Não sou apenas o gerente de marketing da NAMM. Sou guitarrista, tecladista, produtor, engenheiro e ex-gerente de turnê. Quando exploro o NAMM Show, nunca me concentro em nenhuma comunidade de produto. Estou procurando maneiras de conectar vários equipamentos.
Muitas vezes, as empresas podem se concentrar em tornar seus produtos excelentes para um grupo: o sintetizador para todos os sintetizadores. Mas os músicos não seguem mais essas linhas. Eu amo o NAMM Show porque posso encontrar um sintetizador de som excelente para meus pedais de guitarra, que eu então coloco em meu pré-amplificador da série 500 em minha DAW e um plug-in incrível que encontrei no Software.NAMM. A soma do equipamento é maior que suas partes, e só no NAMM Show encontro todas essas partes.
Dito de outra forma, um show que se concentra demais em uma comunidade de produtos perde de vista como a música é criada no mundo real. À medida que mais músicos dependem de laptops para executar suas apresentações ao vivo, as chances de tudo ser controlado por MIDI continuam aumentando. É por isso que a NAMM e a MIDI Association são almas gêmeas e colaboradores frequentes. O MIDI foi apresentado no NAMM Show na década de 1980 e, até hoje, impulsiona grande parte da sinergia entre as comunidades de produtos no show (incluindo a incrível MIDI Showcase, que abriga alguns equipamentos malucos).
Mas o que vem a seguir? MIDI 2.0 é uma resposta. Outras inovações, como equipamentos analógicos controlados digitalmente ou áudio imersivo, têm ramificações muito além de seus nichos de áudio profissional. Somente por meio de um mercado amplo e diversificado, os fabricantes e varejistas podem ver as maneiras pelas quais inovações aparentemente díspares podem influenciar as suas próprias.
Como produtor musical que trabalha nos fins de semana, quero um sintetizador de áudio envolvente que funcione em uma interface de gravação que possa lidar com essas entradas, todas realçadas por uma reverberação IR verdadeiramente ambisônica. Sei que é muito jargão, mas é isso que produtores e engenheiros de todo o mundo estão procurando hoje. Gastaremos muito dinheiro nas ferramentas certas porque elas distinguem nossos sons.
Qual fabricante identificará essas necessidades e construirá essas ferramentas? Qual varejista irá levá-las e recomendá-las? Depois destes anos de isolamento provocados pela pandemia, instalou-se uma mentalidade de silo. Aqueles que vêm ao show têm a melhor chance de se libertar de seus silos e definir tendências em vez de segui-las. Como sabemos, os pioneiros em inovação tecnológica podem romper rapidamente a participação de mercado pré-existente. Se há uma coisa que aprendi nos últimos anos é que o futuro não é fácil de prever e o excesso de confiança nem sempre é recompensado.
A inovação vem da nossa periferia, da imaginação, e não da repetição. No NAMM Show 2022, conversei com Sounwave, produtor de Kendrick Lamar, Taylor Swift, SZA, etc., enquanto visitávamos as seções de sintetizadores, software e áudio profissional do salão do show. Ele compartilhou novas maneiras de usar produtos familiares em discos de sucesso. Em alguns casos, a equipe do estande já havia saído para jantar, perdendo feedback direto sobre casos de uso incríveis para seus produtos. Outros ficaram e conversaram, lançando inovações de novos produtos com esta pesquisa de mercado gratuita de um líder do setor. Outros ainda não compareceram ao show, deixando de trazer seus equipamentos para o estúdio e para o Instagram do Sounwave. Qual é o ROI disso?
Os varejistas também devem considerar as oportunidades de conhecer esses usuários finais na feira. Quando participei do meu primeiro NAMM Show em 2010, me senti menosprezado ao ser apresentado como músico e não como comprador. Mas a realidade é que eu era um comprador, um influenciador, um criador e um músico, e ainda sou. Na feira, os varejistas conhecem seus clientes e fabricantes da lista A. Isso não é incrivelmente valioso? Você não apenas verá o futuro dos produtos, mas também entenderá como eles são usados para criar e como vender melhor para esses grupos por meio da educação NAMM U.
Além disso, mais alunos do que nunca assistem ao show. Esta próxima geração de empreendedores tornará nossa indústria mais jovem e diversificada. As empresas que participam da feira têm acesso a esses futuros líderes, proporcionando-lhes mentoria. Um estagiário que você conhece na feira pode ser seu CEO um dia. O investimento na feira não é apenas um investimento nas vendas anuais; é maior que isso.
Minha principal recomendação é que, como indústria, procuremos novos pontos de colaboração entre os tipos de produtos e formas pioneiras de trazer inovação de sala em sala. E somente na feira podemos entender a escala e o escopo da mudança em nosso setor e além.
Agora é a nossa chance de quebrar barreiras. E é imperativo. À medida que o estímulo seca, nossa indústria precisa de inovação para alimentar nosso próximo capítulo. Investir no futuro, por mais nebuloso que seja, é a melhor forma de se manter ágil e relevante. Na hora de escolher se vai participar ou expor em 2023, só te pergunto: dá para perder?
*Autor Luke Walton