Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Shure no Festival Eurovision 2021

Um dos maiores e mais complexos eventos de música ao vivo do mundo contou com a Shure para apresentar vozes de 39 delegações de toda a Europa com um som de máxima qualidade. 

Transmitida ao vivo do Ahoy em Roterdã, Países Baixos, a 65º edição do Festival Eurovision de Canto (ESC) celebra talentos musicais diversos e de todo o continente. O maior festival musical europeu escolheu o sistema de microfone sem dio Axient  Digital para que todos os cantores, músicos e espectadores contassem com áudio de máxima qualidade.

Com mais de 40 artistas no palco e um público estimado de 200 milhões de espectadores de toda a Europa, a edição de 2021 do Eurovision precisava de um sistema de microfone sem fio que atendesse às necessidades de todos os concorrentes. Criado a partir da contribuição dos melhores profissionais de áudio, o Axient Digital oferece incrível qualidade de sinal que opera até mesmo nos ambientes de radiofrequência (RF) mais congestionados. Ele foi desenvolvido para maximizar o controle e a escalabilidade enquanto proporciona estabilidade, alcance e clareza para uma execução perfeita que supera as necessidades mais exigentes de transmissão sem fio. Projetado com opções de hardware flexíveis e conectividade avançada, o Axient Digital levou a tecnologia de som mais inovadora para o maior evento musical da Europa, que teve como grande vencedora a banda de rock italiana Maneskin.

“Descobrimos no Axient Digital da Shure o sistema perfeito para monitorar e coordenar a complexa instalação de áudio exigida pelo Eurovision, evento em que qualidade de som e eficiência de espectro são fundamentais”, comentou Aart Heus, Técnico de Coordenação Sem Fio da Ampco Flashlight. “O Wireless Workbench da Shure foi o software mais qualificado para isso. O equipamento não só oferece controle e estabilidade, mas também é totalmente confiável, algo essencial para um show dessa magnitude.” 

O Festival Eurovision de Canto contou com os equipamentos da Shure e confiou no Axient Digital para seu setup de som, que incluiu:

  • 20 Receptores Quad Axient Digital AD4Q de quatro canais
  • 20 Transmissores de Microfone Sem Fio Axient Digital ADX2FD com Controle Remoto ShowLink®
  • 70 Receptor IEM Bodypack com Diversidade P10R+

O Sistema de Microfone sem Fio Axient Digital foi selecionado para assegurar apresentações impecáveis não só no palco principal, mas também nas salas de ensaio e no centro de imprensa. Graças ao Axient Digital, artistas e fãs puderam contar com a qualidade de áudio mais profissional possível.

A União Europeia de Radiodifusão (EBU) organiza anualmente o Festival Eurovision de Canto. A edição de 2021 foi comandada por Erwin Rintiema, Chefe de Produção. Juntas, Host Broadcasters NPO, NOS, AVROTROS e Ampco Flashlight, a fornecedora de som oficial do festival, concluíram que o Axient Digital da Shure era a melhor solução para lidar com os exigentes requisitos do show. 

“A Shure foi a solução perfeita oferecida pela Ampco Flashlight e atendeu a todas as nossas solicitações”, acrescentou Jeroen ten Brinke, Chefe de Som ao Vivo do ESC. “O fato de os canais serem duplicados e a possibilidade de alterar a frequência automaticamente quando necessário são recursos incríveis. Foi o melhor sistema de microfone que poderíamos utilizar nesse evento europeu tão importante.”

Como fazem com outros eventos de grande exposição, os especialistas em produtos da Shure visitaram o palco antes das apresentações para assegurar que fossem atendidas as necessidades de áudio de todos os artistas e produtores técnicos, e que o Festival Eurovision de Canto fosse a experiência musical excepcional que todos esperavam.

“O som e a confiabilidade são tudo em um evento como o Festival Eurovision de Canto, e o Axient Digital é o sistema de microfone perfeito para atender a essas expectativas. O ESC é um evento de extrema complexidade técnica, e foi uma honra trabalhar com Aart Heus e o restante da equipe de produção para oferecer um show de enorme sucesso”, destacou Tuomo Tolonen, Diretor Sênior de Áudio Profissional da Shure para a Europa Ocidental. 

 

Aart Heus, Técnico de Coordenação Sem Fio da Ampco Flashlight, com o Axient Digital da Shure no palco do Eurovision. Imagem: Nathan Reinds

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart