Um dos sócios teve de voltar para Buenos Aires por problemas familiares e nos avisaram a mim e a minha esposa de uma semana para a outra que iríamos morar no Brasil. Naquela época, o desafio era, e continua sendo, falar um português razoável para que as pessoas me entendam, como também segue sendo fazer da Decomac um player importante no mercado do showbiz, apresentando as melhores marcas e dando um atendimento adequado aos nossos clientes.”

Na época, a empresa trabalhava com a marca espanhola DAS Audio, cujos sistemas de som se apresentavam como os melhores naquele momento. Eles foram utilizados nos reconhecidos Club Base, U-Turn, Sirena, Love e muitos outros clubes que fizeram parte da história da noite e ajudaram no sucesso da marca DAS pelo Brasil.

A partir de 2006, com a entrada dos sistemas line array, a Decomar tornou-se pioneira em vendas com os históricos Aero 28 e Aero 12 da DAS, vendendo uma quantidade expressiva de sistemas para as melhores empresas locadoras do Brasil.

Nesse mesmo período, a Decomac também entrou no ramo da iluminação profissional com a marca NEO, oferecendo equipamentos de qualidade a preços atrativos.

Com ampla experiência e profissionalização, a empresa abriu a Decotecnika, um centro de assistência técnica próprio que é reconhecido por oferecer um ótimo serviço de reparo para os produtos que a empresa distribui. Integrada dentro do depósito próprio da empresa, atende há mais de dez anos clientes de todo o País.

Com a experiência consolidada nessa primeira década de vida da Decomac, veio o convite para ser distribuidor oficial no território brasileiro da d&b audiotechnik, da Alemanha. Em 2018, a Decomac instalou no seu showroom o primeiro sistema Soundscape de som imersivo da marca na América do Sul, servindo como base de treinamento para técnicos e empresas de toda a região.

Toda a bagagem acumulada nesse período trouxe para a Decomac a possibilidade de realizar importantes instalações com equipamentos de todas as suas marcas em discotecas, igrejas, colégios, prédios públicos, shoppings, shows e outros locais.

Desde 2020, a empresa, como tantas outras, enfrenta o desafio de superar a pandemia de Covid-19 que assolou o mundo inteiro e, em especial, o segmento de entretenimento.

O fato de muitas empresas estarem impossibilitadas de investir em novos equipamentos obrigou a Decomac a desenvolver outros mercados, como o da detecção facial, sendo uma das primeiras empresas no Brasil a vender um controlador de acesso facial. O equipamento dispensa a necessidade de leitura biométrica e de contato físico, sendo um exemplo de como uma empresa pode ser versátil diante das mais diferentes situações.

Guillermo conta mais nesta entrevista.

M&M: A DAS foi um importante parceiro para a Decomac. Como a Decomac se posicionou após a abertura do escritório da empresa espanhola no Brasil?

Guillermo Distefano: A DAS foi muito importante para a Decomac porque as pessoas associavam as duas marcas numa simbiose positiva, uma atrelada à outra, numa época em que não havia tantas marcas como agora. A decisão de montar o escritório próprio veio de Valência, e nós continuamos trabalhando com a d&b audiotechnik, da Alemanha, e incorporamos a marca espanhola Idea, que completou a nossa linha de som profissional.

M&M: Como você distingue a Decomac da concorrência?

Guillermo Distefano: Basicamente eu colocaria três quesitos: as marcas com as que trabalhamos, a diversidade de produtos e o atendimento. Acho também que sem esses três pilares nenhuma empresa do nosso ramo pode funcionar.

M&M: Quais os maiores desafios de trabalhar neste setor no Brasil?

Guillermo Distefano: Os desafios são vários e, para empresas como a Decomac, o maior é competir com as empresas multinacionais que estão de forma direta no País, que contam com o suporte das suas matrizes e que têm no Brasil um dos seus mercados mais importantes. Daí que sempre tratamos de ter novidades e de dar o melhor atendimento.

M&M: O que você espera de 2022 no campo do entretenimento?

Guillermo Distefano: Este 2022 será um ano bom para o setor, que igualmente enfrentará novos problemas, como a falta de mão de obra, já que muitas pessoas saíram do ramo. Os eventos estão represados desde antes da pandemia e naqueles em que as companhias já receberam pelo serviço, essa retomada pegará as empresas descapitalizadas, depois de quase dois anos sem trabalhar. Para a Decomac não será diferente, porque terá de esperar que esse ciclo se restabeleça para que seus clientes façam novos investimentos. Por isso, estamos entrando forte na área de instalações, em que o planejamento das inversões é diferente, porque não dependem das variáveis do ramo do entretenimento, mas as exigências são maiores.

M&M: Como você vê o mercado de locação de equipamentos de áudio e iluminação para 2022?

Guillermo Distefano: O ano será agitado porque a progressiva saída da pandemia vai levar mais pessoas a saírem para se divertir, como já estamos vendo nesses últimos meses, com vários eventos importantes com lotação máxima. O fato de ter o Rock in Rio novamente fará que os artistas estrangeiros programem shows adicionais em diferentes praças, como sempre aconteceu, movimentando cidades importantes.

M&M: Como a empresa está se preparando para o futuro? 

Guillermo Distefano: Nesses 25 anos temos passado várias fases, muitas boas e outras nem tanto. Agora começa uma etapa de recuperação, depois de estar seis meses com as portas fechadas e mais de um ano com poucas operações. Mas nesse tempo nos dedicamos a buscar novos equipamentos e marcas de acordo com o portfólio que nos caracteriza desde a fundação, e também a melhorar os processos administrativos e de comunicação com os nossos clientes.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart