Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Prolight + Sound 2022: Ganhadores do “Opus – German Stage Award”

Este ano, o Opus presta homenagem a dois projetos que não poderiam ser mais diferentes, mas ambos têm o espírito de uma abordagem criativa aos desafios da crise.

No último verão europeu, o “Dionysos Stadt Open Air” provou que, com a coragem de correr riscos, experiências artísticas e culturais impressionantes podem ser realizadas mesmo em tempos de duras restrições. Os criadores do projeto “Woodkid @ ZDF Magazin Royale” abriram novos caminhos tecnológicos. Usando processos complexos de fotogrametria, eles conseguiram que uma versão em realidade aumentada do artista aparecesse no estúdio para uma aparição conjunta com RTO-Ehrenfeld. Por este feito extraordinário, o júri concede ao evento televisivo o recém-criado prêmio especial “Opus AVantgarde”.

O Opus é considerado um dos prêmios de maior prestígio para projetos de palco de destaque. A cerimônia de premiação acontecerá em 28 de abril de 2022 como parte do Prolight + Sound. De 26 a 29 de abril de 2022, a feira de Frankfurt dará início à temporada de eventos internacionais do setor relacionados à mídia e tecnologia de eventos e apresentará produtos e soluções de centenas de expositores.

Dionysos Stadt Open Air

Os aficionados da cultura experimentaram uma maratona de teatro de quase dez horas no distrito de Kaiserlei entre as cidades de Frankfurt e Offenbach em julho de 2021. A aclamada e multipremiada produção do diretor Christopher Rüping do Munich Kammerspiele emocionou o público em um espetáculo especialmente adaptado para o ótimo palco aberto “Sommerbau”, iniciado e produzido pela “Künstlerhaus Mousonturm” em Frankfurt. Em um cenário impressionante, o espaço temporário projetado pelo grupo de arquitetos e artistas “raumlaborberlin” possibilitou a realização de grandes eventos públicos após meses de confinamento sob rígidas normas de higiene. O Sommerbau recebeu cerca de 350 visitantes, 200 deles em torres de dois lugares em três andares. Ao projetar o Sommerbau, “raumlaborberlin” jogou com formas geométricas e possibilidades estéticas. Eles criaram um edifício redondo com seis cantos e três poderosas seções laterais, que deu origem a uma grande arena no meio, medindo mais de 25 metros de diâmetro.

Não só o local do evento foi incomum, mas também a performance em si. Com oito atores, alguns desempenhando vários papéis, “Dionysos Stadt Open Air” abrangeu a história de deuses, heróis e humanidade de Zeus e Prometeu a Aquiles, Helena, Cassandra e Electra até o aqui e agora. As circunstâncias inusitadas exigiram uma série de soluções da equipe. Por exemplo, não havia piso de amarrar no prédio de verão. Portanto, um guindaste foi embutido na produção, por exemplo, para baixar a gaiola de Prometheus na arena e levantá-la. Além disso, devido ao caráter externo, a iluminação dos ambientes só pôde ser realizada no final da tarde. Era ainda mais responsabilidade dos atores no palco manter a atenção e o entusiasmo do público durante as muitas horas da gigantesca produção, e eles tiveram um sucesso impressionante.

O júri da Opus elogia Dionysos Stadt Open Air como uma experiência geral excepcional. O projeto demonstra que os destaques culturais podem ser realizados mesmo nas circunstâncias mais desafiadoras, quando muitas mãos se juntam. Os responsáveis ​​correram um grande risco tanto com a construção da sede provisória quanto com a seleção do material desafiador, que no final rendeu brilhantemente.

Woodkid @ ZDF Magazin Royale: primeiro ganhador do prêmio “Opus AVentgarde”

O programa do apresentador Jan Böhmermann já atraiu a atenção no passado com truques de vídeo tecnicamente impressionantes. Por exemplo, muitas pessoas vão se lembrar da sátira sobre o dedo médio supostamente falso do político grego Yanis Varoufakis.

Outro projeto atraente seguiu no inverno de 2020. Devido ao lockdown em Paris, uma apresentação planejada do músico Woodkid no estúdio ZDF Magazin Royale não pôde ocorrer. Sob a direção do produtor criativo Constantin Timm, os responsáveis ​​pela “Unterhaltungsfernsehen Ehrenfeld GmbH” decidiram por uma solução muito complexa que nunca havia sido implementada dessa maneira antes. Usando um complexo processo de fotogrametria, o artista foi gravado em um estúdio verde na França. O resultado foi um modelo 3D que foi renderizado como uma cena virtual com a ajuda do Unreal Engine originalmente programado para o desenvolvimento de jogos de computador. Os especialistas do estúdio Solingen “von | Berg” então fundiu a cena com a imagem do estúdio de gravação em Colônia, que havia sido medida para fins de realidade aumentada.

Um desafio particular foi a sincronização meticulosa do ambiente de iluminação entre a imagem do estúdio e o ambiente virtual Unreal. Essa foi a única maneira de criar uma imersão perfeita para os espectadores e uma imagem geral coesa que mal se distingue da interação da vida real no mesmo lugar.

O júri elogia a abordagem inovadora escolhida pelos responsáveis ​​para criar perfeitamente a impressão de uma performance ao vivo de um artista internacional em tempos de coronavírus. No futuro, esse processo também tem potencial para servir como forma de preservar performances musicais e recriá-las no espaço digital.

Woodkid @ ZDF Magazin Royale é o primeiro projeto a receber o recém-criado prêmio especial “Opus – AVantgarde”. Este prêmio é concedido a trabalhos que vão além da performance clássica de palco e retratam tendências tecnológicas ou de palco atuais de uma maneira orientada para o futuro.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart