Nadia é uma plataforma integrada de processamento e distribuição de áudio digital baseada em rede que alimentará futuras instalações do sistema Constellation da Meyer Sound.
Quando incorporado nas novas instalações Constellation, além do poder de processamento e entradas reservadas para acústica ativa, Nadia também fornece entradas, processamento e matrizes separadas para permitir o som espacial do Spacemap Go sem comprometer o desempenho de nenhuma das funções.
“Com Nadia, aproveitamos os mais recentes avanços na tecnologia DSP juntamente com a rede AVB com base em Milan e combinamos isso com as quatro décadas de experiência da Meyer Sound em processamento de sinal dedicado para aplicações de áudio”, disse Andy Davies, gerente senior de produto da Meyer Sound. “O resultado é uma plataforma excepcionalmente poderosa, escalável e unificada para processamento e distribuição de sinais. Nadia foi projetada para nosso sistema acústico Constellation, onde o poder da nova tecnologia permitirá zonas mais discretas para uma resolução ainda maior a custos substancialmente mais baixos.”
A plataforma Nadia suporta até 96 entradas para processamento acústico Constellation, bem como 128 entradas de áudio de programas independentes e consiste em três módulos de hardware. Todos os sistemas baseados em Nadia requerem pelo menos um processador central Nadia-CP com suporte para 128 saídas. Módulos Nadia-CP adicionais podem ser adicionados para aumentar o número de saídas no sistema estendido em 128 para cada módulo. Toda a comunicação de e para o módulo Nadia-CP é feita através de uma rede AVB compatível com Milan. Todo o processamento é realizado com resolução de ponto flutuante de 96 kHz/64 bits.
Para entrada analógica, a plataforma Nadia oferece um módulo de entrada, Nadia-AI12, que fornece 12 canais de entrada analógica com um pré-amplificador em cada canal para acomodar microfones Constellation. Para saídas analógicas, o Nadia-AO16 oferece 16 canais de saída de nível de linha analógica.
As saídas de Nadia podem ser roteadas diretamente pela rede para caixas terminais Milan, como as caixas compactas da série ULTRA‑X20 e os subwoofers USW‑112P. Num sistema acústico activo, que requer canais de saída discretos para um grande número de caixas, isto elimina módulos de saída separados e reduz ainda mais o espaço em rack e os requisitos de infra-estrutura.
Cada módulo Nadia-CP abriga até 12 processadores VRAS (Variable Room Acoustic System), permitindo a configuração de até 12 zonas acústicas discretas em uma única unidade. Para escalabilidade e economia, duas licenças estão disponíveis: padrão para todos os 12 processadores VRAS e lite para três processadores a um custo de licença substancialmente menor. Em comparação com a solução de processador D-Mitri anterior, os sistemas Constellation baseados em Nadia se beneficiarão de reduções no espaço em rack e nos custos gerais.
Os sistemas Nadia também podem ser controlados usando comandos OSC para permitir a integração com protocolos de terceiros ao incorporar sistemas baseados em Nadia em AV mais amplos e sistemas de controle predial.
“Com a introdução de Nadia, a Meyer Sound dá mais um passo gigante na nova era de soluções de áudio em rede com base em Milan”, disse o diretor de Constellation da Meyer Sound, Pierre Germain. “Os benefícios do Nadia para o integrador de sistemas e para o usuário final são óbvios e substanciais. As instalações são mais rápidas, os requisitos de cabeamento e espaço em rack são reduzidos, enquanto o usuário final desfruta de menor consumo de energia e maior flexibilidade do sistema. E talvez o mais importante, os sistemas Constellation fornecerão mais zonas a um custo menor para uma resolução acústica e adaptabilidade de ambiente ainda maiores.”
A plataforma de áudio digital Nadia está sendo especificada em todos os novos projetos de sistemas acústicos Constellation.