Seaboard Rise da Roli: um teclado, um controlador ou uma superfície interativa? Por que não tudo junto?
O Seaboard foi criado e desenvolvido em Londres, onde se produz, monta e testa cada unidade. Conta com dois modelos: o Seaboard Rise 25 em duas oitavas e o Seaboard Rise 49 em quatro oitavas.
A novidade é sua superfície de silicone suave, que não apresenta nem o formato nem a textura das “teclas tradicionais” — chamadas de keywaves —, mas é intuitiva para tocar, oferecendo um sentido de cinco dimensões — Strike, Press, Glide, Slide e Lift —, proporcionando um novo modo de se expressar em um teclado.
Cada modelo inclui o Equator, um software sintetizador feito especialmente pela Roli para controlar o som em múltiplas dimensões. Além disso, permite comunicação por bluetooth e é fácil de transportar para levá-lo ao seu lar, estúdio, escola ou qualquer local onde quiser tocar.
- O Seaboard Rise 25 vem com 25 keywaves, tem dimensões de 505 mm x 210 mm x 23 mm e pesa 2,8 kg.
- O Seaboard Rise 49 vem com 49 keywaves, mede 834 mm x 210 mm x 23 mm e pesa 4,2 kg.
Ambos têm entrada para pedal contínua (jack ¼”), porta USB B (saída MIDI e energia), porta USB A (para mudar periféricos), porta DC 2A 9–12 V, bateria interna, compatibilidade MIDI total por USB e Bluetooth, e sintetizador Equator incluso.
O Seaboard Rise já obteve o Prêmio de Melhor Inovação na CES e de Produto Mais Inovador nos 17º Prêmios Mipa durante a Musikmesse 2016.