Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

O que há de novo no software Nuendo 12 da Steinberg?

O lançamento da versão do software Nuendo 12 da Steinberg chegou com muitos novos recursos para ajudar os profissionais com seu áudio. Explicamos alguns deles a seguir.

O diálogo claro é o elemento mais importante na narrativa de áudio em filmes, televisão e conteúdo de streaming. O Nuendo 12 apresenta muitos novos recursos e aprimoramentos que garantem clareza de diálogo e ajudam designers de som e estúdios de pós-produção a “trabalhar com a maior rapidez, precisão e eficiência possível”, com novos recursos para gravar e editar diálogos e criar mixagens binaurais para ouvir com fones.

Edição de diálogos

O Nuendo apresenta grandes melhorias na limpeza e edição de trilhas de diálogo que ajudam a obter diálogos claros e naturais, reduzindo o tempo de edição. Uma das inovações que se concentra nos desafios enfrentados pelos editores de som é um sistema de detecção de diálogo assistido por IA. Ativado com o apertar de um único botão, esse recurso remove ruídos indesejados de uma faixa, deixando apenas as partes de diálogo. Com o Nuendo12, você também pode alinhar vários clipes de gravações de campo a várias referências, fazer correções sutis de sincronização sem recorrer a soluções complicadas e integrar facilmente tecnologias de terceiros que facilitam o trabalho diário dos editores de som.

Detecção de diálogos

A Steinberg introduziu o novo modo de Detecção de Diálogo na janela Detectar Silêncio. Agora, em vez de analisar com base no nível do sinal, as edições são determinadas pela presença ou ausência de diálogo no clipe. O algoritmo de Detecção de Diálogo assistido por IA detecta diálogos de forma confiável, independentemente do ruído de fundo. Além disso, uma nova função de detecção de silêncio que lembra as últimas configurações permite executar o processamento usando os valores mais recentes. Você acessa esse recurso no menu Áudio ou com um atalho de teclado definido pelo usuário sem abrir a janela Detecção de silêncio.

Compatível com Auto-Align Post

Quando os atores estão em movimento, a distância entre os microfones de lapela e o microfone boom varia, produzindo uma mudança de fase ao longo do tempo. O Nuendo 12 oferece total integração com Auto-Align Post 2. Isso facilita o tempo e a fase de alinhamento de microfones que estão constantemente em movimento. Você só precisa ativar o Auto-Align Post, que é integrado como um plug-in de extensão ARA 2, e selecionar uma faixa de áudio de referência. Este é um processo não destrutivo, pois o áudio original sempre permanece intacto e pode ser recuperado ou reprocessado imediatamente.

Mixagem imersiva

Nuendo sempre trabalhou na mixagem de som imersiva. Foi o primeiro aplicativo a fornecer um conjunto completo de recursos para criação de conteúdo VR e o primeiro DAW a oferecer uma solução de criação de conteúdo Dolby Atmos totalmente integrada. O Nuendo 12 dá mais um grande passo ao oferecer o ambiente mais completo para mixagem binaural em fones de ouvido. Com novas melhorias na automação de volume, panorâmica remota de objetos, monitoramento espacial e muito mais, o Nuendo 12 é um aplicativo muito útil para qualquer tipo de mixagem imersiva.

Mais melhorias de edição

O Nuendo 12 oferece muitas novas ferramentas e atalhos de teclado para editar fades de eventos de áudio, incluindo a nova função Resize with Fade com uma tecla modificadora.

Agora você também pode usar atalhos de teclado para aumentar ou diminuir uma seleção em um intervalo em todas as quatro direções e até mesmo mover a própria seleção.

Uma nova opção permite que você crie ou modifique a duração de fade-ins/fades-out ao redimensionar eventos pressionando uma tecla modificadora e usando a ferramenta Seleção. Além de usar o mouse e as ferramentas modificadoras, agora você pode atribuir atalhos de teclado para edição de movimento.

Veja mais neste vídeo.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart