Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Prolight + Sound 2022: ‘Sinus – Systems Integration Award’ para ‘Bassins des Lumières’ 

O ‘Sinus – Systems Integration Award’ será entregue ao projeto de arte digital ‘Bassins des Lumières’ em Bordeaux, França, como parte dos eventos da feira Prolight + Sound 2022.

Um lugar com uma história sombria é transformado em uma obra de arte imersiva como nenhuma outra no mundo: o projeto ‘Bassins des Lumières’ em Bordeaux recebe o ‘Sinus – Systems Integration Award 2022’. Desde junho de 2020, a instalação tecnicamente complexa convida os entusiastas da cultura a mergulhar em um mar de vistas, cores, sons e história no local de um antigo bunker subaquático. Representantes do coletivo de arte ‘Culturespaces’, com sede em Paris, responsável pelo projeto, receberão o prêmio na Prolight + Sound em 27 de abril de 2022. De 26 a 29 de abril de 2022, a feira em Frankfurt, Alemanha, dará início a temporada de eventos internacionais do setor com foco em mídia e tecnologia de eventos e contará com produtos e soluções de centenas de expositores.

O júri do Sinus elogia particularmente o conceito geral significativo que dá ao colosso de concreto armado do NS Times uma segunda vida como ponto de encontro cultural e fascínio pela arte. O prêmio também reconhece o uso inovador de soluções de tecnologia de mídia de última geração. Desta forma, os criadores do Bassins des Lumières conseguiram dominar as tarefas mais exigentes na implementação técnica e criativa do projeto de forma inédita.

O Sinus é um dos mais prestigiados prémios da indústria na área da instalação audiovisual. É premiado anualmente na Prolight + Sound desde 2004. O júri e a diretoria do Sinus são compostos por representantes da Associação Alemã de Tecnologia de Entretenimento (VPLT), da Associação Europeia de Centros de Eventos (EVVC), da imprensa especializada, de empresas no setor e da Messe Frankfurt.

Bassins des Lumières: arte, água, concreto, tecnologia

Imediatamente após entrar no histórico edifício militar no distrito de Bacalan, em Bordeaux, um mundo virtual aparentemente ilimitado se abre aos visitantes no ambiente surreal da gruta de concreto.

Os 600 mil metros cúbicos de concreto armado do bunker se transformam em uma gigantesca tela de projeção de 360 ​​graus que também inclui as superfícies d’água das bacias de 12 metros de profundidade. Usando elaborados algoritmos de distorção e mistura de bordas, as obras de arte de Gustav Klimt e Paul Klee são perfeitamente integradas à arquitetura sinuosa das instalações construídas em 1941 para a frota de submarinos alemã. Estes formam a base da performance multimídia de 50 minutos que os entusiastas da arte experimentam em um loop contínuo. O público se move livremente pelos vastos mundos de luz e som, acompanhado por sons de trombone da Abertura Tannhäuser de Wagner, trechos de Beethoven, Mahler, Rachmaninoff e Puccini.

Mais de 90 projetores DLP da Barco envolvem as superfícies de concreto cinza em um manto quase luxuoso e colorido. Cerca de 30 servidores de mídia Kinetic Modulo-Pi garantem a reprodução suave de conteúdo por meio de processos complexos de análise e simulação. Os 80 alto-falantes CAL controlados por rede e operados ativamente da Meyer Sound usam a tecnologia de direcionamento de beam para fornecer uma experiência de som direcional sem qualquer difusão.

De 11 de fevereiro de 2022 a 2 de janeiro de 2023, o Bassins des Lumières estará aberto com uma nova exposição. O foco será nas obras-primas artísticas e arquitetônicas da cidade lagunar de Veneza.

Mais detalhes sobre a Prolight + Sound aqui, que acontecerá de 26 a 29 de abril de 2022.

Imagens de Anaka Photographie.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart