Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Library zlib project

Mundo das Cordas e Métis Custom Guitars unem fabricação, serviços e venda

A loja localizada em Belo Horizonte (MG) oferece diversos serviços para quem toca instrumentos de corda, um setor especial no qual fabricam guitarras e baixos personalizados, além de venda de acessórios e peças de reposição.

Mundo das Cordas Luthieria e Métis Custom Guitars formam uma única empresa, dedicada a oferecer serviços de reparos, restauros, cursos de luthieria, vendas de peças e acessórios e fabricação de instrumentos de corda de alto desempenho. Foi fundada em 2007, ano em que Paulo Penteado, luthier e proprietário da Mundo das Cordas, teve seu primeiro contato sério com a luthieria.

“Desde os 14 anos eu trabalhava como professor de guitarra. Depois me tornei músico profissional da noite, quando toquei com várias bandas de Belo Horizonte. Eu sempre precisava reparar meus instrumentos musicais, mas naquela época não era fácil achar um profissional sério na área: ou eram caros demais e às vezes nem queriam pegar o serviço, ou eram aventureiros. Lembro-me de, em meados de 2005, ter sido obrigado a procurar um luthier, e quando cheguei à oficina, vi vários instrumentos desmontados, sem braço na bancada, elétrica exposta — essa imagem ficou na minha mente. Depois disso decidi correr atrás de conhecimentos mais profundos sobre o instrumento”, contou.

Em 2006 trabalhou em uma loja de instrumentos musicais como vendedor e conheceu uma pessoa que fazia um curso de luthieria em São Paulo. O homem queria aprender a tocar guitarra, o Paulo, a trabalhar com luthieria, e decidiram trocar figurinhas. No final desse ano, depois de ser demitido da loja, conseguiu comprar as ferramentas necessárias para iniciar o negócio.

Paulo continuou com os estudos e hoje tem dois diplomas de construtor de instrumento musical acústico, sendo seus mestres Robert O’Brien e Carlos Novaes, quatro diplomas da House of Kolor, onde estudou sobre acabamentos e aerografia, além de muita leitura e prática. Hoje sua principal atividade é a fabricação de guitarras e baixos elétricos.

Uma nova loja

Após ficar no primeiro ponto por longos anos, Paulo decidiu mudar para um lugar maior, que comportasse toda a sua oficina e onde pudesse atender com mais conforto seus clientes. “Foi a melhor decisão que tomei: tenho espaço suficiente para todos os setores funcionarem com mais eficácia, o ambiente é agradável, localização é ótima. O ponto também é excelente em questão de segurança, limpeza, estacionamento. O layout da oficina transparece modernidade, alta tecnologia aliada à arte. Algo inovador no ramo, pois tira aquela imagem tradicional da pequena oficina nos fundos, escura e suja, e mostra que luthieria é, em todos os aspectos, da entrada na oficina à entrega do produto final, uma coisa fina e que se moderniza como qualquer outro ramo”, enfatizou.

O Mundo das Cordas oferece serviços de restauro em instrumentos clássicos, violões, guitarras, pintura customizada, aerografia, regulagens, colagens, vendas de peças e acessórios e cursos de luthieria. Já a Métis Custom Guitars fabrica guitarras e contrabaixos custom handmade.

Na loja podem ser encontrados também encordoamentos de várias marcas, como Elixir, Black Smith, Ernie Ball, captadores Seymour Duncan, Dimarzio e séries handmade, parafusos dos mais variados, knobs, componentes eletrônicos, entre muitos outros itens.

WhatsApp Image at

Handmade

Paulo conta que sua principal atividade, além de administrar a empresa, é fabricar as guitarras Métis. “Tudo é feito à mão, mas claro que alguns processos contam com auxílio de maquinários que exigem um bom controle manual para serem executados com perfeição. Não usamos Router CNC, nem nada automatizado. Hoje a empresa conta com nove funcionários, distribuídos em setores específicos. Cada etapa da fabricação, e também dos restauros e reparos, é feita na própria oficina.”

Sobre o processo de criação, ele explica: “Quando se trata da fabricação de uma nova Métis, tudo começa com uma ideia vinda do cliente. Quero saber com detalhes o que o músico busca em um instrumento musical. Após muita conversa, começo pela seleção das madeiras: apresento ao cliente o set que corresponde ao que ele deseja, explico com minúcias as características sonoras e, após isso definido, passo a pensar nos captadores, ferragens e no tipo de acabamento. O cliente entende que sempre busco um equilíbrio no produto, uma harmonia perfeita entre as madeiras, captadores e também na estética. Quando temos uma boa ideia do projeto, inicio o desenho dos shapes, apresento ao cliente e, após aprovado, dou início aos cortes. Uma guitarra leva em média 30 dias para ficar pronta e perfeita. Passa por rigorosos testes e só depois disso vai para a mão do cliente.”

Embora a maior parte dos trabalhos seja sob encomenda, a Métis tem seis modelos exclusivos que, na maioria das vezes, são aceitos pelos clientes quando eles vêm em busca de um instrumento mais tradicional.

A empresa atende todo o Brasil e já tem instrumentos vendidos na Europa e na América Latina.

“O nosso diferencial é a eterna e incessante busca por aprimoramento na construção, atendimento, serviços e tudo que engloba o mundo das cordas”, finalizou.

 

Mais informações: mundodascordas.com.br/

facebook.com/mdcluthier/

Instagram: mundodascordas_luthieria_

Música & Mercado
Logo
Shopping cart